• Nenhum resultado encontrado

Concentração dos produtos microbianos solúveis (SMP) e das substâncias poliméricas

No documento Mirelly Manica (páginas 91-118)

5. RESULTADOS

5.2.4. Avaliação do processo de colmatação da membrana

5.2.4.2. Concentração dos produtos microbianos solúveis (SMP) e das substâncias poliméricas

Observa-se na Tabela 5.3 que a concentração de SMP não apresentou variação significativa (p ≥0,05) durante as estratégias E1, E2 e E3. Comumente, a aplicação de corrente elétrica em biorreatores leva a redução das concentrações de SMP (ZHANG et al., 2015), os quais são removidos por complexação com os íons de alumínio, aglomerando-se com os flocos na forma de EPS, fazendo com que haja um aumento na concentração deste (TAFTI et al., 2015). No entanto, tais resultados não foram observados no presente trabalho. Huang, Ong e Ng (2011), estudando a influência da idade do lodo na performance do BRM e na colmatação da membrana, reportaram uma maior concentração de SMP no reator, quando operado sem descarte de lodo. Os autores atribuíram tais resultados à baixa atividade metabólica dos microrganismos que, segundo eles, estavam em decaimento endógeno e, portanto, apresentavam menor taxa de absorção e degradação nutricional, resultando em maiores concentrações de SMP remanescente no reator e, consequentemente, maior colmatação da membrana.

Por outro lado, o pequeno aumento da concentração de SMP no licor misto (apesar de não significativo) pode ser consequência do aumento do SSV, uma vez que, com mais biomassa, maior quantidade de subproduto microbiano será excretado. Outra possível explicação é que a aplicação de corrente elétrica, que pode ter estimulado a produção de SMP ou pode ter levado à quebra das células bacterianas (IBEID; ELEKTOROWICZ e OLESZKIEWICZ, 2013). Resultados semelhantes foram observados por Zhang et al. (2015), quando aplicaram altas voltagens de corrente elétrica no biorreator.

Tabela 5.3 - Valores médios de concentração de SMP e EPS, e das relações SMPpr/SMPpo e EPSpr/EPSpo, durante as estratégias E1, E2 e E3.

SMP (mg L-1) SMPpr/SMPpo EPS (mg gSSV-1) EPSpr/EPSpo E1 16,79 ± 4,9 3,1 ± 1,1 60,79 ± 19,5 2,9 ± 0,79

E2 22,06 ± 3,5 1,6 ± 0,58 57,7 ± 11,3 3,1 ± 0, 61

SMPpr/SMPpo: relação entre a parcela de proteínas e a parcela de polissacarídeos dos produtos microbianos solúveis (SMP). EPSpr/EPSpo: relação entre a parcela de proteínas e a parcela de polissacarídeos das substâncias poliméricas extracelular (EPS).

A relação SMPpr/SMPpo, por sua vez, apresentou redução da E1 para a E2 e E3 (p £ 0,05), indicando que a proteína solúvel foi removida mais facilmente com a aplicação da corrente. Na Figura 5.21, verifica-se que a parcela de proteína do SMP foi reduzida na E2 e E3, enquanto que a concentração de polissacarídeo aumentou (p ≥0,05). Destaca-se que na E3, onde observou-se a maior velocidade de colmatação da membrana, o componente em maior abundância no SMP é o polissacarídeo, que segundo Shen et al. (2012) tem maior potencial de colmatação.

Figura 5.21 - Concentrações médias de SMP na forma de proteínas e polissacarídeos durante E1, E2 e E3.

No que se refere ao conteúdo de EPS, nota-se que houve uma redução progressiva da concentração com a aplicação da corrente elétrica, apresentando diferença estatística significativa apenas entre as médias das concentrações da E2 e E3. Hua et al. (2015) encontraram resultados similares, os quais adereçaram ao fenômeno de oxidação eletroquímica, que converteu os EPS em compostos mais biodegradáveis, mostrando que sob densidades de correntes apropriadas é possível reduzir significantemente o EPS do licor misto. Outra possível explicação para a remoção de EPS é a reação que ocorre entre os grupos hidroxilas dos polissacarídeos e o H2O2, gerado durante a aplicação de corrente elétrica, onde os grupos hidroxilas são oxidados em grupos carboxilas, aumentando sua biodegradabilidade (HUANG et al., 2015).

0

5

10

15

20

E1 E2 E3

SM

P

(m

g

L

-1

)

Proteína

Polissacarídeo

Em adicional, Dvořák et al. (2011) mencionam que a redução da concentração de EPS pode ser explicada pela redução da relação A/M, uma vez que quando há escassez de substrato, os microrganismos podem utilizar o EPS como fonte de carbono para seu metabolismo. Desta forma, acredita-se que a menor relação A/M e maior atividade microbiana observadas nas E2 e E3, também podem ter contribuído para a redução de EPS nessas estratégias. Li et al. (2008) também observaram tal comportamento do EPS com a redução da relação A/M.

No presente estudo, observou-se também que o valor médio da relação EPSpr/EPSpo aumentou significativamente (p £ 0,05) na E3. Arabi e Nakhla (2008) reportam que relação proteína/polissacarídeo de 4 e 8 apresenta um maior conteúdo de EPS hidrofóbico, maior fixação na superfície da membrana e, portanto, redução da filtrabilidade da mesma. De fato, o período em que o reator apresentou maior relação EPSpr/EPSpo e maior redução do EPS (E3) também foi o período onde se observou maior velocidade de colmatação da membrana.

Portanto, além dos fatores já mencionados anteriormente, a colmatação expressiva da membrana observada ao longo de todo o período operacional, principalmente na E3, pode também estar associada aos seguintes fatores: 1) maior concentração de SMP no licor misto e, 2) maior relação de EPSpr/EPSpo.

A Tabela 5.4 apresenta o coeficiente de Pearson para as correlações lineares entre a velocidade de colmatação e as propriedades do licor misto, juntamente com os respectivos valores de p.

Tabela 5.4 - Coeficiente de Pearson (r) para correlações lineares entre a velocidade de colmatação (VC) e as propriedades do licor misto.

SMP (mg L-1) SMPpr/SMPpo EPS

(mg gSSV-1) EPSpr/EPSpo

VC (bar d-1) r 0,04 0,036 -0,737* 0,43

p 0,88 0,897 0,0017 0,1

* Correlação significativa com intervalo de confiança de 95%.

SMPpr/SMPpo: relação entre a parcela de proteínas e a parcela de polissacarídeos dos produtos microbianos solúveis (SMP). EPSpr/EPSpo: relação entre a parcela de proteínas e a parcela de polissacarídeos das substâncias poliméricas extracelular (EPS).

As análises estatísticas realizadas indicaram correlação da VC apenas com a concentração de EPS do licor misto. Por outro lado, observou-se correlação negativa entre a concentração de EPS e a VC. No entanto, nenhuma correlação significativa foi encontrada entre

a VC e a concentração de SMP e, tampouco, entre a VC e as relações de SMPpr/SMPpo e EPSpr/EPSpo. A correlação negativa entre a VC e a concentração de EPS sugere que quando menor a concentração de EPS, maior será a propensão à colmatação da membrana, o que pode ser atribuído ao processo de defloculação dos flocos que, segundo Lin et al. (2014), pode ser causado pela degradação/redução da concentração de EPS do licor misto.

6. CONCLUSÃO

A aplicação da corrente elétrica proporcionou uma melhora significativa na eficiência do biorreator no que se refere à remoção de matéria orgânica, nitrogênio amoniacal, cor verdadeira e, principalmente, fósforo do efluente, o que foi atribuído aos efeitos dos fenômenos eletroquímicos. Nas estratégias E2 e E3 (com aplicação de DC) foram alcançadas eficiências médias de remoção de 61% e 86% para N-amoniacal, respectivamente, 95% para DQO, acima de 98% para fósforo, e 97,6% para cor, enquanto que na E1 (sem aplicação de DC) foram alcançadas remoções de 87%, 6%, 51% e 87,6% para DQO, fósforo, N-amoniacal e cor, respectivamente.

Observou-se ainda que a taxa de crescimento e atividade da biomassa foram maiores nas estratégias com aplicação da corrente elétrica, o que pode ser consequência do fenômeno de eletroestimulação, mostrando que as densidades de corrente aplicadas além de não prejudicarem a comunidade microbiana ainda resultaram em melhora na remoção biológica de matéria orgânica e N-amoniacal. No entanto, destaca-se que nas estratégias E2 e E3 foram observadas maiores CNV, o que favorece o crescimento de nitrificantes e pode ter mascarado o real efeito da aplicação da corrente elétrica na remoção do nitrogênio amoniacal.

Com relação ao processo de colmatação da membrana, foram observadas elevadas velocidades de colmatação durante todo o período experimental, havendo uma redução dessa velocidade ao longo da E2 e voltando a aumentar com o início da E3. Tal comportamento foi adereçado, principalmente, à elevada densidade de empacotamento da membrana (833 m2.m- 3). No entanto, outros fatores foram encontrados como sendo possíveis causas para o aumento da colmatação, essencialmente durante a E3, sendo eles: (1) presença da bactéria Zooglea; (2) aumento da concentração de DQO no licor misto; (3) e a menor concentração de EPS, que pode ter causado uma defloculação no licor misto.

A aplicação da maior densidade de corrente (15 A.m-2), quando comparada a aplicação da menor densidade de corrente (5 A.m-2), só se mostrou significativa para a remoção de nitrogênio amoniacal, o que pode ter sido apenas consequência da maior CNV na E3, além de ter apresentado uma piora nas características do licor misto. Desta forma, considerando-se o custo benefício, a aplicação da densidade de corrente de 15 A.m-2 não se mostrou viável.

Portanto, concluiu-se que a aplicação de corrente elétrica, em especial a de 5 A.m-2, se mostra uma alternativa de grande potencial para o aprimoramento da qualidade de efluentes de sistemas BRM, sobretudo no que tange a remoção de matéria orgânica e fósforo de esgotos sanitários, além de ser mais atrativa do ponto de vista energético.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Atlas esgotos: despoluição de bacias hidrográficas. Brasília: ANA, 2017. Pág. 22. Disponível em: http://www.ana.gov.br. AHMAD, A. L.; MAJID, M. A.; OOI, B. S. Functionalized PSf/SiO 2 nanocomposite

membrane for oil-in-water emulsion separation. Desalination, v. 268, n. 1, p. 266-269, 2011. AHMED, Z.; CHO, J.; LIM, B. R.; SONG, K. G.; AHN, K. H. Effects of sludge retention time on membrane fouling and microbial community structure in a membrane

bioreactor. Journal of Membrane Science, v. 287, n. 2, p. 211-218, 2007.

AKAMATSU, K.; LU, W.; SUGAWARA, T.; NAKAO, S. I. Development of a novel fouling suppression system in membrane bioreactors using an intermittent electric field. Water Research, v. 44, n. 3, p. 825-830, 2010.

AKAMATSU, K.; YOSHIDA, Y.; SUZAKI, T.; SAKAI, Y.; NAGAMOTO, H.; NAKAO, S. I. Development of a membrane–carbon cloth assembly for submerged membrane bioreactors to apply an intermittent electric field for fouling suppression. Separation and purification technology, v. 88, p. 202-207, 2012.

AMANATIDOU, E.; SAMIOTIS, G.; BELLOS, D.; PEKRIDIS, G.; TRIKOILIDOU, E. NET biomass production under complete solids retention in high organic load activated sludge process. Bioresource technology, v. 182, p. 193-199, 2015.

AN, C.; HUANG, G.; YAO, Y.; ZHAO, S. Emerging usage of electrocoagulation technology for oil removal from wastewater: A review. Science of the Total Environment, v. 579, p. 537-556, 2016.

ARABI, S.; NAKHLA, G. Impact of protein/carbohydrate ratio in the feed wastewater on the membrane fouling in membrane bioreactors. Journal of Membrane Science, v. 324, n. 1-2, p. 142-150, 2008.

BANI-MELHEM, K.; ELEKTOROWICZ, M. Development of a novel submerged membrane electro-bioreactor (SMEBR): performance for fouling reduction. Environmental science & technology, v. 44, n. 9, p. 3298-3304, 2010.

BANI-MELHEM, K.; ELEKTOROWICZ, M. Performance of the submerged membrane electro-bioreactor (SMEBR) with iron electrodes for wastewater treatment and fouling reduction. Journal of Membrane Science, v. 379, n. 1, p. 434-439, 2011.

BANI-MELHEM, K.; SMITH, E. Grey water treatment by a continuous process of an electrocoagulation unit and a submerged membrane bioreactor system. Chemical

Engineering Journal, v. 198, p. 201-210, 2012.

BATTISTELLI, A. A.; FONTANA, M. M.; BOGONI, L. L.; SIMON, G.; JUSTINO, N. M.; LAPOLLI, F. R. Eletrobiorreator a membrana (EBRM) aplicado ao tratamento de esgotos sanitários: ensaios para determinação das condições operacionais. Blucher Engineering

BATTISTELLI, A. A.; BELLI, T. J.; COSTA, R. E.; JUSTINO, N. M.; SILVEIRA, D. D.; LOBO-RECIO, M. A.; LAPOLLI, F. R. Application of low-density electric current to performance improvement of membrane bioreactor treating raw municipal

wastewater. International Journal of Environmental Science and Technology, p. 1-12, 2018.

BATTISTELLI, A. A.; COSTA, R. E.; JUSTINO, N. M.; SILVEIRA, D. D.; LOBO-RECIO, M. Á.; BELLI, T. J.; LAPOLLI, F. R. Effect of Hydraulic Retention Time on Treatment Performance in an Anoxic/Oxic Electro-Membrane Bioreactor. Journal of Environmental

Engineering, v. 144, n. 11, p. 04018111, 2018.

BRAAK, E.; ALLIET, M.; SCHETRITE, S.; ALBASI, C. Aeration and hydrodynamics in submerged membrane bioreactors. Journal of membrane science, v. 379, n. 1, p. 1-18, 2011. BEKTAŞ, N.; AKBULUT, H.; INAN, H.; DIMOGLO, A. Removal of phosphate from

aqueous solutions by electro-coagulation. Journal of Hazardous Materials, v. 106, n. 2, p. 101-105, 2004.

BELLI, T. J.; DO AMARAL, P. A. P.; RECIO, M. A. L.; DE SOUSA VIDAL, C. M.; LAPOLLI, F. R. Biorreator à membrana em batelada sequencial aplicado ao tratamento de esgoto visando à remoção de nutrientes. Engenharia sanitaria e ambiental, v. 17, n. 2, p. 143-154, 2012.

BELLI, T. J.; BERNARDELLI, J. K. B.; DA COSTA, R. E.; BASSIN, J. P.; AMARAL, M. C. S.; LAPOLLI, F. R. Effect of solids retention time on nitrogen and phosphorus removal from municipal wastewater in a sequencing batch membrane bioreactor. Environmental

technology, v. 38, n. 7, p. 806-815, 2017.

BOONYAROJ, V.; CHIEMCHAISRI, C.; CHIEMCHAISRI, W.; YAMAMOTO, K.

Removal of organic micro-pollutants from solid waste landfill leachate in membrane

bioreactor operated without excess sludge discharge. Water Science and Technology, v. 66, n. 8, p. 1774-1780, 2012.

BOREA, L.; NADDEO, V.; BELGIORNO, V. Application of electrochemical processes to membrane bioreactors for improving nutrient removal and fouling control. Environmental

Science and Pollution Research, v. 24, n. 1, p. 321-333, 2017.

BUKHARI, A. A. Investigation of the electro-coagulation treatment process for the removal of total suspended solids and turbidity from municipal wastewater. Bioresource Technology, v. 99, n. 5, p. 914–921, 2008.

CHAMON, R. P. Pós-tratamento de lixiviado de aterro industrial pelo processo de osmose inversa: estudo de caso. 2011. 242 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) - Setor de Hidráulica e Saneamento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

CHANG, I. S.; LE CLECH, P.; JEFFERSON, B.; JUDD, S. Membrane fouling in membrane bioreactors for wastewater treatment, Journal of Environmental Engineering, v. 128, n.11, p.1018–1029, 2002.

CHANG, S. Application of submerged hollow fiber membrane in membrane bioreactors: Filtration principles, operation, and membrane fouling. Desalination, v. 283, p. 31-39, 2011.

CHEN, X.; CHEN, G.; YUE, P. L. Separation of pollutants from restaurant wastewater by electrocoagulation. Separation and purification technology, v. 19, n. 1, p. 65-76, 2000. CHEN, J. P.; YANG, C. Z.; ZHOU, J. H.; WANG, X. Y. Study of the influence of the electric field on membrane flux of a new type of membrane bioreactor. Chemical Engineering

Journal, v. 128, n. 2, p. 177-180, 2007.

CLAAS, I. C. Lodos ativados: princípios teóricos fundamentais, operação e controle. Porto

Alegre: Evangraf, 2007.

CORNEL, P.; KRAUSE, S. Membrane bioreactors in industrial wastewater treatment– European experiences, examples and trends. Water Science and Technology, v. 53, n. 3, p. 37-44, 2006.

CUI, Z. G.; LI, S. Y.; XIA, J. L.; XUE, T.; HUANG, X. Enhanced phosphorus removal in membrane bioreactor combined with electrocoagulation. China Water Wastewater, v. 7, p. 1-4, 2009.

DEFRANCE, L.; JAFFRIN, M. Y. Comparison between filtrations at fixed transmembrane pressure and fixed permeate flux: application to a membrane bioreactor used for wastewater treatment. Journal of Membrane Science, v. 152, n. 2, p. 203-210, 1999.

DOS SANTOS, L. A., FERREIRA, V., PEREIRA, M. O., & NICOLAU, A. Relationship between protozoan and metazoan communities and operation and performance parameters in a textile sewage activated sludge system. European journal of protistology, v. 50, n. 4, p. 319-328, 2014.

DREWS, A. Membrane fouling in membrane bioreactors - characterisation, contradictions, cause and cures. Journal of Membrane Science, v. 363, n. 1, p. 1-28, 2010.

DUBOIS, M.; GILLES, K. A.; HAMILTON, J. K.; REBERS, P. A.; SMITH, P. Colorimetric method for determination of sugars and related substances. Analytical Chemistry, v. 28, n. 3, p. 350-356, 1956.

DVOŘÁK, L.; GÓMEZ, M.; DVOŘÁKOVÁ, M.; RŮŽIČKOVÁ, I.; WANNER, J. The impact of different operating conditions on membrane fouling and EPS

production. Bioresource technology, v. 102, n. 13, p. 6870-6875, 2011.

ELAZZOUZI, M.; HABOUBI, Kh; ELYOUBI, M. S. Electrocoagulation flocculation as a low-cost process for pollutants removal from urban wastewater. Chemical Engineering

Research and Design, v. 117, p. 614-626, 2017.

ELEKTOROWICZ, M.; ARIAN, Z.; IBEID, S. Submerged membrane electrobioreactor for water recovery. Monographs of the Environmental Engineering Committee, v. 119, p. 93- 98, 2014.

ELNENAY, A. M. H.; NASSEF, E.; MALASH, G. F.; MAGID, M. H. A. Treatment of drilling fluids wastewater by electrocoagulation. Egyptian Journal of Petroleum, v. 26, n. 1, p. 203-208, 2017.

EMAMJOMEH, M. M.; SIVAKUMAR, M. Review of pollutants removed by

electrocoagulation and electrocoagulation/flotation processes. Journal of environmental

management, v. 90, n. 5, p. 1663-1679, 2009

ENGIBAZRAFSHAN, E.; MOHAMMADI, L.; ANSARI-MOGHADDAM, A.; MAHVI, A. H. Heavy metals removal from aqueous environments by electrocoagulation process–a

systematic review. Journal of environmental health science and engineering, v. 13, n. 1, p. 74, 2015.

ENSANO, B.; BOREA, L.; NADDEO, V.; BELGIORNO, V.; DE LUNA, M. D.; BALLESTEROS JR, F. C. Combination of electrochemical processes with membrane bioreactors for wastewater treatment and fouling control: a review. Frontiers in

Environmental Science, v. 4, p. 57, 2016.

ENSANO, B. M. B.; BOREA, L.; NADDEO, V.; DE LUNA, M. D. G.; BELGIORNO, V. Control of emerging contaminants by the combination of electrochemical processes and membrane bioreactors. Environmental Science and Pollution Research, p. 1-10, 2017. FAN, F.; ZHOU, H.; HUSAIN, H. Use of chemical coagulants to control fouling potential for wastewater membrane bioreactor processes. Water Environment Research, v. 79, n. 9, p. 952-957, 2007.

FRAGA, F. A.; GARCÍA, H. A.; HOOIJMANS, C. M.; MÍGUEZ, D.; BRDJANOVIC, D. Evaluation of a membrane bioreactor on dairy wastewater treatment and reuse in Uruguay. International Biodeterioration & Biodegradation, v. 119, p. 552-564, 2017. FIELD, R. W.; WU, D.; HOWELL, J. A.; GUPTA, B. B. Critical flux concept for microfiltration fouling. Journal of membrane science, v. 100, n. 3, p. 259-272, 1995. GALLEGUILLOS, T. M. Optimisation of landfill leachates treatment by membrane

bioreactor. 2011. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências e Gestão ambiental) - Process

Engineering School, Université de Liège, Bélgica, 2011.

GERMAIN, E.; NELLES, F.; DREWS, A.; PEARCE, P.; KRAUME, M.; REID, E.; STEPHENSON, T. Biomass effects on oxygen transfer in membrane bioreactors. Water

research, v. 41, n. 5, p. 1038-1044, 2007.

GIACOBBO, A.; FERON, G. L.; RODRIGUES, M. A. S.; BERNARDES, A. M.;

MENEGUZZI, A. Utilização de biorreator à membrana para tratamento de efluentes. Holos, v. 1, p. 13-29, 2011.

GIWA, A.; HASAN, S. W. Theoretical investigation of the influence of operating conditions on the treatment performance of an electrically-induced membrane bioreactor. Journal of

Water Process Engineering, v. 6, p. 72-82, 2015.

GIWA, A.; AHMED, I.; HASAN, S. W. Enhanced sludge properties and distribution study of sludge components in electrically-enhanced membrane bioreactor. Journal of environmental management, v. 159, p. 78-85, 2015.

GIWA, A.; DAER, S.; AHMED, I.; MARPU, P. R.; HASAN, S. W. Experimental investigation and artificial neural networks ANNs modeling of electrically-enhanced

membrane bioreactor for wastewater treatment. Journal of Water Process Engineering, v. 11, p. 88-97, 2016.

GKOTSIS, P. K.; ZOUBOULIS, A. I.; MITRAKAS, M. M.; PELEKA, E. N.; TOLKOU, A. K.; ZAMBOULIS, D. X. Wastewater treatment in MBRs; the application of coagulants for membrane fouling control. Proc. of IWA Water & Industry Conference, p. 7-10, 2015. GRUBB, D. G.; GUIMARAES, M. S.; VALENCIA, R. Phosphate immobilization using an acidic type F fly ash. Journal of Hazardous Materials, v. 76, n. 2, p. 217-236, 2000. GUEDES, P.; COUTO, N.; ALMEIDA, J.; RODRIGUES, A. M.; MATEUS, E. P.; RIBEIRO, A. B. Electrodialytic treatment of sewage sludge: influence on microbiological community. International Journal of Environmental Science and Technology, p. 1-10, 2018.

GUGLIELMI, G.; CHIARANI, D.; JUDD, S. J.; ANDREOTTOLA, G. Flux criticality and sustainability in a hollow fibre submerged membrane bioreactor for municipal wastewater treatment. Journal of Membrane Science, v. 289, n. 1, p. 241-248, 2007.

GUO, W.; VIGNESWARAN, S.; NGO, H.; XING, W.; GOTETI, P. Comparison of the performance of submerged membrane bioreactor (SMBR) and submerged membrane adsorption bioreactor (SMABR). Bioresource technology, v. 99, n. 5, p. 1012-1017, 2008. GUO, W.; NGO, H-H.; LI, J. A mini-review on membrane fouling. Bioresource technology, v. 122, p. 27-34, 2012.

GUO, S.; QU, F.; DING, A.; BAI, L.; LI, G.; NGO, H. H.; LIANG, H. Effects of poly aluminum chloride dosing positions on the performance of a pilot scale anoxic/oxic-

membrane bioreactor (A/O-MBR). Water Science and Technology, v. 72, n. 5, p. 689-695, 2015.

GUPTA, N.; JANA, N.; MAJUMDER, C. B. Submerged membrane bioreactor system for municipal wastewater treatment process: An overview. Indian Journal of Chemical

Technology, v. 15, p. 604-612, 2008.

IBEID, S.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Complete removal of total nitrogen (N) and phosphorus (P) in a single membrane electro-bioreactor. Proceedings of the

Water Environment Federation, v. 2011, n. 11, p. 4864-4873, 2011.

IBEID, S.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Modification of activated sludge properties caused by application of continuous and intermittent current. Water research, v. 47, n. 2, p. 903-910, 2013.

IBEID, S.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Electro-conditioning of activated sludge in a membrane electro-bioreactor for improved dewatering and reduced membrane fouling. Journal of Membrane Science, v. 494, p. 136-142, 2015.

IBEID, S.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Impact of electrocoagulation of soluble microbial products on membrane fouling at different volatile suspended solids’ concentrations. Environmental technology, v. 38, n. 4, p. 385-393, 2017.

IORHEMEN, O. T.; HAMZA, R. A. TAY, J. H. Membrane Bioreactor (MBR) technology for wastewater treatment and reclamation: membrane fouling. Membranes, v. 6, n. 2, p. 33, 2016.

IORHEMEN, O. T.; HAMZA, R. A. TAY, J. H. Membrane fouling control in membrane bioreactors (MBRs) using granular materials. Bioresource Technology, v. 240, p. 9-24, 2017.

İRDEMEZ, Ş.; YILDIZ, Y. Ş.; TOSUNOĞLU, V. Optimization of phosphate removal from wastewater by electrocoagulation with aluminum plate electrodes. Separation and

purification Technology, v. 52, n. 2, p. 394-401, 2006.

IVANOVIC, I.; LEIKNES, T. Impact of aeration rates on particle colloidal fraction in the biofilm membrane bioreactor (BF-MBR). Desalination, v. 231, n. 1-3, p. 182-190, 2008. HABERT, A. C.; BORGES, C. P.; NOBREGA, R. Processos de Separação com

Membranas. 2. ed. Escola Piloto em Engenharia Química, Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2006.

HAI, F. I.; YAMAMOTO, K.; LEE, C. H. Membrane Biological Reactors: Theory, Modeling, Design, Management and Applications to Wastewater Reuse, IWA Publishing, London, 2014. HAKIZIMANA, J. N.; GOURICH, B.; CHAFI, M.; STIRIBA, Y.; VIAL, C.; DROGUI, P.; NAJA, J. Electrocoagulation process in water treatment: A review of electrocoagulation modeling approaches. Desalination, v. 404, p. 1-21, 2017.

HASAN, S. Design and Performance of a Pilot Submerged Membrane Electro-

Bioreactor (SMEBR) for Wastewater Treatment. 2011. 261 f. Tese (Doutorado em

Filosofia- Engenharia Civil) - Department of Building, Civil, and Environmental Engineering, Concordia University, Canadá, 2011.

HASAN, S. W.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Correlations between trans- membrane pressure (TMP) and sludge properties in submerged membrane electro-bioreactor (SMEBR) and conventional membrane bioreactor (MBR). Bioresource Technology, v.120, p

199-205, 2012.

HASAN, S. W.; ELEKTOROWICZ, M.; OLESZKIEWICZ, J. A. Start-up period

investigation of pilot-scale submerged membrane electro-bioreactor (SMEBR) treating raw municipal wastewater. Chemosphere, v. 97, p. 71-77, 2014.

HO, K. C.; TEOW, Y. H.; ANG, W. L.; MOHAMMAD, A. W. An Overview of Electrically- enhanced Membrane Bioreactor (EMBR) for Fouling Suppression. Journal of Engineering

Science & Technology Review, v. 10, n. 3, 2017.

HOLT, P.; BARTON, G.; MITCHELL, C. Electrocoagulation as a wastewater treatment. In: The Third Annual Australian Environmental Engineering Research Event, 23-26 novembro, Castlemaine, Victoria, 1999.

HONG, S.; ARYAL, R.; VIGNESWARAN, S.; JOHIR, M. A. H.; KANDASAMY, J. Influence of hydraulic retention time on the nature of foulant organics in a high rate membrane bioreactor. Desalination, v. 287, p. 116-122, 2012.

HOU, B.; KUANG, Y.; HAN, H.; LIU, Y.; REN, B.; DENG, R.; HURSTHOUSE, A. S. Enhanced performance and hindered membrane fouling for the treatment of coal chemical industry wastewater using a novel membrane electro-bioreactor with intermittent direct current. Bioresource technology, v. 271, p. 332-339, 2019.

HUA, L. C.; HUANG, C.; SU, Y. C.; CHEN, P. C. Effects of electro-coagulation on fouling mitigation and sludge characteristics in a coagulation-assisted membrane bioreactor. Journal of Membrane Science, v. 495, p. 29-36, 2015.

HUANG, Z.; ONG, S. L.; NG, H. Y. Submerged anaerobic membrane bioreactor for low- strength wastewater treatment: effect of HRT and SRT on treatment performance and membrane fouling. Water research, v. 45, n. 2, p. 705-713, 2011.

HUANG, J.; WANG, Z.; ZHANG, J.; ZHANG, X.; MA, J.; WU, Z. A novel composite conductive microfiltration membrane and its anti-fouling performance with an external electric field in membrane bioreactors. Scientific reports, v. 5, 2015.

IONESCU, I. A.; PATROESCU, V.; IORDACHE, O.; CORNEA, P.; JINESCU, C.; MARES, M. A. Aerobic granular sludge cultivation in a sequencing batch reactor (SBR) using

activated sludge as inoculum. 2016.

JAMAL, S. Fouling Mechanisms of Polysaccharides: Filtration Behaviour and

Characterization. 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências aplicadas em Engenharia

e Desenvolvimento Internacional). University of Guelph, Canadá, 2014.

JENKINS, D.; RICHARD, M.G.; DAIGGER, G.T. Manual on the causes and control of activated sludge bulking, foaming, and other solids separation problems. 3. ed. IWA Publishers, 2003.

JI, J.; QIU, J.; WAI, N.; WONG, F. S.; LI, Y. Influence of organic and inorganic flocculants on physical–chemical properties of biomass and membrane-fouling rate. Water research, v. 44, n. 5, p. 1627-1635, 2010.

JIA, S.; HAN, H.; ZHUANG, H.; HOU, B. Bio-augmented submerged membrane bioreactor as an effective application for treatment of biologically pretreated coal gasification

wastewater. Journal of Chemical Technology and Biotechnology, v. 91, n. 5, p. 1532-1539, 2016.

JIANG, T.; MYNGHEER, S.; DE PAUW, D. J.; SPANJERS, H.; NOPENS, I.; KENNEDY, M. D.; VANROLLEGHEM, P. A. Modelling the production and degradation of soluble microbial products (SMP) in membrane bioreactors (MBR). Water Research, v. 42, n. 20, p. 4955-4964, 2008.

JUDD, S.; JEFFERSON, B., Membranes for Industrial Wastewater Recovery and Re-use. Oxford: Elsevier Science Ltd, 2003.

JUDD, S.; JUDD, C. The MBR Book: Principles and Applications of Membrane

No documento Mirelly Manica (páginas 91-118)

Documentos relacionados