• Nenhum resultado encontrado

No que se refere à coleta de dados, foram utilizadas múltiplas fontes de evidência, sendo elas: (a) entrevista semiestruturada; (b) análise documental; (c) observação local direta não participante, normalmente, utilizada em estudos de caso. Além disso, foi realizada uma análise cruzada dos dados das entrevistas, já que a pesquisa tem uma perspectiva díade. O uso de múltiplas fontes de dados em estudos de caso possibilita o desenvolvimento de linhas convergentes de investigação, realização da triangulação dos dados e corroboração de um mesmo fenômeno ou fato (YIN, 2015).

A seleção da Agroindústria Delta e dos entrevistados ocorreu por amostragem intencional devido ao fato de a empresa já ter demonstrado abertura à Universidade para a realização de pesquisas acadêmicas, bem como já ter ocorrido um contato prévio com a gestora de compras em função de outra pesquisa realizada na companhia. Após diálogo preliminar com a gestora de compras, ela indicou outros dois entrevistados, os quais julgava ser os funcionários mais capacitadas na empresa quanto à aplicação do TCO no processo de negociação de insumos.

Com relação à seleção do fornecedor, essa também se deu por indicação da gestora de compras. O Entrevistado Alfa foi escolhido por ser o responsável por manter contato com a Agroindústria Delta para a venda de insumos.

O contato inicial com a Agroindústria Delta ocorreu via e-mail enviado à gestora de compras no qual a pesquisadora expôs sua proposta de pesquisa, convidando-a a participar. Aceito o convite, foi assinada a declaração de aceite para participação na pesquisa, que é uma exigência do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Uberlândia. Posteriormente, foi marcada, via telefone comercial, uma conversa preliminar com a gestora de compras para alguns esclarecimentos sobre a aplicação do TCO na empresa, o que ocorreu em julho de 2019, fora do ambiente organizacional.

Nesse momento, foram obtidas algumas informações mais abrangentes sobre a aplicação do TCO e o processo de compras na Agroindústria Delta, inclusive, sobre a aplicação do TCO em insumos, bem como foi questionado se seria possível pesquisar mais de um insumo na empresa. Essas informações foram necessárias para definir, especificamente, quais insumos seriam pesquisados. A conversa preliminar teve duração de 86 minutos, tendo sido gravada e transcrita de forma literal e enviada à gestora de compras para sua aprovação.

Já o contato inicial com o Fornecedor Alfa ocorreu, primeiramente, por meio da gestora de compras da Agroindústria Delta, que explicou sobre a pesquisa. Na sequência, a pesquisadora também entrou em contato com o fornecedor por meio de ligação telefônica, convidando-o, oficialmente, a participar da pesquisa. O Fornecedor Alfa aceitou o convite e, posteriormente, foi mantido o contato por aplicativo de mensagens de celular.

As entrevistas oficiais com a gestora de compras, com a ex-compradora sênior de químicos e com o comprador sênior de embalagens foram realizadas em agosto de 2019. A entrevista com a gestora de compras ocorreu em dois dias, tendo sido realizada, em um dos dias, fora do ambiente organizacional, sendo o outro realizado na empresa. A entrevista com o comprador sênior de embalagens também foi realizada na empresa. Já em relação à entrevista com a ex-compradora sênior de químicos, em virtude de ela atuar em outro estado, parte foi realizada via Skype e o restante, por ligação telefônica devido a um problema com a conexão via web. A entrevista com o executivo de contas do Fornecedor Alfa ocorreu em novembro de 2019, o que ocorreu também via ligação telefônica, já que a empresa está localizada em outro estado.

Os roteiros das entrevistas (Anexo B) foram adaptados dos estudos de Ellram (1993), Ellram (1994), Saliba (2006), Zachariassen e Arlbjorn (2011), Viana Júnior (2014), Fehr (2015) e Duarte (2017). Em julho de 2019, foi realizada a validação dos roteiros de entrevistas por

meio de um pré-teste com a compradora de serviços de uma empresa também multinacional do setor agroindustrial. O pré-teste foi realizado em um ambiente fora da empresa e teve duração de 127 minutos.

A entrevistada do pré-teste sugeriu algumas alterações no roteiro, as quais, quando cabíveis, foram realizadas, como demonstrado no Quadro 2.

Quadro 2 - Alterações no roteiro de entrevista após pré-teste Forma Original Forma Corrigida Após Pré-Teste 1- Como é dividido o departamento de compras

da empresa e quais são as atribuições da área?

1- Como são realizadas as aquisições de forma geral na companhia?

2- As aquisições exigem uma estrutura e/ou organização diferenciada da área de compras (por exemplo, em setores)? Em caso afirmativo, essa estrutura requer recursos, investimentos e treinamentos específicos?

9- Atualmente, qual a finalidade do TCO na sua empresa? (selecionar fornecedores, gerenciar custos com fornecedores ou alocar compras entre fornecedores)?

9- Atualmente, qual a finalidade do TCO na sua empresa? (selecionar fornecedores, gerenciar custos com fornecedores ou alocar compras entre fornecedores)? Quais são as informações que a empresa busca a partir da aplicação do TCO? 22- Em geral, como você caracteriza o

relacionamento com cada um dos fornecedores dos insumos analisados? O que é típico de cada um deles? Existem diferenças no relacionamento com esses fornecedores em relação àqueles em que a empresa não aplica o TCO?

22- Em geral, como você caracteriza o relacionamento com cada um dos fornecedores dos insumos analisados? Existem diferenças/ particularidades entre esses relacionamentos? E entre esses e aqueles em que a empresa não aplica o TCO?

Fonte: Elaborada pela autora.

Conforme exibe o Quadro 2, foi sugerida uma pergunta mais abrangente sobre o processo de compras da empresa e, por isso, foi incluída a questão 1 e ajustada a questão 2 do roteiro de forma que ficassem da forma exposta no Quadro 2. Na questão 9, ocorreu, também, a complementação da pergunta conforme sugestão da entrevistada no pré-teste. E, por fim, a questão 22 foi reescrita de forma que ficasse mais compreensível. A entrevista do pré-teste foi transcrita de forma literal e analisada posteriormente, tendo sido verificado que os objetivos pretendidos nesta pesquisa seriam atendidos por meio do roteiro estabelecido.

Ademais, houve a submissão do projeto desta dissertação ao Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de Uberlândia (CEP/UFU), seguindo a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 510/2016 (CNS, 2016), que foi aprovado, e cujo número de identificação é 01297018.4.0000.5152.

Ressalta-se que, antes da coleta de quaisquer dados, os entrevistados receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo A) submetido ao CEP/UFU no intuito de esclarecer o objetivo da pesquisa e a forma como será desenvolvida, bem como para que o

participante declare sua concordância ou discordância em relação à participação na entrevista. Em nenhum momento, eles serão identificados.

Os riscos consistem em identificação da empresa e/ou do entrevistado, contudo, a forma de realização das entrevistas não permitirá a identificação do respondente ou da empresa. Assim, para minimizar esse risco, não serão divulgadas quaisquer informações que identifiquem os participantes e/ou as empresas. Os resultados da pesquisa serão publicados e, ainda assim, as respectivas identidades serão preservadas.

Quanto à análise documental, no estudo de caso, ela é utilizada para que se possa entender melhor o caso em estudo, bem como para corroborar evidências coletadas por outras fontes, proporcionando maior confiabilidade dos achados por meio da triangulação de dados e de resultados (MARTINS, 2008). Sendo assim, com a pesquisa documental, pretendeu-se obter dados referentes ao relacionamento da Agroindústria Delta com os fornecedores dos insumos analisados e dos custos considerados na aplicação do TCO.

Para isso, em setembro de 2019, foram solicitados à empresa pesquisada documentos utilizados na realização das negociações com esses fornecedores, tais como, contratos, planilhas de custos e relatórios gerenciais. No entanto, por conterem informações confidenciais, não foi permitido que a pesquisadora tivesse acesso aos documentos da Agroindústria Delta. Entretanto, a empresa disponibilizou, para análise, um documento denominado Template. Nesse documento, constavam tabelas dos principais custos dos insumos analisados que são compartilhados pelos fornecedores, a representatividade de cada item de custo no custo final do insumo, bem como a variação desse custo anual.

No Template, também estão registradas as informações mais relevantes dos contratos estabelecidos com os fornecedores dos insumos, tais como, a quantidade de fornecedores do insumo, tempo de relacionamento com o fornecedor, frequência de entrega do produto, duração do contrato, condições de pagamento, multas e sanções, e estratégias futuras. Com relação às informações referentes à empresa compradora e ao setor no qual ela atua (localização da empresa sede, atividade principal, representatividade no ramo de atuação, representatividade do setor na economia brasileira etc), essas foram coletadas em fontes públicas, tais como, site oficial da empresa e revistas, além de boletins e informativos do setor do agronegócio e da agroindústria.

Foi realizada, também, em setembro de 2019, a observação direta na fábrica da Agroindústria Delta com o fim de verificar como se dá o processo produtivo do óleo de soja. Foi possível visualizar a participação do Fornecedor Alfa nesse processo, bem como as etapas produtivas em que é utilizado cada um dos insumos analisados (exceto, a soda, visto ser produto

tóxico). A gerente de compras foi a responsável por explicar o processo produtivo do óleo, desde o recebimento do grão de soja até o armazenamento do óleo, além de evidenciar como os fornecedores analisados estão integrados nesse processo de produção.

Na ocasião, ainda foram feitos alguns questionamentos sobre o relacionamento entre a Agroindústria Delta e seus fornecedores de insumos, como, por exemplo, a quem pertenciam os equipamentos que processavam esses insumos e quem era o responsável pela manutenção dos mesmos. Também foi questionado sobre o que ocorreria no processo produtivo se houvesse falta de um insumo ou atraso na entrega, se havia algum funcionário de um dos fornecedores dentro da Agroindústria Delta e quem era o responsável pelas perdas dos insumos no processo produtivo.

A proposta inicial da observação direta era investigar como se dava uma negociação com um dos fornecedores dos insumos pesquisados, os processos de decisão de compras desses insumos e, ainda, o processo produtivo que utiliza os insumos pesquisados. Entretanto, conforme descrito acima, foi possível observar apenas o processo produtivo do óleo de soja, uma vez que a Agroindústria Delta já havia realizado as negociações de compra dos insumos.

Na mesma ocasião, foi utilizado o diário de campo (MARTINS, 2008), no qual a investigadora fez seus registros, tais como, relatos de memória, ideias, dúvidas e questionamentos da pesquisa, os quais foram utilizados na discussão dos resultados.

O Quadro 3 apresenta as informações referentes às entrevistas e aos entrevistados, bem como sobre a observação e análise documental.

Quadro 3 - Dados das Entrevistas, Observação Direta e Análise Documental

Empresas Entrevistado Cargo Tempo no Cargo Tempo na Empre- sa Entrevistas Obser- vação Direta Análise Documental D* Q* * D* Tipos Agroindústria Delta Entrevistada

Delta 1 Gerente de Compras 7 anos 10 anos 222 72

80

Template;

Relatórios disponíveis nos sites das

empresas; Boletins do mercado/setor. Entrevistada Delta 2 Ex Comprador a Sênior de Químicos 1 ano e 6 meses 4 anos 74 19 Entrevistado

Delta 3 Comprador Sênior de Embalagens

4 anos 4 anos 70 23

Fornecedor Alfa Entrevistado Alfa Executivo de Contas 4 anos 9 anos 30 11 - - Fonte: Elaborado pela autora * Duração em minutos ** Quantidade de páginas transcritas

Ressalta-se que, com a devida autorização dos entrevistados, todas as entrevistas foram gravadas, transcritas e enviadas aos entrevistados para que eles validassem ou recomendassem alterações no conteúdo. A transcrição das entrevistas foi realizada de forma literal, no entanto, realizaram-se alguns ajustes gramaticais na redação dos resultados, mas sem alterar o conteúdo das mensagens. Após a transcrição, identificou-se a necessidade de complemento de informações, o que foi realizado por meio de mensagens escritas e de áudio via aplicativo de celular e e-mail.

Documentos relacionados