• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.2 COMPARAÇÃO DOS ESCORES OBTIDOS NAS TAREFAS DE

A figura 11 apresenta a distribuição da frequência dos escores das tarefas de destreza manual divididos por tarefas e por sexo, no intuito de verificar se existe diferença entre o sexo em termos de porcentagem.

Figura 12 – Distribuição de frequências (%) dos escores na habilidade destreza manual entre meninos e meninas

Observa-se que o desempenho motor das meninas nas tarefas de destreza manual, foi melhor do que dos meninos, com resultado estatisticamente significativo (p<0,001), sendo que 63% das meninas foram classificadas com alto desempenho, enquanto 77% dos meninos obtiveram um baixo desempenho motor. Além disso, as meninas alcançaram melhores desempenhos em todas as três tarefas de destreza

manual quando comparadas com os meninos, sendo o melhor resultado nas tarefas “Enfiando Cubos”, “Colocando Moedas” e “Caminho da Bicicleta”, onde 90%, 82% e 63% respectivamente, onde as meninas obtiveram um alto desempenho. Entretanto, 18% das meninas obtiveram um desempenho motor baixo na tarefa “Colocando Moedas”, sendo esta a tarefa que apresentou um menor desempenho motor por parte das meninas. Em relação aos meninos, estes se destacaram mais na tarefa “Enfiando Cubos”, com 77% deles alcançando um desempenho motor alto, seguida da tarefa “Colocando Moedas” com 44% e a tarefa “Caminho da Bicicleta” com 22% na categoria alto desempenho. Entretanto, 66% dos meninos obtiveram um baixo desempenho motor na tarefa “Caminho da Bicicleta” e 11% na tarefa “Enfiando Cubos”.

Figura 13 – Distribuição de frequências (%) dos escores na habilidade lançar e receber entre meninos e meninas

Embora as meninas tenham superado os meninos no escore geral nas tarefas de alcançar e lançar (figura 12), visto que 81% das meninas obtiveram um desempenho motor bom contra 66% dos meninos, os resultados indicam que 77% dos meninos obtiveram um desempenho motor alto contra 54% das meninas na tarefa de “Receber o Saco de Feijão”. Entretanto, na tarefa de “Lançar o Saco de Feijão”, 81% das meninas obtiveram um alto desempenho motor, enquanto 66% dos meninos estavam classificados na mesma categoria. Na classificação baixo

desempenho motor, encontra se 22% dos meninos e 36% das meninas na tarefa de “Receber o Saco de Feijão”, enquanto 33% dos meninos e 18% das meninas encontram-se com um médio desempenho motor na tarefa de “Lançar o Saco de Feijão”.

Figura 14 – Distribuição de frequências (%) dos escores na habilidade equilíbrio entre meninos e meninas

A figura 13 apresenta a distribuição de frequência do escore geral das tarefas de equilíbrio divididos por tarefa e por sexo. É possível observar que 90% das meninas alcançaram um desempenho motor alto, enquanto apenas 56% dos meninos obtiveram o desempenho motor classificado como alto na habilidade de equilíbrio. Contudo, quando observado o desempenho das crianças por tarefas, nota-se que as meninas estão superiores nas três tarefas motoras “Equilíbrio Sobre Uma Perna”, “Pular Sobre os Tapetes” e “Caminhar na Ponta dos Pés”, com 90% das meninas sendo classificadas com o desempenho motor alto nas duas primeiras tarefas e 72% na última tarefa. Com relação aos meninos, 67% destes alcançaram um desempenho motor alto na tarefa “Pular Sobre os Tapetes” e 44% obtiveram o mesmo desempenho nas tarefas “Equilíbrio Sobre Uma Perna” e “Caminhar na Ponta dos Pés”. Na classificação baixo desempenho motor, verifica-se que 33%, 44% e 33% dos meninos estão classificados nesta categoria nas tarefas “Equilíbrio

Sobre Uma Perna”, “Caminhar na Ponta dos Pés” e “Saltar Sobre os Tapetes”, respectivamente. Entretanto, somente 27% das meninas estão classificadas na categoria baixo desempenho motor na tarefa “Caminhar na Ponta dos Pés”.

A figura 14 demonstra a distribuição de frequência do resultado total do desempenho motor de todas as 20 crianças e, os escores obtidos pelas mesmas, nas habilidades motoras de destreza manual, lançar e receber e equilíbrio, de acordo também com o sexo de cada criança.

Figura 15 – Comparação entre o resultado geral do MABC e o resultado por habilidade de cada criança

Neste gráfico é possível observar a disparidade do resultado geral e os resultados divididos entre habilidades de destreza manual, lançar e receber e equilíbrio, sendo estas, as habilidades motoras envolvidas para análise do produto do desenvolvimento motor da criança: o desempenho motor. Considerando aleatoriamente uma variação máxima de 10 pontos percentuais para mais ou para menos, pode-se observar que apenas 20% das crianças apresentam uma convergência entre o resultado geral e os resultados por habilidade motora, ou seja, apenas quatro crianças obtiveram escores homogêneos em todas as habilidades

motoras e, por consequência, estes resultados são equivalentes ao resultado final de desempenho motor, mantendo um padrão homogêneo de desempenho. Das crianças que apresentaram coerência interna em termos de desempenho motor nas habilidades motoras, todas são meninas. Ao mesmo tempo, é possível verificar que 80% das crianças apresentaram resultados divergentes quando analisado criança por criança entre as habilidades motoras. Isto demonstra que para esta amostra, não houve tendências apontando para um melhor desempenho em determinada habilidade, visto que 50% das crianças alcançaram os melhores desempenhos na habilidade de equilíbrio, 35% obteve melhores resultados na habilidade de lançar e receber e apenas 30% das crianças desempenharam melhor na habilidade de destreza manual. Novamente, quando observado os resultados levando em consideração o sexo, verifica-se que daquelas 10 crianças que obtiveram melhores resultados na habilidade de equilíbrio, seis são meninas e quatro são meninos. Não obstante, das sete crianças que alcançaram seus melhores resultados na habilidade de lançar e receber, cinco delas são meninos e duas são meninas e, com relação à habilidade de destreza manual, percebe-se que das seis crianças com desempenho melhor nesta habilidade, todas são meninas. Nesse contexto, as meninas obtiveram desempenho melhor do que os meninos nas habilidades que envolvem maior precisão, enquanto os meninos se apresentaram melhor na habilidade lançar e receber, a qual envolve uma maior noção espaço-temporal. Por fim, estes resultados separados por habilidade motora permitem visualizar a discrepância dos valores referentes a cada domínio motor do teste, mostrando a individualidade das crianças quanto às experiências motoras vividas e os pontos fortes e fracos em termos de habilidade motora, de cada criança e também, uma noção geral quando as habilidades são divididas por sexo.

Documentos relacionados