• Nenhum resultado encontrado

Ao selecionar um portfólio bibliográfico relacionado ao tema de pesquisa, utilizando o Proknow-C como instrumento de intervenção e com a realização das análises bibliométrica e sistêmica, realizada no Capítulo II desta dissertação, foi possível identificar lacunas, que os modelos encontrados na literatura não eram singulares, ou seja, não foram construídos e aplicados no mesmo contexto (ambiente que lhe deu origem). Em 56% dos casos o modelo foi construído em um ambiente e aplicado em outro, não levando em consideração as particularidades e peculiaridades daquele contexto que estava sendo aplicado.

Também apenas 13% dos artigos citavam o decisor para a construção do modelo, mas em nenhum caso houve a participação do mesmo no desenvolvimento do modelo, de acordo com o que ele entende como: pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças. Ou seja, não consideram as suas preferências e o seu conhecimento sobre aquele contexto decisório.

Assim sendo, o que foi encontrado na literatura não fazia com que o decisor ampliasse os seus conhecimentos sobre um determinado contexto, com problemas de avaliação de desempenho organizacional, visto que não incentivavam a pensar de maneira estruturada sobre os problemas enfrentados, porque os autores não levaram em conta as suas percepções e o aprofundamento do conhecimento no desenvolvimento dos modelos. Sendo que os modelos encontrados na revisão de literatura não permitem a integração dos indicadores para chegar a avaliação global e consequentemente não se preocupam em gerar melhorias no processo de gestão.

No caso do modelo desenvolvido para a Divisão de Compras do Câmpus Pato Branco da UTFPR, utilizando a metodologia MCDA-C, construtivista, o modelo foi construído para esse ambiente, objeto de estudo, considerando o conhecimento da decisora e a auxiliando na construção do conhecimento que buscava no próprio ambiente, levando-o a pensar sobre os problemas, entraves, preocupações que influenciam nos resultados das atribuições da Divisão.

Como facilitadora foi possível perceber a construção de conhecimento na decisora. A cada etapa nova havia uma ampliação e um entendimento do que realmente interfere nas atribuições e atividades desenvolvidas pela Divisão, ter uma avaliação global e também permitiu um amplo conhecimento dos descritores que devem ser

melhorados e como devem ser realizadas as ações para que realmente o resultado final seja melhorado.

Ao comparar os indicadores da literatura com os desenvolvidos no modelo de avaliação, do estudo de caso, a descrição dos mesmos foi diferenciada. Poucos se pareciam, apesar de se referir a preços, qualidade, aspectos legais, reforçando ainda mais que os modelos devem ser singulares, pois na revisão de literatura não foram encontrados contextos na área educacional, e nem em compras públicas em instituições de ensino superior.

No que tange a metodologia MCDA-C, esta foi considerada apropriada, ao considerar o contexto e a decisora que é a detentora do conhecimento. A metodologia tem grande ênfase na fase de estruturação do problema, para chegar na fase de avaliação e recomendações e ter um resultado satisfatório, pois não trabalha com uma solução ideal já estruturada, que possa ser aplicada para qualquer contexto de compras públicas, mas sim uma solução satisfatória para o ambiente da Divisão de Compras do Câmpus Pato Branco da UTFPR, pois as informações são buscadas junto a decisora que busca e aprofunda os seus conhecimentos no seu ambiente. É visto que o setor público é complexo. É um ambiente com incertezas e com conflitos de interesses entre as partes envolvidas, sendo que a MCDA-C é uma metodologia adequada para ambientes que possuem várias variáveis envolvidas.

Visto que atualmente a Administração Pública deve primar pela eficiência e eficácia e a Divisão de Compras é um setor de fundamental importância, pois é um meio para que a atividade fim de ensino, pesquisa e extensão seja realizada com excelência.

As delimitações da pesquisa foi que a mesma foi realizada em um único contexto e que deveria ser desenvolvida em outros Câmpus da UTFPR e também em outras universidades públicas, para verificar os problemas enfrentados pelas mesmas quando se refere a compras públicas em instituições de ensino superior públicas.

REFERÊNCIAS

ACKERMANN, F. Problem structuring methods „in the Dock‟: Arguing the case for

Soft OR. European Journal of Operational Research, v. 219, p. 652–658, 2012.

AMANN, M; ESSIG, M. Public procurement of innovation: empirical evidence from

EU public authorities on barriers for the promotion of innovation, Innovation: The

European Journal of Social Science Research. v. 28, 2015.

AZEVEDO, R.C.; ENSSLIN, L.; LACERDA, R.T. O.; FRANÇA, L.A.; GONZÁLEZ, C.J.I.; JUNGLES, A.E.; ENSSLIN, S.R. Avaliação de desempenho do processo de orçamento: estudo de caso em uma obra de construção civil. Ambiente Construído. v. 11, n. 1, p. 85-104, 2011.

BANA E COSTA, C. A. Três convicções fundamentais na prática do apoio à decisão. Pesquisa Operacional, v. 13, p. 1-12, 1993.

BANA E COSTA, C.A; ENSSLIN, L.; CORRÊA, E.C.; VANSNICK, J.C. Decision

support systems in action: Integrated application in a multicriteria decision aid process. European Journal of Operational Research, v.113, p.315–335, 1999.

BANA E COSTA, C. A. & VANSNICK, J. C. 1995. Uma nova abordagem ao problema da construção de uma função de valor cardinal: MACBETH. Investigação Operacional, v. 15, p. 15-35.

BANA E COSTA, C; CHAGAS, M.P. A career choice problem: An example of how to

use MACBETH to build a quantitative value model based on qualitative value judgments. European Journal of Operational Research. v. 153, p. 323–331, 2004.

BATISTA, M.A.C.; Maldonado, J.M.S. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública - RAP. v. 42, n.4, p.681-699, 2008.

BORTOLUZZI, S. C. Proposta teórico-metodológica fundamentada na avaliação de desempenho multicritério para a gestão do relacionamento de arranjo produtivo local (apl) e suas empresas individuais. Tese submetida ao Programa de Pós -Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do título de Doutor em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013, 553. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103492>

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; VALMORBIDA, S. M. I. Avaliação de desempenho de redes de pequenas e médias empresas (PMES): processo de busca bibliográfica e bibliometria. LAJBM, v. 3, n. 2, p. 18-40, 2012.

BORTOLUZZI, S.C; ENSSLIN, S.R; LYRIO, M.V.L; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho econômico-financeiro: uma proposta de integração de indicadores contábeis tradicionais por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Revista Alcance – Eletrônica. v. 18, n. 2, p. 200-218, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, D.F, 05 out.1988.

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10.jan. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.450. Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, D.F, 01 jun.2005. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5450.htm>. Acesso em: 15 jan. 2018

BRASIL. Lei n. 8666. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, D.F, 22 jun.1993. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm>. Acesso em: 02 fev. 2017.

BRASIL. Lei n. 10.520. Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, D.F, 18 julho.2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10520 .htm>. Acesso em: 15.jan.2018

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.Pregão eletrônico: manual do fornecedor / Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. - Brasília: MP, 2005. 27p. Disponível em: < http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/MANUAL_PREGAO_

ELETRONICO_VERSAO_DO_FORNECEDOR_JULHO_2006.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017.

BRASIL. Governo Federal. Ministério do Planejamento. Secretária de Gestão. Embaixada da Espanha no Brasil. Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores melhoria da gestão pública por meio da definição de um guia referencial para medição do desempenho da gestão, e controle para o gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do programa nacional de gestão pública e desburocratização, Brasília, 2009.

BRITO, R.F.; ALMEIDA, V.L.; BRITO, A. C.T DA COSTA. Indicadores de Desempenho em Compras Públicas: o caso de um Hospital Universitário. In: I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública. 1. , 2016. Curitiba . Anais...Curitiba: 2016. p.1-12

CAMPOS, V.R.; CAZARIN, E.W. Gestão de compras na administração pública utilizando modelagem organizacional. In: Simpósio de Engenharia de Produção SIMPEP. 16. , 2009, Bauru. Anais... Bauru: 2009 . p. 1-8

CATELLI, A.; SANTOS, E.S. Mensurando a criação de valor na gestão pública. Revista de Administração Pública - RAP. v. 38, n. 3, p.423-449, 2004.

CONCHA, G.; ASTUDILLO, H.; PORRÚA, M.; PIMENTA C. E-Government

procurement observatory, maturity model and early measurements. Government

Information Quarterly.v. 29, p. S43–S50, 2011.

CHOMCHAIYA, S; ESICHAIKUL, V. Consolidated performance measurement

framework for government e-procurement focusing on internal stakeholders.

Information Technology & People, v. 29, issue 2, p. 354 – 380, 2016.

DEZOLT, A.L.P.; BARBOSA, G.P. Uma visão multidimensional sobre o desempenho das compras públicas. In: Congresso CONSAD de Gestão Pública. 9., 2016, Brasília.

Anais.... Brasília: 2016. p. 1-18.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 18 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

DUTRA, A; MARTINS, C; SILVA, J. D; JUNIOR, J. C. M; LACERDA, M. Modelo multicritério para avaliar a contribuição de incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 141-171, 2012.

EDEN, C. Analyzing cognitive maps to help structure issues or problems. European Journal of Operational Research, v.159, p. 673–686, 2004.

EDEN, C; ACKERMANN, F. Cognitive mapping expert views for policy analysis in the

public sector. European Journal of Operational Research, v.152, p. 615–630, 2004.

ENSSLIN, S. A incorporação da perspectiva sistêmico-sinergética na metodologia MCDA-Construtivista. Uma ilustração de implementação. Tese submetida ao Programa de Pós -Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do grau de Doutor em Engenharia, Florianópolis, 2002. 478p.

Disponível em <https:

//repositório.ufs.br/bitstream/handle/123456789/82998/221782.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 fev. 2017.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A.; PETRI, S. M.; LIMA, M. V. Andrade, SCHEID, L. C. M.; VIANNA.; GALLON, A. V; ESPÍNDOLA, C. L. de; LYRIO, M. V. L.; RAUPP, T. Avaliação de Desempenho: Objetivos e Dimensões. I Seminário de Avaliação de Desempenho do Setor Público. Dez. 2007.

ENSSLIN, L.; GIFFHORN, E.; ENSSLIN, S.R; PETRI, S.M; VIANNA, W.B. Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão – construtivista. Pesquisa operacional, v.30, n.1, p.125- 152, 2010.

ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; IMLAU J. M.; CHAVES, L. C. Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Rev. Econ. Sociol. Rural, v. l.52, n. 3, 2014.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.R.; ROCHA, S.; MARAFON, A.D.; MEDAGLIA, T.A. Modelo multicritério de apoio à decisão construtivista no processo de avaliação de fornecedores. Produção. v. 23, n. 2, p. 402-421, 2013.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.R.; SOUZA, M.V. Gerenciamento de portfólio de produtos na indústria: estado da arte. Revista Produção Online, v.14, n. 3, p. 790-821, 2014. FALAGARIO, M.; SCIANCALEPORE, F.; COSTANTINO, N.; PIETROFORTE, R.

Using a DEA-cross efficiency approach in public procurement tenders. European

Journal of Operational Research, v. 218, issue 2, p. 523-529, 2012.

FILHO, TOLOSA, B. DE. A aplicação dos princípios que regem a Administração Pública e os atos administrativos, na contratação através de procedimento licitatório e de afastamento de licitação. IN: Temas controvertidos sobre Licitações & Contratos Administrativos. Rio de Janeiro: Temas & Idéias Editora, 1999.

FRANCO, L.A.; MONTIBELLER, G. Facilitated modelling in operational research. European Journal of Operational Research, v. 205, p.489–500, 2010.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, jan./jun. 2000.

GARDENAL, F. A model to measure e-procurement impacts on organizational

performance. Journal of Public Procurement. v. 13, issue 2, p. 215-242, 2013.

GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic review and meta-

analyses). British Medical Journal, London. v. 315, n. 7109, p. 672-675, 1997.

IGARASHI, D. C. C.;, ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; PALADINI, E. P.. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. RAUSP - Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 43, n. 2, p. 117-137, 2008.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elselvier, 2000.

KUMAR, A; NAIR A; PIECHA, J. Measuring efficiency in international public

procurement. Journal of Public Procurement., v. 15, issue 3, p.365-389, 2015.

KUMAR, A; OZDAMAR, L; PENG, C. Procurement performance measurement

system in the health care industry. International Journal of Health Care Quality

Assurance, v. 18, issue 2, p. 152 -166, 2005.

LACERDA, R. T. DE O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. A performance measurement

framework in portfolio management A construtivist case. Management Decision, v. 49,

LATHAM, G. P., BORGOGNI, L., PETITTA, L. Goal setting and performance

management in the Public Sector. International Public Management Journal. v. 11, n. 4,

p. 385–403, 2008

LONGARAY, A.A.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; DUTRA, A.; Da Silva Munhoz, P.R. Modelo multicritério de apoio à decisão construtivista para avaliação de desempenho do trade marketing: um caso ilustrado no setor farmacêutico. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.16, n. 1, p. 49-76, jan./mar. 2016.

MAMAVI, O.; NAGATI, H.; PACHE, G.;WEHRLE, F. T. How does performance

history impact supplier selection in public sector? Industrial Management & Data

Systems. v. 115, issue 1, p. 107 – 128, 2015.

MAHFUZAR R.; AMRITA K. DAS; ZOHURUL I. Do Key Performance Indicators

Matter On Public Procurement Rules 2008? An Empirical Study On Local Government Engineering Department, Bangladesh. Journal of Public Procurement, v. 15, issue 2, p.

236-257, 2015.

MANUAL DO FORNECEDOR Pregão Eletrônico. Ministério do planejamento, orçamento e gestão. Secretaria de logística e tecnologia da informação departamento de logística. versão 1.

MARAFON, A. D., ENSSLIN, L., LACERDA, R. T. O. & ENSSLIN, S. R. Revisão Sistêmica da Literatura Internacional sobre Avaliação de Desempenho na Gestão de P&D. Revista Gestão Industrial, v.8, n.3, p.1-43, 2012

MARQUES, F. S. Compras públicas no Brasil e EUA: análise da concorrência segundo o paradigma estrutura-conduta-desempenho. Brasília: ESAF, 2005. Disponível em:

<http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/XPremio/financas/3tefpXPTN/3pem io_tefp.pdf>. Acesso: 13 dez. 2017

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 21 ed. Atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Délcio Balestero e José Emmanuel Burle Filho. São Paulo: Malheiros, 1996.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 17. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conferência Nacional de Educação. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2017.

MONTIBELLER, G.; FRANCO, L.A. Raising the bar: strategic multi-criteria decision

analysis. Journal of the Operational Research Society, v. 62, issue 5, p. 855-867, 2011.

MORAES, A. DE. Direito Constitucional Administrativo. 4. ed. atual. Até a EC n.53/06. São Paulo: Atlas, 2007.

NASCIMENTO, A., REGINATO, L., LERNER, D. Avaliação de Desempenho Organizacional. Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Atlas, 2013.

NEUPANE, A.; SOAR, J.; VAIDYA. K. University of Canberra. An Empirical

Evaluation of the Potential of Public E-Procurement to Reduce Corruption.

Australasian Journal of Information Systems, v. 18, n. 2, p. 21-44, 2014.

PANAYIOTOU , N.A ; GAYIALIS,S.P; TATSIOPOULOS, I.P. An e-procurement

system for governmental purchasing. Int. J. Production Economics. v.90 p. 79–102,

2004.

PATRUCCO, A. S.; LUZZINI, D.; RONCHI, ST. Evaluating the Effectiveness of

Public Procurement Performance Management Systems in Local Governments. Local

Government Studies, v. 28, issue 3, 2016.

PEREIRA, J. R.; DAÚD, C. DOS S. D. Dimensionamento da alocação de vagas de técnicos administrativos nas universidades públicas federais. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU - Desafios da Gestão Universitária no Século XXI. Mar del Plata – Argentina. Dez. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136065/101_00177e.pdf?seque nce=1>

PEREIRA, L. C. B. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, v. 121. n. 1, p. 7-40, 1996.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. de. Metodologia do Trabalho Científico. [recurso eletrônico]. Métodos e Técnicas de Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAPOSO, M.H.; FREITAS, M.S.; SILVA FILHO, M.T.;FERNANDES, M.S.B.; SILVA, R.L. A importância do planejamento de compras para a gestão estratégica de suprimentos. In: Congresso de Gestão Pública. 9., 2016, Brasília. Anais… Brasília: : 2016, p. 2-28.

RAYMOND, J. Benchmarking in public procurement. Benchmarking: An International Journal, v. 15, issue 6, p. 782-793, 2008.

REN, Z.; KWAW, P.; YANG, F. Ghana's public procurement reform and the

continuous use of the traditional procurement system. Built Environment Project and

Asset Management. v. 2, issue 1, p. 56 – 69, 2012

RENDON, R. G. Benchmarking contract management process maturity: a case study of

the US Navy. Benchmarking: An International Journal, v. 22, issue 7, p. 1481 – 1508,

2015

RENDON, R. G. Procurement process maturity: key to performance measurement. Journal of Public Procurement, v. 8, issue 2, p. 200-214, 2008.

RIBEIRO, C.G.; INÁCIO JÚNIOR, E. Mensurando o mercado de compras governamentais brasileiro268 Cad. Fin. Públ., Brasília, n. 14, p. 265-287, dez. 2014 RÖNNBÄCK, A. Quality in the public procurement process. The TQM Journal, v. 24, issue 5, p. 447-460, 2012.

ROSA, F.S. DA; ENSSLIN, S.R; ENSSLIN, L.; LUNKES, R.J. Environmental

disclosure management: a constructivist case. Management Decision, v. 50, issue 6, p.

1117 – 1136, 2012.

SCHIELE, J.J; MCCUE, C.P. Professional service acquisition in public sector

procurement. International Journal of Operations & Production Management, v. 26,

issue 3,p. 300 – 325, 2006.

SEABRA, S. N. A nova administração pública e mudanças organizacionais. RAP. Rio de Janeiro v. 35(4), p. 19-43, Jul.-Ago. 2001.

SILVA, A.L.D. Avaliação de desempenho nas organizações públicas brasileiras. Com enfoque especial no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. 2004. Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso de MBA de Administração Judiciária da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004. 123p. Disponível em < http://www.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=1589eaf8-75e0-4104-929c- 6b5eb8ad6ac3&groupId=10136>.

SILVA, A.S. DA; LEAL, R.B; FERREIRA, A.C DE S. Avaliação de Desempenho sob as perspectivas financeira e não financeira: a Gestão Estratégica de uma organização militar prestadora de serviços da Marinha. Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 38-56, 2011.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Auditoria governamental / Tribunal de Contas da União; Conteudistas: Antonio Alves de Carvalho Neto, Carlos Alberto Sampaio de Freitas, Ismar Barbosa Cruz, Luiz Akutsu; Coordenador: Antonio Alves de Carvalho Neto. – Brasília : TCU, Instituto Serzedello Corrêa, 2011. Disponível em: <

355 p. : il., color.https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId> TURRIONI, J.B; MELLO, C.H.P. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção. Estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. UNIFEI. 2012

VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; RIPOLL-FELIU V. M. Avaliação de Desempenho para Auxílio na Gestão de Universidades Públicas: Análise da Literatura para Identificação de Oportunidades de Pesquisas. Contabilidade, Gestão e Governança – Brasília, v.17,· n. 3,· p. 4 – 28, 2014 .

VILHENA, R.M. P; HIRLE, A.L.C. Gestão de compras e qualidade do gasto público: a experiência de minas gerais com o planejamento de compras e a integração da gestão de compras à gestão orçamentária. VI CONSAD – Congresso de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF – 16, 17 e 18 de abril de 2013. p. 2-23

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Deliberação n. 05. Aprova o orçamento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – exercício 2015 e providencia ampla divulgação na comunidade interna. disponível em: < http://www.utfpr.edu.br/estrutura- universitaria/couni/portarias/copy_of_deliberao 05_2015oramento2015completo.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2016

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Deliberação n. 02. Aprova o Orçamento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Exercício 2016 e providencia ampla divulgação na comunidade interna. Disponível em: < http://www.utfpr.edu.br/estrutura- universitaria/couni/portarias/Deliberao02_2016 COUNI_ Oramento.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2016.

WHITE, L. Changing the “whole system” in the public sector. Journal of Organizational Change Management, v. 13, issue 2, p. 162 – 177, 2000.

WHITE, L. Understanding problem structuring methods interventions. European Journal of Operational Research, v. 199, p. 823–833, 2009.

ZANELLA, L. C. H.. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração– Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] :

CAPES :UAB, 2009. 164p. : il. <

ttp://200.129.241.123/arquivos/Fasciculo_Metodologia_TC.pdf>

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

APÊNDICES

APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA – GESTORES DE COMPRAS

1. Quais são os principais objetivos da Divisão de Compras?

... ... ... ... ... ... ... 2. Quais são os pontos fortes da Divisão de Compras?

... ... ... ... ... ... 3. Quais são os pontos fracos da Divisão de Compras?

... ... ... ... ... ... Quais são os problemas ou dificuldades enfrentados pela equipe da Divisão?

... ... ... ... ... ... ... ... ... Quanto a solicitação de orçamentos, quais as dificuldades encontradas?

... ... ... ... ... ... ... Qual a sua opinião sobre o processo de comunicação realizado entre a Divisão de Compras e os Servidores Requisitantes de materiais e serviços?

... ...

... ... ... ... Qual a sua opinião sobre os Sistemas de informações utilizados na realização das

atividades da Divisão. ... ... ... ... ... ... 4. Mesmo sendo necessário seguir as diversas Legislações sobre compras públicas, o que o (a) Sr. (a) considera que poderia ser modificado em termos de trâmites internos para melhorar e agilizar o processo de contratação?

... ... ... ... ... ... ...

APÊNDICE B - ROTEIRO DE ENTREVISTA – SERVIDORES REQUISITANTES 1. Há quanto tempo o (a) Sr. (a) faz requisição de compra ou serviço a Divisão de Compras do Câmpus? ... 2. Com que frequência faz requisição de compra ou serviço a Divisão de Compras do Câmpus?... 3. Quais foram os problemas ou dificuldades encontradas ao fazer a requisição de material ou serviço no sistema da UTFPR?

... ... ... ... ... 4. Quanto a solicitação de orçamentos, quais as dificuldades encontradas?

... ... ... ... ... 5. Qual a sua opinião sobre as informações e orientações disponibilizadas pelos Servidores da Divisão de Compras.

... ... ... ... ... Qual a sua opinião sobre as informações disponíveis no site da UTFPR – Câmpus Pato