• Nenhum resultado encontrado

Comercialização do Sistema Integrated Access Point

simbólica para dez serviços a serem disponibilizados numa habitação com catorze divi- sões e um pátio exterior com jardins, conforme apresentado no apêndice C. Deste modo, temos um access point em cada divisão da habitação e mais um no exterior, instalado na garagem para controlar os três jardins, portões de garagem, portas de acesso ao pátio da habitação, lavandaria e arrumos. O Central Node, instalado na divisão do escritório, funciona também como interface aos dispositivos aí existentes.

Para demonstrar a modularidade do sistema IAP foram estabelecidas quatro hipó- teses, consoante as divisões da habitação e os respetivos serviços definidos para cada divisão, tendo-se verificado que o custo total da instalação pode variar entre 360 e 2.350 euros, sendo o seu custo médio de 1.125 euros. Por fim, calculou-se o custo para imple- mentação do sistema IAP, com apenas o serviço de estores em duas divisões (escritório e sala) da habitação, dado que no âmbito desta dissertação apenas foi desenvolvido este serviço, e verificou-se que, com apenas 360 euros, pode ser instalado um serviço de con- trolo de estores. A análise apresentada no apêndice C demonstra que o sistema desen- volvido, denominado IAP, é substancialmente mais barato que os sistemas de domótica que utilizam os protocolos standard (KNX e LON ).

Capítulo 6

Conclusões e Trabalho Futuro

Neste capítulo apresentam-se as principais conclusões e alguns tópicos de desenvol- vimento futuro.

6.1

Conclusões

Apesar dos benefícios proporcionados pela domótica e do aumento de popularidade entre os consumidores, existem ainda alguns problemas associados a esta tecnologia que podem constituir oportunidades de mercado para quem for capaz de apresentar soluções alternativas, importando destacar o elevado custo de alguns serviços disponibilizados e a dificuldade de implementação de soluções de domótica em habitações já construídas, que limitam o acesso a grande parte dos potenciais utilizadores.

A arquitetura de rede desenvolvida neste projeto, designada por Integrated Access Point, é composta por um conjunto de programas da infraestrutura da rede (discovery suite, que inclui discovery notifier e discovery center, intAPcom, intAPcomConv e web page) que servem de suporte ao programa que opera o serviço de comando de estores (Digital I/O : Shutter Commander).

A infraestrutura do Integrated Access Point requer que seja mantida uma base de da- dos atualizada, a todo o instante, com todos os access points conectados à rede, tendo, por isso, sido desenvolvido um pacote de ferramentas, designado por discovery suite, cujo propósito consiste em fazer o tracking de todos os access points na rede. Adicio- nalmente, o facto de cada serviço precisar de uma "linha de dados", ou seja, uma linha lógica pela qual os dados passam e que são as ordens enviadas ou as notificações re- cebidas pelos access points, resulta na criação do intAPcom. Após resolver o problema de manter uma lista atualizada com os access points conectados à rede e o problema do uso de excessivos recursos num determinado access point, falta um controlador que se ligue a todos os access points e que faça a gestão cuidada dos dados e mensagens, de modo a que seja possível apresentar numa só ligação toda a informação que todos os access points disponibilizam. Para este efeito, é desenvolvido o intAPcomConv cuja funcionalidade consiste na gestão das ligações aos access points conectados à rede e que se apresenta como o único ponto de ligação ao cliente. Relativamente ao conjunto de programas da infraestrutura da rede, importa, por fim, referir que o interface entre

o utilizador e o sistema é baseado numa web page concebida como uma ferramenta de layout simples e dispondo de um menu principal com a lista dos serviços disponíveis, que permite ao utilizador interagir com o sistema de forma permanente e em tempo real.

Para provar a viabilidade do sistema foi desenvolvido um programa que opera o ser- viço de comando de estores (Digital I/O : Shutter Commander), tendo, neste contexto, sido criado um protótipo através do qual se demonstra o correto funcionamento da infra- estrutura da rede tecnológica. De notar que, para desenvolver futuros serviços, apenas é necessário escrever um programa que comunique com o intAPcom e criar a web page correspondente ao serviço, para ser adicionada ao web server, e a nova entrada no menu principal com a lista dos serviços disponíveis.

Os objetivos propostos para a presente dissertação foram atingidos com sucesso, pois o facto de a solução desenvolvida (Integrated Access Point ) ser baseada na comunicação via Ethernet (TCP/IP) permite aproveitar a cablagem existente ou comunicar através de wireless, reduzindo consideravelmente os custos de implementação, sendo também de destacar, por um lado, que a infraestrutura da rede tecnológica utilizada torna possível que todos os serviços funcionem de forma correta e independentemente da estrutura da habitação e/ou do número de serviços já implementados, o que aumenta a modularidade desta solução, e, por outro, que o interface utilizado é baseado numa web page, através da qual o utilizador comanda todos os serviços instalados na sua habitação, aumentando a comodidade proporcionada por esta solução.

De uma forma geral, os protocolos standard (KNX e LON) com as suas ligações aos fabricantes de componentes elétricas, certificados por normas internacionais, estão na origem de comportamentos no mercado que dificultam a divulgação da tecnologia e, por isso, constituem um entrave à expansão da domótica, ficando a sua divulgação cir- cunscrita a nichos de mercado com elevado poder de compra. O exemplo comparativo, apresentado no apêndice C, mostra, com base na recolha de preços de mercado, que os sistemas de domótica que utilizam protocolos standard (KNX e LON) são cinco a seis vezes mais caros que o sistema desenvolvido com base no Integrated Access Point.