• Nenhum resultado encontrado

12 CONCLUSÃO E SUGESTÃO DE NOVOS TRABALHOS

Para apresentação deste trabalho sobre a arquitetura PWE3 e seus serviços foram estudadas as tecnologias iniciais das redes de telecomunicações, suas características e os problemas enfrentados. Relatando alguns dados e projeções percentuais quis se trazer à tona uma amostra da relação requerimento por novas demandas de dados, necessidade de avanço e equilíbrio em investimentos.

Foram pesquisados os tipos de PSNs como a MPLS e VPN que são as estruturas maiores que possibilitam a entrega de serviços Pseudowires, para que tendo uma concepção sobre seus funcionamentos se obtivesse uma base de como a tecnologia PWE3 transporta os serviços nativos e estabelece os canais virtuais PWs. Também foram estudados os tipos de emulações inseridas na plataforma PWE3 onde os serviços passam a ser entregues por meios mais modernos, diferentemente dos modelos legados onde haviam maiores custos, menor escalabilidade e maior susceptibilidade à erros. E concluindo foi abordado sobre à aplicabilidade Pseudowire, as tecnologias provedoras de pontes e variáveis MPLS que possibilitam uma rede combinada juntamente com o PWE3, auxiliando na convergência para outras estruturas ou ganhando em pontos onde o uso de Pseudowires acabam sendo restritos, ou seja, sempre objetivando uma melhor relação custo-benefício.

Durante à construção deste trabalho foram consultados fontes de informações como os documentos formais do IETF, documentações de fabricantes de telecomunicações, exemplificando equipamentos, configurações e whitepapers para as tecnologias citadas. Foram consultados descritivos de serviços em sites de Provedores de Serviços em âmbito Nacional e Internacional. A grande quantidade de material presente atualmente tal como diferentes concepções para diferentes fabricantes, as atualizações e a escassez de material em idioma da Língua Portuguesa dificultaram muito mais o trabalho porém não impossibilitando o mesmo de ser concluído.

Nos últimos anos fornecedores apresentaram um novo padrão que utiliza sinalização via aprendizado BGP MAC com a infraestrutura do núcleo MPLS em segundo plano, a chamada EVPN, uma espécie de versão tudo em um sem o uso dos Pseudowires. Este padrão possui grande escalabilidade contornando o problema do mac-flooding, otimiza a entrega do tráfico BUM, fornecendo auto descoberta e sinalização unicamente via BGP; entretanto para qualquer iniciativa de migração pontos devem ser analisados como a topologia de rede corrente, pois EVPN não possui suporte para LDP, e muito menos TE de núcleo com possíveis impactos em serviços por demanda Diffserv concomitantes contratos SLA, assim sendo questões devem ser levantadas antes de qualquer tipo de mudança.

Existem também as chamadas redes SDN e NFV, as quais são as Redes Definidas por Software e Virtualização das Funções de Rede, ambas podem operar de maneira conjunta ou separadas, a SDN possibilita um controle centralizado e automatizado da rede enquanto a NFV traz o aumento de ritmo e provisionamento dos serviços, esses novos mecanismos parecem ser uma grande aposta para o futuro com ofertas de gerenciamento da rede de forma virtualizada, diminuindo o OPEX e o CAPEX além de trazer maior escalabilidade.

Toda inovação traz consigo seus prós e contras, assim sendo o serviço disponibilizado para clientes retail, tal método beneficiária em muito na questão da logística para resolução de problemas, entretanto a nível corporativo é algo a ser estudado entre as partes, dependendo o ISP alguns possam ser que insiram maior inteligência no dispositivo vCPE em âmbito do cliente e outros a centralizem na nuvem, assim sendo podendo gerar diferentes impactos em relação as políticas locais de uma empresa.

Aparentemente o ciclo de vida de serviços para as tecnologias legadas parece ter chegado ao fim, entretanto ainda existem muitos ativos de rede que usufruem desses mecanismos; o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) inicialmente como uma grande conquista, ganhou enormes proporções em sua adoção com a tecnologia DSL, entretanto atualmente sofre com as quedas de receita em âmbito global de autorizadas e concessionárias de telefonia. As tecnologias precursoras dos sistemas de telecomunicações trabalhavam com uma grande presença de overhead, a chegada do MPLS trouxe otimização ao core e o uso de PWE3 proveu uma estrutura comum.

Os mecanismos que visam minimizar os impactos negativos devido aos investimentos na aquisição de tecnologias à medida que os requisitos de aplicações mudam, podem chegar a todos os âmbitos. No Brasil a introdução do marco regulatório das telecomunicações pelas Leis Gerais das Telecomunicações, via critérios de universalização e continuidade de regimes de prestação de serviços de telecomunicações, promulgaram o critério dos bens reversíveis a UNIÃO, objetivando justamente minimizar esses impactos às TELCOS e ao setor público advindos de serviços declinantes, queda do Market Share e falta de retorno do capital investido.

O Pseudowire é também um mecanismo minimizador desses impactos, o trabalho apresentado explanou sobre como o Pseudowire pode funcionar como uma plataforma multiserviços e também um pouco do trajeto das redes de telecomunicações e como elas estão intimamente ligadas a fatores econômicos e que senão bem aplicados pode ser o fator decisivo entre o progresso e a decadência de uma empresa.

REFERÊNCIAS

ALCATEL-LUCENT. 7750 SR OS MPLS Guide, jul. 2013. Disponível em:

<https://infoproducts.alcatel-lucent.com/html/0_add-h-f/93-0075-10-01/7750_SR_OS_MPLS_ Guide/MPLS-Intro.html>. Acesso em: 28 set. 2017.

______. MPLS-based Metro Ethernet Networks, fev. 2013. Disponível em:

<https://www.slideshare.net/apnic/mplsbased-metro-ethernet>. Acesso em: 31 jul. 2017.

ALGAR TELECOM. Introdução ao MPLS, 2015. Disponível em:

<http://docplayer.com.br/965568-Introducao-ao-mpls-tiago-carrijo-setti-algar-telecom.html>. Acesso em: 31 out. 2016.

ARPANET. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/ARPANET>. Acesso em: 29 set. 2016.

AT&T INC. 2012 North American MPLS/IP VPN Services Market Share Leadership Award, 2012. Disponível em:<

https://www.att.com/Common/about_us/pdf/frost_sullivan_2012_north_american_ip_vpn_serv ices.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

______.AGILITY REDEFINED: Flexible and Secure Networking Solutions, 2016. Disponível em:< https://

www.business.att.com/content/whitepaper/agility-redefined-networking-solutions-paper.pdf. >. Acesso em: 01 ago. 2017.

BIRKNER, Matthew. Projeto de Interconexão de Redes: Cisco Internetwork Design – CID. ed. rev. Tradução: Fábio Fonseca de Mello. São Paulo: Editora Person, 2003.

BRITISH TELECOMMUNICATIONS. Ethernet Connect Global Networks that think, mar. 2013. Disponível em:

<https://www.globalservices.bt.com/uk/en/products/ethernet_connect>. Acesso em: 02 ago. 2017.

CIRCUIT emulation service. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Circuit_emulation_service>. Acesso em: 29 jul. 2017.

CIRCUITO VIRTUAL. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_virtual>. Acesso em: 01 nov. 2016.

CISCO SYSTEMS. Cisco ASR 9000 Series Aggregation Services Router L2VPN and Ethernet Services Configuration Guide, Release 5.3.x, 06, aug. 2017. Disponível em: <https://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/routers/asr9000/software/asr9k_r5-3/lxvpn/configurat ion/guide/b-l2vpn-cg53xasr9k/b-l2vpn-cg53xasr9k_chapter_0110.html>. Acesso em: 20 out. 2017.

______. Cisco MWR 2941 Mobile Wireless Edge Router Software Configuration Guide, Release 15.1(1) MR, jun. 2011. Disponível em:

<https://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/wireless/mwr_2941_dc/software_config/guide/3_4/29 41_34_Config_Guide.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

______. Understanding MPLS-TP and Its Benefits, 2009. Disponível em:<

https://www.cisco.com/en/US/technologies/tk436/tk428/white_paper_c11-562013.html>. Acesso em: 23 jul. 2017.

DODD, Annabel Z. O Guia Essencial para Telecomunicações. Tradução 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

FRAMEWORK. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Framework>. Acesso em: 29 set. 2016.

HARTMANN, Lisisane. Gerência de Roteamento em Redes. 1997. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática, 1997. Disponível em:< http://penta2.ufrgs.br/Lisiane/>. Acesso em: 04 out. 2016, 15:35.

HUAWEI TECHNOLOGIES CO. LTD. MPLS L2VPN (VLL) Technology White Paper, 30 out. 2012. Disponível em:

<http://enterprise.huawei.com/ilink/enenterprise/download/HW_194946>. Acesso em: 30 jul. 2017.

IETF. Internet-Drafts (I-Ds), 2016. Disponível em:<https://www.ietf.org/id-info/>. Acesso em: 03 out. 2016.

IETF. Request for Comments (RFC), 2016. Disponível em:<https://www.ietf.org/rfc.html>. Acesso em: 03 out. 2016.

______. RFC 3916 - Requirements for Pseudo-Wire Emulation Edge-to-Edge (PWE3). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc3916>. Acesso em: 05 set. 2017.

______. RFC 3931 - Layer Two Tunneling Protocol - Version 3 (L2TPv3). Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc3931>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 3985 - Pseudo Wire Emulation Edge-to-Edge (PWE3) Architecture. Disponível em:< https://tools.ietf.org/html/rfc3985>. Acesso em: 05 set. 2017.

______. RFC 4197 - Requirements for Edge-to-Edge Emulation of Time Division Multiplexed (TDM) Circuits over Packet Switching Networks. Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc4197>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4349 - High-Level Data Link Control (HDLC) Frames over Layer 2 Tunneling Protocol, Version 3 (L2TPv3). Disponível em:

<https://tools.ietf.org/html/rfc4349>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4364 - BGP/MPLS IP Virtual Private Networks (VPNs). Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc4364>. Acesso em: 09 jul. 2017.

______. RFC 4448 - Encapsulation Methods for Transport of Ethernet over MPLS Networks. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4448>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4448 - Time Division Multiplexing over IP (TDMoIP). Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc5087>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4454 - Asynchronous Transfer Mode (ATM) over Layer 2 Tunneling Protocol Version 3 (L2TPv3). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4454>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4553 - Structure-Agnostic Time Division Multiplexing (TDM) over Packet (SAToP). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4553>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4591 - Frame Relay over Layer 2 Tunneling Protocol Version 3 (L2TPv3). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4591>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4618 - Encapsulation Methods for Transport of PPP/High-Level Data Link Control (HDLC) over MPLS Networks. Disponível em:

______. RFC 4619 - Encapsulation Methods for Transport of Frame Relay over Multiprotocol Label Switching (MPLS) Networks. Disponível em:

<https://tools.ietf.org/html/rfc4619>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4664 - Framework for Layer 2 Virtual Private Networks (L2VPNs). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4664>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4717 - Encapsulation Methods for Transport of Asynchronous Transfer Mode (ATM) over MPLS Networks. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4717>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4719 - Transport of Ethernet Frames over Layer 2 Tunneling Protocol Version 3 (L2TPv3). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc4719>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 4842 - Synchronous Optical Network/Synchronous Digital Hierarchy (SONET/SDH) Circuit Emulation over Packet (CEP). Disponível em:

<https://tools.ietf.org/html/rfc4842>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 5085 - Pseudowire Virtual Circuit Connectivity Verification (VCCV): A Control Channel for Pseudowires. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc5085>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 5086 - Structure-Aware Time Division Multiplexed (TDM) Circuit Emulation Service over Packet Switched Network (CESoPSN). Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc5086>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 5087 - Time Division Multiplexing over IP (TDMoIP). Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc5087>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 5462 - Multiprotocol Label Switching (MPLS) Label Stack Entry: "EXP" Field Renamed to "Traffic Class" Field. Disponível em:

<https://tools.ietf.org/html/rfc5462>. Acesso em: 01 nov. 2016.

______. RFC 5604 - Managed Objects for Time Division Multiplexing (TDM) over Packet Switched Networks (PSNs). Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc5604>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 6240 - Synchronous Optical Network/Synchronous Digital Hierarchy (SONET/SDH) Circuit Emulation over Packet (CEP) MIB Using SMIv2. Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc6240>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 6307 - Encapsulation Methods for Transport of Fibre Channel Traffic over MPLS Networks. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc6307>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 6391 - Flow-Aware Transport of Pseudowires over an MPLS Packet Switched Network. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc6391>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 6456 - Multi-Segment Pseudowires in Passive Optical Networks. Disponível em:<https://tools.ietf.org/html/rfc6456>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 7041 - Extensions to the Virtual Private LAN Service (VPLS) Provider Edge (PE) Model for Provider Backbone Bridging. Disponível em:

<https://tools.ietf.org/html/rfc7041>. Acesso em: 04 jul. 2017.

______. RFC 7080 - Virtual Private LAN Service (VPLS) Interoperability with Provider Backbone Bridges. Disponível em: <https://tools.ietf.org/html/rfc7080>. Acesso em: 04 jul. 2017.

ITU-T. Architecture of Transport MPLS (T-MPLS) layer network, 10 nov. 2006.

Disponível em:< https://www.itu.int/rec/T-REC-G.8110.1-200611-S/en>. Acesso em: 03 ago. 2017.

JUNIPER NETWORKS. Layer 2 VPNs and VPLS Feature Guide for Routing Devices, 2017. Disponível

em:<https://www.juniper.net/documentation/en_US/junos/information-products/pathway-page s/config-guide-vpns/config-guide-vpns-layer-2.pdf >. Acesso em: 19 ago. 2017.

______. LDP-BGP VPLS Interworking, out. 2010. Disponível em:

<https://www.juniper.net/us/en/local/pdf/whitepapers/2000282-en.pdf >. Acesso em: 30 jul. 2017.

______. Pseudowire Subscriber Logical Interfaces Overview, jul. 2016. Disponível em: <https://www.juniper.net/documentation/en_US/junos/topics/concept/pseudowire-subscriber-i nterfaces-overview.html>. Acesso em: 30 jul. 2017.

______. Understanding Entropy Label for BGP Labeled Unicast LSP, mai. 2009. Disponível

em:<https://www.juniper.net/documentation/en_US/junos/topics/concept/bgp-entropy-label.ht ml>. Acesso em: 25 set. 2017.

______. Understanding How Layer 2 BUM and Layer 3 Routed Multicast Traffic Are Handled with OVSDB, mar. 2017. Disponível em:

<https://www.juniper.net/documentation/en_US/junos/topics/concept/sdn-ovsdb-multicast.htm l>. Acesso em: 04 out. 2017.

LAYER 2 tunneling protocol. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Layer_2_Tunneling_Protocol>. Acesso em: 24 jul. 2017.

LEVEL 3 COMMUNICATIONS. Level 3 Ethernet Solutions Matrix, nov. 2014. Disponível em: <http://www.level3.com/~/media/files/factsheets/pt_ethernet_fs_ethernetmatrix.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2016.

MARTINI draft. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Martini_draft>. Acesso em: 20 ago. 2017.

MITCHINER, Mark M. Advancements in L3 VPN over IP in the WAN. SLIDESHARE: CISCO Public Sector, 2014. Disponível em:

<https://www.slideshare.net/CiscoPublicSector/advancements-in-l3-vpn-over-ip-in-the-wan>. Acesso em: 28 set. 2017.

Morris, Stephen B. Network Management, MIBs and MPLS - Principles, Design and Implementation. GOOGLE Books, 2003. Disponível em:

<https://books.google.com.br/books?id=yh6BRYRmFfUC&pg=PA83&dq=scalability+problem s+tend+to+arise+in+situations+of+proportional+growth&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwjAheO DwrHUAhUHkJAKHQshD8cQ6AEIJjAA#v=onepage&q=%20scalability%20problems%20te nd%20to%20arise&f=false>. Acesso em: 09 jun. 2017.

MPLS-TP. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/MPLS-TP>. Acesso em: 07 ago. 2017.

MULTIPLEXAÇÃO por divisão de Tempo. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplexação_por_divisão_de_tempo>. Acesso em: 24 jul. 2017.

NETO, Vicente Soares; JUNIOR, Mario B.; SILVA, Adelson de P. Redes de Alta Velocidade: Cabeamento Estruturado. 2.ed. São Paulo: Editora Érica, 1999.

NOKIA. 5620 SAM Service Aware Manager 14.0 R1 - Provider Backbone Bridging in VPLS, mar. 2016. Disponível

em:<https://infocenter.alcatel-lucent.com/public/5620SAM140R1A/index.jsp?topic=%2FSAM _UG%2Fhtml%2Fai8ha35r5p.html>. Acesso em: 07 ago. 2017.

NOKIA. LAYER 2 SERVICES AND EVPN GUIDE: VLL, VPLS, PBB, AND EVPN RELEASE 15.0.R1, mar. 2017. Disponível

em:<https://infoproducts.alcatel-lucent.com/cgi-bin/dbaccessfilename.cgi/3HE11970AAAATQ ZZA01_V1_7450%20ESS%207750%20SR%20and%207950%20XRS%20Layer%202%20Se rvices%20and%20EVPN%20Guide:%20VLL%20VPLS%20PBB%20and%20EVPN%20R15. 0.R1.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.

NTIA. Broadband Fact Report, 19 dec. 2001. Disponível em:

<https://www.ntia.doc.gov/legacy/ntiahome/broadband/comments/verizon/ExhibitC.htm>. Acesso em: 03 ago. 2017.

OLIVEIRA, José Mário; LINS, Rafael D.; MENDONÇA, Roberto. Redes MPLS: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2012.

ORANGE. Equant IPVPN, jun. 2008. Disponível

em:<https://www.commoncriteriaportal.org/files/epfiles/dcssi-cible2008_20en.pdf.>. Acesso em: 03 out. 2017.

PIGGYBACKING. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em:

<https://en.wikipedia.org/wiki/Piggybacking_(data_transmission)>. Acesso em: 04 out. 2017.

PROVIDER backbone bridge traffic engineering. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em:

<https://en.wikipedia.org/wiki/Provider_Backbone_Bridge_Traffic_Engineering>. Acesso em: 29 jul. 2017.

PSEUDO-WIRE. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Pseudo-wire>. Acesso em: 20 ago. 2017.

PWE3. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em:< https://en.wikipedia.org/wiki/PWE3>. Acesso em: 07 ago. 2017.

RAD DATA COMMUNICATIONS. TDM Pseudowire, 2007. Disponível em:

REDE de Telecomunicações. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telecomunicacoes.>. Acesso em: 04 out. 2016.

REVISTA CISCO LIVE, 2016-3. Mercado: Quase Metade da População Global estará conectada em 2020, ed.19, pp.16-17, 28 jul. 2016. Disponível em:

<http://www.slideshare.net/ciscodobrasil/cisco-live-magazine-ed-19 >. Acesso em: 04 fev. 2016.

RIBEIRO, Ricardo L. Emulação Pseudowire. TELECO, nov. 2006. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialpseudowire/>. Acesso em: 28 set. 2017.

SD-WAN EXPERTS. MPLS Compared with Frame Relay and Internet VPN, 2017. Disponível

em:<https://www.sd-wan-experts.com/mpls-compared-with-frame-relay-and-internet-vpn>. Acesso em: 29 jul. 2017.

TAVARES, Alexei C.; NASCIMENTO, Marcelo B. do.Tecnologia de Acesso em Telecomunicações. Curitiba: Editora Berkeley, 2002.

TED TALK. Tecnologia, Entretenimento e Design, 2017. Disponível em:<https://www.ted.com/>. Acesso em: 26 set. 2017.

T-MPLS. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre, 2017. Disponível em:< https://en.wikipedia.org/wiki/T-MPLS>. Acesso em: 07 ago. 2017.

TOLEDO, Adalton P.; FILHO, Navantino D.B. Comutacao Telefonica Automatica Crossbar: Técnica Crossbar, Tráfego Telefonico, Projeto de Sistemas. Sao Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1973.

TPACK. PBB-TE, PBT: Carrier Grade Ethernet Transport, jun. 2007. Disponível em:< http://www.hit.bme.hu/~jakab/edu/litr/CarrierEthernet/PBT_WP_v2_web.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2017.

TRONCO, Tânia R. Redes de Nova Geração - A Arquitetura de Convergência do Ip, Telefonia e Redes Ópticas. 2.ed. São Paulo. Editora Érica, 2012.

WHITACRE, ED. How the Net Works: an introduction to peering and transit, fev. 2008. Disponível em:<https://arstechnica.com/features/2008/09/peering-and-transit/>. Acesso em: 02 ago. 2017.

WORDPRESS. Redes de Computadores: Encapsulamento/Desencapsulamento.

Disponível em:<https://example29303.wordpress.com/encapsulamentodesencapsulamento/>. Acesso em: 03 nov. 2016.

Documentos relacionados