• Nenhum resultado encontrado

Sistema De Informação:

COMENTÁRIOS:

A alternativa correta é a descrita na letra B, uma vez que o acolhimento da demanda espontânea na Atenção Básica é uma de suas diretrizes. Além disso, a alternativa A, fala sobre centralização do SUS e sabemos que o SUS prega a descentralização. A alternativa C dispensa a necessidade de referência e contrarreferência, o que não é possível considerando as redes de atenção à saúde. A alternativa D também está errada, pois não prevê o acolhimento de demanda espontânea na Atenção Básica e a alternativa E fala que o controle social será desnecessário, sendo que todas as normativas do Ministério da Saúde preveem a participação social enquanto estratégia de coresponsabilização dos usuários na formulação de políticas do SUS. Dito isso, o gabarito é a assertiva B.

2. (VUNESP/SJRIO PRETO-SP/2011) Ao planejar a implantação das Equipes de Saúde da Família, é necessário considerar que:

a) a equipe multiprofissional é responsável por, no máximo, 2 500 habitantes.

b) a jornada de trabalho varia de 10 a 40 horas semanais, de acordo com a classe profissional.

c) a equipe multiprofissional é composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

d) os agentes comunitários de saúde devem ser em número suficiente para cobrir 75% da população cadastrada.

e) nas microáreas sob responsabilidade de cada agente comunitário de saúde, a população não deve ser superior a 450 pessoas.

COMENTÁRIOS:

Vamos relembrar o que fala a Política Nacional de Atenção Básica, referente aos parâmetros:

* Existência de equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico

generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 557

ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os

profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal;

* O número de ACS deve cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo

de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe;

* Cada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a

média recomendada de 3.000.

* Carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos médicos.

Nessa esteira, a alternativa correta é a C.

3. (CETRO/CAMPINAS-SP/2013) A Estratégia Saúde da Família, quando criada, possuía estratégia de reorganização do foco de atendimento à população, buscando modificar um modelo assistencial de reabilitação para modelo de prevenção. De acordo com a Portaria nº 2.488/2011, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do processo de trabalho das equipes participantes da Estratégia Saúde da Família.

a) Prover atenção integral, contínua e organizada à população adscrita.

b) Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico- comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis.

c) Desenvolver ações educativas que possam interferir no processo de saúde- doença da população, no desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, e na busca por qualidade de vida pelos usuários.

d) Certificar o atendimento intra-hospitalar de alta complexidade, visando à melhora no quadro clínico de saúde do paciente.

COMENTÁRIOS:

O comando da questão pergunta qual alternativa NÃO apresenta característica do processo de trabalho na estratégia saúde da família. Dessa forma, a alternativa que enfoca o atendimento hospitalar de alta complexidade como característica da

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 558 atenção básica está errada. As demais alternativas descrevem ações realizadas na atenção primária corretamente.

Desse modo, o gabarito é a letra D.

4. (CONRIO/COSMORAMA-SP/2013) A origem do Programa Saúde da Família ou PSF, teve início em 1994, proposto pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Atualmente, o PSF é definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que:

a) Tem uma ligação intima com os profissionais que atuam nela.

b) Valoriza os aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar.

c) O PSF é uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta tarefa.

d) Reafirma os princípios básicos do SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

COMENTÁRIOS:

O PSF (Programa Saúde da Família) foi implantado no Brasil em 1994. Houve uma mudança na nomenclatura para ESF (Estratégia Saúde da Família), termo utilizado atualmente, visto que não se trata de um Programa que pressupõe começo, meio e fim, mas sim de uma estratégia em constante aperfeiçoamento.

Por este motivo, a alternativa correta é a letra C.

5. (VUNESP/SJRIO PRETO-SP/2011) O Programa de Saúde da Família (PSF) é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes:

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 559 a) atuam apenas com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

b) são responsáveis pelo acompanhamento de um número variável de famílias, proporcional ao tamanho do respectivo município.

c) devem utilizar a instituição hospitalar do distrito de saúde como núcleo básico para a abordagem familiar.

d) atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

e) compõem o chamado sistema de saúde implantado exclusivamente para o atendimento da população de baixa renda.

COMENTÁRIOS:

A estratégia saúde da família (ESF) atua com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, contrariamente ao que diz a letra A, com atuação APENAS nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. A letra C enfatiza a instituição hospitalar como núcleo básico para abordagem familiar, o que é totalmente contrário ao previsto na política; a letra E está incorreta uma vez que o atendimento é universal, independente de classe social.

Nesses termos, o gabarito é a letra D.

6. (VUNESP/SJRIO PRETO-SP/2011) O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é:

a) um sistema de informações gerais sobre o desempenho funcional do SUS- estadual.

b) uma importante ferramenta de gestão para as equipes de saúde da família. c) um programa que controla rigorosamente os gastos com medicamentos.

d) um instrumento essencial para avaliar o uso inadequado do orçamento específico. e) um recurso de gestão, de caráter confidencial, exclusivo dos gestores municipais.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 560

COMENTÁRIOS:

O SIAB é o Sistema de informação que ainda está em vigência para registro de dados das equipes de saúde da família. Dessa forma, a alternativa é a letra B. Vale ressaltar que este sistema está sendo substituído pelo SISAB, conforme descrito na

Portaria nº 1.412, de 10/07/13.

7. (VUNESP/IAMSPE/2009) Assinale a alternativa correta sobre o Programa de Saúde da Família.

a) Suas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias de uma determinada região, composta por vários municípios.

b) A atuação das suas equipes é centrada na realização de palestras informativas sobre cuidados com a saúde e doenças mais prevalentes.

c) Os agentes comunitários de saúde devem ter formação superior e morar na região de atuação.

d) Suas equipes são responsáveis por ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de agravos mais frequentes.

e) A estratégia de saúde da família é definida prioritariamente para os municípios com até 500 mil habitantes.

COMENTÁRIOS:

Como podem ver, as questões se repetem. Nesta, novamente aparece a atuação das equipes de saúde da família através da realização de ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de agravos mais frequentes, descrita na alternativa D, que é a correta.

As demais alternativas estão incorretas, quais sejam:

Alternativa A fala que suas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de famílias de vários municípios, enquanto sabemos que cada município deve prover sua atenção básica, preferencialmente pela estratégia de saúde da família;

A alternativa B diz que a atuação das equipes é centrada na realização de palestras informativas e sabemos que este não é o centro da atenção, mas sim uma de suas ferramentas;

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 561 A letra C coloca que os agentes comunitários de saúde devem ter formação superior, porém o grau de escolaridade exigido para ACS é fundamental, conforme descrito na Lei 11.350 de 05/10/06 que cria o cargo de ACS, quem seu artigo 6° diz: “Art. 6o O Agente Comunitário de Saúde deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

I - residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público;

II - haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e

III - haver concluído o ensino fundamental.”

Por fim, a alternativa E fala que a estratégia de saúde da família é definida prioritariamente para os municípios com até 500 mil habitantes, no entanto, sabemos que esta estratégia pode ser implantada em qualquer município, independente de sua população, respeitando os parâmetros de numero de pessoas por equipe que consta na PNAB.

Portanto, o gabarito da questão é a letra D.

8. (VUNESP/SÃO CARLOS-SP/2011) Em relação à Estratégia de Saúde da Família, é correto afirmar que:

a) o programa foi criado em 1992 e consolidou-se como estratégia de organização da atenção básica do SUS.

b) o objetivo do programa de saúde da família é diminuir o número de internações hospitalares.

c) cada equipe é responsável pelo atendimento de uma população entre 2400 a 4 000 pessoas residentes no território de sua abrangência.

d) as ESF devem resolver cerca de 50% dos problemas de saúde da comunidade. e) pode fazer parte da equipe de saúde da família as equipes coexistentes da atenção básica aproveitando a mesma estrutura.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 562

COMENTÁRIOS:

O programa foi criado em 1994 e tem como objetivo garantir a integralidade de assistência, sendo responsável por uma população entre 2.000 e 4.000 habitantes, com responsabilidade de resolutividade de aproximadamente 80% das situações e que deve possuir equipe mínima própria.

Por este motivo, a alternativa correta é a letra C.

9. (VUNESP/SÃO CARLOS-SP/2011) Como integrante da equipe local de ESF, o agente comunitário tem as seguintes atribuições:

a) cadastrar as famílias e elaborar o plano de cuidado de enfermagem para essas famílias e a necessidade de atendimento.

b) traduzir para a equipe de saúde da família a dinâmica social da comunidade e elaborar plano estratégico para erradicação de doenças contagiosas existentes na comunidade.

c) realizar ações e atividades, em nível técnico, na áreas de atenção básicas, realizar visita domiciliar e realizar orientações sobre vacinação, exames preventivos e encaminhamento a unidades terciárias.

d) desenvolver e implementar ações de educação em saúde para o controle de doenças crônicas e desenvolver ações de melhoria do meio ambiente.

e) identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, identificar áreas de risco e orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando e agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário.

COMENTÁRIOS:

As atribuições do ACS, conforme Portaria 2488/2011, são:

I - trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; II - cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 563 III - orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; IV - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

V - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;

VI - desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

VII - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e

VIII - estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.

Desse modo, o gabarito é a letra E.

10. (VUNESP/PREF. POÁ-SP/2013) O Ministério da Saúde considera como forma prioritária para reorganização da Atenção Básica no Brasil:

a) a consolidação da estratégia saúde da família.

b) a ampliação do número de unidades básicas de saúde.

c) a criação de redes matriciais de serviços de baixa, média e alta complexidade. d) a abertura do direito ao exercício da medicina para médicos de outros países. e) o fortalecimento do papel dos gestores municipais de saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 564

COMENTÁRIOS:

Conforme vimos, a estratégia prioritária do Ministério da Saúde é a expansão e consolidação da saúde da família.

Nessa esteira, a alternativa correta é a A.

11. (COMISSÃO PERMANENTE CONCURSOS/PICUÍ-PB/2014) São atribuições do enfermeiro na Equipe de Saúde da Família, EXCETO:

a) Realizar atividades de qualificação e educação permanente da equipe de enfermagem.

b) Realizar consultas e procedimentos de enfermagem nas unidades básicas de saúde, domicílio e comunidade.

c) Solicitar exames complementares e prescrever medicações independentemente dos protocolos estabelecidos.

d) Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde.

e) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade de saúde.

COMENTÁRIOS:

As atribuições do enfermeiro também estão descritas na PNAB:

Atribuições específicas do Enfermeiro:

I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços

comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;

II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 565 III - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

IV - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;

V - Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e

VI - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.

Desta forma, a alternativa incorreta é a que fala que não há necessidade de protocolos para solicitação de exames e prescrição de medicamentos – letra C.

12. (COMISSÃO PERMANENTE CONCURSOS/PICUÍ-PB/2014) Sobre o Programa de Saúde da Família, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos pontos fortes do PSF é a busca ativa.

II. São alguns dos exemplos das várias ações e programas que o Ministério da Saúde realiza com a finalidade de promover a saúde para o cidadão: Combate a dengue, Farmácia popular, SAMU, UPA 24h e Brasil sorridente.

III. O processo de capacitação dos profissionais do PSF deve ser contínuo e definido a partir das necessidades que as equipes de saúde identificam.

IV. Em conformidade com o princípio da integralidade, o atendimento do PSF desenvolve com seriedade o sistema de referência e contrarreferência.

V. Saneamento, educação, habitação, segurança e meio ambiente são algumas das áreas que devem estar integradas às ações do PSF.

Estão corretas as afirmativas:

a) I - II - III - IV- V. b) I - III, apenas. c) I - III - V, apenas. d) II - IV- V, apenas. e) I - II - III - V, apenas

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 566

COMENTÁRIOS:

Todas as alternativas descrevem ações relacionadas à estratégia saúde da família, bem como ações do Ministério da Saúde com o objetivo de promoção de saúde e integralidade do cuidado.

Diante do exposto, o gabarito só pode ser a letra A.

13. (COMISSÃO PERMANENTE CONCURSOS/PICUÍ-PB/2014) A saúde da mulher é primordial nas ações de uma equipe de Estratégia Saúde da Família. Para impactar sobre os múltiplos fatores que interferem nas ações de controle dos cânceres do colo do útero e de mama, é importante que a atenção às mulheres esteja pautada em uma equipe multiprofissional e com prática interdisciplinar. É atribuição do Agente Comunitário de Saúde:

a) Realizar atendimento, orientando as mulheres sobre o resultado do exame.

b) Realizar busca ativa para rastreamento de mulheres de sua microárea para detecção precoce dos cânceres do colo do útero e de mama.

c) Realizar contato telefônico com o laboratório, para agilizar resultado de exame. d) Orientar as mulheres acima de 35 anos de idade para solicitar ao seu médico o pedido de mamografia.

e) Acompanhar a usuária a serviços de referência de média e alta complexidade.

COMENTÁRIOS:

A única alternativa que contém atribuição do ACS, conforme visto anteriormente, é a letra B, visto que as demais não são de responsabilidade do mesmo.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 567

14. (COMISSÃO PERMANENTE CONCURSOS/PICUÍ-PB/2014) Sobre princípios gerais da Política Nacional de Atenção Básica é CORRETO afirmar:

a) Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde preferencialmente no âmbito coletivo, que abrangem a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

b) Atenção Básica Utiliza tecnologias de baixa complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território e território subscrito.

c) Atenção Básica desenvolve relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.

d) Os recursos orçamentários destinados à Atenção Básica são de responsabilidade do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar os Programas de Incentivo Financeiro a Municípios Habilitados à Parte Variável do Piso de Atenção Básica. e) A Atenção Básica orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

COMENTÁRIOS:

A alternativa que contém somente informações corretas sobre a PNAB é a descrita na letra E. Em todas as demais, há termos/palavras incorretas.

15. (COMPROV/UFCG/CABACEIRAS-PB/2014) A Estratégia de Saúde da Família é prioritária do Ministério da Saúde para reorganizar a Atenção Básica, com abrangência nacional. Sobre esse tema analise as proposições abaixo e responda:

I) A lógica da Estratégia de Saúde da Família se fundamenta no direito a saúde para todos.

II) Um dos compromissos da Estratégia de Saúde da Família é a responsabilidade integral sobre a população que reside numa determinada área de abrangência.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 568 III)Os profissionais de saúde que trabalham na Estratégia de Saúde da Família devem conhecer os aspectos culturais e históricos da comunidade.

A sequência correta é:

a) I, II e III estão corretas. b) I e II estão corretas. c) II e III estão corretas. d) I e III estão corretas. e) Somente a III está correta.

COMENTÁRIOS:

Todas as alternativas estão corretas, visto que a estratégia saúde da família busca facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, integralidade do cuidado, adscrição e responsabilização sanitária.

Nesses termos, o gabarito é a letra A.

16. (GESTÃO DE CONCURSOS/IGARAPÉ-MG/2014) A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde que abrange a promoção e

Documentos relacionados