• Nenhum resultado encontrado

COMO DETER SATANÁS

No documento Manual Do Encontro Com Deus Mda (páginas 98-103)

 Lição Única do Pós Encontro

IV. COMO DETER SATANÁS

1. Amarrando as forças das trevas (Mc 3:27; Lc 11:21-22).

Prender as forças demoníacas é um ensino de Jesus. Ele nos ensinou que quando um valente guarda a sua casa, se faz necessário que um mais valente venha e o amarre para que sua casa seja saqueada (Lc 11:21-22).

Satanás se acha valente, mas há um povo autorizado a pisar serpentes, escorpiões e toda a força do maligno (Lc 10:19). Nós somos este povo com autoridade para manietar, prender, amarrar o diabo.

2. Usando a autoridade dada por Deus

A Bíblia diz que Deus nos dá o cetro de autoridade. Domine o inimigo, não seja dominado por ele (Lc 10:17-19). Declare: “Eu tenho a promessa; o inimigo não me toca” (I Jo 5:18 b).

3. Evitando brechas

Por que o inimigo toca em alguns de nós? Devido a brechas, as portas abertas para sua atuação. Como são abertas essas portas?

►Pecado – desobediência deliberada.

►Medo – o amor lança fora o medo (I Jô 4:18).

100

►Desconfiança (falta de fé) – colocar em suspeita o caráter de Deus (I Jo 5:10).

Quando abrimos precedentes deixamos a carne em operação.

4. Conhecendo os Inimigos

O mundo – se vence com oração (MT 7:7-8). A carne – se vence com jejum (MT 17:21). O diabo – se vence pela Palavra (MT 22:29).

5. Como Guerrear Conta Satanás

Pelo poder do sangue de Jesus (AP 12:11). Pelo poder do nome de Jesus (Mc 16:17).

Revestindo-se de toda a armadura de Deus (Ef 6:10-18).

6. Fechando as portas.

Se as portas forem fechadas. A vitória estará instalada (Ef 4:27). Hoje precisamos fechar as portas do medo, da insegurança, da incredulidade (II Tm 1:7). O contra-ataque vem do adversário e ele não brinca. Não se pode vacilar. Satanás é o nosso adversário declarado. Temos a certeza que o poder de Jesus Cristo em nós é maior do que qualquer força inimiga, mas não podemos esquecer que estamos em batalha espiritual (I Jô 4:4 b).

7. Como Vencer o Contra-Ataque a) Saiba quem você é:

◛ Eu vou vencer porque eu sei quem Deus é, e sei quem sou em Cristo: sou mais que vencedor (Romanos 8.37). Maior é o Senhor, que vive em mim do que o diabo, que está no mundo. A autoridade que está em mim dá-me autoridade sobre principados (Lc 10:19).

b) Conheça o plano da cruz: Sei qual é e quanto vale o plano da cruz.

c) Não baixe a guarda: Esteja alerta o tempo todo

d) Retenha a confissão da esperança: Deus é fiel para cumprir suas promessas (Hb 10:23).

e) Feche as portas para o pecado: Anule os argumentos e a condenação do inimigo contra você: “Não deis lugar ao diabo.” (Ef. 4:27).

101

8. Como Conservar a Vitória

◙ Confessando a Palavra, retendo a confissão da fé e da

◙ “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13).

◙ “Em todas as coisas sou mais do que vencedor” (Rm 8.37).

◙ “Minhas necessidades são supridas segundo as riquezas de Cristo” (Fp 4:19).

◙ “Pelas pisaduras de Jesus eu fui sarado” (Is 53:5).

◙ Diga: Jesus me deu toda autoridade contra satanás e todos os demônios.

EU SOU MAIS QUE VENCEDOR! EU POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!

ORIENTAÇÕES PARA O MINISTRADOR:

Orar usando de autoridade contra as investidas do diabo.

Enfatizar nossa posição em Cristo e firmar o propósito de ganhar vidas.

Ore pelos encontristas ministrando a bênção de Deus e que os mesmo sejam fortalecidos no Senhor, permanecendo em Seus caminhos. E vivam cada dia em santidade para que haja continuação do processo de Deus em suas vidas.

Matriculem-se o mais rápido que puder no Curso Básico de Líderes - CBL para que haja o crescimento e maturidade espiritual em suas vidas.

102

A Visão do MDA é simplesmente sobrenatural; é, inconfundivelmente, de Deus.

A Visão do MDA é metodológica, fácil, prática e funcional. Nessa primeira fase conheceremos melhor o Encontro. São três dias num retiro espiritual, estrategicamente organizado, para que os retirantes absorvam o máximo. Por ser um encontro espiritual cem por cento baseados nos princípios bíblicos, podemos verificar o resultado na vida de cada encontrista. De fato é sobrenatural.

► O encontro é feito para introduzir a Visão de células no modelo do discipulado apostólico  –  MDA. Existem alguns motivos pelos quais necessitamos introduzir o Encontro como um dos passos de suma importância para a visão:

1º.  – Ele foi feito para novos convertidos e isso acelera o processo de crescimento e manuseio da Palavra de Deus (2 Tm 3.16-17).

2º.  –  O novo povo perdeu o referencial da missão.

► No encontro somos introduzidos na Visão do MDA.

► Os encontros não devem ser feitos por fazer. Faça-os por proposta e com o coração aberto para o avivamento que a Visão tem trazido para a Igreja e para a nossa nação. ► Os métodos são mutáveis, porém os princípios são eternos.

► Os degraus da Escada de Sucesso  –  ganhar, consolidar, edificar, treinar e enviar: nos ensinam como devemos caminhar dentro da Visão.

►Tudo na Visão do MDA tem um princípio espiritual que não fere a postura denominacional da igreja na qual o líder a queira implantar.

◛ “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46.10)

◛ O silêncio é uma estratégia de reflexão, não é uma doutrina. Se houver permissão que os encontristas conversem nos Encontros corremos o risco de estarmos realizando apenas mais um dos nossos históricos retiros.

◛ O nosso desejo é ajudar as pessoas a terem uma profunda experiência com Deus e entendemos que se estamos num lugar apenas ouvindo a ministração da Palavra de Deus.

◛ Vemos em vários exemplos bíblicos o silêncio diante do Senhor. Abraão, Moisés, Elias, Jeremias, Isaías, Habacuque temeram e silenciaram diante do Senhor. Zacarias levou nove meses sem abrir a boca (Lc 1. 5-25). Deus tem cada uma, não é mesmo? Até no céu haverá silêncio de trinta minutos. (Ap. 8.1)

◛ Procedemos com o silêncio nos encontros, pois aprendemos que logo após a primeira ministração da noite deveríamos preservar o que recebemos para que não haja distração, levando-nos ao arrependimento e um profundo quebrantamento. Depois da ministração Implantando a Visão do MDA pela manhã de domingo, liberamos o silêncio para que haja comunhão entre os encontristas.

O silêncio é para todos encontristas e encontreiros.

103

POR QUE O SILÊNCIO DURANTE O ENCONTRO?

► Marcos 9.9: “Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não

contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos”.

► Mateus 16.20: Então advertiu a seus discípulos que não contassem a

ninguém que ele era o Cristo.

► Jesus levou os seus discípulos para um encontro em Cesaréia, ministrou-

lhe sobre o Reino de Deus e lhes pediu que guardassem segredo, pois ainda não era a hora de se revelar. Jesus pecou com isso? Quando Jesus curou o leproso, pediu para que ele não contasse para ninguém (Mt. 8.4). Perceba, então, que todos os pedidos de segredo que Jesus fez, tinham um propósito.  Assim também, utilizamos o segredo não como doutrina, mas por alguns

motivos:

► Para estimular o novo convertido e outros irmãos a ir ao encontro.

► Para estimular o novo convertido e outros irmãos a ir ao encontro.

► Para que a igreja que está em transição possa levar o maior número

possível de pessoas aos encontros, e permitir que cada um tenha a s ua própria experiência com Deus. É como alguém que está planejando uma festa surpresa de aniversário, mas um amigo indesejável estraga tudo, revelando o segredo ao aniversariante, contando o que vai acontecer na festa.

♥ Nos encontros tudo é muito bem planejado para que a pessoa fique à

vontade na presença de Deus. Então, se lhe contamos antes o que acontece nos encontros, frustramos a participação do encontrista.

♥ O segredo, então, é só uma forma de gerar curiosidade. Não é nada

doutrinário; é uma estratégia que tem dado certo ao redor do mundo.

♥ Porém, se algum irmão se sente desconfortável para agir dessa forma,

compreendemos que cada um anda na luz que tem. Temos certeza que o Senhor lhe abençoará poderosamente na sua decisão.

O QUE ACONTECERÁ COM O ENCONTRISTA DEPOIS DO ENCONTRO

Deverá estar debaixo de acompanhamento do seu discipulador semanalmente.

Deverá imediatamente ser encaminhado para o CBL. Lá ele deverá ser edificado, treinado e crescerá no Modelo  Apostólico do Discipulado – MDA.

Solicitar que eles sempre estimulem outros a participarem do Encontro, pois é sobrenatural.

104

Sugestões das Cartas Enviadas Para os Encontristas

Carta do pastor presidente e da sua esposa enviada aos encontristas.

Cidade, ____/____/2010

“Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque Ele se agradou de mim.” (SL 22.20) Amado Encontrista,

Que dias sobrenaturais! Como foi de grande proveito você poder parar três dias para ouvir o Espírito Santo. Nós estamos caminhando numa celeridade muito grande e você, é claro, não pode ficar para trás. Na visão do Mda, nós estamos andando de mãos dadas em um só pensamento, em só coração. A palavra de Deus diz em Gênesis 11.6: E disse o SENHOR: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer”.

O Nosso homem interior  – homem espiritual  – está crescendo e conquistando novos territórios. E nós sabemos que Deus vai fazer muito mais na sua vida à medida que você derramar dessa unção sobre outras pessoas. É verdade que Deus não encolhe a sua mão para abençoar, nem fecha seus ouvidos para ouvir. Nesses dias, cremos que o Senhor ouviu a oração do nosso coração.

Que esse Encontro seja o marco referencial para avaliação da sua vida espiritual entre o antes do Encontro e depois do Encontro.

Contamos com você para se engajar o mais depressa possível na visão do MDA que veio do coração de Deus. Amamos você profundamente. Mãos à obra o Senhor conta com você e Ele usará você poderosamente!

Seus pastores,

Cidade, ___/____/2010  Amado (a) Irmão(ã)

Eu creio que esse Encontro é sobrenatural e marcará a sua vida para sempre. Saber que você passou por esta maravilhosa experiência me deixa regozijante e ansioso por recebê-lo nessa nova unção que o Espírito Santo derramou sobre você.

Estamos orando por você e quando voltar, por favor, compartilhe conosco. Juntos ganharemos a nossa cidade para o Senhor Jesus. Isso é só o começo!

Um abraço,

105

Carta dos Irmãos da Igreja

No documento Manual Do Encontro Com Deus Mda (páginas 98-103)