• Nenhum resultado encontrado

4 O CURSO DE PEDAGOGIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE

5.3 CONCEITUAÇÕES ACERCA DO MÉTODO E DA TIPOLOGIA DA

Ao tomar como pressuposto que o método pode ser compreendido como um percurso para se chegar a um conhecimento ou saber, compreende-se que, pela trajetória da pesquisa a ser apresentada, esteve-se trilhando o método indutivo, pelo motivo de partir-se da abstração de dados de um contexto particular, até chegar a uma generalização, por meio de um processo de coleta e análise de dados (FRASSON; OLIVEIRA JÚNIOR, 2009).

O método indutivo, para chegar a conclusões mais gerais, passa por um processo de investigação de fatos da realidade. Dessa forma, “[...] o caminho de passagem vai do especial ao mais geral, dos indivíduos às espécies, das espécies ao gênero, dos fatos às leis, ou das leis especiais às leis mais gerais” (MARCONI; LAKATOS, 2008, p. 53).

Contemplando o objeto de pesquisa desta tese, atentou-se para o estudo de um curso de Pedagogia EaD, num universo singular, para alcançar a compreensão de um universo maior, embora se tenha a clareza de que serão conclusões aproximadas da realidade, o que poderá suscitar conclusões mais amplas.

A presente pesquisa, pela sua natureza, caracteriza-se como aplicada, pelo fato de, a partir da investigação em diferentes fontes e aplicação de questionário, resultar em um produto que contribua para a formação profissional para a área da educação infantil.

Do ponto de vista da abordagem da problemática do estudo, a pesquisa possui a perspectiva quantitativa e qualitativa.

Por um lado, em relação à abordagem quantitativa, a mesma está circunscrita quanto à captura dos dados por meio do instrumento utilizado, o qual traz em seu contexto dados numéricos. Esta escolha foi guiada pela objetividade como critério, considerando que, os sujeitos da pesquisa realizaram sua formação em contextos diversos de estudo (seis polos) e trabalho.

Richardson (2008) ao abordar sobre este tipo de pesquisa destaca que neste tipo de abordagem há possibilidade de testar a hipótese do problema, com vistas à

elucidação do caso. Enfatiza, também, que os dados demonstram algo mais preciso, os quais permitem uma generalização e, dessa forma, o pesquisador torna-se mais neutro em relação aos mesmos, fazendo emergir do contexto pesquisado, apenas aquilo que é demonstrado pelos meios numéricos.

Por outro lado, as questões abertas do questionário, com espaços para que os respondentes pudessem opinar, foram organizadas para que estes pudessem pontuar suas percepções acerca da formação obtida no curso de Pedagogia EaD quanto à área da educação infantil, contribuindo para o entendimento do objeto pesquisado, numa abordagem qualitativa.

Chizzotti (2003, p. 222), sobre o termo qualitativo, destaca que,

Diferentes tradições de pesquisa invocam o termo qualitativo, partilhando o pressuposto básico de que a investigação dos fenômenos humanos, sempre saturados de razão, liberdade e vontade, estão possuídas de características específicas: criam e atribuem significados às coisas e às pessoas nas interações sociais e estas podem ser descritas e analisadas, prescindindo de quantificações estatísticas.

E, sobre a opção de se trabalhar com a abordagem qualitativa e quantitativa, Gatti (2004) ressalta que ambas podem ser complementares em pesquisas educacionais, as quais, em muitos casos, partem de dados mais objetivos (numéricos) para atribuir sentidos e construir análises mais fundamentadas:

Os métodos de análise de dados que se traduzem por números podem ser muito úteis na compreensão de diversos problemas educacionais. Mais ainda, a combinação deste tipo de dados com dados oriundos de metodologias qualitativas, podem vir a enriquecer a compreensão de eventos, fatos, processos. As duas abordagens demandam, no entanto, o esforço de reflexão do pesquisador para dar sentido ao material levantado e analisado (GATTI, 2004, p. 13).

Quanto aos procedimentos técnicos utilizados na pesquisa, a mesma se centra no estudo de caso, haja vista que este tem a característica de delimitar uma situação específica para descrever, relatar e aprofundar, neste caso quanto à formação docente para a educação infantil na modalidade a distância.

Lüdke & André (1996) destacam que, quando o pesquisador busca investigar algo que possua uma grandeza em si mesmo, este deve optar pelo estudo de caso, pois o mesmo visa à descoberta. Alertam que a pesquisa necessita ter, antes, um

quadro teórico e conceitual, para que outros termos e resultados sejam apreciados à luz desse quadro, sempre buscando agregar e aprofundar o tema em questão.

Yin (2005) explicita que o estudo de caso, oriundo das Ciências Sociais, centra- se em descobrir como uma decisão ou inúmeras de decisões foram tomadas, para se chegar a um determinado fim. Implica o estudo de um processo, por meio de eventos e situações, para que se possa explicar como se chegou àquele resultado. Dessa forma, um estudo de caso pode chegar a realizar, a partir dos seus resultados, generalizações mais amplas.

No estudo de caso, podem aparecer conceitos, falas, abordagens diferentes dos sujeitos que são fonte de pesquisa. Estes pontos necessitam ser trazidos à tona, inclusive com o posicionamento do pesquisador, o qual não se exime de análise e discussão a partir dos fatos investigados. Consequentemente, as divergências encontradas no interior da pesquisa são extremamente reveladoras do contexto em si e precisam ser desveladas.

Considerando as características de uma pesquisa do tipo estudo de caso, num viés quantitativo-qualitativo de pesquisa, optou-se, como instrumento de coleta de dados, pelo questionário. Este foi elaborado durante o segundo semestre do ano de 2015, e foi validado no primeiro semestre de 2016. Pode-se afirmar que não foi um instrumento pensado simplesmente para “captar alguns dados”, mas foi elaborado e validado num processo reflexivo acerca dos objetivos da pesquisa, seus sujeitos e o contexto do curso investigado.

Para a organização do questionário, buscou-se seguir as orientações de Gil (2008) e Vieira (2009). Estes evidenciam que o instrumento deve ser pensado em razão dos objetivos do trabalho, com o cuidado na quantidade de questões e formas de organização conforme a população investigada, e a realização de pré-teste para se certificar da eficácia do instrumento.

Além do levantamento dos aportes do curso de Pedagogia EaD via questionário, também a análise documental da proposta do curso investigado foi uma fonte de dados para análise, em especial, sobre as disciplinas e seus objetivos quanto à área da educação infantil.

A análise documental, para Lüdke & André (1996, p. 38), visa “[...] identificar informações factuais nos documentos a partir de questões ou hipóteses de interesse”. Para as autoras, a análise de documentos constitui-se em uma fonte que traduz

segurança ao pesquisador, pois pode ser consultada diversas vezes, sendo algo que não se modifica, mas que é modificada a depender do olhar do pesquisador.

Então, os dados obtidos tornam-se ponto de partida para descrições, análises e reflexões. Contudo, tem-se claro que: “A simples coleta e tratamento de dados não é suficiente, faz-se necessário resgatar a análise qualitativa para que a investigação se realize como tal e não fique reduzida a um exercício de estatística” (GAMBOA, 2012, p. 44).

Tomando como princípio o exposto por Gamboa (2012), após a obtenção de dados, foi realizada a descrição e análise dos mesmos, conforme os determinantes da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), tendo como suporte, também, as discussões teóricas empreendidas nos capítulos anteriores.

A Análise de Conteúdo possui como viés de trabalho, a descrição analítica. Esta “[...] funciona segundo os procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” (BARDIN, 2011, p. 41).

Os aspectos que emergem do conteúdo do questionário foram organizados tendo como ponto de partida os objetivos da pesquisa e suas palavras-chaves. Por meio do instrumento de coleta, emergiram dados quantitativos e qualitativos, dos quais se buscou inferências acerca do objeto de estudo desta tese.

Bardin (2011, p. 43) destaca que um dos principais objetivos da análise de conteúdo “[...] é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção (ou, eventualmente, de recepção), inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não)”. As inferências levam o pesquisador a refletir sobre os motivos que levaram o respondente a determinada resposta no questionário e, seus possíveis desdobramentos ou resultados.