• Nenhum resultado encontrado

COMANDOS DE ENTRADA E SAÍDA

No documento Programação para leigos com Raspberry Pi (páginas 129-136)

Os comandos de entrada e saída são os mais básicos e essenciais comandos para um programa de computador, pois o objetivo dos programas é: receber uma entrada de dados, processá-la e mostrar o resultado desse processamento (saída).

Os comandos de entrada recebem e tratam os dados que são passados ao programa pelo usuário. Os dados de entrada podem ser: as teclas que o usuário digita, movimentos ou cliques do mouse, dados lidos de um arquivo ou de um banco de dados, informações recebidas por um scanner etc. Nos nossos exemplos trabalharemos com entradas no teclado.

Os comandos de saída apresentam informações para o usuário. Essas podem ser: informações na tela do computador, dados gravados em um arquivo, páginas impressas etc. No nosso caso, as saídas das informações serão na tela do computador.

O comando utilizado para mostrar uma saída de dados na tela é o print. Quando o programa quer mostrar algo para o usuário, ele faz através desse comando. Por exemplo, a saudação Seja Bem-Vindo ao Programa, para que nosso programa a escreva na tela, utilizamos o print:

Exemplo 1 – Comando print

1 print("Seja Bem-Vindo ao Programa")

A estrutura desse programa é bem simples: primeiro temos a palavra print, depois abrimos parênteses e depois aspas. Tudo que está entre as aspas aparecerá na tela. Não podemos nos esquecer de fechar as aspas e os parênteses, lembrando que o primeiro a abrir (no caso os parênteses) é o último a fechar. Tudo o que for colocado dentro dos parênteses pertence ao comando print.

Para receber as entradas do teclado utilizamos o comando input. Esse comando captura o que o usuário digitou no teclado. Porém, somente ler (capturar) o que o usuário digita não é suficiente, pois, quando lemos o que o usuário digita, queremos guardar aquela informação para utilizá-la no programa.

Para guardar as informarções usamos variáveis. Como o próprio nome diz, variável é algo cujo valor pode variar. Toda variável tem um nome e um valor. Por exemplo, variável de nome x, tem o valor 5, variável y tem o valor 1.5, variável nome tem o valor José.

O nome das variáveis é o programador que define, sendo possível qualquer nome diferente dos comandos Python. Por exemplo, você não poderá dar o nome de print para uma variável, senão o computador achará que você está inserindo um comando de saída.

Em nosso comando de entrada precisaremos de uma variável para receber o que o usuário digitar no teclado.

é um comando de saída, para especificar o que o programa quer que o usuário digite. Se quiser que o usuário digite seu nome, é bom antes exibir uma mensagem para perguntar “Qual é o seu nome?”. Por exemplo:

Exemplo 2 – Comando input

1 print("Qual é o seu nome?")

2 seunome = input()

Nesse exemplo temos um comando de saída e, logo após, um comando de entrada. Já vimos a estrutura do comando de saída, agora será explicada a estrutura do comando de entrada (input).

Antes do comando de entrada temos uma variável de nome seunome. O valor dela será o que o usuário digitar no teclado: se ele digitar Pedro, a variável passará a ter o valor Pedro. Logo após há um sinal =. Normalmente aprendemos que esse sinal é o igual, mas em Python e em várias outras linguagens de programação lemos esse sinal como recebe. Assim, nesse exemplo, a variável seunome recebe o que o usuário digitar. Logo após vem o comando input, que tem a função de ler o que é digitado no teclado. Quando o usuário pressiona a tecla ENTER, a leitura do teclado é interrompida e tudo o que foi digitado passa para a variável seunome.

Há também uma outra forma de escrever esse comando: exibindo uma mensagem dentro dos parênteses. Assim, evita-se o uso do print:

Exemplo 3 – Usando input para escrever e ler dados 1 seunome = input("Qual é o seu nome?")

Esse código faz a mesma coisa que o anterior. A diferença é que o input desta vez irá apresentar também uma mensagem na tela, antes que o usuário digite. É muito útil usar o input desta forma, pois agiliza a escrita do código e o deixa menor e mais simples.

Com esses conhecimentos já é possível escrever um pequeno código de cadastro, onde serão mais bem detalhadas as funções acima descritas. O primeiro programa é o seguinte:

Programa 1 – Cadastro de Clientes

1. print("Cadastro de Cliente! ")

2. nome = input("Digite o nome do cliente: ")

3. telefone = input("Digite o telefone de contato: ")

4. cpf = input("Digite o CPF: ")

5. endereco= input("Digite o endereco: ") 6. bairro = input("Digite o bairro: ") 7. cidade= input("Digite a cidade: ") 8. estado= input("Digite o estado onde

mora: ")

9. profissao= input("Digite a profissao: ")

10. print ("\nCliente: "+nome+"\nTelefone: "+telefone+"\nCPF: "+cpf+"\nEndereço:" 11. +endereco+"\nBairro: "+bairro+"\nCidade: "+cidade+"\nEstado:" 12. +estado+"\nProfissão: "+profissao)

O código acima pergunta os dados de um cliente, guarda os valores digitados em variáveis e ao final exibe todos os dados digitados. Para facilitar a localização, o código acima foi todo numerado, os números colocados à esquerda das linhas, porém esses não fazem parte do código. O código funciona da seguinte maneira:

A linha 1 informa do que trata o programa: o comando print irá escrever “Cadastro de Cliente” na primeira linha da tela.

Logo após é escrita outra linha na tela: Digite o nome do cliente:. Essa frase é escrita pelo comando input (linha 2), que aguarda o usuário digitar algo. Quando o usuário digita alguma coisa e pressiona a tecla ENTER, esse comando transfere tudo que foi lido do teclado (ou seja, as teclas que o usuário digitou) para a variável nome. Assim, o conteúdo dessa variável passa a ser o que o usuário digitou. Após isso, toda vez que se desejar saber o que o usuário digitou, basta buscar na variável nome. É feito o mesmo processo para telefone, CPF, endereço, bairro, cidade, estado, profissão (linhas 3 a 9).

As linhas 10, 11 e 12 fazem com que o programa mostre tudo o que foi digitado até o momento, com o comando print.

As três linhas acima são na verdade um comando só; foi quebrado em três linhas porque é muito grande. É importante lembrar que tudo que está entre os parênteses pertence ao comando print.

Para começar, o comando escreve Cliente: na tela. Porém, note que no exemplo acima vem escrito “\nCliente: ”; os caracteres \n não aparecerão na tela, pois fazem parte da sintaxe do print: servem para instruir o programa a pular uma linha na tela. No Python, a cada vez que você usa um comando print a mensagem na tela é exibida na próxima linha. Como utilizamos apenas um comando, o programa iria escrever tudo em uma única linha. Entretanto, como queremos todos os dados de forma organizada, uma linha abaixo da outra, e com apenas um comando, utilizamos o \n; com isso será saltada uma linha antes da exibição de cada linha. Observe também que, para escrever Cliente: , colocamos tudo entre aspas, escrevendo “\nCliente: ”, inclusive o espaço em branco, pois trata-se de um texto que queremos que seja escrito exatamente dessa forma.

No comando, após “\nCliente: ”, há um sinal +. Esse sinal, nesse contexto, não tem nenhuma ligação com a operação matemática soma, já que nesse exemplo trabalhamos com caracteres, que não podem ser somados. O sinal + aqui significa apenas que, depois de Cliente:, haverá mais caracteres a serem escritos pelo mesmo comando print. Nesse caso, o sinal + poderia ser substituído por uma vírgula, tendo o mesmo efeito.

Assim o programa escreverá Cliente: e mais alguma coisa. Esse “mais alguma coisa” que vem após o sinal + é a variável nome. Note que nome não é escrito entre aspas,

porque o objetivo não é exibir a palavra “nome”, mas sim o conteúdo da variável nome. Como o que o usuário digitou ficou armazenado na variável nome, o comando print, ao exibir o valor da mesma, mostrará exatamente o que foi digitado anteriormente. Por exemplo, se o usuário digitou Pedro, esta primeira linha aparecerá assim: Cliente: Pedro.

Após nome há outro sinal de mais, significando que há mais coisa a escrever na tela. O programa pula uma linha por causa do \n e escreve Telefone: e logo à frente põe o conteúdo da variável telefone. É feito o mesmo processo para CPF, endereço, bairro, cidade, estado e profissão. A saída dos dados dependerá do que o usuário digitar, mas a aparência ficará como mostra a Figura 94:

No documento Programação para leigos com Raspberry Pi (páginas 129-136)