• Nenhum resultado encontrado

Concluímos a presente pesquisa observando que os gêneros multimodais mais utilizados nas questões de leitura do ENEM são telas, tirinhas e imagens publicitárias. A partir dos estudos de Dionísio e Vasconcelos (2013), observamos que o leitor utilizará o gênero multimodal para interagir com o uso das palavras e de seus significados, formulando o sentido da mensagem transmitida para a resolução das questões do ENEM.

Observamos também que as diferentes estratégias cognitivas envolvidas no processo de leitura dos textos multimodais apresentados no ENEM são a decodificação, a compreensão global e a inferência. O maior número das questões envolvem os gêneros telas, imagens publicitárias e tirinhas. Verificamos que o processo de decodificação nas questões do ENEM, entre os anos de 1998 a 2017, está dentro das questões de leitura, gramática e de literatura. Nesse processo de decodificação foi possível observar que o leitor é quem decodificará os símbolos (imagem) e passará a ter uma postura mais ativa ao reconstruir o sentido das questões. Ele é quem terá uma postura mais ativa como articulador dos elementos internos da questão, utilizando seus conhecimentos já adquiridos, no processo de escolarização como nas práticas vivenciadas no seu meio social.

Sobre as questões que exploram a compreensão das relações entre os textos multimodais verbais e não verbais, verificamos haver um maior número de questões nas provas do ENEM com os gêneros fotos, charges e tirinhas. Notamos que esse processo se dá a partir das novas práticas de leituras nos dias atuais, e que com o avanço tecnológico vem se tornando um gênero cada vez mais cobrado no exame. Concluímos que essas novas práticas de leitura exigirão do leitor uma maior preparação para ler e decifrar os conteúdos dentro das questões com o gênero multimodal.

REFERÊNCIAS

BORBA, P. P. Leitura e Interdisciplinaridade no contexto escolar; exemplo do ENEM / Paloma Pereira Borba – Recife; Autor, 2007. 125 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Lingüística, 2007.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino

Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica /Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. – Brasília : O Instituto,2005.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM (Exame Nacional do

Ensino Médio): Documento Básico. Brasília: MEC/Inep, 1998.

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, p. 226-227, 2013.

DE BRITO, F. F. V; SAMPAIO, M. L. P. Gênero digital: a multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293-309, 2013.]

Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/leitura/>. Acessado em: 20/04/2018.

DIONÍSIO, Â. P. ; BEZERRA, M. A. (Organizadoras). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

______; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: Múltiplas linguagens

para o ensino médio. BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p.

19-42.

GONÇALVES, T. O. Configuração de leitura [manuscrito]: desenvolvimentos das competências para o ENEM Thalita Oliveira Gonçalves, 2016. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em letras) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

JACKSON, G. A. Blog do ENEM. Interpretação no ENEM: Competência leitora e habilidades de leitura. Disponível em: <https://blogdoenem.com.br/interpretacao-enem>. Acessado em: 23/04/2018.

LUNA, E. Á. D.A. Avaliação da produção escrita no ENEM: como se faz e o que pensam os avaliadores / Ewerton Ávila Dos Anjos Luna, 2009. 156 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Letras, 2009.

LUNA, T. S.; MARCUSCHI, B. Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?.

Educação em Revista, v. 31, n. 3, 2015.

MARCUSCHI, L.A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed., São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, L. A.. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MORAES, A. A multimodalidade na avaliação pedagógica: novos caminhos de leitura, novos letramentos.

Quaestio: revista de estudos em educação, v. 13, n. 2, p. p. 147-162, 2011.

NUNES, E.; SOARES, L. – Aspectos Multimodais dos Gêneros textuais e Norma Regulamentadora 26 (NR

PEREIRA, A. A.; KOCH, I. V.. Ensino-aprendizagem: referenciação progressão textual no ensino superior.

Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 53, n. 1, p. 183-199, 2014.

PEREIRA, R. C. M. (Organizadora). Ações de linguagem: da formação continuada à sala de aula. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

PERTUZZATI, I.; FRESE, R. A.; DICKIMANN, I. A Leitura e a formação de leitores no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais. Revista Conversatio / XAXIM – SC / Vol. 1 / Número 1 / Jan.

Relatório pedagógico do Enem, 2001. BRASIL, Ministério da Educação. INEP. Disponível em: www.inep.gov.br

ROJO, R.; ALMEIDA, E. M. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, 264 p. (Estratégias de ensino)

ROUFFIAX, R. M.; MENUZZI, S. A língua Portuguesa no ENEM. Disponível em: <http://docplayer.com.br/5437972-A-lingua-portuguesa-no-enem.html> . Acessado em: 29/03/18.

SILVA, R. A. P. Compreender o ato de ler e praticar a leitura na vida e na escola. Grupo Literatura, Ensino e Recepção – LER – UnB, 1996.

SILVA, R. A. P. Ler literatura: o exercício do prazer: educação literária por meio de oficinas de leitura / Rosa Amélia Pereira da Silva. 165 f. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília. Instituto de Letras, 2009. SILVEIRA, R. C. P. Leitura: Produção Interacional de Conhecimentos. In: BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua portuguesa – História, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998.

SOUZA, R. Linguagem Verbal e Não-Verbal. Disponível em:

<https://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/>. Acessado em: 02/05/2018. VASCONCELOS, L. J. de; DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In:

Múltiplas linguagens para o ensino médio. BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). São Paulo:

Documentos relacionados