• Nenhum resultado encontrado

Comparação das funções de pedotransferência

No documento 2009ClovisDalriMarcolin (páginas 181-187)

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.7 Comparação das funções de pedotransferência

Conforme afirmaram Budiman et al. (2003), a definição dos princípios das funções de pedotransferência para evitar o mau uso do conceito, são mínimo o esforço e mínima incerteza. Não prognosticar algo que é mais fácil e mais barato medir ou determinar. Como o objetivo das funções de pedotransferência é predizer propriedades, cujas medidas ou determinações diretas são difíceis (laboriosas ou muito caras), os preditores devem ser de obtenção mais fácil ou mais barata.

Um dos objetivos desse trabalho foi de criar funções de pedotransferência para os indicadores de qualidade física do solo e com isso, facilitar a análise do estado físico desses solos. Os preditores devem ser de mais fácil obtenção (custo financeiro, principalmente) que o ensaio de Proctor (para a densidade relativa), curva de retenção da água no solo e resistência à penetração. Com isso, os preditores utilizados foram os teores de argila, silte, matéria orgânica, água e densidade do solo. A não utilização de informações mineralógicas (teores de óxidos e argilominerais) na elaboração das funções deve-se ao fato de ser mais caras e difíceis de serem analisadas do que as propriedades utilizadas como indicadoras da qualidade física do solo. Conforme afirmaram Budiman et al. (2003), não se deve prognosticar algo que é mais fácil e mais barato medir ou determinar.

Quando se compara os coeficientes de determinação e o nível de significância das funções de pedotransferência apresentados, observa- se que o melhor ajuste é o da densidade do solo máxima (Equação 15, P = 0,0001, R2 = 0,95). Resultante desse ajuste, a densidade relativa calculada é estatisticamente igual, pelo Teste T, a medida (P = 0,98).

O nível de significância da função da resistência à penetração (Equação 19) é semelhante ao da densidade do solo máxima, porém o coeficiente de determinação é menor (R2 = 0,56). A relação de valores observados e calculados, esses diferem estatisticamente pelo Teste T, com P = 0,596.

Para determinar o IHO, são necessárias quatro funções de pedotransferência. A capacidade de campo (Equação 23, P = 0,0001, R2 = 0,69), ponto de murcha permanente (Equação 24, P = 0,0001, R2 = 0,937), teor de água na porosidade de aeração de 0,1 m3.m-3 (Equação 25,

R2 = 1), além da resistência a penetração (Equação 19).

O Índice S, não foi possível determinar uma função de pedotransferência, pois uma regressão múltipla desse índice com as propriedades do solo não foi significativa.

Seguindo os passos para desenvolver funções de pedotransferência, conforme Budiman et al. (2003), as funções de pedotransferência já disponíveis na literatura não obtiveram bons ajustes aos dados obtidos nos solos estudados. Isso devido, provavelmente, por serem solos distintos. Portanto a utilização das funções de

pedotransferência apresentadas da literatura e avaliadas neste trabalho não são adequadas para os solos estudados.

A partir das funções de pedotransferência criadas, Budiman et al. (2003) afirmam que, devem-se utilizar as de menor variância, além disso, deveria ser utilizada a função com menor probabilidade de erro. Dessa forma, a função que apresenta a menor probabilidade de erro é a função para determinar a densidade do solo máxima (Equação 15), necessária para calcular a densidade relativa do solo. Essa função utiliza dois preditores e três parâmetros, com alto nível de significância para a equação e para os parâmetros e o maior valor do coeficiente de determinação de todas as funções, exceto a Equação (25) que não possui variação dos dados.

Em segundo lugar, estaria a função de determinação da resistência mecânica do solo à penetração (Equação 19), com três preditores e quatro parâmetros. Essa equação, da mesma forma que a anterior, apresenta alto nível de significância para a equação e para os parâmetros. Porém, o valor do coeficiente de determinação é inferior ao da densidade máxima, R2 = 0,95 para a densidade máxima e R2 = 0,56 para a resistência à penetração.

A determinação do IHO por função de pedotransferência é o indicador que apresenta a maior incerteza, dos possíveis de determinar. O IHO necessita quatro funções, uma delas a função da resistência à penetração. As funções da capacidade de campo e ponto de murcha permanente apresentam nível de significância menores para alguns

parâmetros, altamente significativo para as equações. Com isso aumentando o grau de incerteza.

Dessa forma, pode-se afirmar que se deve utilizar como indicador da qualidade física do solo, de preferência, a densidade relativa do solo, com a utilização da função de pedotransferência, para calcular a densidade do solo máxima. Para isso é necessário coletar amostras de solo, para determinar os teores de argila e matéria orgânica, sem estrutura preservada, e densidade do solo, com estrutura preservada.

5 CONCLUSÕES

A hipótese levantada foi comprovada parcialmente, de que os solos sob plantio direto apresentam qualidade física distinta, mas contrariando a hipótese levantada, os indicadores de qualidade física do solo não apresentaram um mesmo comportamento para todos os perfis dos solos, em alguns casos apresentando resultados opostos.

A função de pedotransferência para densidade do solo máxima obteve ajuste adequado em função dos teores de argila e matéria orgânica.

O ajuste da função de pedotransferência para determinar a resistência à penetração, em função da densidade do solo, teor de água no solo e argila, foi adequado para valores de resistência inferiores a três MPa.

Os limites do intervalo hídrico ótimo podem ser determinados por funções de pedotransferência, como resistência mecânica do solo à penetração a partir da densidade do solo, teor de água no solo a base de volume e pelo teor de argila no solo, a capacidade de campo, utilizando- se a densidade do solo e o teor de argila, ponto de murcha permanente pelos teores de matéria orgânica, argila e silte e densidade do solo, porosidade de aeração pela densidade do solo.

O Índice S não apresentou ajuste satisfatório para funções de pedotransferência.

Pelos ajustes obtidos deve ser utilizada, de preferência, a função de pedotransferência para determinar a densidade relativa do solo,

em segundo lugar à resistência à penetração e em terceiro lugar o intervalo hídrico ótimo.

A densidade relativa do solo no campo é influenciada pelo teor de argila. Solos argilosos, sob plantio direto, apresentaram menor densidade relativa do que solos arenosos.

Para uma mesma densidade e teor de água no solo, a resistência mecânica do solo à penetração é influenciada de forma exponencial pelo teor de argila.

No documento 2009ClovisDalriMarcolin (páginas 181-187)