• Nenhum resultado encontrado

Quando tomamos como referência o catálogo de livros indicados pelo PNLEM (2009), procurávamos saber o que esse programa levava em consideração para torná-los utilizáveis, cumprindo o seu papel no processo ensino-aprendizagem. Dentre as várias características determinantes que descaracterizam esse processo, três nos chama a atenção. Vejamos:

• Formular erroneamente os conceitos que veicule;

• Fornecer informações básicas erradas e/ou desatualizadas;

• Mobilizar de forma inadequada esses conceitos e informações, levando o aluno a construir erroneamente conceitos e procedimentos.

Ao analisarmos o contexto histórico sugerido em nossa pesquisa e posto em alguns desses livros, podemos constatar que há uma inconsistência e superficialidade nos argumentos apresentados na maioria deles, levando-nos a verificar que essas caracteristicas não foram obedecidas. O efeito fotoelétrico (quando abordado) na maioria dos casos apresenta-se de forma bastante resumida e está quase sempre caracterizado pela excessiva simplificação e falta de contexto, fornecendo informaçoes inadequadas e desatualizadas. No entanto, esses resultados, segundo a literatura aqui apresentada, já eram esperados.

Na apresentação da evolução histórica do fenômeno, é mostrado um progresso que não acontece na prática. As descobertas científicas são apresentadas de forma desorganizada, ou seja, não apresentam uma sequência lógica e nem um intervalo de tempo cabível, fazendo parecer, na maioria das vezes, que um dado fenômeno ocorre instantâneamente, que as respostas às grandes descobertas são resolvidas por uma progressão livre de problemas e que sua explicação teoricamente nasce de um lampejo de ideias, advindas de cientistas geniais. Essas simplificadas informações, de certa forma, desvirtuam a natureza das descobertas científicas. Nesse sentido, qualificamos a simplificação como um dos maiores problemas na reconstrução desse fato histórico aqui conduzido.

Embora haja, em alguns livros didáticos aqui analisados, um estímulo explícito à leitura desse fenômeno e as informações apresentadas sejam corretas do ponto de vista histórico, esses aspectos são pouco explorados em função de um tratamento algumas vezes superficial. Nesse sentido, a literatura nos alerta que é da simplificação demasiada que resulta a história distorcida, fantasiosa e incompleta. Em outras palavras, não é conveniente apresentar os detalhes históricos em seções especiais, barras laterais dos livros ou tópicos que abordem algumas curiosidades, como observamos em alguns livros.

Acreditamos que tomar os critérios utilizados por Niaz et al (2010), na construção histórica desse fenomento, levando em consideração principalmente as contribuições de Hertz, a hipótese do gatilho de Lenard, as dificuldades associadas com a hipótese de Einstein, as evidências experimentais de Millikan, constituem-se claramente em elementos importantes na evolução histórica do efeito fotoelétrico, não devendo ser tratadas como temas de menor importância, colocando-os como informações adicionais. Com base nos livros didáticos analisados e na revisão de literatura, podemos perceber que existe um longo caminho a ser percorrido até termos livros mais eficientes. Bons materiais devem ser produzidos e chegar até os professores, que de certa forma, continuam usando esses livros como única fonte de pesquisa. Temos consciência de que nossa pesquisa não consegue abranger todos os pontos relevantes referentes ao efeito fotoelétrico e ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas, todavia, ressaltamos que esse trabalho não é apresentado como uma pesquisa concluída e imutável, e esse aprofundamento é ponto ao qual nos deteremos em pesquisas futuras.

REFERÊNCIAS

BASSALO.J.M.F. Nascimentos da física (1901-1950) / Belém: EDUFPA.2000.

BASSALO.J.M.F. Nascimentos da física (3500 a.C.-1900 a.D.) /Belém: EDUFPA.1996.

BARROS, M.A. A mecânica quântica no processo de formação de licenciados em Física: Um estudo de caso. 170 folhas. Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA, Salvador, BA, 2012.

BONJORNO,C. Temas de física 3. Editora FTD. São Paulo, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Ciências da Natureza. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRAZ. D.J; MARTINS. R.A. Física moderna: Tópicos para o ensino médio. Editora Companhia da escola, 1°Edição. Campinas – São Paulo, 2002.

EINSTEIN. Annalen der Physik, Vol.17. p.144, 1905.

FÍSICA: Catálogo do Programa Nacional de Livros para o Ensino Médio:

PNLEM/2009/ Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da

Educação - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. FREIRE JR., et al. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciências no Ensino de Física. Temas de História

e Filosofia da Ciência no Ensino / Luiz O. Q. Peduzzi, André Ferrer P. Martins e

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (Org.). – Natal: EDUFRN, 2012.

GASPAR A. Física Série Brasil, 1°Edição. Volume único. Editora Ática. São Paulo, 2004.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KLASSEN, S. The photoelectric effect: Reconstructing the story for the physics classroom. Science & Education, v.18, p. 593-607, 2009b.

KRAGH H. Quantum Generations: A history of Physics in the Twentieth Century. Published by Princeton, New Jersey, 1999.

LEITE, L. History of science in science education: Development and validation of a checklist for analyzing the historical content of science textbooks. Science &

LENARD.P.E.A.V. On cathode rays. Nobel lecture, may 28, 1906. p.105-134.

MANGILI, A. I. Heinrich Rudolph Hertz e a descoberta do efeito fotoelétrico: Um exemplo dos cuidados que devemos ter ao utilizar a história da ciência na sala de aula.

História da ciência e ensino: construindo interfaces. v.6, p. 32-48, 2012.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, R. A. A maçã de Newton: História, Lendas e Tolices. In: SILVA, C. C.

Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São

Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

MATTHEWS, M. R. Science Teaching - The Role of History and Philosophy of

Science. New York: Routledge, 1994.

MILLIKAN, R. A.; “A Direct Photoelectric Determination of Planck’s “h”, Physical

Review, Second Series, vol. VII, n° 3, p. 355-388, (1916).

MILLIKAN, R.A. The electron and the light-quant from the experimental point of view.

Nobel Lecture, May 23, 1924.

MINAYO, M. C. S. et al. Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

NIAZ, M et al. Reconstruction of the History of the Photoelectric Effect and its

Implications for General Physics Textbooks. Wiley Online Library, Canada, 2010.

PATTON, M. Q. Quantitative research and evaluation methods. 3. ed. California: Sage Publications, Inc; 2002.

PENTEADO P.C.M., TORRES C.M.A. Física ciência e tecnologia. Volume 3, 1° edição. Editora Moderna, São Paulo 2005.

PIETROCOLA M. et al, Física em contextos: Pessoal, social e histórico; eletricidade e magnetismo, ondas eletromagnéticas, radiação e matéria. -1° Edição- São Paulo: FTC, 2010.

RAMALHO J., NICOLAU G.F., TOLEDO P.A. Os Fundamentos da Física -8° Edição. rev. Ampl. – São Paulo: Moderna 2004.

RICHARDSON, R. J et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SANT´ANNA. B. et al. Conexões com a Física. Volume 3, 1° Edição, Editora moderna 2010.

SHAMOS M.H. Great experiments in physycs: Firsthand Accounts from Galileu to Einstein. Copyright. Courier Dover Publications, 1987.

WHEATON, B. R. Philipp Lenard and the photoelectric effect, 1889 - 1911. Historical

Studies in the Physical Sciences, 9, 199 - 322. (1978).

WHITAKER, M. A. B. History and quasi-history in physics education.Part I, Physics

education, vol. 14, p. 108 – 112, 1979.

WHEATON, B. R. The tiger and the shark: Empirical roots of wave-particle dualism. Cambridge, England: Cambridge University Pres (1983).

ARTIGOS CONSULTADOS

CARVALHO. C.; A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

DESHMUKH.P.C. & VENKATARAMAN.S. 100 Years of Einstein´s Photoelectric effect. Departament of Physics. Indian Institute of Thecnology – Madras, Chennai – 600 036, Wednesday, November 22, 2006.

MANGILI, A. I. Heinrich Rudolph Hertz e o Efeito Fotoelétrico. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade de São Paulo, 2011.

ROSA, P.S. Louis de Broglie e as ondas de matéria. Dissertação de mestrado. UNICAMP, Campinas, SP, 2004.

Documentos relacionados