• Nenhum resultado encontrado

COMPATIBILIDADE COM Å WINDOWS Å

Chat com várias pessoas ao mesmo tempo Ícone e aspecto do balão personalizados Lista de contatos .Mac e AIM Lista de usuários locais no Rendezvous

ou avenida especificada. Porém, em nossos tes- tes, a Agenda procurou a Avenida Paulista e outros endereços de São Paulo... na cidade homônima em Portugal. Isso porque o progra- ma inclui o formato de endereço de Portugal, mas não o do Brasil, e por essa razão acha que nós vivemos na terra de Camões. Agora, se o Jaguar não tem versão localizada para Portugal, mas tem para o nosso país, por que não incluiu o formato de endereço brasileiro?

Na Agenda, você também pode enviar um email para o contato, clicar num email Mac.com e abrir o iDisk público daquela pes- soa, inciar um bate-papo via iChat com ela (se ela também utilizar o programa) ou visitar o site dela no Mac.com. E, caso você tenha um celular equipado com Bluetooth, o Address Book pode automaticamente sincronizar infor- mações com ele, alertar quando você recebe uma ligação e mostrar as informações de quem está ligando.

Mas o mais importante é que a Agenda usa um padrão de dados aberto, que permite que eles sejam consultados e utilizados por qualquer outro programa. (Por enquanto, somente o Mail e o iChat são compatíveis.)

Estranhamente, o maior defeito da Agenda é não deixar que você importe contatos de um arquivo de texto exportado a partir de outro programa de email; um recurso básico demais para estar faltando. Ou será que a Apple espera que a gente comece a catalogar nossos conta- tos do zero?

utiliza como ícone no seu cartão da Agenda é o que aparece nas suas mensagens do iChat. Algumas vantagens do iChat em relação ao ICQ de Mac, o mensageiro instantâneo mais popu- lar no Brasil, são: não ter limite de quantidade de texto nas mensagens, permitir o chat com múltiplos usuários simultaneamente e recursos gráficos (especialmente o chat com balões) ine- xistentes no ICQ. O maior problema é que, se você tem uma extensa lista de amigos que usa o ICQ (incluindo amigos pecezistas), dificil- mente vai abandoná-lo pelo iChat, por onde só vai poder se comunicar com outros macmanía- cos que estão usando o Jaguar ou usuários do AIM. Apesar de a AOL ser dona do AIM e do ICQ e eles até utilizarem o mesmo protocolo de comunicação, não há previsão de os dois sistemas serem unificados no curto prazo, ape- sar de o Netscape 7 (também da AOL) poder trazer os dois embutidos.

De qualquer modo, a integração do iChat ao sistema torna perfeitamente possível sua utili- zação junto com o ICQ. Você pode deixar o bicho ligado sem janela nenhuma na barra de menu, com acesso direto aos amigos conecta- dos. E, acredite, você vai querer digitar. Conversar pela rede nunca foi tão divertido.

AgEnda

Ela agora oferece um gerenciador de contatos bem mais eficiente, com a possibilidade de adicionar quantos telefones ou

emails uma determinada pessoa tiver, além de contar com espaço para notas aleatórias e a opção de arrastar imagens do Finder para o campo de “foto” da pessoa. Um detalhe interes- sante é que, se você clicar no nome do campo de endereço (casa, trabalho etc.), surgirá a opção “Mapear De”, que abre o site MapQuest no browser para mostrar um mapa com a rua

Já se acostumou a chamar o OS X 10.2 de Jaguar?

Só que no Brasil não pode. Isso por culpa da Ford Motor Inc., dona da marca Jaguar no mundo intei- ro. A Apple conseguiu um acordo com a montadora de automóveis para usar o nome nos EUA e no Canadá. O resto do mundo (Apple Brasil inclusa) só pode chamar o sistema de “Mac OS X v.10.2”. (Mas o “X” peludo está liberado.)

O primeiro detalhe ridículo nessa história é que a Jaguar fabrica um carro chamado X-Type(esse aí da foto). Usando a mesma “lógica”, a Apple poderia ter impedido o modelo de ganhar esse nome. O segundo detalhe ridículo é que a palavra jaguar

foi inventada por aqui mesmo, pelos tupis. Os índios brasileiros poderiam processar todo mundo...

JAGUAR OU NÃO JAGUAR?

Ele é compatível com o AOL Instant Messenger (AIM). Com ele, você pode conversar com outras pessoas da comunidade AIM ou .Mac, além de poder entrar em qualquer sala de chat da AOL apenas digitando o nome dela. Você pode conversar com pessoas cadastradas no AIM ou com outros usuários de iChat que têm uma conta Mac.com. É bom lembrar que agora o serviço da Apple é pago, mas é possível se cadastrar gratuitamente no AIM.

O iChat também tira proveito da tecnologia Rendezvous, mostrando uma lista de pessoas disponíveis em sua rede local, mesmo sem saber seus nomes de tela.

O iChat é cheio de ícones de carinhas para quem gosta de enfeitar seus bate-papos pela rede. E além de mensagens, você pode enviar imagens pela própria janela de mensagem. O iChat tem uma relação íntima com o Mail e a Agenda (Address Book). A imagem que você

inglês a expressão “Toma lá, dá cá” e o resulta- do foi “It takes there gives here”. Pensando melhor, até que não foi tão ruim.

O Sherlock traduz do inglês para todas as lín- guas padrão do sistema (inclusive português) e vice-versa, além de outras combinações.

cAnAis Que Não RoLaM por aQui

Também estão disponíveis canais que por enquanto fazem muito mais sentido nos EUA do que aqui:

•Ações, que mostra o desempenho das empre- sas nas Bolsas de Valores norte-americanas e coleta seus press-releases mais recentes.

•Filmes, onde você pode ver que filmes estão passando em quais salas de cinema dos EUA (incluindo o download de trailers). •Guia Comercial (Páginas Amarelas). •eBay, acesso direto ao maior site de leilões do mundo.

•Vôos, com informações sobre os vôos em todo o território americano.

Nas preferências do programa, existe uma opção para habilitar canais localizados por país. Por enquanto, a Apple Brasil não tem uma data definida para localizar os serviços do Sherlock 3. Segundo Rodrigo Pellicciari, gerente de pro- dutos da Apple Brasil, existe essa possibilidade

9

Finalmente a Apple resolveu tra- zer tecnologias de áudio profis- sional para seu sistema operacio- nal. O Mac historicamente é a melhor plataforma para produção musical, devido à facilidade de configuração e integração de dispositivos

de terceiros. A Apple demorou em acompanhar a evolução tecnológica do áudio digi- tal nos últimos anos. Muitos fabricantes criaram

produtos baratos e de alta qualidade que per- mitem tornar o Mac um estúdio completo. Porém, o Mac OS ficou apenas observando o tempo passar, limitado à resolução de 16 bits e taxa de amostragem de 44.1 kHz, enquanto muitos programas e dispositivos já ofereciam qualidade bem superior.

Com o Jaguar, tudo isso muda. O chamado

Mac OS X Core Audio integra funções de áudio

AUDIOÅ E Å

Documentos relacionados