• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

5.1 CONCEITUALIZAÇÕES E MENSURAÇÕES

Os construtos do modelo estrutural a presentado na Figura 1 foram mensurados a partir da revisão da literatura. A seguir, apresenta-se cada construto de interesse, suas variáveis latentes, indicadores, e o tipo de modelagem utilizada. Destacam-se os fundamentos teóricos da conceitualização e operacionalização dos construtos estudados nesta pesquisa e abordados na seção 2, nomeada Referencial Teórico. Nos casos em que foram utilizados trabalhos anteriores, esses foram citados.

Capacidade Relacional. Esse construto corresponde à habilidade de gestão de alianças da organização e foi conceituado e operacionalizado com base no trabalho de Schilke e Goerzen (2010). A coordenação interorganizacional, a coordenação do portfólio da aliança, a aprendizagem interorganizacional, a proatividade da aliança e a transformação da aliança foram as variáveis latentes estabelecidas para mensuração desse construto. Tanto as variáveis latentes quanto as observáveis foram utilizadas no trabalho dos autores. Para mensuração das variáveis observáveis, foram utilizadas escalas Likert com cinco pontos. Seguem na Quadro 4 as variáveis latentes e observáveis.

Quadro4

-

Mensuração da Capacidade Relacional

Capacidade Relacional

Variável Latente Variáveis Observáveis

Coordenação interorganizacional

Atividade de Coordenação Sincronização do Trabalho Decisões integradas

Coordenação do portfólio da aliança Integração

Sinergias

Aprendizagem Interorganizacional

Capacidade para aprender

Análise da informação do parceiro Integração do conhecimento do parceiro

Proatividade da aliança

Concorrência Iniciativa da aliança

Monitoramento (pesquisa) do ambiente

Transformação da aliança

Termos contratuais

Alteração de termos contratuais Flexibilidade

Fonte: Elaborado pelo próprio autor com base em Schilke e Goerzen (2010)

Desempenho da Aliança. O construto desempenho da aliança também foi conceituado e operacionalizado com base no trabalho de Schilke e Goerzen (2010). Neste estudo, o intuito desse construto foi medir como é o desempenho das alianças entre os parceiros da aliança e outras empresas. As variáveis latentes desse construto englobaram desempenho geral (medindo a satisfação geral com a aliança), objetivo estratégico inicial (medindo a satisfação com os objetivos iniciais da aliança), aprendizagem (medindo satisfação com o conhecimento e habilidades a partir da aliança) e lucratividade (medindo se o investimento na aliança tem sido ou foi lucrativo). Para a mensuração das variáveis observáveis, foram utilizadas escalas Likert com cinco Seguem no Quadro 5 as variáveis latentes.

Quadro 5: Mensuração do desempenho

Desempenho da Aliança Variável Latente Satisfação Objetivos Estratégicos Aprendizagem Lucratividade

Fonte: Elaborado pelo próprio autor

Resolução de conflito. Esse construto corresponde à habilidade de se chegar a um acordo entre as partes quando ocorre divergência de interesses entre os parceiros em

alianças. Reflete as atividades das empresas que buscam uma solução do problema. (WALTER; LECHNER; KELLERMANNS, 2008). Esse construto foi operacionalizado com base no trabalho de Bataglia et al. (2015). Os indicadores que compõe o construto são: competição; colaboração; mediação; arbitragem e salvaguardas contratuais. Para a mensuração das variáveis observáveis competição, colaboração, mediação e arbitragem foram utilizadas escalas Likert com cinco pontos (1 = discordo totalmente a 5= concordo totalmente).

As salvaguardas contratuais foram mensuradas como um índice composto pelas salvaguardas utilizadas em ordem crescente de rigor, usando uma média ponderada (ou seja, foi dado peso 1 para o primeiro item e peso de 8 para o último item). Esses itens ponderados serão então somados e divididos por 36 para obter um índice composto de salvaguardas contratuais incluídas em cada aliança. Os índices compostos de cada aliança foram calculados para se obter uma indicação da utilização global de salvaguardas contratuais na aliança (Judge & Dooley,2006). As salvaguardas consideradas serão:

 Relatórios periódicos escritos de todas as transações relevantes.  Aviso escrito sobre eventuais desvios em relação ao acordo.

 O direito de examinar todos os registros relevantes via uma empresa de auditoria.

 Designação de informações proprietárias e sujeitas à confidencialidade.

 Não utilização de informações confidenciais, mesmo após o término do contrato.  Cláusulas de rescisão.

 Cláusulas de arbitragem.  Provisões processuais.

Seguem na Quadro 6 as variáveis observáveis da resolução de conflitos. Quadro 6: Mensuração da resolução de conflito

Resolução de Conflitos Variáveis Observáveis Competição Colaboração Mediação Arbitragem Salvaguardas contratuais

Custos de transação ex-post. Esses construtos serão medidos a partir de Williamson (1991). Os indicadores que compõe o construto custo de transação ex-post são: gasto de recursos com atividades de trabalho na aliança; tempo gasto na resolução de conflitos; tempo e recurso gastos para adaptação do acordo inicial; recursos gastos com incentivos para equipe. Para a mensuração das variáveis observáveis serão utilizadas escalas Likert com cinco pontos (1 = discordo totalmente a 5= concordo totalmente).

A descrição detalhada das dimensões componentes dos construtos de interesse, seus indicadores e a fonte teórica dessas variáveis estão descritas no Apêndice A, denominado Matriz de Amarração ligada aos construtos utilizados nesse trabalho.

Assim o modelo de mensuração desta pesquisa é apresentado na Figura 5.

O nível de análise dos construtos Resolução de conflitos, Capacidade Relacional e Custo de Transação Ex-post é a aliança estratégica. O nível de análise do Desempenho da Aliança é a organização.

Figura 5- Modelo de mensuração da pesquisa Coordenação Interorganizacional Coordenação do portfolio da aliança Aprendizagem interorganizacional Proatividade da aliança Transformação da aliança H 4 H2 Resolução de Conflitos CT- Ex Post Capacidade Relacional Desempenho da Aliança Satisfação Objetivos Estratégicos Aprendizagem Lucratividade Recursos gastos com incentivos para

equipe Tempo gasto na resolução

de conflitos

Gasto de recursos com atividades de trabalho na aliança

Tempo e recursos gastos para adaptação do acordo

inicial Colaboração Competição Medição Arbitragem Salvaguardas Contratuais