• Nenhum resultado encontrado

Pressuposto 03) A partir da análise da produção científica dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem, do Estado de São

4.3 CONCEITOS RELACIONADOS

O termo conceito pode ser considerado como uma elaboração histórica e teórica, correspondendo aos pilares da construção científica. Não é o suficiente compreendê-los como operações lógicas e se estão corretamente concatenados. É, de suma importância, entender o sentido histórico e sociológico de sua definição e das combinações que produzem (MINAYO, 2010).

Nesse trabalho foram utilizados conceitos, direcionando-os para a pesquisa em questão, para que se possa englobar o fenômeno do estudo como um todo. Os conceitos utilizados foram: Enfermagem, Autores, Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem, Produção Científica e Tradução/Aplicação, Tendências Temáticas e Tendências Pedagógicas.

4.3.1 Enfermagem

É uma disciplina e profissão que congrega ciência, arte e tecnologia na produção e aplicação do conhecimento; proporcionando o avanço, o desenvolvimento e a valorização (SERVO; NUNES, 2005), tendo como essência o cuidado integral ao ser humano, individual e coletivo. A enfermagem, enquanto ciência, está em constante transformação; visando ao aprimoramento de competências e responsabilidades em todos os âmbitos da área, com o intuito de ultrapassar o conhecimento fragmentado, sendo necessária a participação ativa do educador/educando em busca do compartilhar e de produzir o conhecimento (UFSC, 2008).

4.3.2 Autores

A noção de autores exerce um papel importante na produção científica, e eles podem ser considerados, aqueles que participam da produção em suas diferentes facetas: concepção, delineamento, coleta e análise dos dados. Possuem competência para refletir sobre suas escolhas e sua existência, a fim de utilizar as ideias, as palavras e os símbolos para pensar, comunicar e guiar seus esforços.

A palavra autor concede um status ao discurso: a produção; autenticando-o, diferenciando-o e eternizando-o, dando-lhe “uma função classificativa; tal nome; permite reagrupar certo número de textos, delimitá-los, selecioná-los, opô-los a outros textos” (FOUCAULT, 1999, p. 44-5).

4.3.3 Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem

São comunidades científicas organizadas que trabalham em torno de linhas de pesquisas e almejam produzir novos conhecimentos; objetivando a transformação da prática profissional. No que se refere, aos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem, eles desenvolvem pesquisas que contribuem com a melhoria da qualidade do ensino; voltada à formação profissional e à pessoal do aluno, bem como com o cuidado em enfermagem e na saúde, articulando, dessa forma, a educação à realidade social.

4.3.4 Produção Científica

São os produtos concebidos dentro de uma comunidade científica, que possuem comprovações acerca do assunto trabalhado. A produção científica pode ser socializada por meio de artigos científicos, livros, capítulos de livros e trabalhos completos, publicados em anais. Para que ocorra o crescimento de uma disciplina, enquanto ciência, é necessário que haja a produção e disseminação de conhecimentos, que se promova o avanço em torno da prática profissional, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. O desafio da Enfermagem, como disciplina da área da saúde, está na produção, na disseminação e na garantia do acesso ao conhecimento (PRADO; BACKES; BRUGGEMANN, 2008).

4.3.5 Tradução/Aplicação

A tradução/aplicação do conhecimento produzido é compreendida como a capacidade de sua incorporação ao corpo de

conhecimento disciplinar. Uma das formas possíveis de verificação dessa tradução/aplicação, pode ser a sua reprodução no discurso, a qual, necessariamente, precederá a incorporação à prática profissional. Nesse sentido, no estudo, foi utilizado o índice de citação de um artigo como um dos indicadores possíveis de sua tradução/aplicação.

4.3.6 Tendências Temáticas

Tendência temática pode ser compreendida como um conjunto de assuntos similares que possuem, na sua essência, o mesmo objeto de estudo. Permeiam a produção científica, evidenciando, como possíveis temas os quais vêm sendo trabalhados ao longo do tempo, em uma determinada área. Nessse caso específico: a Enfermagem. Nessse trabalho foram consideradas as seguintes tendências temáticas: Cuidado em Enfermagem e Saúde; Educação em Enfermagem e Saúde; Processo de Trabalho em Saúde; Estudos Epidemiológicos; Atenção à Saúde Mental, Qualidade de Vida, Ética e Bioética e Outros Temas.

4.3.7 Tendências Pedagógicas

Tendências são um conjunto de fatores vivenciados num dado momento histórico e que influenciam as gerações, podendo-se adquirir, reproduzir e/ou transformar os valores atribuídos a determinado contexto, resultando em expectativa para o futuro. Nesse estudo, a tendência será considerada dentro de um contexto histórico-social em que fica explícita a temporalidade como um fator determinante, onde a análise da produção científica será realizada pela identificação dos fundamentos teórico-conceituais; os quais evidenciaram os possíveis modos como vem sendo trabalhada Educação em Enfermagem (TEIXEIRA, 2006).

As tendências pedagógicas constituem-se na forma predominante pela qual se efetuam os processos educativos; proporcionando o elo das práticas didático-pedagógicas, com os anseios da sociedade. Envolvem a concepção sobre ser humano, sociedade e a visão do mundo; mostrando em qual paradigma teórico-filosófico o conhecimento é construído (BACKES, 2000). Nessa tarefa as tendências consideradas foram as seguintes: tendência tradicional, tendência renovada, tendência

tecnicista, tendência libertadora, tendência crítico-social dos conteúdos, abordadas anteriormente, de acordo com o proposto pelo Ministério de Educação e Cultura (BRASIL, 1997).

A adoção de diferentes tendências pedagógicas resulta no perfil profissional que se almeja formar. Nesse sentido, o perfil profissional desejado na enfermagem requer a adoção de tendências libertadoras e críticas, que promovam a construção de um profissional capaz de contribuir com as transformações necessárias no cenário da saúde.

5 METODOLOGIA

Documentos relacionados