• Nenhum resultado encontrado

COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

No documento GuiaTutorABED (páginas 54-59)

Depois de um aluno se ter matriculado, o tutor poderá ser o seu principal contacto com a instituição de ensino. Os tutores necessitam de competências administrativas para gerirem o relacionamento entre os alunos e a instituição de ensino, e são responsáveis perante ambos. Como diz um tutor, mesmo quando os tutores não podem resolver todos os problemas administrativos, eles podem incentivar os alunos a procurarem resolvê-los.

‘Quando os alunos estão descontentes, por qualquer razão, com o serviço prestado pelo Centro, eles acham que o tutor deve intervir para resolver o problema. Em muitos casos, o problema ultrapassa o controlo da administração no centro local. O meu papel é então pacificar os estudantes e incentivá-los a concentrarem-se em questões que lhes estão mais próximas... cumprindo a parte deles do contrato de concluírem o curso com êxito’.

(Claudia Drakes, UWI)

Em nome dos estudantes, os tutores usam as suas competências administrativas para: • comunicação – os tutores poderão ser responsáveis por assegurar que os

alunos serão informados sobre os prazos e procedimentos relativos a candidaturas, exames, desistência de cursos, preencher requerimentos, etc. • resolução de problemas – os tutores utilizam a sua familiaridade com os

processos académicos e administrativos para ajudarem os alunos a entrarem em contacto com a unidade ou a pessoa responsável que pode ajudar a resolver problemas específicos. Os tutores podem também ter um papel a desempenhar em situações envolvendo alunos individualmente, como sejam questões relacionadas com a integridade académica, plágio, etc.

• planeamento – os tutores muitas vezes estão em posição de ajudar os alunos a identificarem as suas necessidades de aprendizagem para além do curso específico, e a planearem a forma mais apropriada de ir ao encontro das suas necessidades.

Os tutores utilizam também as suas competências administrativas em nome da instituição de ensino, para:

• gerir e transmitir informações dos alunos, manutenção de registos,

comunicação de notas, e assegurar que as informações sobre os alunos são transmitidas à pessoa certa na altura certa

• manter standards de práticas, assegurando a familiarização dos alunos com as práticas académicas, e identificando qualquer possível violação dos standards académicos, de uma forma que seja justa para todos a quem diz respeito.

Actividade 2.6 Utilização de competências administrativas

Quais as responsabilidades no seu trabalho ou no ensino em que foram necessários os tipos de competências administrativas que são necessárias na tutoria?

Quais as que lhe pareceram mais estimulantes?

COMENTÁRIO

Se identificou alguns aspectos estimulantes, pode seguir vários métodos. Pode considerar estratégias para melhorar as suas próprias competências e conhecimentos, mas lembre-se que poderão haver outros recursos dentro do seu contexto que você possa utilizar.

O PAPEL DO TUTOR

Para concluir esta unidade, aqui ficam as reflexões de uma tutora sobre as múltiplas dimensões do papel dela.

‘Na qualidade de tutora, vejo o meu papel como sendo o de ajudar os alunos a interpretarem e compreenderem o material apresentado, trazer à turma perspectivas adicionais, e pensar através de alternativas.

Tal como os estudantes, eu tenho de:

manter-me na dianteira

participar em todas as aulas programadas. Procuro também participar em

ser pontual

estar sempre preparada

ler a documentação antes da sessão de tutoria

ser capaz de responder a todas as questões no fim de cada módulo.

Considero ser da minha responsabilidade:

proceder como uma pessoa a quem podem recorrer

apresentar exemplos da vida real para clarificar a informação documentada

nos módulos

estar familiarizada com e compreender a matéria

interpretar / clarificar quaisquer aspectos do material para leitura conforme

seja necessário para os alunos

interpretar as questões conforme necessário – uma questão conduz a outra

incentivar a participação, a interacção e a discussão em grupo

fornecer estratégias para orientar ou aliciar os estudantes a fazerem uma

aplicação criativa do que aprenderam

dar aos alunos um feedback honesto sobre o seu desempenho.

Orientar os estudantes ao objectivo final... a conclusão do curso com êxito’. (Claudia Drakes, UWI)

Actividade 2.7 Responsabilidades

A tutora começa a descrição do seu papel identificando as responsabilidades que ela e os estudantes têm em comum. Quais são as responsabilidades que você tem em comum com os seus alunos?

A descrição que a Cláudia faz das suas responsabilidades inclui uma variedade de estratégias de tutoria. Quantas destas estratégias é que você utiliza?

COMENTÁRIO

Previmos que você possa ter um conjunto de responsabilidades semelhante em comum com os seus alunos, mas que as estratégias de ensino utilizadas possam variar, por razões de escolha, competência, ou contexto.

SUMÁRIO

A Unidade 2 explanou algumas das competências mais importantes necessárias aos tutores em quatro áreas de competências específicas principais (apoio, orientação, capacitação, e administrativas) e explorou como estas competências ajudam os alunos a adquirirem confiança e conhecimentos, a melhorarem as suas competências de aprendizagem, e a encontrarem maneiras de resolverem questões de conteúdo, logísticas ou administrativas, que possam dificultar a sua aprendizagem. Progredimos de uma imagem geral do EAD, através do papel do tutor, para as competências de que os tutores necessitam. A visão tornou-se cada vez mais focada nos seus próprios objectivos de aprendizagem – os que se coadunam com as suas necessidades e com o seu contexto. Nas unidades seguintes iremos ver como os tutores utilizam as competências de todas as quatro áreas para levarem a cabo as suas responsabilidades na facilitação e avaliação da aprendizagem, e como implementar o seu próprio plano de aprendizagem.

No documento GuiaTutorABED (páginas 54-59)