• Nenhum resultado encontrado

O Controlo das Aplicações impede as aplicações de executarem acções que possam ser perigosas para o sistema operativo e controla o acesso aos recursos do sistema operativo e aos seus dados pessoais.

O Controlo das Aplicações acompanha as acções desempenhadas no sistema operativo pelas aplicações instaladas no computador e regula-as com base em regras. Estas regras restringem a actividade suspeita das aplicações, incluindo o acesso das aplicações a recursos protegidos, tais como ficheiros e pastas, chaves de registo e endereços de rede. Em sistemas operativos de 64-bit, não é possível configurar os direitos das aplicações relativamente às acções seguintes:

 Acesso directo à memória física  Gestão de controladores de impressão

MA N U A L D E UT I L I Z A D O R 70  Criação de serviços  Leitura de serviços  Edição de serviços  Reconfiguração de serviços  Gestão de serviços  Início de serviços  Remoção de serviços

 Acesso aos dados internos do navegador  Acesso aos objectos críticos do sistema operativo  Acesso ao armazenamento de palavras-passe  Configuração dos direitos de depuração

 Utilização de interfaces do programa do sistema operativo  Utilização de interfaces do programa do sistema operativo (DNS)

Em sistemas operativos Windows 8 de 64-bit, não é possível configurar os direitos das aplicações relativamente às acções seguintes:

 Envio de mensagem por janela a outros processos  Operações suspeitas

 Instalação de interceptores

 Intercepção de eventos de fluxo de entrada  Criação de capturas de ecrã

A actividade de rede das aplicações é controlada pela componente Firewall.

Quando uma aplicação é iniciada no computador pela primeira vez, o Controlo das Aplicações verifica a segurança da aplicação e associa-a a um grupo (Confiável, Não confiável, Restrições altas ou Restrições baixas). O grupo define as regras que o Kaspersky Total Security aplica para controlar a actividade da aplicação.

Pode editar as regras de controlo das aplicações manualmente.

CONFIGURAR O CONTROLO DAS APLICAÇÕES

Para configurar o Controlo das Aplicações:

1. Abra a janela principal da aplicação.

2. Na parte inferior da janela principal, clique na ligação Mostrar ferramentas adicionais. É apresentada a janela

Ferramentas.

3. Na janela Ferramentas, clique na ligação Controlo das Aplicações para abrir a janela Controlo das

Aplicações.

4. Na janela Controlo das Aplicações, na secção Aplicações, clique na ligação Gerir aplicações para abrir a janela Gerir aplicações.

PR O C E S S A R A P L I C A Ç Õ E S D E S C O N H E C I D A S

71

5. Na lista, seleccione a aplicação relevante e clique duas vezes para a abrir a janela Regras da aplicação. É apresentada a janela de Regras da aplicação.

6. Especifique as regras de controlo das aplicações:

 Para configurar as regras de acesso de uma aplicação aos recursos do sistema operativo: a. No separador Ficheiros e registo do sistema, seleccione a categoria de recurso relevante. b. Clique com o botão direito do rato na coluna com uma acção disponível para o recurso (Ler, Gravar,

Eliminar, ou Criar) para abrir o menu de contexto. No menu de contexto, seleccione o item relevante

(Permitir, Recusar, ou Perguntar o que fazer).

 Para configurar os direitos de uma aplicação para realizar várias acções no sistema operativo: a. No separador Direitos, seleccione a categoria de direitos relevante.

b. Clique com o botão direito do rato na coluna Permissão para abrir o menu de contexto. No menu de contexto, seleccione o item relevante (Permitir, Recusar, ou Perguntar o que fazer).

 Para configurar os direitos de uma aplicação para realizar várias acções na rede: a. No separador Regras de rede, clique no botão Adicionar.

É apresentada a janela Regra de rede.

b. Na janela apresentada, especifique as definições de regra necessárias e clique em Guardar. c. Atribua uma prioridade à nova regra, clicando os botões Mover para cima e Mover para baixo para

mover a regra para cima ou para baixo na lista.

Para excluir algumas acções das restrições do Controlo das Aplicações, no separador Exclusões, seleccione as caixas de verificação das acções que não pretende que sejam controladas.

7. Clique no botão Guardar.

Todas as exclusões criadas nas regras para aplicações estão acessíveis na janela de configurações da aplicação, na secção Ameaças e Exclusões.

O Controlo das Aplicações monitoriza e restringe as acções da aplicação em conformidade com as definições especificadas.

SOBRE O ACESSO DA APLICAÇÃO À WEBCAM

Criminosos podem tentar obter acesso não autorizado à sua webcam utilizando software dedicado. O Kaspersky Total Security bloqueia o acesso não autorizado à webcam e notifica-o que o acesso foi bloqueado. Por predefinição, o Kaspersky Total Security bloqueia o acesso à webcam para as aplicações incluídas nos grupos Restrições altas ou Não confiável.

Pode permitir o acesso à webcam para as aplicações (consulte a secção "Permitir o acesso da aplicação à webcam" na página 72) incluídas nos grupos Restrições altas e Não confiável, na janela de definições de Controlo das Aplicações. Se uma aplicação do grupo Restrições baixas tentar ligar à webcam, o Kaspersky Total Security apresenta uma notificação e solicita ao utilizador que indique se essa aplicação deve ter acesso à webcam.

Se for efectuada uma tentativa de acesso à câmara Web por uma aplicação com acesso bloqueado, por predefinição, o Kaspersky Total Security apresenta uma notificação. A notificação informa se uma aplicação instalada no computador (como o Skype) estiver a receber dados de vídeo da câmara Web. Na lista pendente de notificação, pode bloquear o acesso da aplicação à câmara Web ou continuar e configurar as definições do acesso da aplicação à câmara Web (consulte a secção "Configurar as definições do acesso da aplicação à câmara Web" na página 72). Esta notificação não é apresentada se a aplicação já estiver em execução no modo de ecrã inteiro no seu computador.

MA N U A L D E UT I L I Z A D O R

72

Na lista pendente da notificação sobre dados de vídeo recebidos pela aplicação, pode optar por Ocultar esta

notificação ou continuar e configurar as definições de apresentação das notificações (consulte a secção "Configurar as

definições do acesso da aplicação à câmara Web" na página 72).

Por predefinição, o Kaspersky Total Security permite acesso à webcam às aplicações que requerem a permissão do utilizador se a interface da aplicação ainda estiver a ser carregada, descarregada, ou não responder e não for possível permitir o acesso manualmente.

A protecção da câmara Web tem as características e limitações seguintes:

 O Kaspersky Total Security restringe vídeo e imagens fixas resultados do processamento de dados da webcam.

 O Kaspersky Total Security controla apenas webcams ligadas por USB ou IEEE1394 que são apresentadas no gestor de dispositivos do Windows como dispositivos de imagens.

Para ver uma lista das webcams suportadas, clique nesta ligação http://support.kaspersky.com/10978.

Para activar a protecção contra acesso não autorizado à webcam, o componente Controlo das Aplicações tem de estar activado.

CONFIGURAR AS DEFINIÇÕES DO ACESSO DA APLICAÇÃO

À CÂMARA WEB

Para configurar as definições do acesso da aplicação à câmara Web:

1. Abra a janela principal da aplicação.

2. Na parte inferior da janela principal, clique na ligação Configuração para abrir a janela Configuração. 3. Na secção Protecção, na parte à direita da janela, seleccione o componente Acesso à câmara Web. 4. Configure as definições de acesso do computador à câmara Web:

Para bloquear o acesso à câmara Web de todas as aplicações , seleccione a caixa de selecção Bloquear

acesso à câmara Web para todas as aplicações.

 Para receber notificações quando a câmara Web é utilizada por uma aplicação que não tem permissão para tal, seleccione a caixa de selecção Mostrar notificação quando a câmara Web está a ser utilizada

por uma aplicação para a qual o acesso à câmara Web é permitido.

Para permitir o acesso da câmara Web para todas as aplicações, na janela Definições no separador

Protecção, desactive Acesso à câmara Web.

PERMITIR O ACESSO DA APLICAÇÃO À WEBCAM

Para permitir o acesso de uma aplicação à webcam:

1. Abra a janela principal da aplicação.

2. Na parte inferior da janela principal, clique na ligação Mostrar ferramentas adicionais. É apresentada a janela

Ferramentas.

3. Na janela Ferramentas, clique na ligação Controlo das Aplicações para abrir a janela Controlo das

Aplicações.

4. Na janela Controlo das Aplicações, na secção Aplicações, clique na ligação Gerir aplicações para abrir a janela Gerir aplicações.

PR O C E S S A R A P L I C A Ç Õ E S D E S C O N H E C I D A S

73

5. Na lista, seleccione a aplicação que deverá ter acesso à webcam. Clique duas vezes na aplicação para abrir a janela Regras de aplicações.

6. Na janela Regras de aplicações, aceda ao separador Direitos.

7. Na lista de categorias de direitos, seleccione Alteração do sistema Alterações suspeitas do sistema

Aceder à câmara Web.

8. Clique com o botão direito do rato na coluna Permissão para abrir o menu de contexto e seleccionar Permitir. 9. Clique no botão Guardar.

74

MODO APLICAÇÕES CONFIÁVEIS