• Nenhum resultado encontrado

Mesmo ocorrendo um número significativo de interações religiosas, observa-se que o número de críticas que Malafaia recebe é muito alto. De 572 comentários, pelo menos 98 apresentam sarcasmo ou crítica. Uma das razões para o elevado número de críticas e comentários sarcásticos que o Pastor recebe pode estar relacionado à exposição polêmica de sua própria imagem, tanto no ambiente das mídias tradicionais, como no ambiente digital.

Na análise de todas as categorias de discurso dos fiéis do pastor Malafaia, buscamos entender, de forma geral, como os ciber-fiéis interagem com o perfil no Facebook do pastor. Abaixo, após apresentar a Tabela 14, que introduz os comentários das publicações de Malafaia na fan page, apresentamos as categorias de comentários que a tabela apresenta, divididas em três grupos.

Tabela 14 - Comentários dos seguidores do pastor Silas Malafaia no Facebook.

Falas dos fiéis Percentual de

repetição

Amém/Aleluia/ oh gloria 150

Sarcasmo/crítica 98

Fala dirigida a Silas/ elogio/ defende/ deseja feliz ano novo/ elogia

programa 79

Reafirma o conteúdo/ elogia o conteúdo 61

138

Diálogo com Deus/ Jesus/ cita a bíblia/ mensagem religiosa 32

Quanto custa/ como consegue/ em que canal/ vai comprar/comprou/

pede informação/ vai 32

Apoio político/ defende opinião política 22

Reclama que o programa não passa na sua cidade/ lamenta não poder

ir/ pergunta quando vai à sua cidade 15

Convida os outros para um protesto/ para curtir seu site 10

Discorda das críticas/ defende pastores 10

Pede ao Pastor que ore pelo filho/ sobrinho 9

Cita nomes em post de orações 4

Testemunho 2

Pede ajuda para conseguir emprego 1

Total 572

Incialmente, reunimos um primeiro grupo que consideramos categorias religiosas de comentários. Nesses conteúdos, os fiéis demonstram a sua religiosidade e fé no líder religioso com o qual interagem, a ponto de pedirem orações, compartilharem seus pensamentos religiosos ou fazerem testemunhos de suas lutas e conquistas. As categorias as quais nos referimos são: ―amém/aleluia/oh gloria‖; ―reafirma o conteúdo/ elogia o conteúdo‖; ―diálogo com Deus/ Jesus/ cita a bíblia/ mensagem religiosa‖; ―cita nomes em post de orações‖; ―testemunho‖; ―pede ao Pastor que ore pelo filho/ sobrinho‖; ―pede ajuda para conseguir emprego‖. Reunidas, essas categorias somam 268 comentários em que os fiéis expressam a sua religiosidade, mesmo ressaltando a ênfase mercadológica que observamos nos discursos de Silas Malafaia na fan page. Demonstramos a seguir alguns exemplos dos comentários religiosos no referido perfil.

139

Imagem 31 - Comentários em resposta aos posts do pastor Silas Malafaia

Nos exemplos acima estão presentes as citações bíblicas, pedidos de oração e testemunho, além da repetição de expressões religiosas cristalizadas. Tais discursos elaborados na página de fãs de Malafaia mostram que, mesmo em um sentido contrário ao discurso promocional presente no perfil, o ciber-fiel seguidor do Pastor parece buscar na página um lugar de comunhão de crenças ou uma comunidade religiosa, que compartilha a ideia do poder de Deus em influenciar as suas vidas, e que veem no Pastor e no seu espaço digital os mediadores da palavra de Deus. O Pastor dissemina muito poucas mensagens de conteúdo religioso, mesmo assim, talvez até pela sua condição de líder religioso, ocorre o uso do espaço pelos seguidores para pregar e afirmar o temor e o poder de Deus, que agora parece estar vivo nas redes sociais do Facebook.

Mesmo como alguém que levanta bandeiras polêmicas em nome da fé que propaga, a questão do carisma e o seu funcionamento podem nos dar as pistas para entendermos Malafaia como celebridade religiosa cultuada. Ele pode ser visto como agente ativo no diálogo entre a religião e a mídia:

O carisma das personalidades religiosas cultuadas é evidenciado pela eficácia das propriedades simbólicas que se agregam aos agentes religiosos em questão. Isto só ocorre na proporção em que se utiliza claramente a ideologia do carisma, afinal não é qualquer um que tem o poder de torna-se tão envolvente a ponto de ser um centro de admiração e culto de uma multidão de fiéis. Além do mais, é o poder simbólico que confere aos ídolos a oportunidade de acreditarem em seu próprio poder simbólico. (PATRIOTA, 2003b, p.14-15).

A admiração à pessoa, ao ídolo, difere das outras personalidades aqui analisadas. Ela se materializa não na beleza física ou na unção de Malafaia, mas nas mensagens de apoio ao Pastor e aos seus programas, que totalizam 241 comentários que dividimos nas seguintes categorias: ―fala dirigida a Silas/elogio/ defende/ deseja feliz ano novo/ elogia programa‖; ―apoio político/ defende opinião política‖; ―reclama que o programa não passa na sua cidade/

140

lamenta não poder ir/ pergunta quando vai à sua cidade‖; ―que Deus abençoe/ parabéns/ bom dia‖; ―quanto custa/como consegue/em que canal/vai comprar/comprou/pede informação‖. A partir dessas categorias podemos afirmar que quase metade das interações dos fiéis no perfil de Malafaia, caracterizam o que temos observado como performance de fã, discreto e pouco entusiasmado, é certo, mas ainda um fiel-fã. Os exemplos a seguir demonstram tais performances.

Imagem 32 - Comentários em resposta aos posts do pastor Silas Malafaia

Apesar de sempre dizer o que pensa e de se expor, ao ser a favor de temas que entram em conflito com muitas bandeiras que a sociedade levanta, o pastor Silas Malafaia parece agradar ao público que o segue e consegue, assim, obter grande número de fãs, que o veem como celebridade religiosa. Pessoas que assistem aos programas de televisão e ―adoram‖ ou, assistem ao culto e acham ―maravilhoso‖, que querem ver o Pastor ao vivo e ouvir as suas pregações, esses são os fiéis-fãs da Igreja de Malafaia.

Por fim, apresentamos mais três categorias que não se relacionam entre elas ou que têm objetivos contrários, como nos exemplos em que usuários criticam e ciber-fieis defendem o Pastor, e ainda há a categoria dos que estimulam as participações em manifestações. No primeiro e segundo caso temos duas categorias opostas, embora os que criticam fazem 98 comentários contra os 22 que defendem o Pastor. A terceira categoria aparece com 10 repetições e aparenta não ter grande relação com o conteúdo ou objetivo do perfil, pois, ao convocar para a participação em manifestações, os usuários ignoram os conteúdos e comentários ao seu redor. A seguir, apresentamos mais alguns exemplos antes de concluir a análise dos conteúdos dos comentários de Malafaia.

141

Nos exemplos anteriores, um dos usuários nega a crença de que Silas seja ―ungido de Deus‖, outro usa palavras de baixo calão e um terceiro diz que o Pastor ―espalha discórdia‖. Como Malafaia se expõe muito ao emitir suas opiniões polêmicas e essa poderia ser a justificativa para o grande número de críticas e sarcasmos em relação ao Pastor, a situação de celebração (ou de rejeição) à sua personalidade acaba por ser respaldada pela reserva do ―lugar‖ que é inerente a existência do ―carisma‖ como ideologia profissional do ―profeta‖ (BOURDIEU, 2007). Este que Malafaia incorpora na sua condição ou, como demarcou Patriota (2003b, p.14), ―uma condição da eficiência da profecia, na proporção em que se mantém a fé do profeta (personalidade religiosa) em sua própria missão e simultaneamente lhe proporciona referenciais para a sua ética de profissional religioso, principalmente na necessária recusa pública de todos os interesses tidos como mundanos e temporais‖.

Os que defendem o Pastor e se rebelam contra os críticos não são muitos, totalizam 22 comentários, como nos dois exemplos que apresentamos anteriormente. Em um deles a ciber- fiel pede que respeitem suas opiniões e deseja ―força‖ ao Pastor para resistir às críticas. Em outro exemplo, a ciber-fiel afirma que o Pastor só fala ―verdades‖ e, por isso, é perseguido. Em ambos os casos observa-se a liberdade de fala para dar sustentação a qualquer conteúdo que pretenda ser exposto nas redes digitais, mesmo que este seja contrário ou a favor da publicação. A autoridade religiosa do Pastor (materializada no seu perfil de celebridade profética) é considerada e sustentada pelos fieis, que confirmam a perspectiva religiosa e religante da fan page.

Para concluir as análises veremos agora o que os usuários comentam em relação às publicações de Ana Paula Valadão no Facebook