• Nenhum resultado encontrado

A coleta de dados pode ser uma tarefa difícil e complexa, e se não for bem planejada e conduzida, todo trabalho de investigação poderá ser prejudicado (YIN, 2010). Nesta perspectiva, e após a qualificação do texto desta tese, visitei semanalmente o Núcleo de Educação Profissional a Distância (NEPAD) com o intuito de colher dados e informações em documentos oficiais sobre o PAI. O NEPAD é o espaço que está instalado as coordenações do e-Tec, o arquivo dos cursos, o espaço de reuniões, enfim, a estrutura funcional do programa.

Ao adotar essa estratégia de pesquisa, ancorei-me em princípios de análise de documentos considerando elementos do contexto sócio histórico do PAI e sua relação com documentos oficiais. Para Le Goff (1993), a construção da história deve vir acompanhada de uma análise crítica contextualizada, pois o documento analisado pelo pesquisador não é inocente e não é transcorrido somente de sua escolha.

No conjunto do corpus documental do PAI, selecionei e analisei documentos como: leis, portarias, regimentos, decretos, projeto político pedagógico do e-Tec, relatórios da SEED, dentre outros.

Quanto à obtenção dos PAI’s dos alunos, realizei, ainda no NEPAD, o escaneamento dos trinta e nove projetos encontrados, dentre eles, selecionei os que

atendiam aos critérios estabelecidos para a pesquisa, deles, três duplas foram entrevistadas a fim de conhecer a aplicabilidade da teoria e prática dos conteúdos programáticos do curso em relação ao PAI, a orientação do professor pesquisador e do tutor presencial, se as experiências vivenciadas no PAI contribuíram para a inserção no mercado de trabalho.

Outra forma para obtenção de informações, sob o olhar dos alunos, foi a aplicação de um questionário8 baseado na escala Likert9 encaminhado via e-mail, utilizando o formulário disponível no Google Docs. O questionário está estruturado em sessões que contemplaram as seguintes áreas temáticas: 1. Formação teórica e prática, 2. Aprendizagem e 3. Relatos de experiências com o PAI.

Para atender às áreas 1 e 2 foram elaboradas questões objetivas buscando informações, respectivamente sobre: a contribuição do Projeto PAI no quesito teoria X prática e a contribuição do Projeto na construção de saberes na área de Informática. Já a área temática 3 foi constituída de uma questão subjetiva na qual os alunos relataram suas experiências de aprendizagem através do PAI.

Outra forma de coleta de dados e informações para alcance dos objetivos da pesquisa foi a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas com anuência dos entrevistados. Realizadas as entrevistas retornei a de gravação das falas para os entrevistados10 para seu conhecimento do transcrito, ou ainda, acréscimo ou retirada de informação.

Os interlocutores entrevistados foram: o Coordenador do Curso Técnico de Informática, 02 professores - pesquisadores que acompanharam a elaboração dos projetos de aprendizagem interdisciplinar, 01 Coordenador Tecnológico do Programa e-Tec e 08 alunos de curso técnico de Informática.

Na seleção das entrevistas, busquei a aproximação entre a prática e a teoria no tocante a confecção e à aplicação de instrumentos metodológicos para que os interlocutores expusessem as suas experienciais do processo. Pois compreendo ser necessário um estranhamento sistemático da análise de uma situação familiar, tal como afirma André, (1995, p. 48) para melhor entender o objeto pesquisado. Segundo Lüdke e André (2010, p. 34), a grande vantagem da técnica de entrevista

8

Disponível através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1PBams5W7n57UW3CMv9qpdAQMdPklwizyW1xl9J0E8ls/viewform? c=0&w=1,

9

Para maior conhecimento sobre a escala do tipo Likert, acesse o site: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf.

10

em relação às outras “é que ela permite a captação imediata e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e sobre os mais variados tópicos”.

A organização e interpretação dos dados nesta pesquisa deram-se por meio da Análise Textual Discursa (ATD) que de acordo com Moraes e Galiazzi (2007) “é uma metodologia de análise de dados e informações de natureza qualitativa com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos e discursos” (MORAES e GALIAZZI, 2007, p. 07). Consegue transitar entre duas formas consolidadas de análise de dados na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e análise do discurso.

Explicam-nos Moraes e Galiazzi que a Análise Textual Discursiva pode ser descrita como

Um processo de compreensão, que se inicia com um movimento de desconstrução, em que os textos do “corpus” são fragmentados e desorganizados, seguindo-se um processo intuitivo auto organizado de reconstrução com emergência de novas compreensões que, então, necessitam ser comunicadas e validadas cada vez com maior clareza em forma de produções escritas (MORAES e GALIAZZI p. 41).

Moraes e Galiazzi (2007) ainda afirmam que toda análise textual concretiza-se a partir de um conjunto de documentos denominado corpus. Esse corpus podem ser documentos já existentes previamente sobre o objeto estudado, como também, elaborados especificamente para a pesquisa, neles estão, as entrevistas, os registros de observação, os depoimentos escritos e as escritas diárias. Ou seja, “a qualidade e originalidade das produções resultantes se dão em função da intensidade de envolvimento nos materiais da análise” (MORAES e GALIAZZI, 2007, p. 210). A ATD pode ser concebida a partir de dois movimentos opostos, e ao mesmo tempo, complementares: o primeiro de desconstrução, de análise propriamente dita; o segundo reconstrutivo, um movimento de síntese (MORAES e GALIAZZI, 2007, p. 47).

Não obstante, para um processo de análise de dados sobre determinado fenômeno, Moraes e Galiazzi estabelecem quatro focos, sendo eles: a unitarização um processo que produz desordem a partir de um conjunto de textos ordenados (MORAES e GALIAZZI, 2007, p.21), a categorização um conjunto de elementos de

significação próximos constituem as categorias (MORAES e GALIAZZI, 2007, p. 22), o metatexto, movimento de construção de conhecimento, de produção de sentidos (MORAES e GALIAZZI, 2007, p. 195) e a auto-organização. Perseguindo essa metodologia para análise das vozes dos sujeitos do PAI elaborei quadros com base nos quatro focos para auto organizar os dados e as informações contidos nas falas dos alunos, gestores, professores pesquisadores e tutores.

Além da análise de dados, busquei sustentação teórica nas discussões sobre o conceito de história e experiência à luz das concepções de Walter Benjamin. Por esse caminho, justifiquei a escolha de estudar o PAI através dos princípios do método dialético: ação recíproca, mudança dialética, mudança qualitativa e contradição, utilizando-me das contribuições de Walter Benjamin11 (1915) por encontrar nesse teórico da modernidade sustentação do panorama intelectual e político do século XX sob o olhar da “dialética da interrupção” (Dialektik im Stillstand).

Nesse sentido, a visão de história aceita nesta pesquisa não comunga com uma perspectiva positivista, causal, mas busca dialogar com as contradições dos fatos e na trajetória dos sujeitos históricos que perfazem o universo do ensino profissionalizante e das políticas públicas destinadas a essa modalidade de ensino.

2.5 A interrupção dialética e a experiência em Walter Benjamin

O conceito de História de Walter Benjamin está intrinsecamente ligado a elementos históricos, religiosos, econômicos, políticos presentes em sua biografia que são representativos para a elaboração de sua teoria. Refiro-me à influência do judaísmo e, por conseguinte da Teologia, o contexto do fascismo e do materialismo histórico como concepção filosófica adotada pelo historiador. Com isso, não me atrevo a dizer que ele é fruto desta combinatória, isto o simplificaria, mas influenciaram seu pensamento ao ponto de possibilitar uma singularidade de suas contribuições teóricas na invenção de uma perspectiva de História profundamente original.

11

Um dos principais pensadores da modernidade no campo das Ciências Sociais tendo como principais publicações: A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936) e Teses Sobre o Conceito de História (1940).