• Nenhum resultado encontrado

Neste presente trabalho foi aplicado o método PDCA em diversos conceitos relacionados a manutenção industrial. As mudanças propostas na etapa de planejamento foram executadas na etapa de execução do método.

Na etapa de Checagem consolidou-se os rituais de gestão e a cultura de gestão à vista, sendo de fundamental importância para a transparência de informações entre a gestão do setor e os mantenedores, o que aumentou o envolvimento de todos os trabalhadores do setor.

A meta estipulada de 98% de disponibilidade do parque fabril foi alcançada nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, indicando um melhor desempenho do setor de manutenção através dos resultados alcançados.

O principal efeito de todas as mudanças implementadas foi o fortalecimento do banco de dados da manutenção que influenciou diretamente nos indicadores de verificação e controle implantados, o que levou a diminuição do tempo de tomada de decisão da gestão atuante. Vale lembrar que todos os treinamentos realizados com os mantenedores foram de extrema importância para o bom resultado alcançado.

Com isso, conclui-se que o modelo de gestão da manutenção com base na implantação ou reestruturação de funções para o PCM através do método PDCA, atende as mudanças necessárias para que toda a equipe do setor consiga trabalhar de forma ativa na execução de suas atividades, aumentando desta maneira, a disponibilidade do parque fabril e reduzindo custos diretos e indiretos.

REFERÊNCIAS

ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos. Documento Nacional 2013: A situação da manutenção no Brasil. 28º Congresso Brasileiro de Manutenção. Salvador - BA, 2013.

ARAÚJO, Igor Mateus de; SANTOS, Crisluci Karina Souza. Manutenção Elétrica Industrial. (s.l.) UFRN, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro, 1994.

BADIRU, A. B. AYENI, B. J. Practitioner’s guide to quality and process improvement. London: Chapman & Hall, 1993.

BRANCO FILHO, Gil. Indicadores e Índices de Manutenção. Editora Ciência Moderna Ltda. Rio de Janeiro - RJ, 2006.

CAMPOS, V.F. Gerenciamento Pelas Diretrizes. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni Escola de Engenharia UFMG, 1996.

CAMPOS, V.F. Gerenciamento da Rotina do trabalho dia-a-dia. Belo Horizonte: Editora Desenvolvimento Gerencial, 2001.

CBIC. Excelência em gestão na construção – Disponível em <https://docplayer.com .br/69310288-Excelencia-em-gestao-na-construcao.html> Acesso em: 29 de dezembro de 2018.

ESCOLA DE GESTÃO. Módulo PDCA. Belo Horizonte, Instituto Aquila, 2017. 300 slides

FOGLIATTO, Flávio Sanson; RIBEIRO, José Luis Duarte. Confiabilidade e manutenção industrial. Elsevier Editora Ltda, 7ª reimpressão. Rio de Janeiro - RJ, 2009.

FRANKLIN, Yuri; NUSS, Luiz Fernando. Ferramenta de Gerenciamento. Resende: AEDB, Faculdade de Engenharia de Resende, 2006.

GODOY, M. H. P. C. Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

GODOY, R; BESSAS, C. Formação de Gestores- Criando Bases da Gestão. Belo Horizonte. Editora Libretteria, 2018.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de Qualidade Total. Editora Campus. Rio de Janeiro – RJ, 1993.

KARDEC, Alan; NASCIF Júlio. Manutenção: função estratégica. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2009.

MANUTENÇÃO. Dicionário online do Michaellis. Disponível em <https://michaelis. uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/manuten%C3%A7%C3%A3 o/>. Acesso em 17 jan. 2019.

MELO, C. P. CARAMORI, E. I. PDCA Método de melhorias para empresas de manufatura – versão 2.0. Belo Horizonte: Fundação de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

MONCHY, François. A Função Manutenção: Formação para a gerência da Manutenção Industrial. 1.ed. São Paulo: Ed. Durban, 1987.

NEPOMUCENO L. X. Técnicas de manutenção preditiva. São Paulo: Edgard Blücher, 1989.

OHNO, T. O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

OSADA, T. TAKAHASHI, Y.; Tpm-total productive maintenance. Asian Productivity Organization, Tokio, 1990.

PAULINO, Jorge. A Importância da Engenharia de Manutenção no Planejamento Estratégico das Empresas. Engenharia no Dia a Dia. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:< http://engenharianodiaadia.blogspot.com.br/2011/9/importancia-da-engenharia- de-manutenca .html>. Acessado em: 10 de janeiro de 2019.

PIECHNICKI, Ademir Stefano. Metodologias para implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão da manutenção: As melhores práticas. Universidade

Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa – PR, 2011.

SILVA, Michel Philipe da Trindade e. Aplicação de técnicas de manutenção

preditiva para o aumento da confiabilidade de locomotivas diesel-elétricas. Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro – RJ, 2012.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 3ed, 2009.

SOUZA, J. B. Alinhamento das estratégias do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) com as finalidades e função do Planejamento e Controle da Produção (PCP): Uma abordagem Analítica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Paraná, 2008.

SOUZA, R. Metodologia para Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Empresas Construtoras de Pequeno e Médio Porte. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1997.

STRÖHER, Leandro Martin. Evolução do Planejamento e Controle de Manutenção na ótica da manutenção de classe mundial. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Centro Universitário UNIVATES. Lajeado – RS, 2012.

SULLIVAN, G. P. PUGH, R. MELENDEZ, A. P. HUNT, W. D. Operations & Maintenance Best Practices A Guide to Achieving Operational Efficiency. Pacific Northwest National Laboratory for the Federal Energy Management Program.2004. TAVARES, Lourival Augusto; CALIXTO, Marco; POYDO, Paulo Roberto. Manutenção centrada no negócio. Rio de Janeiro: Novo Polo, 2005.

VERRI, Luiz Alberto. Gerenciamento pela Qualidade Total na manutenção industrial: Aplicação Prática. 1ª Edição, Qualitymark. Rio de Janeiro – RJ, 2007. VIANA, Hebert Ricardo Garcia. Planejamento e Controle da Manutenção. 1.ed. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2006. 167 p.

VIANA, Luiz Paulo. III Seminário de Manutenção – Trabalhos Técnicos – seção regional VII – Paraná e Santa Catarina. Curitiba: ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, 1991.

VIERRI, Luiz Alberto; Gerenciamento pela Qualidade Total na Manutenção Industrial: Aplicação Prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007 .

WEISS, A.E. Key business solutions: essential problem-solving tools and techniques that every manager needs to know. Grã-Bretanha: Pearson Education Limited, 2011.

XENOS, Harilaus G. Gerenciando a Manutenção Produtiva: O Caminho para Eliminar Falhas nos Equipamentos e Aumentar a Produtividade. 1.ed. Rio de Janeiro: EDG, 1998.

Documentos relacionados