• Nenhum resultado encontrado

3. PERCURSO METODOLÓGICO

3.2 COLETA DE DADOS

3.2.2 Coleta de Dados Marco Teórico

Para embasar a pesquisa e contribuir com o marco teórico, foi construído portfólio por meio de pesquisa em base de dados, conforme ilustrado pelo Quadro 6.

Quadro 6 - Acompanhamento da busca em bases de dados

ACOMPANHAMENTO DE PESQUISAS

Objetivo: criar uma base de artigos referentes ao tema “Extensão Universitária e Curricularização”.

Base de dados Portal Capes – acesso às bases de dados na interface CAFE- UNISUL

ISI Web of Science da Thomson Reuters < www.webofknowledge.com >

SciELO – Scientific Electronic Library Online <www.scielo.org> Scopus <www.scopus.com>

Palavras-chave Extensão Universitária e Curricularização Primeiro Estágio Refinamento

Preliminar

Inserção das palavras–chave em forma de descritores ("extensão universitária" OR "extension university" OR "extensión universitária") AND ("curriculum" OR "curricularização" OR "curricularisation") acompanhados de operadores booleanos OU (OR) e (AND), nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Foram utilizadas aspas (“ “) para que os termos com este signo viessem juntos no resultado. A busca foi realizada com a escolha do campo “Tópico” ou “Tópic”, trazendo assim resultados pelos termos, palavras-chave e títulos dos artigos científicos.

Resultado do Primeiro

Estágio

Scielo Web of Science Scopus

TOTAL

167 30 3 200

Segundo Estágio Refinamento Avançado

Delimitação tipo de documento “artigo”; Delimitação temporal de “2014 a 2019”; Delimitação de artigos “citáveis”.

Resultado do Segundo Estágio

Scielo Web of Science Scopus TOTAL

65 11 2 79

Terceiro Estágio Refinamento Específico em Títulos

e Resumos

Leitura criteriosa dos títulos e resumos dos artigos delimitados no segundo estágio. No terceiro estágio foi possível elencar os artigos pertinentes à pesquisa, assim como retirar os títulos duplicados. Resultado do Terceiro

Estágio

Scielo Web of Science Scopus TOTAL

4 4 1 9

Fonte: Elaborado pela autora (2019), adaptado de Gerber et al. (2013).

A base de dados Web of Science, base esta que disponibiliza textos completos, referenciais com resumos e estatísticas, apresentou diante dos descritores e operadores booleanos OU (OR) e (AND) "extensão universitária" OR "extension university" OR "extensión universitária" AND "curriculum" OR "curricularização" OR "curricularisation", 5 (cinco) resultados originários de publicação brasileira. Foram utilizadas aspas (“ “) para que os termos com este signo viessem juntos no resultado, também foi aplicado filtro de limitação temporal para resgatar títulos publicados entre 2014 a 2019. No filtro “tipo de literatura” foi escolhido o modelo “artigo”, reduzindo o número de títulos para 3 (três), após a triagem apenas 1 (um) artigo foi salvo para efeito de aproveitamento na construção do marco teórico do estudo.

A pesquisadora fez outra busca na mesma base com apenas os descritores e operadores booleanos OU (OR) e E (AND), "extensão universitária" OR "extension university" OR "extensión universitária", desta forma o resultado passou para o número de 30 (trinta) artigos, aplicando a limitação temporal de 5 (cinco) anos restaram 24 (vinte e quatro) artigos, com aplicação do filtro “tipo de literatura” para modelo “artigo”, reduziu-se o número de títulos para 11 (onze). A origem destes 11 (onze) artigos são dos países Cuba, Argentina, Brasil, Costa Rica e Chile, sendo que Cuba é o país que mais publica sobre o assunto, resultando no rol de 6 artigos do total de 11 (onze) artigos da pesquisa final. Após a triagem de leitura dos artigos, 4 (quatro) foram selecionados.

A base de dados Scielo foi escolhida para compor o portfólio bibliográfico por ser uma fonte digital de livre acesso. Os descritores utilizados foram os mesmos inseridos na busca da base Web of Science, assim como os operadores booleanos. O resultado que a pesquisadora atingiu em um primeiro momento, sem aplicação de filtros de busca, foi de 167 (cento e sessenta e sete) resultados. Com a aplicação do filtro “ano de publicação”, foram delimitadas as aplicações de 2014 a 2019, chegando ao resultado de 70 (setenta) artigos. A delimitação de

artigos não citáveis excluiu um artigo, gerando o número de 69 (sessenta e nove) publicações. Foi delimitado o tipo de publicação para apenas “artigo”, resultando em 65 (sessenta e cinco) publicações. Destes 65 (sessenta e cinco artigos), a pesquisadora fez análise de cada um deles para verificação da pertinência em sua pesquisa, resultando após a triagem, em 4 artigos. Os países que apresentaram maior número de publicações foi a Argentina, seguida de Cuba, Brasil e Colômbia.

A terceira base de dados escolhida para construção da revisão sistemática da bibliografia foi a base Scopus, com a disponibilização de resumos e citações da produção científica. A base apresenta periódicos indexados, patentes e outros documentos de diversas áreas de conhecimento. Foram utilizados os mesmos descritores e operadores booleanos utilizados na primeira busca da base SciELO e Web of Science, assim como a aplicação de filtros utilizados na primeira base. Os resultados apresentaram 3 (três) artigos, sendo 1 (um) do Uruguai e dois artigos originários do Brasil. Após a triagem, 1(um) artigo foi selecionado, pois adequou-se mais propriamente ao tema da pesquisa e interesse da pesquisadora.

A pesquisadora também utilizou como protocolo de pesquisa, a verificação de teses e dissertações na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, onde foi pesquisado na base o título “Extensão Universitária”, considerando o período de 2014 a 2019. Resgatou- se o número de 44 (quarenta e quatro) produções, sendo 36 (trinta e seis) dissertações e 8 (oito) teses. Em uma nova pesquisa na mesma base, agregou-se na busca o descritor “curricularização da extensão”, atingindo desta forma o número de 1(uma) dissertação. Foi verificado também o portfólio de Teses e Dissertações do Repositório Institucional da Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL - RIUNI, onde foi encontrado, diante do descritor “extensão universitária”, 1 estudo da também servidora do IFSC, Juliana Pereira Michels. Nesta pesquisa é abordado o estudo de caso sobre o Programa de Extensão do IFSC intitulado “Mulheres SIM7”.

Para apoio à organização das referências bibliográficas, a pesquisadora utilizou o software gestor de referências Zotero, pois trata-se este de software livre, de código aberto e permite o gerenciamento livre dos dados referentes à pesquisa. Na organização foram gerenciadas pastas com diferentes títulos a fim de facilitar a elaboração do referencial teórico e

7 O Programa Mulheres SIM é um programa de extensão do IFSC vinculados à PROEX. O Programa Mulheres SIM busca a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda, ou seja, o empoderamento feminino. O programa é destinado a um público alvo: mulheres que possuem mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade.

a construção geral da pesquisa. A Figura 19 ilustra a tela da biblioteca construída pela pesquisadora.

Figura 19 - Biblioteca do gerenciador de referências utilizado na pesquisa

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

A biblioteca foi construída por artigos, livros, legislação e documentos em geral sobre o tema extensão. O gerenciamento de documentos orientou a escrita da pesquisadora quanto à procura de temas específicos do tema extensão universitária.