• Nenhum resultado encontrado

Ao decorrer do trabalho pôde-se verificar que o conjunto de bombeamento por pressão positiva apesar de ser compacto e possuir alta vazão de escoamento, o sistema acabava sobrecarregado por alguns fatores, como: falha no sistema de controle de umidade, impurezas no condensado que atrapalhavam no funcionamento da bomba, diâmetro do encanamento acima do recomendado e fatores que comprometiam no limite de vida útil da bomba, por essas razões decidiu-se utilizar outro tipo de sistema, o conjunto de coleta de condensado a vácuo.

A partir da análise desse conjunto, foram desenvolvidos inicialmente dois projetos personalizados para as necessidades das linhas de luz, e comparados com dois projetos comerciais. Esses sistemas comerciais são projetados para altas vazões de efluentes, foram escolhidos os menores conjuntos de cada empresa, mesmo assim, devido a vazão de efluentes gerados no prédio, podem ser considerados superdimensionados.

Ao analisar os quatro sistemas definiu-se que, o conjunto de 5 l possui o custo muito alto, devido a quantidade de centrais de vácuo que devem ser utilizadas, o conjunto Airvac tem um custo/benefício inferior aos outros sistemas, e o conjunto de 20 l apesar de ser o que possui a melhor relação de prós e contras, demandaria muito tempo para a análise e instalação final do projeto, já o conjunto Evac tem uma boa relação de prós e contras e não demanda muito tempo até a instalação do conjunto.

Como o tempo é um fator crucial, pois acontecem vazamentos dentro das cabines com uma certa frequência, decidiu-se então utilizar o conjunto Evac, que éum sistema mais potente e atende as especificações do Sirius.

Já que o conjunto demanda a preparação de um local para a instalação da central de vácuo, optou-se por um local estratégico, em que as centrais fossem alocadas na metade do anel, fazendo com que a distância do ponto mais distante até a central fosse a mínima possível, com isso também pensou-se na hipótese de serem instaladas uma central de vácuo para cada fase, caso ocorra a falha de uma das VSS’s, ou também em casos de manutenção a outra central esteja em pleno funcionamento.

Por fim, para trabalhos futuros pode-se recomendar: o desenvolvimento de um conjunto, personalizado para o volume de efluentes gerados nas máquinas AVAC. A implementação de um ciclo fechado no encanamento, com a inclusão de uma base de tratamento, para o reaproveitamento da água residual, também, um estudo no comportamento

do encanamento, tanto da parte vibracional, como estrutural, já que a tubulação não pode gerar nenhum momento significativo na estrutura do prédio.

REFERÊNCIAS

ASPEN PUMPS. Manual mini tank pump. 20 p. Disponível em:

https://www.aspenpumps.com/pt-br/aspen-pumps/tank-pumps/mini-tank. Acesso em: 05 jul. 2020.

AZEVEDO, J. et al. Manual de Hidráulica. 8ª ed. Atualizada. São Paulo: Ed. Edgard Blücher. 1998. 669 p.

BALASSIANO, M. Análise da aplicação de reuso de águas servidas: estudo de caso do caxias shopping. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia civil) – Escola

Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

BAPTISTA, M.; COELHO, M. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 3ª ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 2010. 473 p.

CARVALHO, P. Sirius, maior estrutura científica do país, entra em ação contra Covid. Veja, São Paulo, n. 2697, jul. 2020. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/estrutura- cientifica-campinas-coronavirus/. Acesso em: 20 ago. 2020

Condensate drainage for profitable supermarket store layout. EVAC. Disponível em: https://evac.com/building/supermarkets-and-warehouses/. Acesso em: 18 abr. 2020. EVAC. Apresentação Evac-BR Sirius. 9 p. 2020.

LIMA, O. Técnica dos 5 porquês. 2019, 11 slides. Disponível em:

https://pt.slideshare.net/JosOrlando4/slides-tcnica-dos-5-porqus. Acesso em: 09 dez. 2020. GOMES, E. Imagem chicane [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por

eduardo.gomes@lnls.br em 07 out. 2020.

ISLAM, M. Comparative evaluation of vacuum sewer and gravity sewer systems.

International Journal of System Assurance Engineering and Management, Lulea, v.8, n.1, p. 37-53, mar. 2017.

A ocupação organizada e o equilíbrio com a natureza. SAE: Sistemas de água e esgoto. Florianópolis. Disponível em: https://www.jurere.com.br/sae/. Acesso em: 02 abr. 2020. LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON. Sirius, O projeto Sirius.

Campinas, 2014. Disponível em: https://www.lnls.cnpem.br/sirius/. Acesso em: 10 abr. 2020. ______. Coleta de condensado. Pasta pessoal do grupo ILL. Campinas, 2020.

______. Resumo do equipamento HVAC. Documento pessoal do grupo ILL. Campinas, 2019.

RAGAZZO, W.; MARTINS, C. Coleta de esgoto à vácuo Airvac [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por wilson.ragazzo@aqseptence.com em 14 abr. 2020.

SEYOUM, S. Type of Sewer Systems. 54 slides. Disponível em: https://ocw.un-

ihe.org/pluginfile.php/440/mod_resource/content/1/Urban_Drainage_and_Sewerage/1_Introd uction/Types%20of%20sewer%20systems/Type_of_sewer_systems.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

SILVEIRA, F. Umidade relativa versus umidade absoluta. CREF, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=umidade-relativa-versus-umidade- absoluta. Acesso em: 06 jun. 2020.

SMC. Manual Multistage Ejector. Tokyo. p.36.

Types of wastewater systems. Sydney Water. Disponível em:

https://www.sydneywater.com.au/sw/water-the-environment/how-we-manage-sydney-s- water/wastewater-network/types-of-wastewater-systems/index.htm. Acesso em: 10 jun. 2020. VIANA, D. Instalações sanitárias: coleta e transporte de esgoto predial. Guia da Engenharia, 2019. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2020.

Roediger Airvac Mini Vacuum Station Type 30. Aqseptence Group, 2017. Disponível em: https://www.aqseptence.com/app/pt/products/roediger-airvac-mini-vacuum-station-type-30/. Acesso em: 15 jul. 2020

Roediger Vacuum Station. Aqseptence Group. Disponível em:

https://www.aqseptence.com/app/pt/products/roediger-vacuum-station/. Acesso em: 20 jul. 2020

Documentos relacionados