• Nenhum resultado encontrado

Comparação com Modelos de TV e Tecnologias de Sincronismo

No capítulo 2, foram descritos alguns modelos de TV Digital, assim como algumas das tecnologias atualmente disponíveis para realização do sincronismo entre a programação transmitida pelo fluxo televisivo e os conteúdos complementares comumente disponibilizados pela web. Buscando comparar a arquitetura definida para a implementação do processo de sincronismo dos dados contextuais do Synced-DTV com as de outras soluções e abordagens descritas no capítulo 2, alguns critérios foram levantados, levando-se em consideração o esforço para a adoção de uma destas propostas num cenário realístico de uma emissora TV aberta.

Os critérios definidos para a comparação são:

1. Recursos Externos Necessários: Critério que considera a necessidade de recursos de hardware externos exclusivamente para a implantação da proposta, como por exemplo, servidores para processamento de arquivos de mídia.

2. Complexidade de Desenvolvimento da Solução: Critério que considera o esforço computacional necessário para a implantação de

uma solução, considerando a necessidade de criação de algoritmos específicos.

3. Manipulação do Conteúdo de Mídia Original: Critério que evidencia a necessidade de modificação do arquivo de mídia original para a implantação da solução.

4. Facilidade de Uso: Critério que considera a dificuldade e o esforço necessário durante o processo de sincronismo da aplicação do pondo de vista do usuário.

5. Confiabilidade no Sincronismo: Critério que avalia a confiabilidade do sincronismo da solução, seja durante o processo de captura dos pontos de sincronismo, ou pelo atraso na exibição dos dados contextuais.

A Tabela 5 abaixo demonstra o desempenho dos modelos e tecnologias propostas no capítulo 2 utilizando o conjunto de critérios definido anteriormente.

Tabela 5 - Fatores de comparação

Solução Recursos Necessários Complexidade de desenvolvimento da Solução Manipulaçã o do Conteúdo de Mídia Original Facilid ade de Uso Confiabilid ade no Sincronism o

Audio Fingerprinting Sim Alta Sim Médio Médio

Audio Watermarking

Video Recognition Sim Alta Não Baixa Baixo

Local TV

Synchronization Não Baixa Não Alta Alto

Internet

Synchronization Não Baixa Não Alta Alto

Quando levado em consideração a necessidade de recursos externos para o funcionamento da solução as técnicas de Audio Fingerprinting, Audio Watermarking e Video Recognition claramente necessitam de servidores externos remotos para o processamento necessário à identificação do fluxo televisivo e posterior sincronização. Na técnica de Local TV Synchronization o uso de servidores externos para o sincronismo não é necessário uma vez que a informação necessária para o sincronismo pode ser enviada juntamente com o fluxo de mídia e no caso da Internet Synchronization o conteúdo complementar é disponibilizado em tempo “real” com a programação exibida.

O segundo critério a ser considerado mostra a complexidade de implementação de uma solução utilizando as técnicas demonstradas. Neste critério, mais uma vez, as técnicas de Audio Fingerprinting, Audio Watermarking e Video Recognition demonstram ser mais complexos, em grande parte, pela necessidade de desenvolvimento de um algoritmo específico para o reconhecimento e sincronização das mídias. Nas outras técnicas este artifício não é necessário pois o processo de sincronismo acontece através de outros mecanismos.

O terceiro critério aborda a necessidade de manipular o conteúdo de mídia original buscando inserir informações necessárias ao correto sincronismo entre o fluxo televisivo e o conteúdo de segunda tela. Nas técnicas de Audio Fingerprinting e Audio Watermarking este tipo de abordagem é necessária, como explicado no capítulo 2. As

outras técnicas descritas utilizam formas de sincronismo menos invasivas, tornando dispensável a manipulação da mídia original.

A Facilidade de Uso, abordado no quarto critério da tabela, faz referência ao esforço necessário ao usuário para que o sincronismo possa acontecer. Nas técnicas de Local TV Synchronization e Internet Synchronization apresentam uma abordagem mais satisfatória neste quesito, especialmente por não necessitar de interações constantes do usuário, ou estão suscetíveis a falhas no sincronismo devido a ruídos ou má captura dos frames do vídeo da programação.

Por fim, o ultimo critério aborda a confiabilidade do sincronismo gerado pela solução, considerando todos os fatores exógenos que podem interferir no processo de sincronização como, por exemplo, latência de Internet, processamento necessário para a geração e/ou identificação dos pontos de sincronismo e as dependências, e possíveis interferências, das soluções externas obrigatórias a execução de uma técnica. Neste quesito, a técnica de Local TV Synchronization mostrou-se a mais satisfatória por não apresentar dependências com serviços externo, dependendo assim apenas das informações contextuais da TV e do inevitável carregamento do conteúdo web complementar. A solução de Internet Synchronization, uma vez que contemplada da forma correta, também tem o potencial de exibir uma ótima qualidade no sincronismo dos conteúdos, uma vez que o mesmo provedor seria o responsável por gerenciar o envio síncrono de ambos.

3.8 Discussões

Este capítulo apresentou detalhes sobre a elaboração do Synced-DTV como uma proposta de solução para a sincronização de conteúdos complementares, através do uso de informações contextuais da programação corrente, em ambientes de TV híbrida. Para isto, a extração dos dados de alguns campos obrigatórios e opcionais da tabela SI do SBTVD é essencial na obtenção dos pontos de sincronismo entre os conteúdos, assim como das URLs de acesso ao conteúdo web complementar a programação atualmente transmitida pela TV.

Foram apresentadas as arquiteturas das aplicações Synced-TVApp, Synced- WebServers e Synced-SecondScreenApp que podem ser utilizadas como referências para a implementação de qualquer outra solução de sincronismo de conteúdos de TV digital

híbrida, pois apresentam uma disposição modular e bem construída, podendo ser estendida ou utilizada como base para o desenvolvimento de qualquer aplicação de propósito semelhante.

4 Implementação da Solução

No capítulo anterior foram descritos detalhes sobre a elaboração dos requisitos funcionais, bem como da arquitetura do Synced-DTV, além de uma visão geral da solução proposta por este trabalho.

Este capítulo será focado na apresentação da implementação, execução e validação das arquiteturas dos módulos que compõem a solução proposta por este trabalho. Será explanada a forma proposta para o envio dos dados contextuais de sincronismo com a segunda tela, assim como todos os artifícios utilizados para o desenvolvimento dos módulos Synced-WebServers, Synced-TVApp e Synced- SecondScreenApp. Também serão apresentados os resultados dos testes de desempenho e aceitação realizados para a validação da estrutura do modelo proposto. Por fim, serão abordadas a dificuldades encontradas e soluções adotadas, restrições tecnológicas, os ambientes de software utilizados e as considerações finais do trabalho.

Documentos relacionados