• Nenhum resultado encontrado

Comentários negativos

No documento E-Book Marketing Digital (páginas 53-59)

Quais são as principais barreiras para começar?

5. Comentários negativos

Sempre existirão comentários negativos que gostaríamos de apagar. Mas não devemos eliminá-los, e sim administrá-los. Na maioria das vezes, vendo um comentário sobre a nossa empresa, tentamos minimizar a crença de que poucas pessoas vão ver. Isto irá agir contra nós.

O que devemos fazer é aproveitar os comentários negativos e tirar lucro deles. Um princípio do marketing digital é ouvir e aprender. Em seguida, aprender com as críticas e melhorar. Qualquer comentário ou crítica negativa é uma oportunidade para melhorar.

O marketing digital também introduz mudanças substanciais no tradicional mix de marketing: O 4Ps correspondente à sigla em Inglês: Product, Price, Place e Promotion em português: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).

54

Produto: As estratégias são necessárias para se administrar produtos existentes durante algum tempo, adicionar novos e retirar produtos que não vendem. As decisões estratégicas também devem ser feitas com relação à marca, embalagem e outras características do produto, como garantia.

Preço: As estratégias necessárias referem-se à flexibilidade de preço, itens relacionados dentro de uma linha de produto, termos de venda e possíveis descontos. Além disso, a estratégia de preço para se entrar em um mercado, especialmente com um produto novo, devem ser desenvolvidas.

O marketing digital oferece um amplo ventilador de possibilidades frente às estratégias tradicionais de pricing:

Preço de penetração: para ganhar mercado

rapidamente com preços muitos baixos.

Preço de prestigio: Preço de prestigio baseados na exclusividade, a marca e o pacote (que é mais barato em meios digitais).

55

Preço baseado na demanda: O preço se fixa em relação ao que está disposto a pagar, o cliente é que fixa o preço.

Pacote de preços: Melhora o preço dependendo da compra de produtos em um pacote.

Promoção: As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada método individual de promoção.

Praça: Aqui, as estratégias relacionam-se com os canais por meio dos quais a posse dos produtos é transferida do produtor para o consumidor e, em muitos casos, os meios pelos quais as mercadorias são transportadas de onde são fabricadas ao local onde são compradas pelo consumidor final. Além disso, as estratégias aplicáveis aos intermediários tais como atacadistas e varejistas, devem ser desenvolvidas.

56

Com respeito à distribuição, os canais online são outro fator chaves que muda tudo. Tanto no que respeita a logística como ao modelo de loja virtual. Internet permite ter disponibilidade de 24/7, as estratégias de e-serviços é determinante para proporcionar maior valor aos clientes.

• O marketing digital também mudou os modelos de distribuição tradicionais e abre novas possibilidades com os canais digitais:

• Um site sem vendas online redireciona o cliente aos pontos de venda tradicionais da empresa.

• Um site com vendas online complementar as vendas nos pontos tradicionais.

• Um site exclusivo que ofereça um canal direto e prescinda dos pontos de venda físicos.

• Um site com vendas online oferece preços mais competitivos ou preço com descontos para incentivar a compra online.

É obvio que não se pode trabalhar no mundo digital com os mesmos conceitos com que se trabalhar no mundo off-line. Se Philip Kotler popularizou os 4P o mix de marketing nos últimos anos, vários autores foram

57 modificando estes quatro “P” para adaptar este modelo aos novos tempos. O Autor Conrado Adolpho considerado um dos maiores gurus do marketing digital no Brasil desenvolveu a metodologia 8 Ps do marketing digital.

A metodologia 8 Ps contempla uma série de passos que sua empresa deve seguir para ter sucesso na estratégia de marketing digital e para que saiba o que fazer a cada etapa. Além disso, a metodologia 8 Ps baseia-se em explorar as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para sua empresa; se tornando um processo cíclico que se renova a cada período e fazendo com que sua empresa tenha um resultado cada vez melhor.

Pesquisa: pesquisa sobre os HÁBITOS DO USUÁRIO,

para traçar um perfil preciso do público-alvo.

Planejamento: a criação

do PLANEJAMENTO de marketing digital ideal para sua empresa.

Produção: a transformação do que antes era uma ideia, em uma MÁQUINA DE VENDAS.

Publicação: com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO.

58

Promoção: campanhas promocionais no ambiente

online, gerando resultados em curto prazo.

• Propagação: divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a PRESENÇA DA MARCA NA WEB.

Personalização: estratégias de MARKETING DE

RELACIONAMENTO VIA WEB, fidelizando mais clientes.

Precisão: MENSURAÇÃO do tráfego e metas atingidas

no seu site; exibindo os resultados alcançados.

Também se propões outros esquemas com os 5 C’s: Clientes, Companhia, Concorrência, Colaboradores, Contexto. Vamos ver brevemente cada um:

Clientes: quem são e que necessidades têm?

Companhia: quais são as habilidades e competências

que temos para atender estas necessidades?

Concorrência: quem mais compete conosco no

atendimento destas necessidades? Quais seus pontos fortes e fracos?

Colaboradores: que perfil deve ter nossa equipe para

59

Contexto: quais fatores externos podem ajudar ou atrapalhar nosso crescimento?

Na pratica os 5c’s nos leva diretamente ao publico alvo (Que é o principal) e por fim acabam nos levando diretamente a os 4p’s.

No documento E-Book Marketing Digital (páginas 53-59)