• Nenhum resultado encontrado

COMO DESENVOLVER O TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO?

A produção de texto é o resultado do trabalho do professor e dos alunos. O professor é orientador, o estimulador das atividades. Ele deve articular com lucidez, o saber e a realidade.

Mas, como aproximar a escola do quotidiano do aluno?

Antes de mais nada, deve-se trabalhar a linguagem oral, que é a exteriorização verbal do pensamento. O incentivo não poderá faltar. Este é o momento da sondagem das experiências. O aluno deve ser estimulado a falar. O fundamental é que ele fale. O relato de suas experiências, ricas e variadas, e sua exploração bem feita poderão resultar em conteúdo interessante do texto a ser produzido. O aluno deverá ter ainda oportunidade de registrar suas ideias. Por isso, o professor deverá incentivá-lo a escrever e valorizar as suas tentativas. Deverá ser dada oportunidade de atividades orais em situações de interacção entre os próprios alunos, com espaço onde possam expressar suas ideias, conhecimentos, sentimentos, garantindo as mais diversas e ricas experiências, em que eles possam se inteirar com outras maneiras de dizer, outras ideias e conhecimentos.

O Círculo de cultura é uma dessas oportunidades. Além dos relatos de experiências vividas, o trabalho sobre a linguagem oral na sala de aula se estende para a formulação de perguntas e repostas. O ato de escrever está estreitamente ligado ao ato de ler. O professor deverá trabalhar a leitura para incentivar o aluno a escrever. Assim, a mente do aluno terá material aliado ao seu conhecimento prévio para a produção de textos.

A leitura de diferentes textos colocará o aluno em contato com abordagens, visões de mundo e estilos diversos. É preciso ler poemas para desenvolver a sensibilidade do aluno, que sente e age. É também importante que o professor conte e leia histórias para que os alunos dramatizem, façam interpretações orais, discussões, etc. Aproveitar a HORA DA HISTÓRIA, atividade diária. Ler para os alunos histórias, notícias, avisos, poesias em todas as oportunidades que surgirem são formas de levar o aluno à apropriação da linguagem escrita de forma significativa, compreendendo assim a sua função social. É fundamental que o professor incentive o aluno a observar, a pensar, a imaginar, a criar, a ver o mundo com outros olhos, olhos de sensibilidade, sentindo as belezas das coisas comuns e da natureza...É importante ainda que o professor incentive o aluno a apreciar a música, a trabalhar ao som da música, a valorizar o desenho, a montagem, modelagem, colagem. Tudo isso como preparação para a produção de textos.

Mas isso só será possível se o professor passar para o seu aluno uma atitude positiva frente ao trabalho de produção de textos. Ele deve acreditar que seus alunos são capazes de criar. Passar-lhes essa crença, encorajando-os a escrever sempre e cada vez melhor. É importante cultivar a auto-estima do professor e de seus alunos. Cada alfabetizando escreve do seu jeito e não há "certo" ou "errado" neste momento. Em todas as sugestões de atividades com produção de texto inclui uma troca de ideias entre os alfabetizandos, esta troca de ideias terá como objetivo o enriquecimento das experiências de cada um com as vivências dos colegas. O alfabetizando pode e deve utilizar da escrita ideográfica para escrever seus textos. O importante é o aluno conseguir expressar, transmitir o seu pensamento.

Sugestões de Atividades 1 - Texto Coletivo

À medida que os alunos forem aprendendo palavras novas, eles podem partir para a criação coletiva ou individual de novos textos. É o primeiro passo que o professor deverá utilizar para iniciar os alunos na produção de textos.

Os alunos irão ditando o texto e o professor será o escriba, fazendo a escrita no quadro ou em cartaz que será exposto para leitura diária. Depois, aos poucos, os alunos poderão fazer as suas próprias tentativas de escrita com a ajuda do professor ou do colega.

O tema gerador da produção de texto será:

> A partir da narrativa dos alunos.

> História da sua vida, sua família, seu trabalho.

> A partir de desenhos ou outro tipo de trabalho artístico. > A partir de uma história contada ou lida pelo professor.

> A partir de uma notícia de televisão ou rádio.

> A partir de um acontecimento na família: nascimento de um filho, chegada de um parente na família.

> A partir do círculo de cultura.

2 - Cantinho do Bilhete - Mensagem curta.

Os alunos gostam muito de escrever bilhetes para o professor ou colegas. Aproveitando a oportunidade, o professor poderá criar o Cantinho do Bilhete, onde os alunos irão escrever ou desenhar para os colegas. Cada semana um grupo de alunos será escolhido para receber bilhetes dos colegas. Os próprios alunos escolhem quem será o destinatário ou o professor realiza um sorteio. Os bilhetes endereçados aos colegas serão afixados num mural para que todos possam lê-los..

3 - Produção de texto a partir de cartas - Mensagem longa.

Os jovens e adultos costumam ter muito interesse em ler e escrever cartas. A característica principal desse tipo de texto é o fato de seu destinatário ser uma pessoa específica. Normalmente, as cartas seguem um padrão:

1° passo

Uma carta começa sempre com a indicação do lugar e a data em que o remetente escreve.

2° passo

No início de uma carta, sempre chamamos o destinatário.

3° passo Mensagem 4° passo Despedida 5° passo Assinatura do remetente

Remetente - pessoa que escreve a carta. Destinatário - pessoa que recebe a carta.

Exemplo:

Ponte Nova (MG) 10 de Julho de 2007. Querido Danilo,

Estou escrevendo estas poucas linhas somente para dar minhas notícias e ao mesmo tempo saber das suas. Gostaria de saber como vai? Os meninos aí? Se eles estão bem. A mamãe como é que ela vai? Diga a ela que eu estou com muita saudade dela. Diga para ela que no mês que vem eu vou para aí. O pai manda pedir que ela venha logo porque as coisas em casa estão muito difícil sem ela. A minha filha está estudando e está indo muito bem, graças a Deus. Gostaria que você estivesse conosco aqui participando das maravilhas daqui. E eu estou estudando alfabetização. Eu estou na casa da minha sogra. Ela é muito legal para mim. Vou terminando com muita saudade de todos vocês.

Um beijo e um abraço para todos vocês e nada mais, de quem nunca te esquece. Nonata

*Para uma carta chegar até o seu destino, é necessário colocá-la num envelope e preenchê-lo corretamente registrando o endereço e nome do destinatário e remetente.

3 - Produção de texto a partir de fotos ou gravuras Material:

> Cola, cartolina, tesoura, papel grosso, caixa, gravuras retiradas de revistas ou livros velhos.

Modo de fazer:

> Colar atrás da gravura, cartolina ou papel mais grosso.

> As gravuras serão colocadas dentro de uma caixa, podendo ser utilizadas também em outras atividades.

> O professor ou aluno escolhe uma gravura. > Ela será afixada num lugar bem visível.

> O professor irá fazendo perguntas sobre o que está contido na gravura. > Quem aparece nesta gravura?

> Em que lugar eles estão?

> O fato acontece durante o dia ou à noite?

> O que será que aconteceu antes desta cena? E depois?

> Quem quer contar?

Depois deste tipo de atividade, o professor, pedirá que os alunos elaborem um texto coletivo sobre a gravura.

> O professor será o escriba.

> Os alunos irão ditando e o professor irá escrevendo no quadro ou em um cartaz para trabalhar posterior.

4 - Produção de texto a partir do auto-retrato

Eu sou assim

Os alunos fazem o seu auto-retrato e depois criam um texto oral ou escrito fazendo a descrição de como eles são. Os textos poderão ser afixados num varal ou mural do auto-retrato.

Variação: Os alunos trocam os auto-retratos e cada um descreve o colega. 5- Produção de texto a partir de um poema

Apresentar para os alunos um poema escrito em cartaz ou no quadro.

O professor faz uma primeira leitura, depois os alunos lêem em grupos, filas ou individualmente com a devida entonação. ATENÇÃO: A leitura de um poema é diferente de outros tipos de textos. Pedir que os alunos, em duplas, elaborem um texto baseado no poema

Exemplo: