• Nenhum resultado encontrado

4.3 Pesquisa Exploratória

4.3.3 Coleta dos dados

Os dados foram coletados a partir de um questionário composto por quinze questões, apresentado no Apêndice A. O contato com o grupo pesquisado foi feito por meio de e-mail e visita a sala de aula.

O questionário foi aplicado em duas etapas, que são elas:

• 1ª etapa: encontrar a página da BBD a partir da página do catálogo da Rede RVBI.

Nesta etapa, o jurista deve chegar à página da BBD primeiro sem a ajuda de outras pessoas. Ele pode desistir a qualquer momento e pedir para que seja mostrado o caminho para a página da BBD. O seu tempo para encontrar a página deve ser anotado, bem como o tempo até a desistência, se esse for o caso. Essa etapa tem o intuito de analisar se a navegação no sítio eletrônico da BBD é fácil e agradável ou se tem alguma dificuldade.

• 2ª etapa: buscas na base da BBD.

Neste tópico, foram feitas três buscas na BBD utilizando a palavra-chave: “direito digital” com tipo de material sendo “periódico”, mudando apenas o filtro da busca, devendo-se realizar as pesquisas no campo de: 1) todos os campos; 2) título e 3) assunto. Após realizar as buscas, o entrevistado deveria responder o questionário.

Com esta etapa, buscou-se avaliar a interface de busca e resultados da base de dados.

Amostra por faixa etária

O grupo pesquisado é composto por indivíduos com idade entre 20 e 49 anos, estando a maioria na faixa de 20 a 39 anos, conforme apresenta a Tabela 1.

Amostra por gênero

Com relação ao gênero, o grupo pesquisado tem a seguinte composição: treze indivíduos do sexo feminino e oito do sexo masculino, de acordo com a Tabela 1:

Tabela 2- Idade e gênero dos entrevistados

Faixa etária Gênero Total

Masculino Feminino 20 a 29 30 a 39 40 a 49 5 2 1 4 5 4 9 7 5 Total 8 13 21

Fonte: Elaboração da autora.

Acesso ao Catálogo Coletivo da Rede RVBI

Como mostra a Tabela 4 a divulgação do Catálogo Coletivo da Rede RVBI aos alunos da UnB é falha, pois dos 21 entrevistados 8 não conhecem o catálogo; 6 indivíduos já ouviram falar, porém nunca acessaram e somente 7 já navegaram no catálogo.

O entrevistado E14 afirmou que o catálogo não é de conhecimento de todos, porém é muito rico quanto a documentos para pesquisas por operantes do direito.

Tabela 3- Acesso ao Catálogo Coletivo da Rede RVBI

Fonte: Elaboração da autora.

Interface de busca da BBD

Conforme afirma Cunha e Cavalcanti (2008,), interface é a interação entre o homem e o computador buscando através de recursos e metodologias melhorar e simplificar a interação entre o usuário e o sistema informático.

Tipo de configuração de imagens de vídeo que permite ao usuário selecionar comandos, acionar programas, e ver listas de arquivos ou opções apontando para representações figurativas (ícones) e listas de itens de menus da tela (CUNHA; CAVALCANTE, 2008, p.210).

Neste tópico, buscou-se mostrar a interação entre o usuário e a BBD. Conforme aponta a Tabela 5, a interface do catálogo é excelente, agradável e de fácil uso (de acordo com 11 entrevistados), porém precisa de alguns reparos quanto às novas tecnologias.

Os entrevistados E5, E8, E10, E15, E19 afirmam que o catálogo deve permitir, ou melhor, adequar a compatibilidade dos tabletes (IPad e outros por exemplo), atualmente bastante utilizado por advogados, executivos e estudantes.

As necessidades de compatibilidade para interface da BBD para os tabletes tem relação com o princípio de usabilidade da consideração dos recursos do usuário, apontado por Torres e Mazzoni (2004), pois é necessário levar em conta o

software e hardware pelo qual o usuário interage com o conteúdo digital.

Você conhece o Catálogo Coletivo da Rede RVBI? Indivíduos Sim, já naveguei.

Sim, mas nunca naveguei. Não.

Tabela 4- Interface de busca da BBD

Interface de busca da BBD Indivíduos Excelente, agradável e de fácil uso

Boa, mas pode melhorar em alguns pontos Razoavelmente organizada e clara Muito ruim e precisa ser mudada urgente

1 0

Total 21

Fonte: Elaboração da autora.

Resultados da busca

No geral, os resultados de busca foram bons. A tela de apresentação dos resultados foram consideradas pelos entrevistados clara e satisfatória.

Os entrevistados E1, E5, E8 e E12 afirmaram que o banco de dados do catálogo é muito rico e de grande valia para a construção de grandes obras, dada a facilidade de acesso ao sítio eletrônico. Os resultados obtidos mostraram que o acervo é de fundamental importância às pesquisas por operadores do direito.

Tabela 5- Apresentação dos resultados de busca

Fonte: Elaboração da autora.

Aperfeiçoar o Catálogo da BBD

Os resultados permitem verificar que alguns elementos do catálogo da BBD precisam ser melhorados, quais sejam menus e layout da página do catálogo, conforme Tabela 7:

Tela de apresentação dos resultados da busca Indivíduos Clara e bem organizada

Mais ou menos clara e organizada Pouco clara e é desorganizada

19 0

Tabela 6- Melhorias para o catálogo da BBD

Os entrevistados apontaram que era necessário a adaptação do catálogo quanto ao uso de tabletes.

O que fazer para aperfeiçoar o Catálogo da BBD? Indivíduos Reestruturar os menus Refazer layout Outros 13 4 4 Total 21

5 CONCLUSÃO

Analisando os dados obtidos com as pesquisas: documental, descritiva e exploratória, correlacionando estes dados com os objetivos propostos inicialmente neste trabalho de conclusão de curso, pode-se afirmar que estes foram atingidos. A pesquisa mostrou que a preocupação de profissionais da ciência informação quanto à organização da massa informacional surgida ao longo dos anos é antiga, devido à necessidade de tornar acessível à informação ao usuário.

Na área de direito existe um grande número de documentos publicados anualmente, e para que não haja um ‘caos documental jurídico’ foram desenvolvidos mecanismos para controlar e recuperar a informação contida nos documentos. (PASSOS, 1994, p.364)

A Biblioteca do Senado Federal ficou incumbida pela atualização e manutenção da BBD. Atualmente, ela está inserida no catálogo da Rede RVBI. É de grande valia ressaltar que de acordo com a Lei de Depósito Legal, todas as publicações editadas no Brasil deveriam ser enviadas à Biblioteca Nacional e, posteriormente, constarem na BBD, cujo objetivo principal é o registro e a divulgação da produção literária nacional. (PASSOS, 1994, p.365)

De acordo com o grupo examinado na pesquisa exploratória, pôde-se verificar uma positiva avaliação quanto a usabilidade da base de dados da BBD. Os entrevistados E3, E5, E6, E8, E14 e E20 apontaram a importância do catálogo para os juristas, onde as informações e documentos recuperados foram de grande relevância na área.

No entanto, foi constatado que deveria haver uma melhor divulgação do catálogo, pois poucos entrevistados conheciam a base de dados da BBD.

Finalmente, indica-se apenas fazer a adaptação da interface da BBD para os

tablets, com o intuito de que esta interação humano-computador seja melhorada.

Fazendo com que a usabilidade e acessibilidade, que são os elementos que garantem que a informação seja recuperada, realmente sejam alcançadas pelo usuário.

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Afrânio Carvalho. Apresentação. Bibliografia Brasileira de Direito

1977/1978, Rio de Janeiro, v. 8, p. 2, 1981.

ANÁLISE e representação de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas –Congresso Nacional- RVBI. Brasília: Senado Federal, 2007. 93p. (Edições da Biblioteca do Senado Federal; v.3).

ARAUJO, Priscilla Mara Bermudes. Estudo preliminar de benchmarking aplicado à

melhoria contínua dos serviços da Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict. Orientador: ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de.

Brasília, 2006. 88 f. Monografia (Especialização em Inteligência Competitiva e Organizacional)- Universidade de Brasília.

BARRETO, Paulo Cezar. Biblioteca do renova parcerias e investe em interatividade. Brasília: Agência Senado, 2011. Portal de notícias do Senado Federal. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/biblioteca-renova-parcerias-e-investe-em- interatividade.aspx >. Acesso em: 12 nov. 2011.

BARSA enciclopédia. São Paulo: Encyclopaedia Britannica, 1993. (v.4) BRASIL. Senado Federal. Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho. Sobre a

biblioteca. [2007?]. Disponível em:

<http://www.senado.gov.br/senado/biblioteca/sobre/sobre.asp>. Acesso em: 29 jul. 2011.

CAMPOS, Carlita Maria, CALDEIRA, Pauto da Terra. Bibliografia especializada

corrente no Brasil: três décadas de descontinuidade. R. Esc. Biblitecon. UFMG, Belo

Horizonte, v. 3, n. 2, p. 186-213, set. 1988.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 7. ed. revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 2 v.

CENDÓN, Beatriz Valadares; SOUZA, Juliana Lopes de Almeida; RIBEIRO, Nádia Ameno. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 2, p. 67-100, abr./jun.2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n2/06.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2011.

CUNHA, Murilo Bastos da, CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário

de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

DIAS, Isabel de Meiroz; REINHARD, Nicolau. Governo eletrônico e a sociedade da

informação. In: POLIZELLI, Dermeval L.; OZAKI, Adalton M. (Org.). Sociedade da

informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 177-208.

DIAS, Maria Matilde Kronka et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e

Ciência da Informação, Campinas, v.2, n.1, p.1-16, jul./dez. 2004. Disponível em:

<http://dici.ibict.br/archive/00000244/01/RDBCI-2004-22.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

FIGUEIREDO, Laura Maia de; CUNHA, Lélia Galvão Caldas da. Curso de

Bibliografia Geral. Rio de Janeiro/São Paulo: Distribuidora Record, 1967.

FRANÇA, Henrique; HENN, Gustavo; DIAS, Guilherme Ataíde. Navegabilidade em portais: estudo com usuários dos portais dos jornais O Norte e Jornal da Paraíba. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 37-52, jul./dez. 2010.

HARMON, Robert B. Elements of Bibliography: a simplified approach. London: Scarecrow Press, 1981.

HARROD, Leonard Montague. The Librarians Glossary of terms in librarianship,

documentation and the book crafts and reference book. 4th. rev.ed. London: Andre

Deutsch Limited, 1971.

______. Notions Fondamentales de Bibliographie. 2ème. ed. Paris: Bibliotheque Nationale, 1960.

INTERNATIONAL STANDARD. ISO 9241-11: ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs): part 11: guidance on usability. First edition. [S.l.]: International Organization for Standardization, 1998. Disponível em:

<http://www.it.uu.se/edu/course/homepage/acsd/vt09/ISO9241part11.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2011.

JOVANOVICH, Eliane M. S; JESUZ, Vilma A. F. Novas competências e habilidades: EAD na formação continuada dos bibliotecários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16, Rio de Janeiro, Anais..., Rio de Janeiro: [s. n], 2010, p.1-12. Disponível em:

<http://www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_008.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2011. KAFURI, Ivette; CUNHA, Murilo Bastos da. Usabilidade em bibliotecas digitais. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO

CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍICA, 1., Brasília, 2006. Anais... Brasília: [s.n.], 2006.

LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MALCLÈS, Louise Nöelle. La Bibliografia. Trad. de Roberto Juarroz. Buenos Aires: Editorial Universitaria, 1960.

MARTINHO, Ana Maria. O bibliotecário jurídico: identidade e competências

profissionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS JURÍDICAS, 1, 2004, Lisboa, Anais..., Lisboa: Coimbra Editora, 2004, p.87-103

OLIVEIRA, Adiriana Carla da Silva. Informação jurídica: o desafio do atendimento na era virtual. Disponível em: <http://www.infolegis.com.br/adriana-carla.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2011.

PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. O controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal. Ciência da Informação, Brasília, v.23, n.3, p. 363- 368, set./dez, 1994. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1158/803 >. Acesso em: 25 jun. 2011.

PASSOS, Edilenice, CHAMARELLI, Marilúcia. Bibliografia Brasileira de Direito. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.1, p.89-90, jan./abr. 1993. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1237/876>. Acesso em: 20 ago. 2011.

PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para

pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

SANTOS, Robson Luís Gomes dos. Usabilidade de interfaces para sistemas de

recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas on-line de

universidades federais brasileiras. 2006. 344 f. Tese (Doutorado em Design)--

Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Orientação: Anamaria de Moraes.

SENADO FEDERAL. Catálogo da Rede RUBI. Brasília: 2011. Disponível em: <http://biblioteca2.senado.gov.br:8991/F/>Acesso em: 16 nov. 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007. (rev. e atualizada)

SILVA, Andréia Gonçalves. Fontes de informação jurídica: conceitos e técnicas de leitura para o profissional da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

SILVA, Andréia Gonçalves; ROLIM, Maria Lúcia de Borba. Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP. CRB-8 Digital, São Paulo, v.2,

n.2, p. 27-33, set. 2009. Disponível em:

<http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/4/4>. Acesso em: 20 jun. 2011.

TARUHN, Rosane. Desenvolvimento cooperativo de coleções de revistas científicas

na Rede Brasileira de informação em Ciências da Saúde. 2007. 127 f. Dissertação

(Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Comunicação. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-14042008-122435/>. Acesso em: 24 mar. 2011.

TONTA, Yasar. Cooperative collection development of electronic information

resources in Turkish university libraries. In: IFLA COUNCIL AND GENERAL

CONFERENCE, 66th., 2000, Jerusalem, Israel. Conference proceedings. Disponível em:<http://www.ifla.org/IV/ifla66/papers/117-180e.htm>. Acesso em: 26 mar. 2011. TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel. Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 152-160, maio/ago. 2004. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a16v33n2.pdf>. Acesso em: 28 maio 2010. VEJA o desempenho das faculdades de direito o Exame de OAB. G1, 27 set. 2011. Disponível: <http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09/veja-o-

desempenho-das-faculdades-de-direito-no-exame-da-oab.html>. Acesso em: 20 nov. 2001.

ZAHER, Célia Ribeira. Introdução. Bibliografia Brasileira de Direito 1969/71, Rio de Janeiro, v. 2, p. 2, 1972.

6 APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO

A Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) é coordenada pelo Senado Federal e é composta por quatorze bibliotecas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com abrangência federal, e do Distrito Federal. O acervo registrado nas bases de dados bibliográficos da RVBI tem como prioridade temática as áreas das Ciências Humanas e Sociais, com enfoque para o Direito.

O questionário será aplicado em duas etapas, que são elas:

1ª etapa: encontrar a página da BBD a partir da página do catálogo da Rede RVBI. Você deve chegar à página da BBD primeiro sem a ajuda de outras pessoas.. Você pode desistir a qualquer momento e pedir para seja mostrada o caminho para a página da BBD. O seu tempo para encontrar a página deve ser anotado, bem como o tempo até a desistência, se esse for o caso.

2ª etapa: buscas na base da BBD.

Você deve fazer três buscas na BBD utilizando a palavra-chave: “direito digital” com tipo de material sendo “periódico”. Mudando apenas o filtro da busca, deve-se realizar as pesquisas no campo de: 1) todos os campos; 2) título e 3) assunto. Após realizar as buscas, por favor responda ás questões:

IDENTIFICAÇÃO 1. Sexo ( ) Feminino ( ) Masculino 2. Idade: 1ª ETAPA:

3. Você conhece o Catálogo Coletivo da BBD? ( ) A. Sim, já naveguei.

( ) C. Não.

4. Com que frequencia você visita ou navega no sítio eletrônico? ( ) Só naveguei uma vez.

( ) Raramente.

( ) Frequentemente. (Pelo menos uma vez por semana) ( ) Sempre. (No mínimo três vezes por semana)

5. Você conseguiu encontrar sozinho a página da BBD? ( ) Sim. (Vá para a questão 7).

Tempo que levou para realizar a tarefa:______________ ( ) Não.(Vá para a questão 8).

Tempo que levou para desistir da tarefa: ____________

6. Sentiu dificuldade para encontrar a página da BBD? (Depois, vá para a questão 9).

( ) Sim, muita dificuldade. Que dificuldades?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

( ) Sim, dificuldade razoável. Que dificuldades?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

( ) Sim, pouca dificuldade. Que dificuldades?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

( ) Não, nenhuma dificuldade?

( ) Dificuldade elevada ( ) Dificuldade razoável ( ) Dificuldade baixa

O que dificultou a procurar a página da BBD? Que fatores impossibilitaram a conclusão da tarefa?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

8. O que precisa ser melhorado na interface do catálogo da rede RVBI para facilitar o acesso à BBD?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ____

2ª ETAPA:

9. Sentiu dificuldade na navegação do catálogo? ( ) Sim.

( ) Não. (Pule para a questão 12)

10. Sobre qual aspecto sentiu dificuldade? ( ) Layout

( ) Menus

( ) Não achei a informação que eu queria ( ) Há excesso de informação

( ) As cores do layout não me agradam

( ) Outros: ______________________________________________________ _______________________________________________________________

( ) A interface é excelente, agradável e de fácil uso. Não precisa mudar nada. Quais são os aspectos positivos da interface de busca?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

( ) A interface é boa, mas pode melhorar em alguns pontos. Quais são os pontos positivos e o que pode ser melhorado?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

( ) A interface é razoavelmente organizada e clara, mas precisa melhorar. Quais são os pontos positivos e o que pode ser melhorado?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

( ) A interface é muito ruim e precisa de mudança urgente. O que precisa ser melhorado?

_______________________________________________________________ __________________________________________________________

12. Quanto à tela de apresentação dos resultados da busca (marcar APENAS UMA):

( ) A apresentação é clara e bem organizada

( ) A apresentação é mais ou menos clara e organizada ( ) A apresentação é pouco clara e é desorganizada ( ) A apresentação é muito confusa e desorganizada

Outras impressões sobre a tela de apresentação dos resultados: _______________________________________________________________ ______________________________________________________________

(Se a pesquisa filtrada por assunto ou por título trouxe menos documentos que a pesquisa por todos os campos, isso significa que a filtragem foi eficaz)

( ) Sim. A filtragem por título e assunto funcionaram e a quantidade de documentos buscados foi menor do que na pesquisa em todos os campos ( ) Sim, mas apenas a filtragem por assunto foi eficaz

( ) Sim, mas apenas a filtragem por título foi eficaz

( ) Mais ou menos. As filtragens não foram satisfatórias e a quantidade de documentos não alterou significativamente

( ) Não, a filtragem não foi eficaz.

14. O que é possível fazer para aperfeiçoar o catálogo? ( ) Reestruturar os menus.

( ) Refazer o layout.

( ) Outros: ______________________________________________________ _______________________________________________________________

15. Outras impressões sobre a BBD ou sugestões para sua melhoria:

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________

7 ANEXO A – LISTA DE TÍTULOS DE PERIÓDICOS INDEXADOS PELAS BIBLIOTECAS DA REDE RVBI SEGUIDA DO ANO DE RECEBIMENTO DO PERIÓDICO E ANO DE INDEXAÇÃO.

Recebido até Indexado até

BIBLIOTECA TÍTULO Ano Ano

1. AGU Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais da UniBrasil.

2008 2008

2. AGU Debates em direito público: revista de direito dos advogados da União.

2010 2010

3. AGU Revista da AGU 2010 2010

4. AGU Revista da CGU : Controladoria-Geral da União / Presidência da República.

2009 2009

5. AGU Revista da Esmape 2010 2009

6. AGU Revista de direito administrativo

7. AGU Revista de direito da Advocef / Associação de Advogados da Caixa Econômica Federal

2011

8. AGU Revista do Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA 2008 2009

9. AGU Revista Esmafe / Escola de Magistratura Federal da 5. Região.

2009 2009

10. CAM A & C : revista de direito administrativo & constitucional. 2010 2010

11. CAM Revista brasileira de direito comparado. 2009 2009

12. CAM Revista Brasileira de Direito Desportivo - RBDD 2008 2008

13. CAM Revista Brasileira de Direito Eleitoral - RBDE 2010 2010

14. CAM Revista brasileira de direito municipal RBDM / Instituto de Direito Municipal.

2010 2010

15. CAM Revista da ABPI / Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

2009 2009

16. CAM Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

2009 2009

17. CAM Revista da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS).

2010 2007

18. CAM Revista de direito do terceiro setor : RDTS / Instituto Brasileiro de Advogados do Terceiro Setor.

2009 .

2009.

19. CAM Revista de direito privado. 2010 2010

20. CAM Revista de direito público da economia : RDPE. 2010 2010

21. CAM Revista de Direito Sanitário = Journal of Health Law 2011 2010

22. CAM Revista de economia e sociologia rural = Brazilian review of agricultural economics and rural sociology / Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural.

2010 2010

23. CAM Revista fórum de direito tributário : RFDT. 2011 2011

24. CAM Revista jurídica empresarial 2011 2010

25. CAM Revista jurídica tributária. 2010 2010

26. CLD Boletim de Direito Municipal (a*) 2011 2011

27. CLD Consulex: revista jurídica 2011 2011

Recebido até Indexado até

BIBLIOTECA TÍTULO Ano Ano

1. MJU Arquivos do Ministério da Justiça. 2006 2006

2. MJU Coleção segurança com cidadania: Sistemas de informação, estatísticas criminais e cartografias sociais

2009 2009

3. MJU Direito, Estado e Sociedade / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2007 2007

4. MJU Getúlio / Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2011 2011

5. MJU Revista anistia política e justiça de transição / Ministério da Justiça.

2010 2010

6. MJU Revista de direito da concorrência / Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

2010 2010

7. MJU Revista direitos humanos / Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).

2009 2009

8. MJU Revista do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

2008 2008

9. MJU Revista do Ministério Público / Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

2010 2010

10. MJU Revista fórum CESA / Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

2008 2008

11. MJU Revista jurídica do Ministério Público de Mato Grosso 2008 2008

12. MJU Segurança pública & cidadania : revista brasileira de segurança pública e cidadania.

2008 2008

13. MJU Série pensando o direito / Secretaria de Assuntos

Documentos relacionados