• Nenhum resultado encontrado

5.1

Considerações Finais

As considerações finais procuram sintetizar o trabalho resultante de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso. A opção pela temática em causa, decorreu do interesse que tenho sobre o tema, da relevância que assume nas organizações, pela importância que a empresa em estudo assume e, por último, pelo facto de ser colaboradora do GA, e ter contacto directo com o Senhor Américo Amorim nos últimos 6 anos.

Pelo exposto nas secções anteriores, conclui-se que o GA tem uma longa história que espelha a dedicação, a determinação, a audácia e a visão com que sucessivas gerações revolucionaram a fileira da cortiça. Hoje, a organização é conhecida pelo seu empenho na valorização, promoção e transformação da cortiça. O resultado é um vasto portfólio de produtos e soluções, tecnicamente irrepreensível, engenhoso, criativo e amigo do ambiente. Do produto mais simples à solução mais complexa, o GA leva aos quatro cantos do mundo este valioso e singular património: a raiz cultural da cortiça, a versatilidade da matéria, as mais avançadas tecnologias de transformação e o vasto conhecimento científico em que continuamente investe. O GA procura aproveitar as sinergias entre o conhecimento interno e o conhecimento externo e gerar mais valor económico e social. O GA define os seus planos de negócio direccionados para a sustentabilidade ambiental, para a inovação, para o serviço ao cliente. Depreende-se que as relações entre o GA e os seus parceiros preconizam, desde a sua emergência, benefícios para ambas as partes, o que explica em grande medida a sustentabilidade das relações entre as organizações envolvidas na rede de contactos.

Para finalizar, importa reflectir sobre as contribuições teóricas deste estudo de caso. A análise das respostas obtidas das várias entrevistas, permite retirar algumas conclusões pertinentes, respondendo também às questões desta investigação.

Uma reflexão inevitável é o reconhecimento da importância do entrepreneurial learning no mundo empresarial, da aprendizagem experiencial como meio de obtenção de

118

conhecimentos e competências empresariais, defendida por Politis (2005) entre outros. No percurso de vida de Américo Amorim, encontramos vários exemplos concretos que se enquadram nesta abordagem: a experiência de trabalhar na fábrica (A&I) no período de férias escolares, as inúmeras viagens com o intuito de vivenciar diferentes realidades e experiências, o interesse em conhecer a história dos países ou o contacto directo e constante com os colaboradores (ainda hoje), potenciaram e desenvolveram as suas capacidades e competências empreendedoras.

O exemplo da Família, nomeadamente Avós, Pais e Tios, na condução dos negócios, a primeira viagem à Europa com o Tio Henrique Amorim, para conhecer clientes e mercados, e a morte prematura dos Pais, considero que foram incidentes críticos determinantes na personalidade de Américo Amorim (confirmando o estudo de Cope e Watts, 2000). Partindo desta base, a irreverência, a ambição e a visão levaram à expansão do GA, até à dimensão que conhecemos hoje.

Não menos importante, é a relevância que a rede de contactos assume no sucesso empresarial. Este estudo permite a confirmação empírica do estudo desenvolvido por Arenius e Clercq (2005), sobre a influência das networks no reconhecimento de oportunidades individual. Argumentam que as oportunidades são reconhecidas por alguns indivíduos baseado no seu diferencial de acesso a informação. A rede de contactos do GA é um activo de valor incalculável, objecto de atenção permanente, pois permite o acesso quer a informação adicional, quer a partilha de conhecimento, facilitando a identificação e reconhecimento de oportunidades de negócio.

A rede de contactos será, porventura, o segredo do sucesso de Américo Amorim. A forma metódica e sistemática como gere os seus contactos, ao longo de 60 anos de trabalho, é algo de extraordinário e, simultaneamente, anormal.

Um outro contributo teórico corresponde à verificação da interligação entre os temas

entrepreneurial learning e liderança. Liderança carismática neste caso concreto. Todos

os entrevistados, e todas as evidências empíricas, realçam o papel de Américo Amorim no crescimento do GA, destacando as suas características pessoais, a rectidão de carácter, a sua visão, a perspicácia de pensamento, a criatividade, o desvio do status

quo, a capacidade e predisposição para assumir o risco, a facilidade de relacionamento,

119

testemunhos recolhidos, é possível fazer analogias com abordagens como a de Weber (1964, 1968), a de Conger e Kanungo (1994) ou a de Choi (2006).

Assim, uma liderança carismática eficaz, num contexto favorável à acção empreendedora, com uma posição relevante na rede de relacionamentos, conduz ao sucesso empresarial.

5.2

Limitações e futuras investigações

Num processo de investigação existem limitações que acabam por condicionar a sua execução e contributos. Num estudo de caso, essas limitações são evidentes.

Uma das limitações prende-se com as entrevistas realizadas, quer em termos do número de entrevistas quer da forma como os indivíduos entrevistados foram seleccionados. Adicionalmente, como foi referido na metodologia, este trabalho não procurou representar uma amostra representativa, mas sim compreender de uma forma aprofundada um determinado fenómeno. No entanto, a dimensão da amostra (entrevistados) pode ter criado constrangimentos para extrapolar determinados resultados.

Outra limitação inerente a esta investigação prende-se com o facto de trabalhar na empresa onde decorreu o estudo. Este facto pode ter criado algum viés (constrangimento em abordar aspectos negativos, por exemplo), assim como uma dificuldade adicional em manter uma visão imparcial e objectiva.

Apesar destas limitações, acredita-se que este estudo permitiu ilustrar a pertinência do tema no mundo empresarial. Permitiu recolher informação prática e teórica relevante, para potenciais investigadores e interessados pelo tema, bem como realçar a interligação existente entre entrepreneurial learning e a liderança.

Em investigações futuras seria importante comparar os resultados desta dissertação com investigações semelhantes levadas a cabo noutras empresas. Seria interessante também completar este trabalho com mais entrevistas.

120

Documentos relacionados