• Nenhum resultado encontrado

Comentário adicional sobre a ferramenta BSC

8.3 MENSURAÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO

8.3.10 Comentário adicional sobre a ferramenta BSC

Este questionamento possibilitou que os respondentes representantes de cada uma das unidades analisadas pudessem fazer algum comentário adicional sobre a ferramenta BSC, seu funcionamento e sua capacidade de oferecer resultados para a empresa que a utiliza.

O respondente R1 ressalta que a utilização do BSC, sua metodologia e suas abordagens vieram a auxiliar a empresa, sendo que está vive um período de fortes mudanças e necessidades.

“Acreditamos que a ferramenta é adequada ao estágio organizacional da empresa” (R1, U1).

Para R2 a ferramenta tem a capacidade de acompanhar, visualizar e comunicar internamente a estratégia na empresa de uma forma eficiente. O Balanced Scorecard trata-se de uma ferramenta que permite a focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para sucesso a longo prazo (KAPLAN e NORTON, 1997).

“A ferramenta facilita o acompanhamento, a visualização e a comunicação da estratégia para toda a equipe” (R2, U2).

O respondente R3 traz uma visão bastante abrangente do Scorecard, com abordagens práticas, voltadas para a efetiva utilização deste.

“A ferramenta é um conforto para um planejador é como comprar um sapato super anatômico, macio que você pode caminhar muito, ficar em pé, que o sapato não vai te incomodar, o sapato não vai atrapalhar tua trajetória. Acho muito útil a ferramenta, ela é coerente, a complexidade do uso dela é interessante. Menor serão as dificuldades quanto mais pessoas com habilidades de formularem objetivos, de calcular, de projetar metas, de formular e validar indicadores...” “Então eu acho uma ferramenta muito boa e qualquer gestor responsável, qualquer planejador responsável pode tirar dela grande proveito, desde que tenha pessoas com capacidade de formular objetivos e projetar...” “A finalidade do BSC não é formular o teu posicionamento estratégico, não é clarificar tua estratégia, não é para isso. Até a ferramenta vai questionar, se a tua estratégia não estiver clara, se o teu posicionamento estratégico não for muito assertivo, quando tentar fazer a ferramenta ela irá te indicar, pois ela não”. “Consegue formular os objetivos, não consegue formular as metas porque ocorre uma falha lá em cima. Então você pode até ter uma perspectiva estratégica meio frágil, a ferramenta vai te avisar, porém se você não tem isso não será BSC...” (R3, U2).

Para o respondente R4, a ferramenta é capaz de propiciar aprendizado e trazer visões mais amplas sobre gestão. É capaz de facilitar o entendimento sobre o que é a visão estratégica da empresa, facilitando a interpretação sobre o tema estratégia. As medidas do

scorecard são capazes de integrar e comunicar as estratégias de um negócio. Cria um modelo

holístico da estratégia, mostrando como todos os envolvidos na empresa podem contribuir para o sucesso organizacional, para a compreensão da estratégia e a realização dos objetivos estratégicos (KAPLAN e NORTON, 2001).

“Propiciou um aprendizado sobre gestão, sobre gestão estratégica, a consciência de gerir com posição estratégica e não operacional, é incrível. A palavra aprendizado e gestão estratégica é um grande benefício e grande vantagem com esta opção. O

BSC motiva o aprendizado” (R4, U3).

Para R5 o BSC é capaz de propiciar aprendizado, o qual, para Rampersad (2004), é ampliado numa organização através do trabalho em equipe, viabilizado e ancorado pelo BSC. Ainda possibilita visões mais amplas sobre gestão, sendo capaz de facilitar o entendimento da visão do que é a estratégia da empresa, promovendo alinhamento e clareza dos objetivos desta.

“É uma ferramenta que simples, de fácil utilização, quando bem aplicada ela vai dar resultados,...” “...o que ela traz de importante é essa possibilidade de dar foco promover um alinhamento e uma melhor clareza dos objetivos...” (R5, U4).

Para R6, trata-se de uma ferramenta de fácil aplicação e utilização, uma vez que consegue adaptar-se aos mais variados tipos de empresas, porém sempre lembrando e ressaltando que para ser utilizado deve sempre estar ancorada no planejamento estratégico da empresa e suas estratégias.

“O BSC é uma ferramenta de fácil aplicação e adaptação a todas os tipos de organizações, contudo sua utilização somente possui valor pratico se estiver ancorada num Planejamento estratégico consistente e que seu mapa estratégico reflita fielmente as diretrizes concebidas por este” (R6, U5).

Através das considerações complementares indicadas pelos respondentes da pesquisa, verifica-se a postura de todos quanto à simplicidade e eficiência dessa ferramenta, bem como sua capacidade de comunicação interna, viabilização e melhoria do processo de entendimento da estratégia dentro das empresas. O Scorecard é capaz de garantir o alinhamento estratégico das diversas áreas e unidades de uma empresa (KAPLAN e NORTON, 2006)

A existência da definição clara das estratégias é uma necessidade dentro das empresas, antes que estas optem pela busca da utilização do BSC no apoio à gestão. Essa é uma necessidade observada por todos aqueles que atuaram diretamente no processo decisório de utilização da ferramenta. Para Kaplan e Norton (1997) o BSC é uma ferramenta de comunicação, informação e aprendizado, capaz de traduzir a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para a medição estratégica,capaz de auxiliar na gestão das empresas.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÕES

Neste capítulo são apresentadas as considerações finais desse trabalho, o qual se propôs a identificar os motivos que levam empresas a optar pela implementação do BSC, contemplando os objetivos propostos através da pesquisa realizada.

A utilização de ferramentas de auxílio no desenvolvimento da gestão é uma necessidade no ambiente empresarial. A identificação de práticas e ferramentas capazes de trazer melhorias para as empresas é um fator importante. Para isso deve-se saber identificar de forma clara a área de atuação, ter um diagnóstico da situação encontrada internamente, bem como ter a identificação do ambiente que rodeia a empresa.

O objetivo geral do trabalho foi atingido através da aplicação do instrumento de pesquisa nas cinco unidades analisadas, onde se buscou identificar os motivos que levaram as empresas em algum momento de sua história a optar pela utilização do BSC como uma ferramenta de auxílio à gestão. A identificação destes motivos ocorre na observação de diferentes situações e realidades dentro de cada uma das unidades de análise.

O primeiro objetivo específico foi atingido, uma vez que em cada umas das unidades de análise existiam realidades e histórias diferenciadas, cada uma focada em suas necessidades e exigências impostas pelo mercado. Tratou-se do enfoque dos motivos mais abrangentes, de uma forma mais generalizada, aqueles que apareciam de forma mais urgente e encontravam-se mais visíveis dentro de cada uma das empresas objetos desse estudo.

O segundo objetivo específico foi atingido e traz em seu contexto o enfoque da classificação dos motivos, ou seja, com base na identificação são analisados os motivos que apresentaram maior incidência dentre as unidades de análise e apresentado no Quadro 20. A identificação destes ocorreu em cada uma das unidades, sendo a partir daí realizada a classificação com base nas respostas apresentadas pelos respondentes, utilizando o foco dos

motivos presentes em todas ou em maior parte das unidades de análise, conforme exposto no Quadro 21 – Motivos de decisão pelo BSC.

O terceiro objetivo específico foi atingido e traz o perfil dos profissionais que tiveram a efetiva participação no processo de tomada de decisão frente à opção pela utilização de uma ferramenta de gestão estratégica. Esse perfil identifica os responsáveis pela decisão e o suporte que os mesmos tiveram para que essa decisão fosse viabilizada.

Desta forma neste capítulo são apresentadas as principais considerações sobre a pesquisa, sendo estas divididas em dois tópicos diferenciados: (i) instrumento de pesquisa: fazendo algumas considerações quanto à elaboração e aplicação deste; e, (ii) desenvolvimento da pesquisa: no qual são realizadas as considerações baseadas na aplicação do instrumento e coleta dos dados.