• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.2 Delimitações da pesquisa

3.2.2 Coleta dos dados

Para a operacionalização da pesquisa, foram coletados indicadores acerca das características de GC, dados socioambientais e características institucionais das empresas da amostra. Desse modo, a pesquisa teve como fonte dados secundários, obtidos através de análise documental de dois relatórios fundamentais: formulários de referência e relatórios de sustentabilidade.

O formulário de referência é um documento de divulgação obrigatória para as empresas listadas na BM&FBovespa desde o ano de 2010. Sua normatização foi instituída pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), através da Instrução CVM nº. 480, de 7 de dezembro de 2009. O inciso II do artigo 21 da Instrução descreve que o emissor (de ações) deve enviar informações periódicas por meio eletrônico, dentre os quais estão o formulário de referência. Já o § 1º do artigo 24 informa que sua periodicidade é anual, devendo ser disponibilizado em até cinco meses contados da data do encerramento do exercício social, conforme modelo disponível no Anexo 24 da mesma Instrução (CVM, 2009).

Sendo assim, por meio da análise do formulário de referência, foi possível coletar informações referentes ao tamanho do conselho de administração, proporção de conselheiros independentes, presença de comitê de auditoria, presença de comitê de sustentabilidade, empresa de auditoria independente, idade e setor de atuação, necessárias aos testes das hipóteses H1, H2, H3, H4, H5, H8 e H9.

Para a obtenção dos formulários de referência das companhias pertencentes a amostra, foi realizada busca ao site da BM&FBovespa, acessando o campo de empresas listadas. Pesquisando o nome da companhia, e acessando a aba de relatórios financeiros, tem- se acesso ao histórico dos formulários de referência. Assim, será possível realizar a consulta do último formulário ativo para o ano calendário de 2014, base desta pesquisa.

O segundo documento fundamental são os relatórios de sustentabilidade em sentido amplo, ou seja, tanto os relatórios exclusivos de informações socioambientais quanto os relatórios anuais que contenham informações socioambientais.

Os relatórios de sustentabilidade são de divulgação voluntária pelas empresas brasileiras. Consiste em um documento onde são disponibilizadas diversas informações acerca da atuação das empresas, e seus respectivos impactos ao meio ambiente e à sociedade. Existem diversos tipos de relatórios de sustentabilidade, construídos sob diversas inspirações. Para esta pesquisa, será utilizado o modelo da Global Reporting Iniciative (GRI).

No relatório GRI das empresas da amostra, foram coletados somente os dados acerca das dimensões social e ambiental, obedecendo à padronização de cada versão (G3, G3.1 e G4). De posse desses dados foi possível calcular o nível de disclosure socioambiental das companhias, necessário para testar as hipóteses H1 a H9.

O acesso aos relatórios de sustentabilidade das empresas foi feito através de suas páginas na internet. Foram coletados os relatórios com dados relativos ao ano de 2014, publicados no ano de 2015.

Em relação à presença das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, necessária ao teste da hipótese H6, foi consultada a carteira teórica 2013/2014, vigente de 06 de janeiro de 2014 a 02 de janeiro de 2015. Para obtenção dos dados, foi acessado o site da BM&Fbovespa, entrando logo em seguida no menu produtos, e em seguida na página de índices de sustentabilidade. Dentro da página do ISE, foi obtido o arquivo com o evolutivo das carteiras, que traz os dados de 2005 (primeira edição do índice) a 2016.

Para complementar os dados necessários às análises, foram consultados ainda outros documentos e informações. Em relação ao tamanho da empresa, adotou-se como proxy

o valor do ativo total, sendo informação necessária ao teste da hipótese H7. Para obtenção dos valores, foram consultadas as demonstrações financeiras padronizadas (DFP) no ano de 2015 (ano calendário 2014), acessando o campo de empresas listadas, disponíveis no site da BM&FBovespa. O Quadro 7 apresenta todos os indicadores a serem coletados, com as suas respectivas fontes de informação.

Quadro 7 - Indicadores e fontes de coleta

Categoria Indicador Fontes de coleta dos dados

Disclosure

socioambiental Informações sociais e ambientais Relatórios de sustentabilidade modelo GRI, no campo das evidenciações específicas (social e ambiental)

Estrutura de governança

Tamanho do conselho de

administração Formulário de Referência 2014, item 12 – Assembleia Geral e Administração, subitem 12.6 Número de conselheiros

independentes no conselho de administração

Formulário de Referência 2014, item 12 – Assembleia Geral e Administração, subitem 12.6

Presença de comitê de auditoria Formulário de Referência 2014, item 12 – Assembleia Geral e Administração, subitem 12.7 Presença de comitê de

sustentabilidade Formulário de Referência 2014, item 12 – Assembleia Geral e Administração, subitem 12.7 Empresa de auditoria independente Formulário de Referência 2014, item 2 independentes, subitem 2.1 – Auditores

Características institucionais

Presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

da BM&FBovespa

Carteira do ISE de 05/01/2015, disponível na página da

internet da BM&FBovespa

Tamanho da empresa (ativo total) Demonstrações financeiras padronizadas do exercício findo em 31/12/2014 Idade da empresa Formulário de Referência 2014, Dados cadastrais, aba Dados Gerais Setor de atividade da empresa Formulário de Referência 2014, Dados cadastrais, aba Setor Fonte: Elaborado pelo autor.

Cabe ressaltar que os documentos supracitados (à exceção da carteira teórica do ISE) são de emissão da própria companhia e disponível para todos os acionistas, potenciais investidores e demais stakeholders, trazendo validade e confiabilidade aos dados, uma vez que não há a possibilidade de interpretação alternativa das informações contidas.