• Nenhum resultado encontrado

5. A DECA_WEBEX: IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO DA WEBRÁDIO

5.1. A CONCEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Exposta a base de desenvolvimento e estrutura de uma webrádio, bem como a análise e recolha de dados adjacentes à mesma, procedeu-se a uma outra etapa de processos importantes para a sua implementação e transmissão de conteúdos. Assente na conceção do projeto em curso, nomeadamente da webrádio experimental do campus universitário de Aveiro, tendo por público- alvo a sua comunidade envolvente, mais concretamente, os docentes da UA.

Desta forma, antes de iniciar as suas emissões, antecedeu-se todo o processo de conceção e suporte editorial da webrádio em desenvolvimento nesta investigação.

Nascida no âmbito de projeto universitário, a webrádio DeCA_WebEx apresenta-se como sendo um “projeto de comunicação em contexto universitário na modalidade rádio baseado em tecnologia web – webrádio – e é promovido pelo Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) tendo como objetivo geral servir de suporte a atividades de ensino, aprendizagem e de investigação”, tal como é declarado no seu Estatuto Editorial (2013, p.1), disponível em anexo (Anexo 4).

Atendendo às questões legais de criação e produção de conteúdos públicos a divulgar e partilhar no âmbito desta webrádio, foi elaborado um estatuto editorial para a DeCA_WebEx de modo a legalizá-la e a fundamentá-la.

Fundada pela autora em conjunto com os outros dois investigadores no âmbito do projeto de dissertação de mestrado, esta webrádio visa estabelecer uma maior aproximidade e coesão entre a sua comunidade - docentes, estudantes e famílias dos estudantes – e simultaneamente estimular novas práticas comunicacionais recorrendo às tecnologias oferecidas pela Web 2.0. Tendo por objetivos principais, patentes no seu estatuto editorial:

“a) Dar suporte a actividades de ensino/aprendizagem, no contexto dos cursos leccionados na Universidade de Aveiro, em temáticas relacionadas com a produção, realização e emissão de rádio em ambiente Internet;

b) Dar suporte a trabalhos de investigação relacionados com a utilização de novas tecnologias, experimentação de novos formatos de programas, realização de estudos de impacto e outros trabalhos de investigação directamente relacionados com a problemática da webrádio;

c) Fomentar o conhecimento mútuo, a cooperação e a comunicação entre os públicos-alvo internos da Universidade de Aveiro (discentes, funcionários docentes e não docentes desta academia);

d) Fomentar o conhecimento mútuo, a cooperação e a comunicação entre a comunidade académica e os seus públicos-alvo externos (com enfoque nos familiares dos estudantes, cidadãos e organizações da região de Aveiro e demais públicos interessados em acompanhar as atividades desenvolvidas por esta academia);

e) Apoiar a divulgação das atividades de investigação e atividades extraletivas levadas a cabo pela Universidade de Aveiro ou nas quais a Universidade de Aveiro participe ou apoie;

f) Apoiar a divulgação de atividades de índole académica, científica, cultural, social ou desportiva, levadas a cabo por outras instituições da região, do país ou de outros locais considerados relevantes.” (Estatuto Editorial, 2013, p.1).

De forma a exercer as funções a que se propõe, a DeCA_WebEx considerou crucial regular a sua atividade de cariz universitário, de modo, a prevenir problemas futuros. Neste sentido, esta regulamentação do estatuto garante a possibilidade de transmitir conteúdos de autor de índole informativa, científica, cultural e lúdica, cuja estrutura é definida pelo Conselho Editorial.

Presente nesta regulamentação o cariz das suas emissões, e após a elaboração do seu estatuto editorial, outro procedimento necessário neste seguimento foi o registo da DeCA_WeEx de modo a obter a regulação e supervisão da sua atividade por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), “dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente.” Ou seja, “tem como principais atribuições e competências a regulação e supervisão dos meios de comunicação social.”15(ERC, 2006).Neste sentido, procedeu-se ao contato com esta mesma entidade no sentido de obter a autorização necessária, sendo que até ao momento ainda não houve uma confirmação final por parte da mesma.

Também outra ação ocorrida nesta fase foi a requisição da licença respeitante aos direitos de autor da webrádio DeCA WebEx, sendo esta uma webrádio de cariz universitário que objetiva transmitir a sua mensagem e conteúdos personalizados exclusivamente via Internet, de acordo com a regulamentação da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a qual se apresenta como uma “cooperativa de responsabilidade limitada”, de modo a autorizar a utilização de obras dos titulares dos direitos de autor.16

Mediante o pagamento do registo na SPA, a DeCA_WebEx ficou apta a transmitir de forma protegida os seus conteúdos no âmbito das atividades académicas com o objectivo de permitir o desenvolvimento de actividades de ensino e aprendizagem relativas a tecnologias de emissão de rádio online e de produção e realização de rádio , ficando isso pautado com a inclusão do logo da SPA no site da webrádio (figura 25).

Figura 25 -Logotipo presente no site da DeCA_WebEx, sob licença da SPA

Devidamente regulamentada, a DeCA_WebEx procedeu à preparação das suas emissões de modo a contemplar os interesses e preferências da sua comunidade e a alcançar os seus objetivos de forma clara e eficaz.

15

Informação consultada em http://www.erc.pt/pt/sobre-a-erc

16

Com o intuito de apresentar e enraizar a webrádio em estudo foram desenhadas, de modo concetual, as páginas a compor a plataforma online final. Os passos dados que culminaram no atual website foram detalhadamente executados.

Sempre com base nos dados recolhidos e observados nos inquéritos por questionário respondidos pelos docentes/investigadores da UA, no qual se solicitou a sugestão de designações a atribuir à webrádio, foi efetuada uma seleção, apartir desses dados, dos mais criativos e dos que mais refletiam a temática em estudo. Contudo a escolha final não contemplou nenhuma das sugestões dadas pelos inquiridos por não se adequarem e expressarem a fase experimental do projeto. Deste modo, a escolha recaiu na designação de DeCA_WebEx, a qual espelha de forma simplificada e real o ensaio em causa. Além disso a sua fonética sonora cria um elo de ligação e de identificação entre a equipa e a comunidade envolvente. De forma mais descritiva o nome revela de modo concreto o local onde está a ser incrementado (Departamento de Comunicação e Arte – DeCA), o projeto em si – a implementação de uma webrádio (Web – com presença exclusiva na Web /Internet e também expressa o termo que incerne todo este estudo - “Webrádio”) de forma experimental (Ex), ou seja, que suplementa e contempla a fase de estudo e de investigação. Além disso, a presença do underscore assume a separação entre os conceitos presentes no nome e na sua imagem gráfica.

Documentos relacionados