• Nenhum resultado encontrado

A partir da análise de conteúdo da pesquisa, retomam-se aqui as reflexões iniciais para responder à pergunta central deste trabalho aplicado, isto é, “como medir os resultados e o desempenho das cadeias de suprimentos humanitárias dedicadas à redistribuição de alimentos via bancos de alimentos?”

Pela análise do conteúdo durante o processo de elaboração deste trabalho, fica evidente que a utilização de práticas de redistribuição de alimentos via bancos tem relevância nos diversos países em que são aplicadas, não somente como forma de valorização dos recursos despendidos na produção, distribuição e comercialização de alimentos, mas também no alívio da insegurança alimentar e da fome que as populações vulneráveis destes países enfrentam diariamente.

Nos dias atuais, os números relacionados às perdas de alimentos e seus impactos sociais, econômicos e ambientais mostram-nos a urgência em direcionar ações para solucionar este problema mundial. Porém, quando a perda de alimentos é eminente, torna-se prioridade o direcionamento de soluções para que ela seja evitada e para permitir que o alimento cumpra seu propósito primário: a nutrição humana.

Evidenciar o trabalho e o alcance dos bancos de alimentos, que têm como objetivo central a redistribuição de alimentos oriundos das perdas, é uma das formas de tornar pública a importância desses sistemas. Para colaborar neste sentido, este trabalho aplicado concentrou-se em realizar a análise de conteúdo documental, de forma a sistematizar um conjunto de indicadores de resultados e desempenho para sistemas de redistribuição de alimentos via bancos e verificar sua aplicabilidade, com o cruzamento de dados obtidos a partir de quatro estudos de caso.

Ao todo, foram identificados 32 indicadores de resultados e 8 indicadores de desempenho. A frequência de resultados na busca de conteúdo acadêmico, inclusive, foi maior com a associação da palavra results. A análise de conteúdo documental apontou que 5 dos indicadores de resultados foram os mais citados e que estes refletem os resultados do objetivo primário de um sistema de redistribuição de alimentos via bancos: captar a maior quantidade de alimentos, do maior número de doadores possível, atendendo ao maior número de pessoas e instituições socioassistenciais.

Notou-se também que, dos 12 termos de busca utilizados em português, apenas 2 (16%) resultaram em papers. Isto evidencia uma oportunidade para a expansão da produção de

conteúdo acadêmico voltado para cadeias de suprimentos humanitárias e o contexto dos sistemas de redistribuição de alimentos via BA na língua portuguesa.

Com relação às dimensões do Triple Botton Line, a grande maioria dos indicadores de resultados e desempenho encontra-se na dimensão social (69% e 63%, respectivamente), seguida da dimensão econômica (25% e 37%, respectivamente) e, por último, a dimensão ambiental, que refletiu uma baixa porcentagem de menção (6%) e somente para indicadores de resultados. Esses índices refletem a caracterização intrínseca dos sistemas destinados para atuação com fins humanitários, evidenciando seu forte componente social, em que, de certa forma, os componentes econômicos e ambientais ficam marginalizados.

A baixa variedade de indicadores de desempenho no conteúdo documental reforça que os sistemas redistribuição de alimentos via BA pouco utilizam ferramentas que demonstrem progresso em direção os objetivos propostos, uma vez que é característico do desempenho uma análise comparativa das ações ao longo do tempo. Além disso, o indicador com maior menção nos documentos – quantidade de alimentos distribuídos por categoria por atendido - reflete o objetivo central do banco. Indicadores de desempenho que contribuem com visões mais amplas e diferenciadas de atuação são pouco mencionados e ainda, como será evidenciado a seguir, não utilizados.

Ao cruzar as tabelas de indicadores de resultados e desempenho com os estudos de caso dos quatro BA, foi reforçada a tendência encontrada na análise documental, isto é, a larga utilização de indicadores no âmbito social. Dos indicadores utilizados por pelo menos um BA (25 ao total), 20 encontram-se na dimensão social (80%) e 5 na dimensão econômica (20%). Notou-se, ainda, que apenas 11 indicadores são utilizados por todos os bancos (34%), mostrando a oportunidade de utilização de indicadores de maneira mais uniforme pela rede de bancos de alimentos do país.

Os 5 indicadores de resultados mais citados na análise documental também são utilizados por praticamente todos os bancos dos estudos de caso (com exceção à quantidade de alimentos distribuídos, que não é aplicada por um deles). Estes indicadores são relacionados aos resultados operacionais do BA (o número de doadores, instituições socioassistenciais, beneficiários, quantidades arrecadadas e distribuídas). Nenhum dos BA utiliza ou reporta indicadores de resultados na dimensão ambiental.

No caso dos indicadores de desempenho, nenhum deles é atualmente utilizado pelos BA dos estudos de caso. Apesar disso, este trabalho mostrou que estes cálculos são possíveis, uma vez que existem dados disponíveis para tal e, também, não há muita complexidade envolvida

na realização de tais cálculos. Dos 8 indicadores, 5 são passíveis de cálculo e aplicação imediata (63%) e 3 (37%) não o são, pois dependem da coleta de dados adicionais.

Calcular os resultados e o desempenho sobre a atuação dos sistemas de redistribuição de alimentos via BA nos âmbitos econômico e ambiental oferece, de fato, a oportunidade de promover uma visão mais ampla da eficácia desses sistemas. Para tanto, este trabalho aplicado fornece um conjunto de indicadores de resultados e desempenho para bancos de alimentos que, ao final, foram dispostos em um framework de uma forma única, visual e prática, deixando o convite para a sua aplicação imediata.

Como oportunidade para trabalhos futuros, enfatiza-se a instrução sobre como os indicadores devem ser medidos ou calculados (metodologias), de forma que possam servir de análise comparativa confiável. Além disso, as cores do framework poderiam refletir, por exemplo, o grau de esforço para mensurar o indicador, o número das dimensões do triple bottom

line, o grau de utilização pelos demais bancos de alimentos, o grau de relevância do indicador,

dentre outros.

Este trabalho aplicado foi finalizado em um período historicamente marcante e sensível à temática das cadeias de suprimentos humanitárias. O mundo passa por uma grande pandemia sanitária, convidando a humanidade à reflexão sobre novas formas de relação entre si e com o mundo, além de questionar sobre os meios de produção e consumo que levaram o planeta ao extensivo uso dos recursos naturais. Neste contexto, espera-se que este trabalho contribua no auxílio de uma visão mais ampla e integrada sobre a atuação dos bancos de alimentos e que esses sistemas continuem a operar na superação das inequidades sociais, pelo menos, com relação ao cumprimento do direito humano fundamental de acesso à alimentação adequada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia de boas práticas para

bancos de alimentos. Brasília: [s.n.].

AHIRE, S. L.; PEKGÜN, P. Harvest Hope Food Bank Optimizes Its Promotional Strategy to Raise Donations Using Integer Programming. Interfaces, p. inte.2018.0944, 2018.

ALBIZZATI, P. F. et al. Valorisation of surplus food in the French retail sector: Environmental and economic impacts. Waste Management journal, v. 90, p. 141–151, 2019.

ALEXANDER, C.; SMAJE, C. Surplus retail food redistribution: An analysis of a third sector model. Resources, Conservation and Recycling, v. 52, p. 1290–1298, 2008.

ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris. Disponível em: <http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/> Acesso em 30 mar. 2020.

ASOCIACIÓN DE BANCO DE ALIMENTOS DE COLOMBIA.

bancosdealimentosdecolombia.com/home. Colombia, 2020. Disponível em: <https://www.bancosdealimentosdecolombia.com/home> Acesso em: 30 mar. 2020.

ATASEVEN, C. Essays On Food Banks: Operational Issues and the Role of Supply Chain

Integration. [s.l: s.n.]; 2013.

ATASEVEN, C.; NAIR, A.; FERGUSON, M. An Examination of the Relationship between Intellectual Capital and Supply Chain Integration in Humanitarian Aid Organizations: A Survey-Based Investigation of Food Banks. Decision Sciences, v. 49, n. 5, p. 827–862, 2018. BAGLIONI, S.; PIERI, B. DE; TALLARICO, T. Surplus Food Recovery and Food Aid: The Pivotal Role of Non-profit Organisations. Insights From Italy and Germany. Voluntas, v. 28, n. 5, p. 2032–2052, 2017.

BALCIK, B.; IRAVANI, S.; SMILOWITZ, K. Multi-vehicle sequential resource allocation for a nonprofit distribution system. IIE Transactions (Institute of Industrial Engineers), v. 46, n. 12, p. 1279–1297, 2014.

BANCO DE ALIMENTOS DE COSTA RICA. bancodealimentos.or.cr. Costa Rica, 2020. Disponível em: <https://bancodealimentos.or.cr> Acesso em: 30 mar. 2020.

BANCO DE ALIMENTOS HONDURAS. bancodealimentoshonduras.org. Honduras, 2020. Disponível em: <http://www.bancodealimentoshonduras.org> Acesso em: 30 mar. 2020. BANCO DE ALIMENTOS PANAMÁ. banalimentospty.com. Panamá, 2020. Disponível em: <http://banalimentospty.com> Acesso em: 30 mar. 2020.

BANCO DE ALIMENTOS PERU. bancodealimentosperu.org. Perú, 2020. Disponível em: <https://bancodealimentosperu.org> Acesso em: 30 mar. 2020.

BANCO DE ALIMENTOS REPÚBLICA DOMINICANA. bancodealimentosrd.org. República Dominicana, 2020. Disponível em: <https://bancodealimentosrd.org> Acesso em: 30 mar. 2020.

BAZERGHI, C.; MCKAY, F. H.; DUNN, M. The Role of Food Banks in Addressing Food Insecurity: A Systematic Review. Journal of Community Health, v. 41, n. 4, p. 732–740, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). CONVÊNIO ICMS 18/03. Dispõe sobre isenção de ICMS nas operações relacionadas ao Programa Fome Zero. [2003]. Disponível em: < https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2003/CV018_03> Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Avaliação do Programa Banco de Alimentos /

Tribunal de Contas da União; Relator Ministro Ubiratan Aguiar. – Brasília: TCU, Secretaria

de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo, 2005. 29 p. – (Sumários Executivos. Nova Série; 4)

BRASIL. Lei n° 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Brasília. Presidência da República, [2006a]. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11346.htm> Acesso em: 30 jan. 2020.

BRASIL. Portaria Nº 329, de 11 de outubro de 2006. Institui e regulamenta a Política de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília. Presidência da República. [2006b].

BRASIL. Compra com Doação Simultânea. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Ministério da Cidadania. [2012]. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/seguranca- alimentar/programa-de-aquisicao-de-alimentos-paa/programa-de-aquisicao-de-

alimentos/compra-com-doacao-simultanea> Acesso em 25 fev. 2020.

BRASIL. Portaria n° 17, de 14 de abril de 2016. Institui a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA). Brasília. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,

[2016]. Disponível em: <

http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/RBBA/PORTARIA _N_17_14042016.pdf> Acesso em: 30 jan. 2020.

BRASIL. Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Brasília. [2017]. Disponível em: <

http://mds.gov.br/caisan-mds/rede-brasileira-de-bancos-de-alimentos> Acesso em: 30 jan. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Edital MDS/SESAN Nº 01/2018. Edital de

Seleção Pública de Propostas para apoio à modernização de banco de alimentos. 2018.

Disponível em:

<http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/Edital/Edital_Banco_Ali mentos_012018.pdf> Acesso em: 30 jan. 2020

BRINBERG, D.; MCGRATH, J. External Validity and the Research Process. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 1985.

CAMPBELL, E. C.; ROSS, M.; WEBB, K. L. Improving the Nutritional Quality of Emergency Food: A Study of Food Bank Organizational Culture, Capacity, and Practices. Journal of

Hunger and Environmental Nutrition, v. 8, n. 3, p. 261–280, 2013.

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods

Approaches. Editora SAGE Publications, 2003. 246 p.

DAVIES, A. R. et al. Food sharing, redistribution, and waste reduction via mobile applications: A social network analysis. Journal of Cleaner Production, v. 211, n. 4, p. 910–938, 2019. DAVIS, L. B. et al. Analysis and prediction of food donation behavior for a domestic hunger relief organization. International Journal of Production Economics, v. 182, p. 26–37, 2016. DESARROLLO EN MOVIMIENTO. facebook.com/desarrolloenmovimientogt/. Guatemala, 2020. Disponível em: <https://www.facebook.com/desarrolloenmovimientogt/> Acesso em: 30 mar. 2020.

EC. 2008. Directive 2008/98/EC. União Européia, 2020. Disponível em: < https://ec.europa.eu/environment/waste/framework/> Acesso em: 30 mar. 2020.

EC. 2014. Impact Assessment on Measures Addressing Food Waste to Complete SWD

(2014) Regarding the Review of EU Waste Management Targets. European Commission,

Brussels. Disponível em: <https://ec.europa.eu/environment/eussd/pdf/IA.PDF> Acesso em: 31 dez. 2019.

EPA. 2019. Food Waste Recovery Hierarchy. Estados Unidos. Disponível em: <https://www.epa.gov/sustainable-management-food/food-recovery-hierarchy> Acesso em 31 dez. 2019.

ERIKSSON, M.; STRID, I.; HANSSON, P. A. Carbon footprint of food waste management options in the waste hierarchy - A Swedish case study. Journal of Cleaner Production, v. 93, p. 115–125, 2015.

EUROPEAN FEDERATION OF FOOD BANKS (FEBA). FEBA Annual Report. 2019. FACCHINI, E. et al. Food flows in the United Kingdom: The potential of surplus food redistribution to reduce waste. Journal of the Air and Waste Management Association, v. 68, n. 9, p. 887–899, 2018.

FADHEL, A. W. Waste Management in Sustainable Food Supply Chain through Reverse Logistics. p. 1058–1069, 2017.

FAO. 2009. How to feed the world in 2050. Roma: UN FAO. Disponível em < http://www.fao.org/fileadmin/templates/wsfs/docs/expert_paper/How_to_Feed_the_World_in _2050.pdf > Acesso em: 31 dez. 2019.

FAO. 2019. The State of Food and Agriculture Organization. Roma: UN FAO. Disponível em: < http://www.fao.org/state-of-food-agriculture/en//> Acesso em: 31 dez. 2019.

FAO. 2011. Global food losses and food waste—extent, causes and prevention. Roma: UN FAO. Disponível em: < http://www.fao.org/3/a-i2697e.pdf> Acesso em: 31 dez. 2019.

FAO. 2013. Food Wastage Footprint & Climate Change. Roma: UN FAO. Disponível em <http://www.fao.org/3/a-bb144e.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2019.

FAO. 2019a. Agriculture and climate change – Challenges and opportunities at the global

and local Level – Collaboration on Climate-Smart Agriculture. Roma. 52 pp.

FAO, IFAD, UNICEF, WFP e WHO. 2019. The State of Food Security and Nutrition in the

World 2019. Safeguarding against economic slowdowns and downturns. Roma, FAO.

FARESHARE UK. fareshare.org.uk. Reino Unido, 2020. Disponível em: <https://fareshare.org.uk> Acesso em: 30 mar. 2020.

FEEDING AMERICA. FEEDING AMERICA 2019 Annual Report. Washington, DC: [s.n.]. FEEDING HONG KONG. feedinghk.org. Hong Kong, 2020. Disponível em: <https://www.feedinghk.org> Acesso em: 30 mar. 2020.

FIANU, S.; DAVIS, L. B. A Markov decision process model for equitable distribution of supplies under uncertainty. European Journal of Operational Research, v. 264, n. 3, p. 1101– 1115, 2018.

FOODBANK AUSTRALIA. foodbank.org.au. Australia, 2020. Disponível em: <http://www.foodbank.org.au> Acesso em: 30 mar. 2020.

FOOD BANKS CANADA. foodbankscanada.ca/utility-pages/find-a-food-bank.aspx. Canadá, 2020. Disponível em: <https://www.foodbankscanada.ca/utility-pages/find-a-food-bank.aspx> Acesso em: 30 mar. 2020.

FOODFORWARD AS. foodforwardsa.org. Reino Unido, 2020. Disponível em: <https://foodforwardsa.org> Acesso em: 30 mar. 2020.

FSA. (FOOD STANDARD AGENCY). food.gov.uk. Reino Unido, 2000. Disponível em: < https://www.food.gov.uk> Acesso em: 20 dez. 2019.

GARRONE, P.; MELACINI, M.; PEREGO, A. Surplus food recovery and donation in Italy: the upstream process. British Food Journal, v. 116, n. 9, p. 1460–1477, 2014.

GIUSEPPE, A.; MARIO, E.; CINZIA, M. Economic benefits from food recovery at the retail stage: An application to Italian food chains. Waste Management, v. 34, p. 1306–1316, 2014. GONZÁLEZ-TORRE, P. L.; COQUE, J. From food waste to donations: The case of marketplaces in Northern Spain. Sustainability (Switzerland), v. 8, n. 6, 2016.

GONZÁLEZ-TORRE, P.; LOZANO, S.; ADENSO-DÍAZ, B. Efficiency Analysis of the

European Food Banks: Some Managerial Results. Voluntas, v. 28, n. 2, p. 822–838, 2017.

HANDFORTH, B.; HENNINK, M.; SCHWARTZ, M. B. A Qualitative Study of Nutrition- Based Initiatives at Selected Food Banks in the FEEDING AMERICA Network. Journal of

the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 113, n. 3, p. 411–415, 2013.

HANSSEN, O. J. et al. Food Redistribution in the Nordic Region. Experiences and results

from a pilot study. [s.l: s.n.].

HEHENBERGER, L.; HARLING, A.-M.; SCHOLTEN, P. A Practical Guide To Measuring

And Managing Impact. Berlin: [s.n.]. Disponível em:

<www.fsc.orghttp://ec.europa.eu./social/easi>.

IACOVIDOU, E. et al. Metrics for optimising the multi-dimensional value of resources recovered from waste in a circular economy: A critical review. Journal of Cleaner

Production, v. 166, p. 910–938, 2017.

IBGE. s.d. Segurança Alimentar. Disponível em:

<https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/seguranca_alimentar_2013/default_xls_ IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Segurança Alimentar – 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos Municípios. Base 2010 – 2016. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas- nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?=&t=resultados . Acesso em 16/07/2019.

IPCC, 2007. Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, Pachauri, R.K and Reisinger, A. (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 104 pp.

JANNUZZI, P. DE M. Avaliação de programas sociais no brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Planejamento e Políticas Públicas, v. jan./jul, n. 36, 2011.

JANNUZZI, P. de M. Monitoramento e avaliação de programas sociais. uma introdução

aos conceitos e técnicas. [s. l.]: Campinas, Alínea, 2016. ISBN 9788575167618. 164p.

KING, R. P. et al. How Healthy Is Hunger Relief Food? American Journal of Agricultural

Economics, v. 98, n. 2, p. 533–548, 2016.

LEVIN, M. E., On Theory-Change and Meaning-Change, Philosophy of Science 46, no. 3 (Sep. 1979): 407-424.

LAGOS FOOD BANK INITIATIVE. lagosfoodbank.org. Nigéria, 2020. Disponível em: <https://www.lagosfoodbank.org> Acesso em: 30 mar. 2020.

LEKET ISRAEL. leket.org.il. Israel, 2020. Disponível em: <http://www.leket.org.il> Acesso em: 30 mar. 2020.

LOOPSTRA, R.; TARASUK, V. Food bank usage is a poor indicator of food insecurity: Insights from Canada. Social Policy and Society, v. 14, n. 3, p. 443–455, 2014.

MAPASAN. Sumário executivo. Brasília: [s.n.].

MARTINS, C. L.; MELO, M. T.; PATO, M. V. Redesigning a food bank supply chain network in a triple bottom line context. International Journal of Production Economics, 2018. BA MBR SESC. sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/. Brasil, 2020. Disponível em: <http://www.sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/> Acesso em: 30 mar. 2020.

MCLACHLIN, R.; LARSON, P. D.; KHAN, S. Not-for-profit supply chains in interrupted environments: The case of a faith-based humanitarian relief organization. Management

Research News, v. 32, n. 11, p. 1050–1064, 2009.

MIDGLEY, J. L. The logics of surplus food redistribution. Journal of Environmental

Planning and Management, v. 57, n. 12, p. 1872–1892, 2014.

MINISTÉRIO DA CIDADANIA. 2018. Comissão Técnica Portaria Nº 107/SESAN/2018.

Brasília. [2018]. Disponível em:

http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/acesso_informacao/internacional/Edital_14_201 9_IICA.pdf Acesso em 01 dez. 2020

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Guia de avaliação de alimentos

doados aos bancos de alimentos. [s.l: s.n.].

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL; SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO; FUNDAÇÃO GAÚCHA DOS BANCOS SOCIAIS – REDE DE BANCOS DE ALIMENTOS DO RIO GRANDE. Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Brasília: [2015].

Disponível em:

<http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/RBBA/MINUTA_ Documento_RBBA.pdf>.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Sumário Executivo: Mapeamento de

Segurança Alimentar e Nutricional de 2018 – MapaSAN 2018. Brasília, 17 de dezembro de

2018.

MIROSA, M. et al. The social value of rescuing food, nourishing communities. British Food

Journal British Food Journal Iss British Food Journal, v. 118, n. 12, 2016.

MOREIRA, D. A. Dimensões do desempenho em manufatura e serviços. São Paulo: Pioneira, 1996, 111 p.

MOURAD, M. Recycling, recovering and preventing “food waste”: Competing solutions for food systems sustainability in the United States and France. Journal of Cleaner Production, n. 126, p. 461–477, 2016.

MUKOYA, M. N.; MCKAY, F. H.; DUNN, M. Can Giving Clients a Choice in Food Selection Help to Meet Their Nutritional Needs?: Investigating a Novel Food Bank Approach for Asylum Seekers. Journal of International Migration and Integration, p. 1–11, 2017.

NAÇÕES UNIDAS. Word Population Prospects 2019. Disponível em: <https://esa.un.org/unpd/wpp/>. Acesso em: 31 dezembro 2019.

NAIR, D. J.; RASHIDI, T. H.; DIXIT, V. V. Estimating surplus food supply for food rescue and delivery operations. Socio-Economic Planning Sciences, v. 57, p. 73–83, 2017.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. OECD

Environmental Indicators: development, measurement and use. [s.l: s.n.].

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. OECD Environmental Indicators: Development, Measurement and Use, 2003. Disponível em

http://www.oecd.org/environment/indicators-modelling-outlooks/24993546.pdf, acesso em 22 fev 2020

ORGUT, I. S.; BROCK III, L. G.; et al. Achieving Equity, Effectiveness, and Efficiency in Food Bank Operations: Strategies for FEEDING AMERICA with Implications for Global Hunger Relief. In: Advances in Managing Humanitarian Operations. [s.l.] Springer International Publishing, 2016. p. 229–256.

ORGUT, I. S.; IVY, J.; et al. Modeling for the equitable and effective distribution of donated food under capacity constraints. IIE Transactions (Institute of Industrial Engineers), v. 48, n. 3, p. 252–266, 2016.

ORGUT, I. S. et al. Robust optimization approaches for the equitable and effective distribution of donated food. European Journal of Operational Research, v. 269, n. 2, p. 516–531, 2018. ORTUÑO, J. C.; PADILLA, A. G. Assembly of customized food pantries in a food bank by fuzzy optimization. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 10, n. 4 Special Issue, 2017.

PAES-SOUSA, R.; RODRIGUES, R. W. S.; VAITSMAN, J. O Sistema de Avaliação e

Monitoramento das Políticas e Programas Sociais: a experiência do Ministério do

Documentos relacionados