b) Composição da remuneração, indicando:

Conselho de Administração e Conselho Fiscal

A remuneração do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal tem como objetivo remunerar o escopo de atuação do cargo. Os membros recebem honorários fixos mensais e benefícios (seguro de vida e assistência médica).

Diretoria Estatutária

A remuneração da Diretoria Estatutária é composta por honorários mensais, incentivo de curto e longo prazo, benefícios (seguro de vida, assistência médica, farmácia, vale refeição, previdência privada e check-up) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Nossa estratégia para a remuneração fixa (honorários mensais) é um posicionamento alinhado a mediana do mercado selecionado, bem como as práticas adotadas no pacote de benefícios.

Para os incentivos de curto e longo prazo adotamos indicadores alinhados à estrategia e ciclo do negócio, permitindo maior alinhamento com os acionistas. Em comparação ao nosso mercado selecionado mantemos um posicionamento no 3º quartil, fortalecendo a relação entre a remuneração e o crescimento saudável e sustentável da Klabin.

Diretoria Não Estatutária

A remuneração da Diretoria Não Estatutária é composta por salário base, incentivo de curto e longo prazo, benefícios (seguro de vida, assistência médica, farmácia, vale refeição, previdência privada e check-up) e direitos legais previstos na legislação (férias, 13º salário e FGTS).

Nossa estratégia para a remuneração fixa e para os incentivos de curto e longo prazo é a mesma estabelecida para a Diretoria Estatutária.

(ii) Qual a proporção de cada elemento na remuneração total:

2018 Conselho de Administração Conselho Fiscal Diretoria Estatutária Diretoria Não Estatutária

Honorários / Remuneração Fixa 93,3% 94,5% 33,6% 42,0%

Benefícios 6,7% 5,5% 4,4% 6,1%

Remuneração Variável - Curto

Prazo 0,0% 0,0% 38,8% 32,6%

Remuneração Variável - Longo

Prazo 0,0% 0,0% 23,2% 19,4%

(iii) Metodologia de cálculo e de reajuste de cada um dos elementos da remuneração; Em Assembléia Geral Ordinária de acionistas da Companhia é fixado o montante anual que será empregado na remuneração global de seus administradores (Conselheiros e Diretores Estatutários). A Korn Ferry Hay Group do Brasil é a consultoria contratada para realização da pesquisa salarial anual, composta por empresas com características similares a Companhia e reconhecidas no mercado, para análise da competitividade das nossas práticas de remuneração frente ao mercado selecionado. Essa pesquisa subsidia eventuais necessidades de reajustes salariais dos nossos profissionais.

(iv) Razões que justificam a composição da remuneração.

Estabelecemos a composição da remuneração com o objetivo de atrair, reter e reconhecer o desempenho dos nossos profissionais; alinhar as nossas práticas às boas práticas de mercado; buscar o comprometimento com os resultados e alinhamento com os objetivos estratégicos da Companhia e dos Acionistas.

(v) Existência de membros não remunerados pelo emissor e a razão para este fato Não se aplica.

c) principais indicadores de desempenho que são levados em consideração na determinação de cada elemento da remuneração;

No Incentivo de curto prazo utilizamos como parâmetro indicadores de desempenho financeiros (EBITDA, Receita Líquida, Capital de Giro) e metas individuais que medem o desempenho de cada Executivo.

Alguns exemplos de metas individuais contratadas pelos nossos Executivos: custo fixo, volume de produção, volume de vendas, qualidade, índice ambiental, entre outros.

Em relação ao incentivo de longo prazo estabelecemos dois programas com o objetivo de estimular o atingimento dos resultados e alinhar os interesses dos participantes ao dos acionistas da Companhia: - ILP Matching: programa baseado em ações com vesting de 3 anos, são atribuídos os mesmos indicadores de desempenho financeiro do incentivo de curto prazo e é proporcional ao valor da ação. - ILP Performance: este programa está atrelado a valorização das ações, sendo o TSR – Retorno Total do Acionista em relação ao custo do capital próprio (KE). O vesting é de 5 anos.

d) como a remuneração é estruturada para refletir a evolução dos indicadores de desempenho Para o incentivo de curto prazo atribuímos pesos para cada indicador, conforme abaixo exposto: - 50% são vinculados ao indicador de desempenho EBITDA.

- 15% são vinculados ao indicador de desempenho Receita Líquida. - 10% são vinculados ao indicador de desempenho Capital de Giro.

- 25% vinculados a metas individuais contratadas no início de cada ano. No final de cada ano é realizada a apuração do atingimento.

O pagamento do incentivo de curto prazo pode variar de 0% até 150%, sendo 100% o atingimento do alvo.

e) como a política ou prática de remuneração se alinha aos interesses do emissor de curto, médio e longo prazo

No curto prazo a Companhia busca alinhamento por meio de salários competitivos e um pacote de benefícios compatível com o mercado, possibilitando a atração de profissionais qualificados e de alta performance.

No médio prazo conseguimos um alinhamento por meio do incentivo de curto prazo que é composto por indicadores de desempenho financeiros e individuais, alinhados à estratégia anual da empresa.

Em longo prazo fortalecemos o comprometimento e convergência de interesse entre Empresa, acionistas e colaboradores, por meio do programa de incentivo de longo prazo.

f) existência de remuneração suportada por subsidiárias, controladas ou controladores diretos ou indiretos

Não há remuneração ou benefícios suportados por subsidiárias, controladas ou controladores diretos ou indiretos da Companhia.

g) existência de qualquer remuneração ou benefício vinculado à ocorrência de determinado evento societário, tal como a alienação do controle societário da Companhia

Não há remuneração ou benefícios vinculados a ocorrência de evento societário, no entanto, no âmbito do incentivo de longo prazo da Companhia, em caso de mudança de controle haverá a antecipação do período de vesting, desobrigando o executivo de conferir o direito de preferência à Companhia das ações adquiridas e antecipando a transferência de titularidade das ações vinculadas ao usufruto.

h. práticas e procedimentos adotados pelo conselho de administração para definir a remuneração individual do conselho de administração e da diretoria, indicando:

i. os órgãos e comitês do emissor que participam do processo decisório, identificando de que forma participam

Em Assembléia Geral Ordinária de acionistas da Companhia é fixado o montante anual que será empregado na remuneração global de seus administradores (Conselheiros e Diretores Estatutários). ii. critérios e metodologia utilizada para a fixação da remuneração individual, indicando se há a utilização de estudos para a verificação das práticas de mercado, e, em caso positivo, os critérios de comparação e a abrangência desses estudos

iii. com que frequência e de que forma o conselho de administração avalia a adequação da política de remuneração do emissor

Anualmente

13.2 - Remuneração total do conselho de administração, diretoria estatutária e conselho