• Nenhum resultado encontrado

Combinando Fibs com Velas

No documento Apostila completa-FOREX - LEVER.pdf (páginas 75-151)

3- Fibonacci

3.6 Combinando Fibs com Velas

Se você estiver prestando atenção na aula, você já sabe que pode combinar a ferramenta Fib com níveis de suporte e resistência e com linhas de tendência para criar uma incrível estratégia de negociação, e simples.

Mas nós ainda não terminamos! Nesta lição, vamos lhe ensinar como combinar a ferramenta Fibonacci com o seu conhecimento de padrões de velas aprendidos no Fundamental 2.

Ao combinar a ferramenta de Fibonacci com padrões de velas, nós estaremos a uma exaustiva procura por velas. Se você puder sabem quando a pressão de compra ou de venda está esgotada, isso pode lhe dar um indício de quando o preço continuará tendendo.

Nós do Babypips gostamos de chamá-las de "Velas Fibonacci", ou "Velas Fib". Vamos dar uma olhada em um exemplo para tornar isso mais claro.

Abaixo está um gráfico de 1 hora de EUR/USD.

O par parece ter tido uma tendência de baixa na semana passada, mas o movimento parece ter parado um pouco. Haverá chance de entrar nessa tendência? Você sabe o que isso significa. É hora de tomar a ferramenta Fibonacci e começar a trabalhar!

Como você viu no gráfico, definimos o nosso movimento de alta de 1,3364 em 5 de março, com Swing Low em 1,2523 em 7 de março.

Como é sexta-feira, você decidiu simplesmente relaxar, sair, e decidir que você só entrará novamente depois do fim de semana. Uau! Com o tempo você abriu seus gráficos e viu que o EUR/USD subiu um pouco em relação ao preço de fechamento na sexta-feira.

Embora o nível Fib de 50% ter sido detido por um tempo, os compradores finalmente tornaram o par mais alto. Você decide esperar e ver se o nível Fib de 61,8% é alcançado. Afinal, a última vela era muito alta! Quem sabe, o preço pode continuar subindo!

Bem, você vai olhar para aquilo? Um doji de pernas longas coincidiu com o nível Fib em 61,8%. Se você prestou atenção no Fundamental 2, sabe que esta é uma "vela exaustiva". Será que a pressão de compra morreu? A resistência está neste nível Fib? É possível. Outros traders estão provavelmente de olho nesse nível Fib também. É hora de queda? Você nunca pode saber com absoluta certeza (esta é a importância do gerenciamento de risco), mas a probabilidade de reversão parece ser muito grande.

Se você tivesse operado após aparecer o doji, você poderia ter feito um bom lucro. Após o doji, o preço para um pouco antes de despencar. Dê uma olhada em todas aquelas velas vermelhas!

Parece que os compradores estavam muito cansados, o que permitiu aos vendedores voltarem a assumir o controle. Eventualmente, o preço passou todo o caminho de volta para a Swing Low. Esse foi um movimento de cerca de 500 pips! Este poderia ser seu comércio do ano!

Procurar por "Velas Fib" pode ser muito útil, já que podem sinalizar se um nível Fib vai ser atingido.

Se parece que o preço está em queda em um nível Fib, as chances são de que outros operadores possam ter colocado algumas ordens nesses níveis. Isto serve como uma confirmação maior de que de fato há alguma resistência ou apoio a este preço.

Outra coisa legal sobre Velas Fib é que você não precisa colocar lordens de imites nos níveis Fib. Você pode ter algumas preocupações se o suporte ou resistência serão acertados, uma vez que estamos olhando para uma "zona" e não necessariamente a níveis específicos.

Aqui é onde você pode usar seu conhecimento de formações de velas. Você poderia esperar que uma Vela Fib se formasse imediatamente abaixo ou acima de um nível Fib para lhe dar mais uma confirmação sobre onde você deveria por uma ordem. Se uma Vela Fib se forma, você pode simplesmente entrar em uma negociação ao preço de mercado uma vez que você tem agora mais uma confirmação de que o nível poderia estar segurando.

3.7 - Extensões Fibonacci

A próxima utilização de Fibonacci será usá-lo para encontrar alvos.

Tenha sempre em mente "Zumbilândia regras de sobrevivência # 22" - Quando em dúvida, saiba qual o caminho para sair! Vamos começar com um exemplo de uma tendência de alta.

Em uma tendência de alta, a ideia geral é a de ter lucros em um comércio longo no Nível Fibonacci de Extensão de preço. Você determina os níveis de extensão Fibonacci usando três cliques no mouse.

Primeiro clique em um significativo Swing Low, em seguida, arraste o cursor e clique sobre o mais recente movimento de alta. Finalmente, arraste os cursos para baixo e clique em qualquer nível de retração.

Isto irá mostrar a cada um dos Níveis de Extensão de Preços mostrando o rateio (proporção) e os níveis de preços correspondentes. Legal, hein?

Vamos voltar ao exemplo com o gráfico de USD/CHF que mostramos na aula anterior.

O nível Fib de 50% aparece fortemente como suporte e, após três provas, a dupla finalmente retomou a sua

tendência de alta. No quadro acima, você pode até ver o aumento dos preços acima do movimento anterior de alta. Vamos analisar com a ferramenta Fibonacci de extensão para ver onde teria sido um bom lugar para obter algum lucro.

* O preço subiu até o nível de 61,8%, e alinhou com a última Swing High. * Então o nível abaixou para 38,2% onde encontrou apoio.

* O preço em seguida encontrou resistência ao nível de 100%.

* Um par de dias depois, o preço subiu mais uma vez antes de encontrar resistência no nível de 161,8%.

Como você pode ver no exemplo, a 61,8%, 100% e 161,8% de todos os níveis teria sido bons lugares para se tirar algum lucro.

Agora, vamos dar uma olhada em um exemplo de uso de níveis de extensão de Fibonacci em uma tendência de baixa.

Em uma tendência de baixa, a ideia geral é a de ter lucros de uma pequena transação pela extensão Fibonacci, pois o mercado muitas vezes encontra apoio nestes níveis.

Vamos dar mais uma olhada naquela tendência de baixa no valor de um gráfico EUR/USD de uma hora que você viu na sessão de Velas Fib.

Aqui nós vimos um Doji apenas abaixo do nível Fib de 61,8%. Então o preço reverteu, e os vendedores saltaram de volta, e trouxeram os preços de volt para baixo em direção à Swing Low.

Vamos utilizar a ferramenta de extensão Fib para ver onde teria sido alguns bons lugares para se ter lucros se tivéssemos feito comércio em 61,8% de nível de retração.

Eis o que ocorreu depois que o preço reverteu a partir do nível de retração Fibonacci: * O preço encontra apoio ao nível de 38,2%.

* O nível de 61,8% também se tornou uma área de interesse, antes do preço abatido para testar o Swing Low. * Se você olhar em frente vai descobrir que o nível de ampliação de 100% também atuou como suporte. Nós poderíamos ter tirado os lucros nos níveis 38,2%, 50% ou 61,8%. Todos estes níveis atuaram como apoio, possivelmente porque outros comerciantes estão olhando para fora destes níveis para tomada de lucro também. Os exemplos ilustram que o preço encontra pelo menos alguns suportes e resistência temporários nos níveis de extensão Fibonacci - não sempre, mas com frequência suficiente para ajustar corretamente a sua posição para ter lucros e gerenciar seu risco.

É claro que existem alguns problemas a lidar aqui.

Em primeiro lugar, não há maneira de saber qual nível exato de extensão Fibonacce irá fornecer resistência.

Qualquer um destes níveis possa ou não atuar como suporte ou resistência. Qualquer um destes níveis possa ou não atuar como suporte ou resistência.

Outro problema é determinar qual Swing Low para iniciar a criação dos níveis de extensão do Fibonacci.

Uma maneira é a partir dos últimos Swing Low, como fizemos nos exemplos; outra é a partir do último Swing Low a partir das últimas 30 barras. Novamente, o ponto é que não há uma maneira certa de fazê-lo, mas com muita prática, você vai tomar melhores decisões de escolher pontos de Swing.

Você terá que usar seu próprio raciocínio no uso da ferramenta de extensão de Fibonacci. Terá que julgar por quanto tempo a tendência vai continuar. Mais tarde vamos ensinar-lhe os métodos para ajudar a determinar a força de uma tendência.

Por enquanto, vamos passar para o stop loss.

3.8 - Juntando Stops com Fibs

Provavelmente tão importante quanto saber onde entrar ou onde tirar lucros é saber onde colocar o stop loss. Você não pode simplesmente entrar em uma negociação baseada em níveis Fib sem ter a menor ideia de por onde sair. Sua conta só vai ficar em chamas e você sempre culpará o Fibonacci, amaldiçoando seu nome em italiano. Nesta lição, você vai saber algumas técnicas para definir o seu stop quando você decidir usá-los em níveis Fib de confiança. O diremos maneiras simples para definir o seu stop e as razões por trás de cada método.

Se você estava planejando entrar no nível Fib de 38,2%, então você deve colocar seu stop para além do nível de 50%. Se você pensa que o nível 50% poderia servir então você deve colocar seu stop passado o nível 61,8% e assim por diante.

Se você tivesse começado em 50,0%, poderia colocar a ordem stop loss após o nível Fib de 61,8%.

O raciocínio subjacente a este método de configuração de stops é quando você acredita que um nível de 50% poderia ser um ponto de resistência. Portanto, se o preço subir para além deste ponto, sua ideia de comércio seria invalidada.

O problema com este método de fixação de stop é que ele é totalmente dependente de que você tenha uma entrada perfeita.

Definir um stop apenas após o próximo nível de retração do Fibonacci presume que você esteja realmente confiante de que a área de suporte ou resistência irá ser nestes pontos. E, como ressaltado anteriormente, ferramentas de desenho não é uma ciência exata.

O mercado pode disparar para cima, tocar em seu stop e eventualmente ir a sua direção. Isso geralmente como ir a um canto e bater a cabeça na parede.

Nós estamos apenas alertando que isso poderia acontecer às vezes. Poderia ser melhor se você usar este tipo de método de stop para uma comercialização de curto prazo, intradias.

Agora, se você quiser se sentir um pouco mais seguro, outra maneira de definir o seu stop seria colocá-lo após o recente movimento de Swing High ou de Swing Low.

Esse tipo de stop loss daria à sua operação mais espaço para respirar e daria-lhe uma chance melhor para que o mercado se movesse a favor de sua operação.

Se o preço de mercado viesse a superar o Swing High ou o Swing Low, isso pode indicar que uma reversão da tendência já está em vigor. Isto significa que sua ideia de operação ou instação já é invalidade e que é muito tarde para saltar dentro.

Monitorar maiores stop loss provavelmente seria melhor para um termo longo, para operações com Swings e você poderia também incorporar isto em um método de "escala", que será aprendido mais adiante neste curso.

Claro, com um maior stop, você também tem que se lembrar de ajustar a sua posição e tamanho em conformidade. Se você tende a operar o mesmo tamanho de uma posição, poderá incorrer em grandes perdas, especialmente se você entrar em um dos níveis anteriores Fib.

Isso também pode levar a algumas desfavoráveis proporções de resgate-de-risco, como você pode ter um amplo stop que é desproporcional ao seu resgate potencial.

Então, qual é o melhor caminho?

A verdade é que, assim como combinar retração Fibonacci com o suporte e a resistência, linhas de tendência e velas para encontrar uma entrada melhor, seriam melhor usar o seu conhecimento dessas ferramentas para analisar o ambiente atual e ajudá-lo a escolher um bom ponto de stop loss.

Tanto quanto possível, você não deve depender exclusivamente dos níveis Fib como pontos de suporte e resistência como base de colocação de stop loss.

Lembre-se, a colocação de stop loss não é uma coisa certa, mas se você puder inclinar as probabilidades ao seu favor através de combinação de várias ferramentas, poderia ajudar a dar-lhe um melhor ponto de saída, mais espaço para o seu comércio respirar e, possivelmente melhor proporção de resgate-de-risco de operação.

3.9 - Resumo: Fibonacci

Resumo: Fibonacci

Os níveis de retração Fibonacci para se mantiver a atenção são 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 76,4%. Os que parecem ser mais absolutos são os níveis 38,2%, 50% e 61,8%. Estes são normalmente incluídos na configuração padrão de qulquer software de retração de Fibonacci.

Se o seu software de operações não tem uma ferramenta Fib, não se preocupe - nós temos uma calculadora Fib que fará o trabalho para você!

Os traders utilizam os níveis de retração de Fibonacci como potenciais suportes e resistência. Uma vez que muitos traders assistem a este mesmo nível e colocam ordens de entre trade ou place stops, os níveis de suporte e resistência podem se tornar uma profecia autorrealizável.

Os principais níveis de extensão Fibonacci são 38,2%, 50%, 61,8%, 100%, 138,2% e 161,8%.

Operadores utilizam os níveis de extensão de Fibonacci como potenciais áreas de apoio e resistência para definir metas de lucro. Mais uma vez, desde que muitos traders estão assistindo esses níveis e colocando ordens de compra e venda para realizar lucros, esta ferramenta tende a funcionar devido às expectativas de auto realização.

Para identificar um nível Fibonacci aos seus gráficos, você precisa identificar seu movimento de alta e pontos de Swing Low e Swing High.

4 Médias Móveis

4.1 - Médias Móveis

Uma média móvel é simplesmente uma forma de suavizar a ação do preço ao longo do tempo. Por "média móvel", queremos dizer que você está tomando o preço médio de fechamento de um par de moedas para os últimos "X" períodos. Em seu gráfico, seria algo parecido com isto:

Como todos indicadores, o indicador de média móvel é usado para nos ajudar a prever preços futuros. Ao olhar para a inclinação, você pode determinar melhor a direção potencial dos preços de mercado.

Como dissemos, médias móveis suavizam a ação do preço.

Existem diferentes tipos de médias e cada uma delas tem seu nível de suavidade.

Geralmente, quanto mais suave à média móvel, mais lento será reagir ao movimento do preço.

Quanto mais rígida é a média móvel, mais rápida é a reação ao movimento do preço. Para tornar uma média móvel mais suave, você deve obter a média dos preços de fechamento num período mais longo de tempo.

Agora você deve estar pensando: "Certo, estou entendendo, mas como usar isso em operações forex?" Nesta seção, primeiro precisamos explicar-lhe os dois principais tipos de médias móveis:

1. Simples 2. Exponencial

Também vamos ensinar-lhe como calculá-los e dar os prós e contras de cada um. Assim como em cada outra lição da Escola de Pipsologia do Babypips, você precisa saber o básico primeiro!

Quando você souber furar o bloqueio como o jogador argentino Lionel Messi, nós iremos ensinar-lhe as diferentes formas de utilização de médias móveis e como incorporá-las em sua estratégia de negociação.

Ao final desta lição você estará tão bom quanto Messi! Você está pronto?

Se estiver, diga-nos "Sim" e continue. Se não, volte e releia a introdução.

Se está realmente pronto, vá para a próxima página.

4.2 - Médias Móveis Simples

A média simples é o tipo mais simples de média móvel (duh!).

Basicamente, uma média móvel simples é calculada somando-se os preços dos últimos "X" períodos de encerramento e em seguida, dividir esse número por X.

Confuso?

Não se preocupe, nós deixaremos bem claro.

Se você encontrou 5 períodos de média móvel simples em um gráfico de 1 hora, você deve somar os preços de fechamento das últimas cinco horas e, em seguida, dividir esse número por 5. Voila! Você tem o preço médio de fechamento das últimas cinco horas! Tire a média dos preços e adquira sua média móvel!

Se você fosse traçar um período simples de 5 médias móveis em um gráfico de 30 minutos, você deverá adicionar os preços de fechamento dos últimos 150 minutos e dividir este número por 5.

As maiorias dos gráficos farão este cálculo para você. A razão pela qual estamos entediando você com o "como fazer o cálculo" das médias móveis é porque é importante que você saiba entender como editar e ajustar o indicador. Entender como funciona um indicador significa que você pode ajustar e criar estratégias diferentes, como mudanças no ambiente de mercado.

Agora, como em quase todos outros indicadores, as médias móveis operam com certo atraso. Pelo fato de você estar tomando as médias passadas, você estará vendo o caminho geral de um passado recente e uma previsão generalizada do "futuro" da ação do preço em curto prazo.

Importante: As médias móveis não irão tornar você um cartomante!

Aqui está um exemplo de como as médias móveis suavizam a ação do preço.

No gráfico acima, tivemos três SMAs (médias móveis simples) no gráfico de 1 hora de USD/CHF. Como você pode ver quanto mais longo o período da SMA, maior é à distância do preço.

Observe como o SMA 62 está mais longe do que o preço atual de 30 e 5 SMAs.

Isso ocorre porque a SMA 62 soma os preços de 62 períodos e divide-os por 62. Quanto maior o período que você usa para a SMA, mais lenta é a reação ao movimento de preços.

Os SMAs neste gráfico mostram o sentimento geral do mercado neste momento. Aqui, podemos ver que o par está tendendo.

Em vez de olhar apenas o preço atual do mercado, as médias móveis nos dão uma visão mais ampla, e podemos agora medir a direção geral de seu preço futuro. Com o uso de SMAs, podemos dizer se um par está tendendo para cima, para baixo ou simplesmente variando.

O problema das médias móveis simples é que elas são sensíveis aos picos. Quando isso acontece, pode nos dar sinais falsos. Podemos pensar que uma nova tendência possa estar aumentando, mas na realidade nada mudou.

Na próxima lição, vamos mostrar o que queremos dizer e também apresentá-lo para outro tipo de média móvel que evite este problema.

4.3 - Média Móvel Exponencial

Como dissemos na lição anterior, médias móveis simples podem ser distorcidas em picos. Vamos começar com um exemplo.

Digamos que obtemos SMA de 5 períodos no gráfico diário de EUR/USD.

As cotações de fechamento dos últimos 5 dias são as seguintes: Dia 1: 1,3172

Dia 2: 1,3231 Dia 3: 1,3164 Dia 4: 1,3186 Dia 5: 1,3293

A média móvel simples seria calculada da seguinte forma: (1,3172 + 1,3231 + 1,3164 + 1,3186 + 1,3293) /5 = 1,3209 Simples, certo?

Bem, houve uma notícia no dia 2 que fez o Euro cair. Isso faz com que o EUR/USD mergulhasse e fechasse em 1,3000. Vamos ver o efeito que isso teria sobre o período de 5 SMA.

Dia 1: 1,3172 Dia 2: 1,3000 Dia 3: 1,3164 Dia 4: 1,3186 Dia 5: 1,3293

A média móvel simples seria calculada da seguinte forma: (1,3172 + 1,3000 + 1,3164 + 1,3186 + 1,3293) / 5 = 1,3194

O resultado da média móvel simples seria muito menor e iria dar-lhe uma noção de que o preço estava realmente indo para baixo, quando na realidade, o dia 2 foi apenas um evento imprevisto causado por maus resultados de um relatório econômico.

O que estamos tentando fazê-lo entender é que as médias simples são simples demais. Se houvesse uma maneira de você filtrar esses pontos para que não tenha uma ideia errada. Hum, espere um minuto... Sim, há uma maneira!

É a chamada Média Móvel Exponencial

A Média Móvel Exponencial (MME) dá mais peso aos períodos mais recentes. Em nosso exemplo acima, a EMA teria colocado mais peso sobre os preços dos dias recentes, o que seriam o dia 3, 4 e 5.

Isto significaria que o pico no dia 2 será de menor valor e não teria tão grande efeito sobre a média móvel como seria se nós tivéssemos calculado uma média móvel simples.

Se você pensar bem, isso faz muito sentido porque o que isto significa é que é colocada maior ênfase no que os

No documento Apostila completa-FOREX - LEVER.pdf (páginas 75-151)

Documentos relacionados