• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise do modelo de ensino à distância adotado pela Escola Superior Aberta. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo para obter dados consistentes de “quais os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes da educação superior à distância relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas a Educação à distância.

Pela pesquisa bibliográfica e documental realizada, ficou claro que a modalidade de Educação a distância é considerada atualmente como uma das alternativas para se atender às diferentes necessidades de formação superior. Para países como Moçambique que o sistema tradicional de ensino não consegue absorver uma elevada demanda de indivíduos que pretendem frequentar cursos superiores, está modalidade mostra-se uma alternativa viável não só sob a perspetiva de alcance de indivíduos que residem em locais recônditos mas também sob a financeira. É nesse contexto que as TIC têm-se revelado importantes na medida em que elas ampliam a possibilidade de alcance de maior número de beneficiários. Uma das questões que se coloca é que as novas tecnologias de informação e comunicação têm-se desenvolvido a um ritmo galopante e surpreendente o que por um lado é benéfico, pois, aumenta o leque de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias educativas ajustadas a modalidade de ensino a distância (como por exemplo as técnicas de interação mediatizada criada pelas redes de telemáticas: email, listas e grupos de discussão, webs, sites etc.), mas por outro, constitui um grande desafio para os usuários, porque faz com que atualização torne-se algo complexo e dinâmico, demandando recursos para formação e capacitação dos intervenientes.

Para se atingir os primeiros dois objetivos específicos “Mapear as IES da província de Nampula que praticam a modalidade de Educação à distância” e “Estudar as modalidades de Educação a distância aplicados no mundo” foi feito uma revisão bibliográfica e documental que permitiu aferir quais as principais entidades envolvidas no oferecimento de programas de educação a distância no país e na província de Nampula bem como as suas características. Foi possível elencar um conjunto de instituições ao nível da região que são casos de sucesso que podem servir de modelo e fonte de inspiração para as instituições nacionais.

Tendo em conta que o estudo teve como objectivo analisar a modelo adotado pelo ESA e propor melhorias, a ideia central do estudo enquadrou-se na compreensão dos constrangimentos que os diversos atores têm enfrentado no que diz respeito ao acesso e

73 domínio de uso das TIC, fundamentalmente os estudantes. Também foi possível verificar qual a atuação da instituição provedora dos cursos face as dificuldades apresentadas. Uma das questões que se pretendia esclarecer era se os estudantes que frequentam os cursos oferecidos pelo ESA tinham acesso e habilidades suficientes para manipular ferramentas relacionadas às novas tecnologias de informação e comunicação. O estudo permitiu-nos concluir que a maior parte dos estudantes não só tem as habilidades requeridas mas também tem acesso aos dispositivos através dos quais podem interagir com outros intervenientes do processo. Não obstante, constatou-se que persistem problemas de comunicação entre os atores, que segundo os entrevistados (gestores do ESA) devem-se ao fraco domínios das TIC por parte dos estudantes. Face a este cenário contraditório a pesquisa permitiu aferir que apesar dos estudantes terem domínio de uso das TIC tem alguma dificuldade de usar algumas ferramentas adotada s pela escola e como consequência gera ruídos na comunicação entre os atores envolvidos.

Em relação ao terceiro objectivo especifico “Identificar os principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade à distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação” foi constatado que o maior constrangimento enfrentado por estes estudantes esta relacionado com a Internet. A internet é tida como obstáculo sob duas perspetivas, a primeira está relacionada com a dificuldade de acesso a rede de dados (que se agudiza a medida que se vai afastando dos centros urbanos) e a segunda relaciona-se com os custos, que segundo os nossos inqueridos são muito elevados. Outro fator tecnológico que interfere negativamente no processo tem a ver com a instabilidade da rede de corrente elétrica, que a semelhança da rede de dados torna-se mais precária nas zonas suburbanas.

Para além das dificuldades ligadas à tecnologia, constatou-se que há necessidade de expandir as tutorias presenciais para os polos que atualmente não têm, uma vez que o modelo adotado prevê duas tutorias presencias por bloco, contudo só acontecem nos polos onde a turma se encontra baseada. Essa expansão torna-se importante na medida em que existindo as dificuldades anteriormente arroladas, as tutorias reduziriam a distância atualmente existente entre o tutor e os estudantes.

Baseado nas constatações produzidas através do estudo, propõe-se a inclusão de um módulo de ambientalização, que serviria para capacitar aos estudantes no uso das ferramentas de mediação elegidas pela escola. Igualmente sugere-se a instalação de salas de videoconferência nos polos para permitir que outros estudantes possam acompanhar as tutorias presencias online.

74 Os resultados da pesquisa realizada permitiram concluir que o modelo adotado pela Escola Superior Aberta se adequa a realidade socioeconómica e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação de TIC, necessitando apenas de alguns ajustes para responder algumas necessidades específicas de parte do grupo.

Portanto, para além do estudo revelar os pontos anteriormente apresentados, as informações contidas nesta dissertação não podem ser assumidas como definitivas. Podem surgir outros pesquisadores que poderão desenvolver estudos em diferentes ângulos de investigação e/ou propor novas soluções para colmatar as insuficiências identificadas. Dai que seja necessário encarar o presente estudo não como terminado mas sim como um processo de construção e reconstrução de conhecimento.

Documentos relacionados