• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – MÉTODO DE PESQUISA

3.1 Método do Estudo de Caso

3.1.3 Coleta de Dados

No caso específico do estudo de caso, Yin (2001) salienta que seis fontes de evidências podem ser utilizadas para a coleta de dados: documentação, registros em arquivos, entrevistas, observação direta, observação participante e artefatos físicos.

Das fontes listadas por Yin (2001), as utilizadas nesse trabalho foram documentos e entrevistas não estruturadas. Além disso, de maneira complementar, este estudo também faz uso de pesquisa quantitativa como instrumento de coleta de dados. Assim, os dados coletados foram empregados no trabalho com os seguintes objetivos:

i) Complementar o referencial teórico; ii) Construir os casos;

iii) Atestar a veracidade das informações fornecidas; e

iv) Comparar as diversas práticas adotadas pelas empresas que compõem o estudo.

3.1.3.1 Pesquisa Documental

Os dados da pesquisa documental foram obtidos com as três empresas pesquisadas (Associação dos Roteiros de Charme, Accor Hotels e Grande Hotel São Pedro), além de órgãos governamentais (EMBRATUR), entidades de classe (ABIH) e empresas privadas (HIA)

Compuseram o rol de documentos deste estudo, dados estatísticos diversos contendo informações sobre a evolução do turismo e da hotelaria no Brasil, como por exemplo: ranking de países receptores de turistas, cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros, número de empregados e estabelecimentos turísticos no Brasil, quantidade de hotéis no Brasil, ranking de cadeias hoteleiras, taxas médias de ocupação e origem dos hóspedes.

Além disso, as empresas que compõem o estudo de casos disponibilizaram as seguintes documentações: Associação dos Roteiros de Charme: nomes dos empreendimentos e total de associados; classificação dos hotéis; distribuição por região; e cópia do Código de Ética e de Conduta Ambiental. Accor Hotels: evolução e histórico da rede desde sua fundação; expansão da rede ao longo dos anos; ações ambientais implementadas por país; número de países que adotam a Carta Ambiental; e cópia da Carta Ambiental em três idiomas (português, francês e inglês).

Grande Hotel São Pedro: evolução da demanda de hóspedes pelo hotel ao longo

dos últimos anos, resultados da ecoeficiência adotada e cópia da última certificação ISO 14001 obtida.

3.1.3.2 Entrevista

A entrevista não-estruturada foi composta de questões abertas relacionadas às características gerais das empresas e de seus respectivos projetos ambientais. O objetivo da entrevista foi permitir a flexibilidade necessária à natureza exploratória da pesquisa, ou seja, possibilitar a geração de novas idéias.

Participaram do estudo o responsável pela concepção e/ou manutenção do projeto ambiental de cada uma das três empresas que compõem os casos. Antes de cada entrevista, a pesquisadora enviou ao entrevistado as perguntas que seriam tratadas para que o mesmo pudesse se preparar ou levantar previamente as informações de que não dispunha. As entrevistas foram gravadas e, ao final, foi solicitado ao entrevistado a possibilidade de um novo contato para esclarecimentos ou questões adicionais que se fizeram necessárias.

O roteiro para as entrevistas foi elaborado com base no modelo de pesquisa e nas informações coletadas no levantamento bibliográfico. As perguntas do roteiro foram baseadas nas seguintes questões:

- Quando, como e por que surgiu a idéia de se adotar uma postura positiva em relação ao meio ambiente?

- Como se dá o monitoramento das estratégias ambientais? Existem metas a serem cumpridas?

- Como é feita a comunicação com os clientes?

- Quais os principais benefícios da adoção de práticas ambientais no setor hoteleiro?

- Quais as principais barreiras para a adoção de práticas ambientais no setor hoteleiro?

- Quando e com que freqüência ocorre o treinamento dos empregados para a questão ambiental?

- Como pode ser descrito o envolvimento da alta administração no processo de implantação e manutenção das práticas ambientais?

As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, seu conteúdo foi transcrito. As informações serviram como base para a elaboração dos relatórios individuais de cada caso.

3.1.3.3 Pesquisa Quantitativa

Para Mattar (1994), a pesquisa descritiva quantitativa tem as seguintes finalidades:

! estimar a proporção de elementos em uma população específica que possua um comportamento ou apresente determinadas características; e ! descobrir ou verificar a existência de relações entre variáveis.

Dessa forma, esse tipo de pesquisa irá contribuir para atender o objetivo geral, o qual é compreender de que maneira os hotéis no Brasil estão inserindo a variável ambiental nos negócios e identificar as principais práticas adotadas por estes empreendimentos.

Os sujeitos da pesquisa ou as pessoas que forneceram os dados foram os gerentes dos hotéis que compõem os casos, quais sejam, Accor Hotels, Associação dos Roteiros de Charme e hotéis certificados ISO 14001, com o objetivo de analisar melhor o comportamento de hotéis que possuem essa certificação.

O universo desta pesquisa foi constituído pelos hotéis que compõem os casos do estudo, sendo eles Accor Hotels, Associação dos Roteiros de Charme e Grande Hotel São Pedro. Os critérios de seleção desses hotéis foram: estarem localizados no Brasil e já terem implantado um programa ambiental.

Os elementos desta amostragem foram compostos por hotéis selecionados por meio de uma amostra não-probabilística por conveniência na qual o pesquisador seleciona os elementos a que tem acesso, admitindo que estes possam, de alguma forma, representar o universo.

Segunda Mattar (1994), as amostragens não-probabilísticas se justificam por diversas razões:

! Quando a população toda não estiver disponível para ser sorteada; ! Quando houver escassez de recursos financeiros, materiais e de tempo

para a realização da pesquisa; e

! Quando a obtenção de uma amostra que reflita precisamente a população não seja o propósito principal da pesquisa.

No caso específico deste trabalho, aplica-se a última justificativa, pois seu propósito não é refletir a população, mas sim estudar intensamente o universo escolhido.

O tamanho da amostra desta pesquisa foi de 174 hotéis, sendo 126 hotéis da Accor Hotels, 42 hotéis da Associação dos Roteiros de Charme e aos 6 hotéis certificados ISO 14001 no Brasil, que são: Grande Hotel São Pedro (que é um dos casos desta pesquisa); Tropical das Cataratas; Cia. Termas do Rio Quente; Juquehy Praia Hotel; Sossego do Major; e Costão do Santinho.

O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, Apêndice A, que, composto por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito aos respondentes, objetivando o conhecimento de opiniões sobre as práticas e resultados da gestão ambiental

As questões foram elaboradas com base na literatura existente e no conteúdo do Manual de Boas Práticas para Hotéis e das políticas ambientais dos hotéis objeto deste estudo. O roteiro procurou identificar as práticas ambientais adotadas pelos hotéis, segundo os temas: água, energia, resíduos sólidos e efluentes, produtos químicos, poluição atmosférica e sonora, fornecedores, funcionários e áreas verdes. As perguntas são de natureza fechada, ora de múltipla escolha, ora dicotômicas (sim e não), múltiplas escolhas ou com cinco alternativas, do tipo escala de Likert. Optou- se por enviar o questionário aos hotéis por e-mail, dada a praticidade e velocidade para envio e recebimento.

Um pré-teste foi realizado com 5 (cinco) hotéis, todos integrantes do público alvo, ou seja, elementos que pertencem à população pesquisada.

Segundo Babbie (1999) pré-testes se referem ao teste inicial de um ou mais aspectos do desenho do estudo. Dessa forma, o pré-teste pode garantir que o questionário esteja bem elaborado, sobretudo referente a: clareza e precisão dos

termos; forma de questões; desmembramento das questões; ordem das questões e introdução do questionário.

Após a aplicação do pré-teste e com a conseqüente contribuição dos respondentes, foram realizados os ajustes necessários no questionário para a realização da pesquisa propriamente dita.

Os dados obtidos com as respostas do questionário foram tabulados e analisados, com base no referencial teórico e nos objetivos da pesquisa, sendo que o tratamento utilizado para a análise dos dados foi do tipo estatístico descritivo. O programa Excel foi usado para que, com base nos dados, fossem criadas as tabelas, os quadros e os gráficos, que possibilitaram a análise e interpretação.