• Nenhum resultado encontrado

3. ANÁLISE DE DADOS

3.1 Como começar?

Nosso principal objetivo nesta pesquisa era promover uma reflexão acerca do ensino de gramática em LI, por meio do uso do cinema em sala de aula. Nossa intenção era fazer com que os alunos passassem a ter uma nova visão sobre o ensino de gramática em LE, deixando apenas de decorar as regras e passando a entender e praticar os usos da mesma, além de apresentar outra maneira de ver e experimentar o cinema.

Para o início de nossa pesquisa, e também para melhor organização, dividimos a turma em dois grupos, sendo:

Tabela 01- Divisão dos grupos de alunos

Além do nosso objetivo principal, tentamos incluir outro: tentar trazer o maior número de alunos do grupo B para o A e manter a atenção deste segundo.

Esta pesquisa se iniciou no 3º bimestre do ano letivo de 2013, nas aulas de LI, cujos conteúdos gramaticais eram: Verbs, Simple Present e Present Continuous, nunca vistos pelos alunos do 7º ano. Era preciso preparar os alunos para serem avaliados ao término do bimestre, para um simulado realizado pela escola a cada bimestre durante todo o ano.

O primeiro desafio que enfrentamos não foi o ensino da gramática, obviamente, mas sim a escolha de um filme que agradasse a todos os alunos. Para o professor essa é a parte mais difícil, pois se o filme não chamar atenção dos alunos, a aula terá pouca chance de dar certo. Para a escolha do filme, fizemos uma breve pesquisa em sala - como sugere Napolitano (2005) - usando a seguinte pergunta:

Grupo A

Composto pelos alunos mais interessados, aqueles que geralmente prestam atenção nas aulas, realizam, sempre que possível, as atividades propostas e que tiram boas notas. A este grupo pertenciam, aproximadamente, 54% dos alunos.

Grupo B

Composto pelos alunos desinteressados, trabalhosos, alunos abaixo da média aqueles que não realizam atividades, não prestam atenção nas aulas e quase sempre atrapalham o restante da turma, todos os alunos deste grupo estavam a abaixo da média da escola (7,0). A este grupo pertenciam, aproximadamente, 46% dos alunos.

Tabela 02 – Questionário feito para os alunos sobre gêneros fílmicos

Qual o tipo de filme que você gosta de assistir?

( ) Aventura ( ) Terror ( ) Suspense ( ) Romance ( ) Comédia ( ) Cartoon ( ) Ação ( ) Drama ( ) Ficção Científica

Este tipo de pergunta é importante para que o professor conheça um pouco sobre os seus alunos, como também descobrir que tipo de filme irá funcionar para aquela turma.

Após cada aluno responder ao questionário, foi feito o seguinte levantamento:

Gráfico - Resultado da pesquisa sobre gêneros fílmicos

Percebemos que a maioria da turma se identificava mais com os gêneros fílmicos: aventura, romance e ação, o que já era esperado por nós devido à faixa etária dos alunos. Este afunilamento dos gêneros torna possível a escolha do filme e aumenta a probabilidade da atividade que o professor planeja dar certo.

Devemos sempre ter em mente que a escolha do filme não pode ser de maneira aleatória. O professor deve fazer uma pequena pesquisa sobre filmes que se enquadram na classificação de idade dos seus alunos, no conteúdo ou tema que ele queira trabalhar e também no tipo de linguagem que o filme irá abordar. Neste contexto, não é aconselhável o professor escolher o filme que ele gostou de ter visto, ou o filme que ele acha interessante, uma vez que o que é interessante para o professor pode não ser interessante para seus alunos, o que pode acarretar o fracasso da atividade (NAPOLITANO, 2005).

Seguindo esse pensamento, partimos para a escolha do filme em questão. Para nós foi desafiador, porque além de pesquisar filmes que precisariam conter aventura, romance e

52% 18% 15% 12% 1% 1% 1%

Gêneros de filmes

ação, para agradar a maioria dos alunos, também teriam que apresentar na fala dos personagens os conteúdos gramaticais a serem trabalhados em sala de aula. Nos capítulos sobre os conteúdos Present Continuous e Simple Present, o livro adotado pela escola apresenta os seguintes usos a serem ensinados:

· Present Continuous: gerund · Simple Present: routine

Após uma exaustiva pesquisa, mas que nos deu prazer em realizá-la, percebemos que o filme “I am Number Four” se encaixava nos requisitos que haviam sido estabelecidos:

Figura 1. Capa do filme.

O filme é baseado em um livro homônimo dos autores James Frey e Jobie Hughes, ambos americanos. Esse livro é a segunda parte da série de livros desses autores chamada Os Legados de Lorien. O livro se tornou famoso nos EUA e foi adaptado para o cinema em 2011. O filme tem como enredo a história de nove jovens alienígenas, que tem aparência de seres humanos, que saem do seu planeta Lorien ainda pequenos para se esconder na Terra dos seus inimigos, os Mogadorianos, que são uma espécie predadora responsável pela destruição do seu planeta natal. O filme começa quando os Mogadorianos decidem capturar os sobreviventes no planeta Terra. Cada um dos nove alienígenas tem um número e

só podem ser mortos em sequência. Quando o filme começa, Um, Dois e Três já estão mortos. O Número Quatro, conhecido como John Smith, vive uma vida de fugitivo, porém ela está para mudar quando ele conhece uma garota na escola chamada Sarah Hart, uma doce garota que quer ser fotógrafa, e ele se apaixona decidindo enfrentar seus inimigos, junto com seu novo amigo Sam Goode e a alienígena Número Seis. O filme tem aproximadamente 1h e 50 minutos e classificação livre.

Aqui no Brasil, o filme não foi muito divulgado, já que o livro não é conhecido no nosso país, o que podemos considerar um ponto positivo para a adaptação, já que, a maioria dos alunos não conhecia o filme, o que poderia tornar a atividade mais atrativa para eles. Quando o professor escolhe um filme muito atual é normal se deparar com a frase: “Ah! Esse eu já assisti!”, por esse motivo, ao usar filmes atuais, é preciso ter um plano de aula com atividades bem elaboradas e que inclua os alunos que, possivelmente, já assistiram ao filme ou não.

Documentos relacionados