• Nenhum resultado encontrado

Retomando questões que guiaram esse trabalho, após apresentarmos conceitos teóricos de gestão da informação e do conhecimento, e explicarmos o Business Intelligence de acordo com a abordagem de diversos autores, bem como detalhar seus diversos componentes, introduzimos a nova ferramenta desenvolvida pela Microsoft, o Power BI.

Após o anuncio de uma reestruturação global, conhecida como World Class Finance, a Shell Brasil passou por mudanças em sua estrutura e seus processos internos. O que fez com que diversas atividades fossem migradas para fora do país, enquanto outras sofressem aprimoramentos.

Pudemos vivenciar de perto a experiência do uso e implementação do Business Intelligence na Shell Brasil. O Power BI foi o software escolhido pela liderança da empresa para ser usado em um projeto de automação de um relatório mensal, que era crucial para a empresa.

No início do projeto houve certa resistência por parte de alguns membros da liderança com o uso da nova ferramenta, visto que até então era desconhecida para a maior parte dos funcionários envolvidos no projeto.

Após o treinamento e a fase de testes do relatório a situação foi revertida, e os resultados esperados foram obtidos, surpreendendo as expectativas dos entrevistados. Considerando a etapa mais operacional da elaboração do relatório de vendas em si, houve um grande ganho de tempo com a automação do processo. Além disso a ferramenta desenvolvida mostrou-se muito eficaz e dinâmica, fornecendo informação necessária para auxiliar o time de vendas da Shell Brasil em sua tomada de decisão.

Assim podemos concluir que apesar de ter sido lançado recentemente, O Power BI se demostrou ser uma ferramenta de Business Intelligence completa, que possui os principais componentes de um software de BI listados por Turban et al. (2009) e outros autores.

41 Através da experiência da Shell podemos ver que o Power BI possibilita uma a gestão da informação melhor, permitindo que os gestores tenham acesso a diversos artifícios de análise da informação que influenciam diretamente na tomada de decisão. Dentre eles, se destacando a criação de visuais com alta interatividade e a realização de análises drill down. Os resultados obtidos com o Power BI foram satisfatórios, representando um grande ganho a automatização do processo de construção do relatório de vendas.

42 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTONELLI, Ricardo Adriano. Conhecendo o Business Intelligence (BI): uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão. Revista TECAP, ano 3, v. 3, p. 79-85, 2009.

BARBIERI, Carlos. BI2 – Business Intelligence: modelagem & qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Disponível em:

https://pt.scribd.com/document/400003282/Carlos-Barbieri-Auth-BI2-Business- Intelligen-B-ok-cc. Acesso em: 09 dez. 2019.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da Informação e Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008. Disponível em:

https://www.passeidireto.com/arquivo/63512189/gestao-da-informacao-e-do- conhecimento. Acesso em: 09 dez. 2019.

BEZERRA, Alessandro Augusto; SIEBRA, Sandra de Albuquerque. Implantação e uso de Business Intelligence: um relato de experiência no grupo Provider. Revista Gestão Org., Pernambuco, v. 13, ed. esp., 2015. p. 233-243.

DUHAN, Margareth H. Data mining: introductory and advanced topics. Pearson, 2002.

FEATHER, John; STURGES, Paul (ed.). International Encyclopedia of Information and Library Science. London: Routlegde, 2003.

INZAWA, Fernandez Kenji. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da

Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 206-220, set./dez. 2009. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n3/13.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.

MICROSOFT. What is Power Bi Estados Unidos, 2019. Disponível em:

https://powerbi.microsoft.com/en-us/what-is-power-bi/. Acesso em: 02 dez. 2019.(a) MICROSOFT. Why Power BI Estados Unidos, 2019. Disponível em:

https://powerbi.microsoft.com/en-us/why-power-bi/. Acesso em: 02 dez. 2019. (b) MICROSOFT. Desktop Estados Unidos, 2019. Disponível em:

https://powerbi.microsoft.com/en-us/desktop/. Acesso em: 02 dez. 2019.(c) MICROSOFT. Power Bi Pro Estados Unidos, 2019. Disponível em:

https://powerbi.microsoft.com/en-us/power-bi-pro/. Acesso em: 02 dez. 2019. (d) MICROSOFT. Power Bi Premium Estados Unidos, 2019. Disponível em:

https://powerbi.microsoft.com/en-us/power-bi-premium/ Acesso em: 02 dez. 2019. (e) NEMATI, Hamid R.; BARKO, Christopher D. Issues in organizational data mining: a survey of current practices. Journal of Data Warehousing, v. 6, n. 1, p. 25-37.

43 REIS, Eduardo Sguario; ANGELONI, Maria Terezinha. Business Intelligence como tecnologia de suporte a definição de estratégias para a melhoria da qualidade do ensino. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 30., 2006, Salvador. Anais [...]. Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006, p. 1-15.

REGINATO, Luciane; NASCIMENTO, Auster Moreira. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 18, n. esp., p. 69-83, jun. 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rcf/issue/view/2780. Acesso em: 09 dez. 2019.

SHELL. About us. Disponível em: https://www.shell.com/about-us.html. Acesso em: 01 dez. 2019. (a)

SHELL. Who we are. Disponível em: https://www.shell.com/about-us/who-we- are.html. Acesso em: 01 dez. 2019. (b)

SHELL. What we do. Disponível: https://www.shell.com/about-us/what-we-do.html. Acesso em: 01 dez. 2019. (c)

SHELL. Quem somos. Disponível: https://www.shell.com.br/sobre-a-shell/quem- somos.html Acesso em: 01 dez. 2019. (d)

SHELL. Nossos negócios. Disponível: https://www.shell.com.br/sobre-a- shell/nossos-negocios.html. Acesso em: 01 dez. 2019. (e)

SHELL. Nossa História. Disponível: https://www.shell.com.br/sobre-a-shell/nossa- historia.html. Acesso em: 01 dez. 2019. (f)

SILVA, Rafaela Alexandre et al. O uso do Business Intelligence (BI) em sistema de apoio à tomada de decisão estratégica. Revista Gestão, Inovação e Tecnologia, São Cristóvão, SE, v. 6, n. 1, p. 2780-2798, 2016.

STATDLOBER, Juliano. Gestão do conhecimento em serviços de TI: guia prático. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.

TURBAN, Efraim et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo: Bookman, 2009.

Documentos relacionados