• Nenhum resultado encontrado

Com a Palavra: Vicente Adorno e Valdir Rodrigues

No documento O documentário Arquitetura da Unidade (páginas 30-34)

Esse capítulo traz o relato da entrevista realizada no dia 12 de março de 2011, entre 11h da manhã e 16h30, em São Paulo. Na ocasião, os dois principais responsáveis pelo documentário em análise foram entrevistados: o roteirista, editor e produtor, na época editor-chefe do jornalismo internacional da emissora, Vicente Adorno e o cinegrafista, Valdir Rodrigues.

Adorno explicou que todo documentário nasce a partir de uma ideia inicial proveniente do próprio jornalista ou proposta por alguém. Cabe ao supervisor ou diretor discuti-la com o responsável pelo departamento (no caso da TV) e verificar se ela é viável ou não. Resolvida essa fase inicial, começa então o planejamento do filme.

O projeto dos documentários “Os Seguidores da Glória”41 e “Arquitetura da Unidade” foram idealizados a partir de uma sugestão feita pela Assembleia Nacional dos Bahá‟ís do Brasil ao jornalista Vicente Adorno.

Para que a ideia não ficasse apenas no papel, o projeto precisava da autorização do então Presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça. Por acreditar que os dois documentários sobre a Fé Bahá‟í estavam de acordo com a linha editorial da emissora e dentro dos parâmetros de conteúdo e qualidade vigente, o projeto foi aprovado.

Segundo Vicente Adorno, a repercussão favorável, tanto pela TV Cultura como pela crítica do público, ao documentário anterior, “Os Seguidores da Glória”, abriu as portas para a chegada do “Arquitetura da Unidade”. Com o apoio recebido de Marcos Mendonça e Pedro Vieira, Adorno foi mais uma vez transferido oficialmente do departamento de Jornalismo para o Núcleo de Documentários da TV Cultura.

41

31

Após a fase inicial, o documentário “Arquitetura da Unidade” seguiu o cronograma estabelecido pelo roteirista com datas para as seguintes etapas: pesquisa de texto e imagem; pesquisa de material de arquivo; levantamento de entrevistas necessárias e escolha dos entrevistados; elaboração do pré-roteiro e agendamento de entrevistas; filmagens exteriores e em locações e gravação de entrevistas; elaboração do roteiro final; decupagem do material gravado; edição e montagem; sonorização e acabamento; e exibição.

“Em todo esse processo o supervisor está sempre que possível presente, porque ele requer a atenção constante de pelo menos uma pessoa responsável pela uniformidade da linguagem, da manutenção do conceito e do cumprimento de cada etapa”, destaca Adorno.

O livro “Tudo que é sólido se desmancha no ar”, do filósofo Marshall Berman foi fonte de inspiração. A partir dessa leitura, surge a pergunta inquietante para Adorno: Como as pessoas ocupam espaços? Para ele, o projeto do documentário era extraordinário nessa perspectiva, além de “falar sobre um aspecto muito interessante que é o da cultura bahá‟í que é essa, esse cuidado e esse refinamento com a construção dos templos. E, eu confesso para você que todos dos que eu vi até hoje me deixaram emocionados, porque mostram as coisas boas que um ser humano é capaz de fazer quando se dispõe a um esforço coletivo”.

Após estudar a história arquitetônica das civilizações, Adorno verifica que “todas as grandes civilizações de fato começavam com a construção de templos, até mesmo os imigrantes que foram dos Estados Unidos, eles construíam, uma igreja, uma escola, uma fundição, a vida deveria ser organizada em três núcleos: instrução, a fé e a indústria”.

Contudo, Adorno sempre se interessou pela maneira como as cidades são organizadas, como no passado as habitações eram precárias e foram evoluindo até a tendência dos arranha céus, a simbologia das construções “são uma espécie de linguagem, uma afirmação de cada povo”, diz. Por acreditar que a Fé Bahá‟í seja a

32

religião da modernidade, decidiu apresentá-la aos telespectadores justamente para mostrar o paralelo entre arquitetura e civilização.

O desafio de construir em vídeo esse paralelo entre arquitetura e civilização com um aspecto religioso aparentava ter um grau de dificuldade alto para o roteirista. No entanto, Adorno conta que, como a qualidade das entrevistas realizadas foi excelente, a dificuldade maior foi conseguir recursos para sair do País.

Outra dificuldade foi destacada pelo cinegrafista Valdir. Na Alemanha, a temperatura chegou a 30ºC negativos, e a câmera simplesmente parou de funcionar por ter sido congelada. “Você está querendo me gozar”, essa foi a reação imediata de Vicente para Valdir. Embora Valdir soubesse que durante a viagem enfrentaria temperaturas negativas, com bastante neve, não foi possível encontrar uma capa térmica de câmera antes da viagem.

A câmera que registrou a maioria das imagens da viagem possuía as seguintes características: Sony DSR-500, DVCAM, com fitas de duas horas de duração. Quando o cinegrafista Valdir era consumido pelo cansaço, optava por filmar com uma câmera menor, a Sony DSR-PD170 DVCAM.

Para Adorno, o fato da Fé Bahá‟í ter reconhecido e instituído a primeira organização não-governamental junto às Nações Unidas significa marcar uma posição firme. “A igualdade entre homem e mulher, entre etnias, religiões, sem distinção nenhuma, demonstra a abertura de mundo dos bahá‟ís”, afirma Adorno que também acredita que os estereótipos de toda ordem, devem ser banidos, afinal de contas, além das pessoas serem iguais, as necessidades são as mesmas.

“A função da TV pública é promover cultura, educação, valores, cidadania e discussões, ser um veículo de discussão eficaz desses temas”, explica Adorno. Para ele “até pouco tempo atrás, as emissoras públicas, no Brasil, bem ou mal, ainda estavam fazendo isso e ainda fazem, porém, cada vez menos”, o que ocasiona, em sua visão, a perda de qualidade na programação e um dano a própria identidade da

33

emissora pública. Por isso, acredita que o desafio deve ser de toda a sociedade e que os veículos de comunicação públicos devem ser um canal de escuta das demandas da população a fim de construir um País mais justo e igualitário.

34

No documento O documentário Arquitetura da Unidade (páginas 30-34)