• Nenhum resultado encontrado

Compilação de conceitos chave (glossário)

No documento Química Física 2 (páginas 77-83)

Partícula alfa (α) é uma partícula emitida durante degradação radioactiva de certos núcleos atómicos formada por dois neutrinos e dois protões. É idêntica ao iodo de hélio, 42He2+.

Ânodo é o eléctrodo numa célula electroquímica na qual acontece a semi-reacção de oxidação.

Associações colóides são sistemas no qual a fase dispersa consiste em grupos de moléculas que têm partes liofobicos e liofilicos.

Partícula beta (β) é um electrão emitido durante a conversão de um neutrino para protão em certos núcleos atómicos a sofrer degradação radioactiva.

Ponto de fervura é a temperatura na qual a pressão do vapor saturado do líquido é igual a pressão atmosférica.

Bremmsstrahlung são raios-x emitidos quando uma partícula carregada, especialmente um electrão rápido, é rapidamente abrandada.

Cátodo é o eléctrodo numa célula electroquímica onde a semi-reacção de redução ocorre.

Potencial de célula (Ecélula ) é a diferença potencial entre dois electrões de uma

célula electroquímica .

Mudança de energia livre (ΔG) é a mudança em energia livre que acompanha o processo.

Potencial químico (μ) para uma mistura, é o coeficiente бG/ бn onde G é a energia livre de Gibbs e n é o número de substâncias moleculares do componente. É a mudança na energia livre de Gibbs com respeito a mudança da quantidade do componente.

Coagulações são o processo no qual partículas coloidais se juntam irreversivelmente para formar partículas maiores.

Propriedades coligativas têm valores que dependem do número de partículas solúveis numa solução e não na identidade. Os exemplos incluem pressão cosmética, elevação do ponto de fervura e depressão do ponto de congelamento.

Sistema colóide é a dispersão, com partículas que são intermediárias em tamanho, entre soluções verdadeiras e uma mistura heterogénea ordinária.

Dispersão de Compton ocorre quando protões de alta energia são dispersos por electrões livres ganhando assim energia.

Difusão é o processo no qual substâncias diferentes se misturam por causa de movimentos dos componentes dos átomos, moléculas e iões.

Célula electroquímica é o instrumento no qual electrões transferidos numa reacção de oxidação e redução passam para um circuito externo.

Força electromotiva (emf) é a diferença potencial entre dois eléctrodos numa célula voltáica em Volts (V).

Mistura eutéctica é a solução que consiste em duas ou mais substâncias e tendo o mínimo ponto de congelamento de qualquer mistura possível destes componentes.

Ponto eutéctico é o ponto de congelamento mínimo para um conjunto de componentes numa mistura eutéctica.

Constante de Faraday (F) é a carga eléctrica carregada por um ou mais moles de electrões ou iões singularmente carregados, F= 96 500 C/mol.

Cristalização fraccional é o método de purificação de uma substância por cristalização de uma substância sólida de uma solução, deixando as impurezas em soluções.

Destilação fraccional é a destilação na qual componentes de uma solução líquida são separados baseados nas suas volatilidades.

Energia livre (G) é uma função termodinâmica desenhada para produzir um critério para mudanças espontâneas, G=H-TS.

Ponto de congelamento é a temperatura na qual líquidos mudam para sólidos.

Célula Galvânica (voltáica) é uma célula electroquímica na qual reacções espontâneas produzem electricidade.

Raios gama (γ) são radiações electromagnéticas produzidas quando um nucleão atómico excitado volta para um nível de menor excitação.

Regra da fase de Gibbs defende que para qualquer sistema em equilíbrio, a relação P+F=C+2 é verdade quando P é o número de fases distintas, C é o número de componentes e F é o número de graus de liberdade do sistema.

Meia-vida num processo radioactivo, é o tempo necessário para metade dos átomos presentes sofrerem degradação radioactiva.

Lei de Henry relaciona a solubilidade de um gás com a pressão de gás mantida acima da solução gasosa C=kPgás.

Soluções ideais são soluções que obedecem a lei de Raoult.

Números mágicos é o termo usado para descrever o número de neutrinos e protões que dão ao núcleo atómico uma estabilidade especial.

Ponto de fusão é a temperatura característica no qual sólidos mudam para líquidos.

Concentração molar (m) é a concentração da solução expressa como quantidade de solução em moles, dividido por massa de solvente em kg.

Molalidade (m) é a quantidade de substância por unidade de massa solvente, unidade geralmente usada, mol Kg-1.

Equação Nernst relaciona o potencial de células E˚, E˚célula e as actividades do

reactantes e produtos numa reacção célular.

Energia nuclear binding é a energia necessária para tirar neutrinos e protões em nucleões atómicos.

Equação nuclear é a representação das mudanças que ocorrem durante o processo nuclear.

Osmose é o fluxo total de moléculas solventes, através de uma membrana semipermeável, de uma solução diluída em uma solução concentrada.

Pressão osmótica (II) é a pressão que seria necessária para uma solução parar a passagem através de uma membrana semipermeável. A pressão osmótica é dada por IIV=nRT onde n são moles em volumes V, R é o gás constantes e T a temperatura absoluta.

Diagrama Fase é o gráfico que indica a relação entre sólido, líquido e gasoso em fases gasosas durante uma variedade de condições, normalmente temperatura, e pressão.

Fase é a parte homogénea de um sistema heterogéneo que é separada das outras partes por uma barreira distinta.

Absorção fotoeléctrica acontece quando raios gama interagem com electrões livres dando toda a sua energia de uma só vez e o electrão é expulso do átomo.

Constante de degradação radioactiva (k) é a constante proporcional na lei de degradação radioactiva.

Degradação radioactiva é a lei que defende que a taxa de degradação radioactiva (A) é directamente proporcional ao número de átomos presentes.

Lei de Raoult defende que pressão a vapor de uma solução componente é igual ao produto da pressão a vapor de um líquido puro e a fracção do mole na solução,

Pg 85

Ponte de sal é um instrumento usado para ligar duas metades de células em uma célula electroquímica.

Potencial padrão de eléctrodo (E˚) é o potencial que se desenvolve entre um eléctrodo quando as formas oxidadas e deduzidas de substâncias estão em estado padrão.

Eléctrodo padrão de hidrogénio (EPH) é um eléctrodo no qual o equilíbrio é estabelecido entre o iodo de hidrogénio, H3O+ (a = 1) e H2 (g, 1 atm) numa superfície de platina.

Ponto triplo é a condição de temperatura e pressão, na qual todas as três fases (normalmente sólido, líquido e gasoso) de uma substância existem em equilíbrio.

Viscosidade é a resistência do líquido ao fluxo em que a sua magnitude depende das forças de atracção intermoleculares, em algumas instâncias tamanho e formato.

No documento Química Física 2 (páginas 77-83)

Documentos relacionados