• Nenhum resultado encontrado

Comentários conclusivos em relação a temática abordada pela Questão 1

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES DO TRABALHO,

5.1.1 Comentários conclusivos em relação a temática abordada pela Questão 1

impacto ambiental da NBR ISO 14001.

Impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. (NBR ISO 14001, 1996).

5.1.1.1 Perturbações sonoras

Como anteriormente citado na análise das evidências, a observância dos termos estritos das normas NBR’s 10151 e 10152, se traduz na impossibilidade real de cumprimento da legislação que estabelece níveis máximos de ruído incompatíveis com a realidade atual.

O cotidiano da nossa sociedade lida com fatos concretos cuja veracidade suplantam documentos formatados, e a realidade dos acontecimentos rompem sistematicamente paradigmas estabelecidos em contextos pouco compatíveis com a nossa realidade urbana.

Os níveis de intensidade sonora relatados em ruas tranqüilas à noite, bem como veículos de transporte coletivo em movimento suplantam em muito ao disposto nestas normas, ou seja, conclui-se que a temática analisada nesse item representa um impacto ambiental para o meio antrópico.

5.1.1.2 Perturbações no trânsito

A cidade do Natal tem um traçado arquitetônico singular, composto de vias de escoamento planejadas, largas e bem conservadas. Este fato contribuiu sobremaneira para um fácil escoamento do tráfego no entorno da realização do evento.

De forma acessória, foi disponibilizada pelo Poder Público Municipal infra- estrutura de vias de acesso adjacentes tais como Rua São José, Rua Jaguarari, Av. Norton Chaves, e Av. Rui Barbosa, que se tornaram importantes opções alternativas de escoamento nos dias de realização do evento, como no caso das Av. Salgado Filho e Prudente de Morais.

Os fatos acima citados contribuíram decisivamente para os resultados quantitativos encontrados na análise de fluxo de tráfego.

Os conceitos de Soares (1975), utilizados na avaliação quantitativa objeto do item 4.2.1, parte integrante deste instrumento dissertativo corroboram para uma afirmação negativa. Em nenhum momento os fluxos de tráfego medidos no entorno da realização do evento apontaram para uma situação de possível congestionamento.

A análise dos dados compilados na Tabela 4-4 aponta para significativos aumentos no volume de tráfego das vias de escoamento analisadas no entorno do evento, notadamente no sentido centro-bairro. Ainda tomando como referencia a mesma tabela, verifica-se que o aumento significativo no fluxo no trecho Jaguarari – sentido Bairro, que evidencia o sucesso da estratégia do desvio do trânsito para esta via alternativa de escoamento

A despeito dos valores expressos no parágrafo anterior, o nível máximo de utilização das vias em questão durante a realização do evento em nenhum momento foi atingido, e o seu patamar máximo atingiu 561,9 Veículos por pista, correspondendo a 37,46 % do valor máximo admissível para uma via de circulação urbana, desconfigurando uma situação de possível congestionamento.

É significativo o relato do resumo comparativo das atividades de fiscalização do batalhão de trânsito, em comparação com o ano anterior. No mesmo pode ser visto de forma clara a diminuição do número de ocorrências, fruto evidente de uma maior eficiência por parte deste órgão fiscalizador, e da profissionalização por parte dos promotores do evento quanto aos meios de produção necessários a sua realização.

Desta forma, reitera-se o disposto na análise das evidências constante do item 4.3 do presente relatório, se caracterizando desta forma impacto sobre o meio ambiente e a população que interage com o seu entorno.

5.1.1.3 Impacto referente aos resíduos sólidos gerados.

De acordo com informações colhidas junto a Direção da autarquia responsável pela implementação dos serviços acima descritos, e o quadro de produção consolidada de resíduos sólidos e materiais gerados pelo evento conclui-se que o manejo dos resíduos sólidos gerados durante do intercurso do evento é compatível com a estrutura produtiva da

mesma, e os impactos ambientais oriundos desta geração adicional de resíduos são de pouca monta para a coletividade.

Sendo as festas populares manifestações culturais vinculadas a ações de prática de cidadania, a Prefeitura da Cidade do Natal atuou de forma proativa junto à empresa promotora do evento, e disponibilizou os seus recursos humanos e materiais no atendimento ao mesmo. O resultado desta iniciativa foi um eficiente serviço de limpeza pública, assegurando o bem-estar dos participantes do evento e da população residente no seu entorno.

Durante o intercurso do evento pode ser visto os batalhões de limpeza atuando num processo contínuo. Ao encerramento da festividade diária, o processo de limpeza foi intensificado, de forma que por volta das 08h do dia subseqüente o aspecto das ruas situadas no entorno da realização do evento alcançava a normalidade, como pode ser visto pelas Figuras 5-1 e 5-2 dispostas na página seguinte, a situação do dia 09 de dezembro de 2001, às 08 horas da manhã.

Os cruzamentos das Tabelas 4-7 e 4-8, descritos no item 4.3.2 deste instrumento dissertativo, ressaltam o pequeno impacto que o evento causa na eficiência sistema de coleta sistemático da cidade. O volume de resíduos sólidos adicionais (0,027%), caracteriza o seu relevo pouco significante.

Adicionalmente conclui-se que o volume agregado de resíduos estimado em 0,3 Kg/dia/participante do evento, nos dias correpondentes a sua realização não, agrega impacto ambiental significativo, estando consistente com as pesquisas relatadas por Macedo (1994).

Figuras 5-1 e 5-2 Detalhes da operação de limpeza em uma manhã subseqüente ao evento Fonte: Pesquisa de Campo, 2001

Conclui-se afirmando que o volume de resíduos sólidos gerado pelo evento foi compatível com a magnitude do mesmo, e o seu processamento foi realizado de maneira rápida e eficiente. Em face ao seu manejo adequado não constituiu transtorno a população residente nas cercanias do evento, fato este ressaltado pela constatação de que apenas 7% dos entrevistados pela pesquisa de satisfação residentes no entorno do evento o denotam como ponto negativo (CONSULT, 2001).

Desta forma, os impactos ambientais no que diz respeito aos resíduos sólidos gerados pelo evento são pequenos, porém reconhecíveis.

Documentos relacionados