• Nenhum resultado encontrado

1. CARACTERIZAÇÃO CONCEITUAL E METODOLÓGICA DA PESQUISA

1.2 Metodologia

1.2.2 Coletas de dados

A presente pesquisa pode ser classificada quanto aos seus objetivos como descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, uma vez que segundo Triviños (2013, p. 118) “toda pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa”.

A pesquisa descritiva, ainda de acordo com Triviños (2013, p. 110), almeja “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade”, podendo ainda constituir

12 “relações entre variáveis”. Assim, “por meio da precisão dos detalhes, ela fornecerá informações contextuais que poderão servir de base para pesquisas explicativas mais desenvolvidas” (DESLAURIERS e KÉRISIT, 2010, p. 130).

Desse modo, a fim de que seus objetivos fossem atendidos, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários aos Agricultores Familiares que recebem os serviços de ATER do INCAPER.Também foram realizadas entrevistas com os profissionais que prestam os serviços de ATER nos municípios escolhidos, buscando também identificar, como os agentes responsáveis por tais serviços se relacionam com as comunidades com as quais trabalham, quais potencialidades e dificuldades percebidas no desenvolvimento das atividades, para assim extrair informações acerca da relação entre o Capital Social existente nas comunidades e os serviços de ATER prestados pelo INCAPER. Esses questionários foram elaborados com base em um trabalho realizado por especialistas do Banco Mundial, e sua utilização teve como objetivo a obtenção de dados quantitativos sobre as várias dimensões do Capital Social nas comunidades.

O trabalho demandou uma pesquisa exploratória, na qual foi obtido o tamanho da população (N), referente aos agricultores envolvidos pelas ações do INCAPER na região, durante o ano de 2014. Essa fase exploratória envolveu um universo de 2.097 agricultores assistidos, nos dois municípios escolhidos para a realização da pesquisa, durante o referido ano. Em função do número de agricultores levantados e os limites de tempo e recursos para realização da pesquisa, optou-se por fazer uma amostragem aleatória, uma vez que de acordo com Richardson et al., (2009),

Em geral, resulta impossível obter informação de todos os indivíduos ou elementos que formam parte do grupo que se deseja estudar; seja porque o número de elementos é demasiado grande, os custos são muito elevados ou ainda porque o tempo pode atuar como agente de distorção. [...] Essas e outras razões obrigam muitas vezes a trabalhar com uma só parte dos elementos que compõe um grupo. (RICHARDSON et al., 2009, p. 157).

Para construção do processo amostral, os agricultores foram distribuídos por comunidade, levando em consideração o levantamento realizado pelo IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves) com base no Projeto Mapeamento de Comunidades Urbanas e Rurais do Espírito Santo (IJSN, 1991), a fim de se identificar o quantitativo de agricultores que compõe cada uma delas. Em razão do número de agricultores assistidos nos municípios escolhidos, tornou-se necessária a escolha de algumas comunidades nas quais se realizou a pesquisa.

13 Desse modo, foram escolhidas duas comunidades em cada município onde se utilizou dos seguintes critérios:

Em Nova Venécia, município com melhor IDHM da região pesquisada, optou-se por escolher duas comunidades consideradas mais desenvolvidas, a partir do ponto de vista da equipe técnica do Incaper, que atua no Escritório Local de Desenvolvimento Rural - ELDR do referido município. Assim, para concretização desta escolha, foi realizada uma reunião com a equipe técnica do ELDR, onde os técnicos puderam opinar, tendo como base para a escolha o aspecto organizacional das comunidades, de produção e renda das famílias. Nesse município foram selecionadas as comunidades de Água Limpa e São Luiz Gonzaga.

Por sua vez, em Água Doce do Norte, município com menor IDHM da região pesquisada, também foram escolhidas duas comunidades, consideradas as menos desenvolvidas, também do ponto de vista da equipe técnica do Incaper, que atua no ELDR do referido município e da secretaria municipal de agricultura, sendo selecionadas as comunidades de Córrego do Garfo e Santa Luzia do Azul.

Após a escolha das comunidades, seguiu-se para definição da amostra que foi calculada em bases probabilísticas, recomendado para populações finitas. Assim, levando-se em consideração a homogeneidade da população assistida pelo Incaper, nas comunidades pesquisadas, nos municípios de Água Doce do Norte e Nova Venécia, no ano de 2014, trabalhou-se com nível de confiança de 95% o que implicou em um α de 0,05 que, por sua vez aludiu em um Valor Crítico de Z α/2 de 1,645.

Nesse sentido a fórmula7 que permitiu o cômputo da amostra (n) para aplicação dos questionários com base na estimativa da proporção populacional, baseou-se nas seguintes variáveis:

n = Número de indivíduos na amostra N = Tamanho da população

Zα/2= Valor crítico que corresponde ao grau de confiança desejado.

p = Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria que estamos interessados em estudar.

q = Proporção populacional de indivíduos que NÃO pertence à categoria que estamos interessados em estudar (q = 1 – p).

E = Margem de erro ou erro máximo de estimativa. Identifica a diferença máxima entre a proporção amostral e a verdadeira proporção populacional (p).

7

14 ̂ ̂ )

̂ ̂ ) ) Assim, considerando-se que:

n = Número de indivíduos na amostra N =Tamanho da população

Zα/2= Valor crítico que corresponde ao grau de confiança desejado = 1,645.

p = Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria que estamos interessados em estudar = 0,5

q = Proporção populacional de indivíduos que NÃO pertence à categoria que estamos interessados em estudar (q = 1 – p) = 0,5

E = Margem de erro ou erro máximo de estimativa. Identifica a diferença máxima entre a proporção amostral e a verdadeira proporção populacional (p) = 0,05

Foi obtida uma amostra (n) da ordem de X famílias para cada comunidade nos dois municípios, conforme descrito no Quadro 3. Dessa forma, os resultados obtidos para cada comunidade estão apresentados no quadro a seguir, que mostra além do número de agricultores assistidos (N), a amostra (n).

Quadro 3. Número de agricultores assistidos e amostra da pesquisa para os municípios de Água Doce do Norte-ES e Nova Venécia-ES, 2015.

Municipio Comunidade Nº Agricultores Amostra

Água Doce do Norte Córrego do Garfo 44 27

Santa Luzia do Azul 52 30

Nova Venécia Água Limpa 53 30

São Luiz Gonzaga 47 28

Fonte: Elaborado pelo autor.

Após a realização da pesquisa de campo e codificação, digitação e tabulação dos questionários, para análise dos dados trabalhou-se com o software SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences), programa utilizado nas ciências sociais para análises estatísticas, de forma a facilitar a interpretação dos dados obtidos.

Foram também utilizados dados secundários, tendo como fonte as informações disponibilizadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, IBGE, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, Instituto Jones dos Santos Neves, acervo de bibliotecas nos respectivos municípios, bem como legislação pertinente à área de estudo.

15 CAPÍTULO II

Documentos relacionados