• Nenhum resultado encontrado

Com base nos conhecimentos sobre o tema Geologia e

No documento Geo Mod I CPrep Gaba (páginas 38-51)

Geomorfologia do Brasil, considere as afirmativas abaixo:

O vulcanismo ocorreu, no Brasil, em épocas muito remotas, principalmente na Era Cenozoica, quando lavas vulcânicas cobriram extensas áreas das regiões de Poços de Caldas e Araxá, em Minas Gerais, e grande parte do planalto Arenito- Basáltico, em São Paulo e no Paraná.

O Brasil está totalmente contido na Plataforma Sul- Americana, cujo embasamento de evolução geológica é muito complexo, remontando à era Arqueana. Teve a sua consolidação completada entre o período Proterozoico Superior e o início do período Paleozoico com o encerramento no ciclo Brasiliano.

De acordo com a hipsometria do relevo do Brasil, é possível classificá-lo como de altitudes modestas, visto que suas principais estruturas datam da Era Pré-Cambriana. Trata-se de estruturas muito antigas, submetidas a intensa ação dos agentes exógenos por um tempo muito longo (considerando a escala do tempo geológico).

No Brasil, a maioria das depressões possuem altitudes positivas, estão acima do nível do mar. Por isso, são chamadas de relativas. Ocupam grandes partes do território e se dividem em três tipos: marginais, interplanálticas e periféricas.

As bacias sedimentares ocupam cerca de 64% da área total do território brasileiro. São divididas em grandes e pequenas bacias, denominadas ferenozoicas, porque se formaram nas eras Hadeana, Arqueana e Proterozoica.

F

V

V

V

como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

(TOMINAGA, L.K. “Escorregamentos”. In.: Desastres naturais: conhecer e prevenir. Cap. 9, p. 27-38. Org.: TOMINAGA, L.K.; SANTORO, J. AMARAL, R. Instituto Geológico, São Paulo, 2009).

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

I. Os escorregamentos consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

II. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos assumem frequentemente proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

III. É necessário que o ser humano deixe de devastar as florestas, impermeabilizar os solos e contaminar os rios para que não mais ocorram os escorregamentos.

IV. A origem vulcânica do relevo brasileiro gerou um conjunto de serras propícias para os escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras.

a) III e IV, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II, III e IV.

Os compartimentos de relevo destacados no perfil (A — A’) com as letras A, B e C indicam, respectivamente,

a) a Planície e o Pantanal Mato-grossense — o Planalto e a Chapada dos Parecis — a Depressão do Tocantins.

b) a Depressão da Amazônia Ocidental a Depressão Cuiabana — a Planície do Rio Araguaia.

c) a Depressão do Araguaia — o Planalto e as Serras de Goiás/Minas — as Planícies Litorâneas.

d) a Depressão Sertaneja — o Planalto da Borborema — as Planícies e os Tabuleiros Costeiros.

e) os Planaltos e a Chapada dos Parecis — a Depressão Periférica — a Depressão do Miranda.

Disponível em: <http://dc397.4shared.com/doc/FII3kDmr/preview.html>. Acesso em: 07 setembro de 2013.

Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré- Cambriana.

II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab ´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.

IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.

V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões. As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas a) I e III.

b) II e III. c) III e IV. d) Apenas III. e) Apenas V.

3.10 (UDESC) O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos. II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.

III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. d) Somente a afirmativa V é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

3.11 (FUVEST) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais

antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.

b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.

c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.

d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.

e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

3.12 (UECE) Quando o escoamento fluvial adquire maior velocidade

em face ao aumento do declive do perfil longitudinal do rio, pode-se afirmar corretamente que

a) o rio vai acumular sedimentos por perda de energia. b) haverá maior escavamento do vale por erosão.

c) o leito fluvial será alargado em face do aumento de sedimentação. d) as planícies fluviais serão progressivamente alargadas.

3.13 (UEL) O relevo corresponde ao conjunto de formas

apresentadas na superfície terrestre. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. Em 1985, o professor Jurandyr Ross elaborou uma classificação do relevo brasileiro com base em três fatores geomorfológicos: 1. morfoestrutura – origem geológica; 2. paleoclima – ação de antigos agentes climáticos; 3. morfoclima – influência dos atuais agentes climáticos. Essa classificação associa o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo.

Com base nesta associação, o professor Ross identificou três tipos de relevo.

a) Indique cada tipo de relevo e descreva suas características.

Planaltos: porções residuais salientes do relevo, que oferecem resistência ao processo erosivo.

Planícies: superfícies essencialmente planas nas quais os processos de sedimentação superam os de erosão.

Depressões: áreas rebaixadas por erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre estas e os maciços cristalinos.

b) De que forma essas características influenciam a vida nas cidades? O relevo influencia a vida nas cidades, pois se estas estão em fundos de vale, por exemplo, correm o risco de inundações; se estão em declives, desmoronamentos. Deve-se ter uma gestão municipal levando em conta a dinâmica do relevo.

Fonte: Guia do Estudante: geografia. São Paulo: Abril, 2009. A sequência CORRETA é a) 3, 1 e 2. b) 2, 1 e 3. c) 3, 2 e 1. d) 2, 3 e 1.

e) 2, 2 e 1.

3.15 (UEP) Os processos geomorfológicos internos ou exógenos

deixam sempre impressas de sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância Geologia etc, volta-se à análise de ambiena fotografia reproduzida a seguir e assinale, com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada em primeiro plano.

a) Erosão eólica. b) Erosão glacial.

c) Tectonismo ruptural. d) Neotectonismo plástico. e) Sedimentação fluvial.

4. SOLOS

4.01 (UFPE) Observe a figura que segue:

4.02 (UNIMONTES) Sobre os tipos de solos e suas características,

assinale a alternativa incorreta.

a) Os solos aluviais formam-se por acúmulo de sedimentos e partículas, transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos.

b) O solo muito arenoso apresenta alto teor de matéria orgânica e grande capacidade de retenção de água, sendo, assim, muito fértil.

c) Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica.

d) O processo de formação do solo, a partir de uma rocha matriz, é um processo lento e depende da ação de elementos naturais como o clima.

e) A espessura do solo determina a capacidade de fixação de raízes e de absorção de nutrientes.

4.03 (URCA) Analise os dois perfis de solo a seguir.

No que se refere às características dos horizontes do solo, é incorreto afirmar:

(A)O horizonte R corresponde à rocha matriz, ainda inalterada.

(B)O horizonte C é composto por material proveniente da rocha matriz.

(C)O horizonte B caracteriza-se pela concentração de material lixiviado e transportado do horizonte A.

(D) O horizonte A apresenta maior quantidade de rocha decomposta, bem como maior permeabilidade.

(E) O horizonte R corresponde à rocha matriz, já bastante alterada por ação erosiva natural.

(ADAS, Melhem e ADAS, Sergio. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna. 2004.)

Identifique qual das assertivas traz informações corretas sobre os perfis de solo.

a) O perfil II é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo físico é limitada, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo. b) O perfil I é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo químico é limitada, o que faz com que o intemperismo físico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é pouco profundo e se apoia diretamente sobre a rocha-mãe.

c) O perfil I é típico das terras baixas amazônicas. Devido a abundância de chuvas, a ação do intemperismo químico é muito intensa, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é muito profundo e se apoia diretamente sobre rochas calcárias.

chuvas, a ação do intemperismo biológico é limitada, o que faz com que o mesmo seja ácido, pedregoso e salino.

4.04 (UFAL)

A imagem mostra um dos maiores problemas da atualidade, a perda de solo devido à ocupação irregular ou o mau aproveitamento da terra. O processo de destruição do solo mostrado na figura, uma vez iniciado, não tem retorno, há medidas para conter seu avanço, mas não há garantias de recuperação da fertilidade perdida. Esses buracos são chamados de a) deslizamento. b) voçoroca. c) afundamento. d) assoreamento. e) lixiviação.

4.05 (UNICAMP) Solo é a camada superior da superfície terrestre,

onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:

Disponível em:

http://www.botanic.com.br. Acesso em: 08/12/2013

a) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.

b) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.

c) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos da rocha não alterada.

d) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.

safra.

b) diminui a longo e médio prazo os gastos com recuperação de solo.

c) garante, ao agricultor, maior lucratividade em curtíssimo prazo. d) aumenta a lucratividade do produtor por conta da qualidade do produto.

4.07 (UNIMONTES) Sobre os tipos de solos e suas características,

assinale a alternativa incorreta.

a) Os solos aluviais formam-se por acúmulo de sedimentos e

partículas, transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos.

b) O solo muito arenoso apresenta alto teor de matéria orgânica e grande capacidade de retenção de água, sendo, assim, muito fértil.

c) Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica.

d) O processo de formação do solo, a partir de uma rocha matriz, é um processo lento e depende da ação de elementos naturais como o clima.

No documento Geo Mod I CPrep Gaba (páginas 38-51)

Documentos relacionados