• Nenhum resultado encontrado

12.6 / 8 Composição e experiência profissional da administração e do conselho fiscal

Nome Idade Orgão administração Data da eleição Prazo do mandato

Outros cargos e funções exercidas no emissor

CPF Profissão Cargo eletivo ocupado Data de posse Foi eleito pelo controlador

Marcilio Marques Moreira 82 Pertence apenas ao Conselho de Administração 25/04/2014 2 anos

Antonio José de Almeida Carneiro 71 Pertence apenas ao Conselho de Administração 25/04/2014 2anos

028.600.667-72 Ensino Médio concluído no Colégio

Estadual de Minas Gerais, em 1960

22 - Conselho de Administração (Efetivo) 25/04/2014 Não

Mauricio Perez Botelho 53 Pertence à Diretoria e ao Conselho de Administração 25/04/2014 2 anos

738.738.107-00 Engenheiro Mecânico pela

Universidade Gama Filho, em 1985, graduado em finanças pela Tutane Universi

38 - Conselheiro(Suplente)/ Dir. Rel. Invest. 25/04/2014 Sim

006.953.867-00 Bacharel em Direito pela Universidade

do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em 1956.

27 - Conselho de Adm. Independente (Efetivo) 25/04/2014 Sim

Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores

115.816.367-33 Engenheiro de Produção 23 - Conselho de Administração (Suplente) 25/04/2014 Não

Nao se aplica

002.991.386-15 Engenheiro Eletricista pela University

of Miami em 1957

20 - Presidente do Conselho de Administração 25/04/2014 Sim

Ivan Muller Botelho 80 Pertence apenas ao Conselho de Administração 25/04/2014 2 anos

12.6 / 8 - Composição e experiência profissional da administração e do conselho fiscal

Nome Idade Orgão administração Data da eleição Prazo do mandato

Outros cargos e funções exercidas no emissor

CPF Profissão Cargo eletivo ocupado Data de posse Foi eleito pelo controlador

Daniele Araújo Salomão Castelo - 524.064.403-97

José Adriano Mendes Silva - 032.102.208-40 José Marcelo Gonçalves Reis - 383.839.776-20

Ex-Diretor da Cat-Leo Energia S/A; Ex-Gerente de Análises Financeiras, Orçamento e Análises Econômicas da Esso Brasileira de Petróleo Ltda (1981 a 1988); Ex-Vice Presidente Financeiro da Nova América S/A (1988 a 1997).; Ex Diretor Administrativo da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A; Diretor de Suprimentos e Logística das empresas Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Fruburgo - Distribuidora de Energia S/A , Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A e Energisa Paraíba- Distribuidora de Energia S/A. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Gabriel Alves Pereira Júnior - 595.161.007-91

Ex-Engenheiro Eletricista da Empresa Industrial Mirahy S/A; Ex-Engenheiro Eletricista e Gerente Comercial da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina; Ex-Gerente Regional de Distribuição da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (CENF); Ex-Diretor Presidente da Companhia Energética da Borborema (CELB) e Ex-Diretor Presidente da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba - Saelpa. Diretor Presidente da Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Danilo de Souza Dias - 492.795.727-68

Experiência Profissional: Ex-Assistente Técnico da secretaria de Planejamento da Presidência da República; Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Energia da COPPE; Ex-Diretor Estatutário do Mercado Atacadista de Energia; Autor de livros científicos na área da Economia da Energia e de inúmeras publicações em revistas especializadas e em Congressos nacionais e internacionais; Ex-Assessor da Presidência do BNDES; Ex-Diretor Estatutário de Mercado Atacadista da LIGHT SESA Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia das empresas: Energisa S/A, Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo - Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Iniciou a sua carreia no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. Ela iniciou sua trajetória na Energisa em outubro de 2007 como Gerente de Gestão Estratégica do Grupo, sendo responsável pelo processo de aprimoramento dos sistemas de gestão, planejamento estratégico e pelas iniciativas de reforço da cultura e valores.

Declarações:

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Pedro Boardman Carneiro - 115.816.367-33

Sócio e Operador de Mercado Financeiro da Dinâmica Investimentos e Empreendimentos desde 2009; Ex-estagiário do Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil) S.A. (período de janeiro a março de 2008); Ex- estagiário da Corretora Liquidez (período de janeiro a março de 2007); Membro Suplente do Conselho de Administração da empresas abertas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A, Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A e da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A desde 2011); Membro do Conselho de Administração da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A desde 2011. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação Ricardo Perez Botelho - 738.738.027-91

Ex-Engenheiro Eletrônico da GTE Laboratories e da GTE Communications Produts - Tempe, em Arizona (EUA); Ex-Chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology - Signal Processing Group, em Arizona (EUA); Vice-Presidente do Conselho de Administração das empresas abertas: Energisa S/A (desde 1997), Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A (desde 1996), Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A (desde 1997), Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A (desde 2000); e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A desde 1999. Diretor- Presidente da empresa aberta Energisa S/A desde 2007. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM as seguintes penalidades ao administrador da Energisa S.A. na qualidade de administrador de outras companhias abertas: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. O administrador recorreu da decisão proferida pela CVM e o processo administrativo (Recurso nº 11.089) aguarda julgamento pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho - 832.328.697-34

Conselheiro da Brookfield Incorporações S/A desde 2007; do Grupo Libra desde 2009 e da Cultura Inglesa desde 2005. Ex-Conselheiro da BFFÇ, empresa de capital aberto nos EUA, no período de 1996 a 2009. Atual Presidente do Conselho de Administração Inc., empresa de capital aberto nos EUA. Membro do Conselho de Administração das empresas abertas: Energisa S/A (desde 2001), Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A (desde 1998), Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A (desde 2001) e da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A (desde 2001); Membro do Conselho de Administração da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A desde 2001.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM as seguintes penalidades ao administrador da Energisa S.A. na qualidade de administrador de outras companhias abertas: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. O administrador recorreu da decisão proferida pela CVM e o processo administrativo (Recurso nº 11.089) aguarda julgamento pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Engenheiro eletricista, graduado pela Faculdade de Engenharia de Barretos, possui especialização e pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Itajubá, Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá na área de Qualidade de Energia, MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou suas atividades profissionais na Centrais Elétricas Matogrossenses – Cemat, no ano de 1983, na Divisão de Planejamento da Operação. Representou a empresa no Sub-Comitê de Estudos Elétricos – SCEL, grupo responsável pelo planejamento da operação do sistema elétrico brasileiro, subordinado ao Grupo Coordenador para Operação Interligada – GCOI. Trabalhou na Divisão de Operação do Sistema, onde exerceu a função de Coordenador do Centro de Operação da Cemat, sendo o representante da empresa no Sub-Comitê de Operação - SCO, grupo de trabalho também subordinado ao GCOI. Em 1990, foi designado para a Gerencia do Departamento de Operação da Cemat, exercendo as funções operacionais em linhas e redes de distribuição, subestações, usinas hidro e termoelétricas. Em 1997, com a administração da empresa compartilhada com a Eletrobrás, no período anterior a privatização, foi designado para a Gerencia de Manutenção, exercendo as funções de manutenção em linhas e redes de distribuição, subestações, usinas hidro e termoelétricas, e com o objetivo principal, antes da privatização, de coordenar a recuperação do parque térmico da Cemat no período de 18 meses. No ano de 2005 foi designado para a função de Superintendente de Engenharia com atividades exercidas nas áreas de operação, manutenção e construção de linhas e redes de distribuição e subestações. Em 2008 foi designado para a função de Diretor de Operação, agregando-se às atividades anteriores, os serviços comerciais da empresa, representação institucional, e demais atividades inerentes a função. No período da intervenção, de setembro de 2012 a abril de 2014, exerceu a função de Adjunto a Vice-Presidência de Operação, com a responsabilidade de coordenar o plano de obras da empresa, a recuperação de ativos elétricos, e o programa de melhorias nos indicadores de qualidade. Durante o período profissional, exerceu atividades e representou a empresa junto aos agentes setoriais como: Ministério de Minas e Energia-MME, Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, Operador Nacional do Sistema-ONS, Empresa de Pesquisa Energética- EPE, etc. No âmbito estadual, também exerceu ações e representou a empresa junto aos órgãos executivo, legislativo e judiciário: Governo, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Prefeituras, Câmaras Municipais, etc.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador.

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Mauricio Perez Botelho - 738.738.107-00

Ex-Analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland - USA); Ex-Assistente Financeiro do Vice-Presidente da American Express Bank (New York). Diretor Financeiro e de Relações com Investidores das empresas abertas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A; Diretor Presidente da Energisa Geração Eólica RN S/A. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM as seguintes penalidades ao administrador da Energisa S.A. na qualidade de administrador de outras companhias abertas: Pena de multa no valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) por descumprimento ao disposto no art. 3º da Instrução CVM nº 358, de 28 de dezembro de 2002, conforme alterada (“Instrução CVM 358”). O administrador recorreu da decisão proferida pela CVM e o processo administrativo (Recurso nº 11.089) aguarda julgamento pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Marcilio Marques Moreira - 006.953.867-00

Ex-Membro do Conselho de Administração do BNDES (período de 1974 a 1979); Ex-Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco (período de 1968 a 1986); Ex-Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América (período de 1986 a 1991); Ex-Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento (período de 1991 a 1992); Ex-Assessor Especial da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (período de 1993 a 1995); Membro do Conselho de Ética Pública da Presidência da República (período de 2002 a 2008), tendo exercido a presidência interina várias vezes; Membro atual do Conselho de Administração da Brookfield Incorporações S/A desde 2001; Membro atual do Conselho de Administração da Energisa S/A desde 2006; Membro atual do Conselho de Administração da VALID desde 2006. Membro atual da Centennial - Latin America, nos Estados Unidos desde 2006; Membro atual do Conselho Diretor da Fundação Getúlio Vargas desde 1993; Membro atual do Conselho Superior da ACRJ desde 1995; Atual Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial desde 2006. Atual Sócio Gerente de Conjuntura e Contexto Consultoria Política e Comercial Ltda desde 2005.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM as seguintes penalidades ao administrador da Energisa S.A. na qualidade de administrador de outras companhias abertas: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. O administrador recorreu da decisão proferida pela CVM e o processo administrativo (Recurso nº 11.089) aguarda julgamento pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Antonio José de Almeida Carneiro - 028.600.667-72

Diretor das empresas Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda desde 1977; Presidente atual do Conselho de Administração da Gaster Participações S/A desde 2009; Membro atual do Conselho de Administração das empresas abertas: Energisa S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A, Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A e da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A desde 2006; Membro do Conselho de Administração da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A desde 2006; Presidente do Conselho de Administração da João Fortes Engenharia S/A desde 2008. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ivan Muller Botelho - 002.991.386-15

0HPEURDWXDOGR&RQVHOKRGH(QHUJLDGD$&5-±$VVRFLDomR&RPHUFLDOGR5LRGH-DQHLURGHVGH0HPEURDWXDOGR*UXSRGRV:DVKLQJWRQ'&86$GHVGH0HPEURDWXDOGR&($/&RQVHOKRGRV (PSUHViULRVGD$PHULFD/DWLQD0HPEURDWXDOGR:32:RUOG3UHVLGHQW2UJDQL]DWLRQ0HPEURDWXDOGD$FDGHPLDGH(QJHQKDULD3UHVLGHQWHGR&RQVHOKRGH$GPLQLVWUDomRGDVHPSUHVDVDEHUWDV(QHUJLVD6$ GHVGH (QHUJLVD0LQDV*HUDLV±'LVWULEXLGRUDGH(QHUJLVD6$ GHVGH (QHUJLVD6HUJLSH±'LVWULEXLGRUDGH(QHUJLD6$ GHVGH HGD(QHUJLVD3DUDtED±'LVWULEXLGRUDGH(QHUJLD6$ GHVGH  3UHVLGHQWHGR&RQVHOKRGH$GPLQLVWUDomRGD(QHUJLVD%RUERUHPD±'LVWULEXLGRUDGH(QHUJLD6$ GHVGH &RQGHQDomRFULPLQDORDGPLQLVWUDGRUQmRVRIUHXTXDOTXHUFRQGHQDomRFULPLQDO &RQGHQDomRHPSURFHVVRDGPLQLVWUDWLYRGD&90HDVSHQDVDSOLFDGDVQRVDXWRVGR3URFHVVR$GPLQLVWUDWLYR6DQFLRQDGRU&901ž5-IRLDSOLFDGDSHOD&90DVVHJXLQWHVSHQDOLGDGHVDRDGPLQLVWUDGRUGD (QHUJLVD6$QDTXDOLGDGHGHDGPLQLVWUDGRUGHRXWUDVFRPSDQKLDVDEHUWDV3HQDGHPXOWDQRYDORUGH5 TXDWURFHQWRVPLOUHDLV SRUYLRODomRDRGLVSRVWRQDDOtQHDFGRSDUiJUDIRÛGRDUWGD/HL GDV6$HDRGLVSRVWRQRDUWGDUHIHULGDOHL2DGPLQLVWUDGRUUHFRUUHXGDGHFLVmRSURIHULGDSHOD&90HRSURFHVVRDGPLQLVWUDWLYR 5HFXUVRQž DJXDUGDMXOJDPHQWRSHOR&RQVHOKRGH5HFXUVRVGR6LVWHPD )LQDQFHLUR1DFLRQDO &RQGHQDomRWUDQVLWDGDHPMXOJDGRQDHVIHUDMXGLFLDORXDGPLQLVWUDWLYDTXHRWHQKDVXVSHQGLGRRXLQDELOLWDGRSDUDDSUiWLFDGHXPDDWLYLGDGHSURILVVLRQDORXFRPHUFLDOTXDOTXHURDGPLQLVWUDGRUQmRVRIUHXTXDOTXHU FRQGHQDomRWUDQVLWDGDHPMXOJDGRQDHVIHUDMXGLFLDORXDGPLQLVWUDWLYDTXHRWHQKDVXVSHQGLGRRXLQDELOLWDGRSDUDDSUiWLFDGHXPDDWLYLGDGHSURILVVLRQDORXFRPHUFLDOTXDOTXHU

João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros

Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Advogado 26/09/2014 Até 9 de agosto de 2015

069.101.507-40 Comitê de Divulgação 39 26/09/2014

Não se aplica.

Não se aplica.

738.738.107-00 Comitê de Divulgação 53 26/09/2014

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

MAURÍCIO PEREZ BOTELHO Outros Comitês Presidente do Comitê Engenheiro 26/09/2014 Até 9 de agosto de 2015

208.683.086-68 Comitê de Divulgação 60 26/09/2014

Carlos Aurélio Martins Pimentel Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Economista 26/09/2014 Até 9 de agosto de 2015

437.196.606-30 Comitê de Divulgação 48 26/09/2014

Cláudio Brandão Silveira Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Economista 26/09/2014 Até 9 de agosto de 2015

Não se aplica à Companhia.