• Nenhum resultado encontrado

Levando em consideração a proposta desta pesquisa, realizar uma análise do papel dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Administração da UCS e PUCRS na formação de empreendedores, sob a visão dos acadêmicos egressos dos cursos, evidenciaram-se alguns resultados a partir da pesquisa e indagações a respeito do referido possibilitando responder aos objetivos propostos.

Embora cada Programa pesquisado tenha suas particularidades, quanto ao objetivo, à forma de atuação, bem como linhas de pesquisa, pode-se afirmar, após a análise dos resultados, que as percepções de seus egressos apresentam respostas convergentes.

Para melhor observar as conclusões desta pesquisa, a mesma será agrupada em função dos objetivos específicos propostos para o estudo, sendo que os mesmos servem de passos para responder à pergunta de pesquisa e, na seqüência, serão apresentadas também algumas limitações da pesquisa e propostas de estudos futuros.

O primeiro objetivo específico definido para o estudo foi caracterizar as unidades de estudo: a Universidade de Caxias do Sul e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esse objetivo foi cumprido. Através de dados coletados nas Universidades, em pesquisas nos sites dos Programas, foi possível identificar as características de implantação de

cada universidade, políticas de atuação, bem como seus objetivos, enquanto instituições de ensino. Juntamente com a caracterização e descrição das Universidades, focou-se nos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu, cujas informações apresentadas permitem verificar que, embora apresentando linhas de pesquisas divergentes, os objetivos do Programa em si convergem para a mesma prática, ou seja, formar profissionais preparados para contribuir com o desenvolvimento regional e docentes capacitados para atuação no mercado competitivo.

Tem-se como segundo objetivo específico apresentar o sistema de avaliação proposto pela CAPES para avaliar os cursos de mestrado. Esse objetivo torna-se relevante, pois diante de um mercado competitivo, o cliente “aluno”, ao decidir ingressar em um Mestrado, avalia seu conceito definido pela CAPES através do processo de Avaliação dos Programas de Pós- Graduação que compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós Graduação, SNPG. É importante também salientar, a respeito deste objetivo, que, através dos dados coletados, observou-se a atuação dos Programas em estudo, sendo que foram apresentados, anteriormente, neste documento, os conceitos de cada Mestrado, tendo-se então conceito 3 para PPGA UCS e 4 para o MAN PUCRS. A respeito desses conceitos e cumprindo com o objetivo proposto, vale ressaltar que, no momento da avaliação e chancela pela comissão técnica, o PPGA UCS estava sendo implantado, não tendo nem uma turma formada, obtendo, portanto, em alguns quesitos nota igual a zero, o que proporcionou esse conceito.

O terceiro objetivo pretendido para o estudo foi identificar a percepção dos alunos egressos dos cursos de mestrado em Administração da PUCRS e UCS, a respeito do papel formador de empreendedores, considerando as três dimensões do empreendedorismo, perfil, processo e ecossistema empreendedor. Esse objetivo foi atingido a partir do constructo elaborado com base no referencial teórico e em constructos já testados por Festinalli (2003), Somensi (2005) e Muniz (2008), adaptados à realidade e ao referencial teórico da proposta de pesquisa, sendo que com este instrumento obtiveram-se as respostas para o objetivo proposto.

A percepção dos alunos foi considerada satisfatória, ou seja, constata-se que os Programas pesquisados contribuem na formação de indivíduos empreendedores diante das três dimensões do empreendedorismo propostas. Isso se torna mais visível através da figura 30 apresentada neste trabalho, sendo que, analisando a figura, pode-se concluir que todas as médias foram acima de 3,0 (três vírgula zero), bem como verificar que todas as questões

abordadas se relacionam com as dimensões estudadas. Diante disso, confirma-se, então, o papel dos Stricto Sensu em Administração da PUCRS e UCS, na formação de empreendedores, reforçando o cumprimento dos objetivos propostos pelos mesmos.

Além do cumprimento dos objetivos, cabe ressaltar que todas as questões pesquisadas e relacionadas com os Programas e dimensões do empreendedorismo obtiveram médias satisfatórias, conforme citado no decorrer do trabalho, pois com base na escala de likert, a média 3,0 (três vírgula zero) era considerada resposta indiferente ou nula; portanto todas as respostas foram importantes na constatação do cumprimento do objetivo.

Por fim, o quarto objetivo definido para o estudo foi Verificar se há diferenças significativas em relação às percepções dos egressos da PUCRS e UCS. Para isso, considerou- se um nível de significância de 5%, o que significa que 1 – 0,05 seja a probabilidade de que o Intervalo de Confiança contenha o verdadeiro valor do parâmetro. Diante disso, afirma-se que nem uma das respostas apresentou disparidade, ou seja, as opiniões dos egressos dos dois cursos foram praticamente iguais, pois conforme o “p” calculado, todos obtiveram valores bem acima de 0,05.

Desta forma, conclui-se que o PPGA UCS e o MAN PUCRS têm um papel fundamental na formação de empreendedores, ou seja, contribui também para o desenvolvimento local e regional no que tange ao social e econômico, uma vez que se pode perceber pelo referencial base desta pesquisa que os empreendedores são responsáveis ou auxiliam o desenvolvimento social e econômico.

Todos os objetivos propostos foram atingidos, e, portanto, a contribuição para que o processo de Doutorado tenha aceitabilidade e sucesso, uma vez que se pode perceber que a política educacional da PUCRS e UCS é desenvolvida de forma harmoniosa e com objetivos comuns. Observou-se também com este trabalho que embora perfis de alunos diferentes, as observações dos mesmos são parecidas. Cumpre-se assim o último objetivo proposto para esta pesquisa, com o confronto dos dados obtidos através da aplicação do constructo aos alunos egressos da PUCRS e UCS que ingressaram em 2006 e 2007, diante disso apresenta-se que o PPGA UCS, bem como o MAN PUCRS através da visão dos seus alunos egressos, têm um papel importante na formação de empreendedores, respondendo à pergunta de pesquisa aqui proposta.