• Nenhum resultado encontrado

PERCEPÇÃOSENSAÇÃO

3.3 Coleta de dados

Em um primeiro momento foram realizados três encontros com os professores, com o intuito de apresentação das possibilidades alternativas de aplicação da GR na escola, juntamente com textos técnicos sobre práticas pedagógicas e motivação profissional.

Nestes encontros, os debates foram estruturados a partir da troca de experiências entre os participantes do estudo e a pesquisadora. Os pontos norteadores do trabalho prático foram fundamentados em uma proposta envolta por uma idéia geradora (anexo 11), vinculada às características da turma a ser trabalhada, princípios didáticos pedagógicos do professor, contexto escolar disponível para as aulas de EF, e a disposição docente para a elaboração de uma estratégia satisfatória para o alcance dos objetivos.

Neste sentido, a GR foi apresentada aos professores, de forma que estes vislumbrem o esporte como um instrumento a ser utilizado nas aulas de EF, isto é, objetivando o ensinamento do equilíbrio em Passé, Arabesque, saltos Grupado e Enjambée, e os Pivots Passé e Perna livre, e a utilização de materiais alternativos para as vivências manipulativas oriundas dos aparelhos oficiais do esporte.

A partir destas reuniões, os professores elaboraram os conteúdos e atividades para 20hs/aula com objetivos pré-determinados. Laffranchi (2001) descreve estes elementos fundamentais trabalhados neste estudo:

1) SALTOS – Salto Enjambée, Salto Grupado

Salto Enjambée frontal- posição ereta da coluna e cabeça; braços estendidos na altura dos ombros, com o braço contrário da perna dianteira à frente para evitar a rotação do quadril; joelhos e pés totalmente estendidos; a volta ao solo deve ser feita pela ponta dos pés, seguido da planta e do calcanhar; sustentar a posição do salto durante o vôo pelo maior tempo possível; as pernas deverão formar um ângulo de no mínimo, 180º (p.139).

Salto Grupado - posição ereta da coluna e cabeça; braços estendidos na altura dos ombros, impulsão com os dois pés, elevação das pernas flexionadas com joelhos em direção ao peito.

2) EQUILÍBRIO – Equilíbrio em Passé, Equilíbrio em Arabesque

Equilíbrio em Passé – posição ereta da coluna e cabeça, mãos na cintura, abdômen e glúteos contraídos, o pé da perna em flexão deve estar estendido na altura do joelho da perna de base. A posição da perna de base deve estar voltada para fora com o joelho totalmente estendido. Procura-se dar especial atenção à execução deste movimento, já que o mesmo é preparatório para os demais equilíbrios (p.140).

Equilíbrio Arabesque – posição ereta da coluna e da cabeça; abdômen e glúteos contraídos; braços estendidos na altura dos ombros; braço contrário à perna de base à frente; joelhos estendidos e meia ponta alta; posicionar a perna do

arabesque exatamente atrás do quadril (p.140).

3) PIVÔT- Pivot em Passé, Pivot perna livre

Pivot em Passé - posição ereta da coluna e da cabeça; abdômen e glúteos

contraídos; a cabeça e os braços devem dirigir o movimento; dar especial atenção ao joelho de base estendido e a meia ponta alta, formando uma linha única da ponta do pé até o tronco, exatamente perpendicular ao solo, que será a base firme do pivot; o pé da perna em flexão deve estar estendido na altura do joelho da perna de base (p.140).

Pivot Perna livre- posição ereta da coluna e da cabeça; abdômen e glúteos

contraídos; a cabeça e os braços devem dirigir o movimento; dar especial atenção ao joelho de base estendido e a meia ponta alta, formando uma linha única da ponta do pé até o tronco, exatamente perpendicular ao solo, que será a base firme do pivot; a perna elevado deverá estar estendida formando um angulo de no mínimo 90 º , à lateral ou à frente do corpo (p.137).

A etapa seguinte foi constituída pela aplicação dos conteúdos nas aulas de EF, onde professores e alunos foram analisados buscando a verificação e percepção de suas ações, atitudes e manifestações em relação ao contexto geral do processo.

Neste estudo, as informações coletadas tiveram seus registros feitos de forma descritiva, possibilitando em um primeiro momento o registro dos fatos tais como ocorreram, sendo que posteriormente foram analisados e interpretados.

A coleta dos dados para os professores foi realizada a partir de dois instrumentos:

a) questionário com questões abertas, no intuito de caracterização dos sujeitos envolvidos na pesquisa, possibilitando a extração de informações referentes a sua formação acadêmica, especificidades sobre a GR, bem como, os indicadores dos quadrantes evidenciados: Pedagógico (objetivo da disciplina, atividades mais trabalhadas,...), Motivacional (cursos de atualização e ou aperfeiçoamento, ações para melhorias na qualidade de ensino,...) e Administrativo (espaço físico e materiais da escola, organização funcional da disciplina, ....). (anexo 5)

b) ficha de observação (observação direta) e filmagem (observação indireta) de 10hs/a com um cronograma assim estipulado: aulas filmadas 1.º, 2.º, 5.º, 6.º, 10.º, 11.º, 15.º, 16.º, 19.º e 20.º, sendo possível portanto uma visão globalizada de todo o processo, as primeiras aulas até a conclusão do planejamento, permitindo contudo, um acompanhamento das ações dos professores (objetivo das aulas, metodologia utilizada, ...), e manifestações dos alunos (motivação, participação) sobre a proposta aplicada. (anexo 7)

A coleta de dados referente as manifestações dos alunos foi baseada em:

a) aplicação de um protocolo de avaliação (pré e pós) específico dos elementos da GR, com intuito de verificação do desempenho motor dos alunos no início e ao término das propostas. Este protocolo consistiu no registro da execução individual do aluno, levando em consideração a Classificação dos estágios da aprendizagem determinados por Fitts e Posner (1967) in Schmidt (1994), Estágio (A) verbal-cognitivo, Estágio (B) motor e Estágio (C) autônomo, de cada elemento

Salto Enjambée, Salto Grupado, Equilíbrio em Passé, Equilíbrio em Arabesque,

Pivot em Passé, e Pivot Perna livre.

Descrição do pré e pós teste:

1.º EXECUÇÃO

Cada alunos individualmente observava uma ginasta executando um dos elementos determinados como objetivo das aula (salto, equilibrios e pivots), a partir da observação, o aluno executa cada movimento. Esta execução era filmada, para posteriormente ser analisada.

è Ordem de execução dos elementos 1.º) Equilíbrio Passé

2.º) Equilíbrio Arabesque 3.º) Salto Grupado

4.º) Salto Enjambée 5.º) Pivot Passé 6.º) Pivot Perna Livre

Aspectos que foram considerados para a análise dos elementos executados pelos alunos.

ü Pernas – posicionamento da forma básica, estendidas/semi- estendidas/flexionadas/semi-flexionadas, prolongamento para a finalização do movimento (relação ao pé).

ü Braços - posicionamento da forma básica, estendidos/semi- estendidos/flexionados/semi- flexionados, prolongamento para a finalização do movimento (relação a mão).

ü Tronco – posicionamento da forma básica.

A análise destes testes foi embasada na observação das filmagens, levando em consideração a execução de cada salto, equilíbrio e pivot, foi possível determinar em qual nível da classificação que o grupo do movimento se enquadrava: “A” para o Estágio verbal-cognitivo, “B” para o Estágio motor e “C” para o Estágio autônomo.

Finalmente, um questionário com questões fechadas sobre o entendimento do aluno sobre os aspectos específicos do processo (referindo-se ao professor: atividades aplicadas, explicações, correções, entre outros; e ao próprio aluno: participação, motivação, entendimento das atividades, entre outros) e algumas questões abertas que indicaram as atividades que os alunos mais gostaram e aquelas rechaçadas por eles. (anexo 10)

Documentos relacionados