• Nenhum resultado encontrado

Interface

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa tem uma interface bastante simples e fácil de utilizar, que contém, na parte superior central, o espaço que constitui a caixa de pesquisa destinada a escrever ou a seleccionar a palavra ou sequência a consultar.

Do lado esquerdo da caixa de pesquisa estão dois botões representados por uma seta para a esquerda, que se destina a recuar nas pesquisas já efectuadas, e por uma seta para a direita, que se destina a avançar nas pesquisas já efectuadas. Do lado direito estão o botão "Definir", o botão "Pesquisar" e, mais à direita, o ícone correspondente ao botão "Preferências".

Estrutura dos verbetes

A estrutura básica dos verbetes do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa inclui informação sobre:

grafia (geralmente a negrito, salvo no caso dos estrangeirismos e latinismos, que são apresentados em negrito e itálico);

pronúncia (entre | |);

origem da palavra;

classificação gramatical (em itálico e abreviada);

definição;

nível de língua a que pertence determinado sentido ou vocábulo (entre [ ]);

restrição geográfica de determinado sentido ou vocábulo (entre [ ]);

domínio técnico em que determinado sentido ou vocábulo é mais usado (entre [ ]);

sinónimos e antónimos (identificados, respectivamente, pelos sinais = e ≠);

locuções (a negrito, seguidas de dois pontos e apresentadas por ordem alfabética absoluta);

plurais, femininos, superlativos, variantes (a redondo, indicados pela etiqueta correspondente);

destaque das alterações previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990;

• indicação da variação de grafias na variedade portuguesa ou brasileira (antecedida do sinal ♦);

• indicação de grafias ou variantes antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990 (antecedida do sinal ♦)

notas (inseridas no final dos verbetes com a indicação "Nota:")

• indicação de relações lexicais (inseridas no final do verbete com a indicação

"Confrontar:")

Como consultar

Na caixa de pesquisa do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, digite a palavra que pretende consultar. À medida que o utilizador vai escrevendo a palavra, é apresentada a lista das palavras que começam pela sequência das letras digitadas, o que possibilita seleccionar a palavra sem ter de a escrever por completo. Esta opção é particularmente útil no caso de palavras longas.

Para aceder ao verbete da palavra digitada, poderá fazer clique na palavra digitada, clicar com o cursor em "Definir" ou ainda premir a tecla "Enter".

Depois de aceder ao verbete da palavra digitada, o utilizador pode fazer um duplo clique sobre qualquer palavra, sendo redireccionado para o verbete correspondente.

Na caixa de pesquisa, as palavras digitadas podem corresponder a um lema (ex.:

anão, constrangido, divergir, muito) ou às suas flexões (ex.: anões, constrangida, diverges, muitíssimo).

Quando se acede ao dicionário, a pesquisa é realizada com ou sem a informação sobre as alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, consoante a escolha feita pelo utilizador durante a instalação. A pesquisa é também realizada com a variedade do português (ver a secção Variedade europeia ou variedade brasileira) seleccionada pelo utilizador durante a instalação. Estas opções podem ser alteradas em qualquer momento em "Preferências".

Resultados das pesquisas

As pesquisas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa são realizadas com o auxílio do corrector ortográfic

Quando o utilizador pesquisa uma palavra que não tem entrada no dicionário, o FLiP permite sugerir formas gráficas que se aproximam da forma digitada.

Esta funcionalidade possibilita a correcção de erros de digitação, apesar de muitas vezes o corrector ortográfico do FLiP sugerir palavras que não estão definidas no dicionário.

Se as sugestões de correcção fornecidas pelo FLiP tiverem entrada no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode clicar nas hiperligações e consultar directamente os verbetes sem ter de digitar a palavra na caixa de pesquisa.

Se a palavra pesquisada não constar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o FLiP não apresentar sugestões (porque a palavra está escrita correctamente ou porque não há sugestões que se aproximem graficamente da palavra digitada na caixa de pesquisa), apenas surge a indicação de que a palavra não foi encontrada.

Nas pesquisas que efectua, o utilizador deve ter presente que a nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, assim como a de qualquer outro dicionário, não é exaustiva, pois nenhum dicionário é capaz de registar todo o léxico de uma língua.

Quaisquer falhas ou omissões podem ser comunicadas à Priberam através do endereç

Variedade europeia ou variedade brasileira

O utilizador do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa tem a possibilidade de escolher entre a variedade europeia ou a variedade brasileira do português quando consulta o dicionário. Ao escolher uma das variedades, todo o conteúdo dos verbetes reflectirá a grafia da opção seleccionada.

Como exemplo, se escolher a opção de português de Portugal e pesquisar pela palavra "génio", irá obter o verbete correspondente, com a indicação de que a grafia na variedade de português do Brasil é "gênio".

Inversamente, se o utilizador optar pela variedade de português do Brasil e pesquisar, por exemplo, pela palavra "gênio", irá visualizar o verbete correspondente, com a indicação de que "génio" é a grafia usada no português de Portugal.

Pesquisar nas definições

Esta funcionalidade do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa permite vários tipos de pesquisa no conteúdo do dicionário:

• uma só palavra (ex.: chaveiro);

• várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte);

• sequências de caracteres delimitadas por asterisco, o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequência de letras inicial (ex.: chav*) ou com a mesma terminação (ex.: *iscar);

• abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv.);

• conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: adv. ab*).

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequência(s) que pretende procurar e clique com o cursor em "Pesquisar". A listagem dos verbetes que contêm a palavra ou sequência pesquisada é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique.

O DPLP e o Acordo Ortográfico de 1990

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa pode ser consultado com ou sem as alterações gráficas previstas pel

Se a pesquisa tiver sido feita com a opção sem

Da mesma forma, se a pesquisa tiver sido efectuada

as alterações do Acordo Ortográfico de 1990, apenas é indicada no final do verbete a forma da palavra alterada pelo Acordo Ortográfico.

com

Em qualquer dos casos, consoante a opção do utilizador definida em "

as alterações do Acordo Ortográfico de 1990, é indicada no final do verbete a forma estabelecida pela anterior ortografia.

Preferências", depois de aceder ao verbete da palavra digitada, as palavras cuja grafia foi alterada surgem destacadas com uma cor diferente e alternam entre o verde (grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990).

Pesquisa para o português europeu com o Acordo Ortográfico de 1945:

Pesquisa para o português europeu com o Acordo Ortográfico de 1990:

Conjugador

O conjugador inserido no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa permite visualizar a conjugação simples (sem tempos compostos nem conjugação pronominal) da voz activa do verbo digitado.

Preferências

Através do menu "Preferências" do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a que pode aceder através do ícone que se encontra no canto superior direito da janela da aplicação, o utilizador pode, em qualquer momento, alterar as suas opções em relação a:

• variedade do português (Portugal ou Brasil);

• utilização ou não da grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990;

• tamanho da fonte em que é apresentado o conteúdo do dicionário (pequena, média ou grande).

Integração com o Word

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa integra-se com o Word do Microsoft Office 2010, permitindo aceder à definição de um vocábulo com um clique no botão do lado direito do rato sobre a palavra pretendida, seleccionando em seguida a opção

"Dicionário Priberam...".

Abreviaturas utilizadas

Documentos relacionados