• Nenhum resultado encontrado

De maneira geral, os profissionais de saúde atuantes em Bancos de Leite Humano do Estado do Rio de Janeiro demonstram consonância em sua práxis, satisfação no trabalho que realizam, envolvimento com todas as atividades pertinentes ao BLH ainda que cada profissional tenha seu campo de atuação e não execute cada uma delas individualmente.

Ressalta-se que a pergunta que norteou a pesquisa, a saber: “O que você acha mais importante no processo do seu trabalho no BLH?” foi interpretada de diferentes formas pelos participantes. Alguns responderam o que lhes era mais gratificante, outros sobre o que gostavam no seu trabalho, outros disseram não haver mais ou menos importante, que o importante era tudo, o conjunto, e ainda houve quem não ressaltasse o processo de trabalho, mas os seus resultados e quem apontasse o processo de trabalho de outros profissionais, não o seu próprio.

Os profissionais do BLH do Estado do Rio de Janeiro demonstram, através de suas percepções, valorarem em sua práxis a orientação, bem como a conscientização, a informação, o aconselhamento, o incentivo e o apoio à amamentação tendo como objetivo dar suporte a mulher nutriz no processo de início e manutenção da lactação. Ficou evidenciado ainda, que os profissionais de saúde do BLH reconhecem a importância da orientação acerca da amamentação em outros cenários que não apenas o banco de leite, perpassando desde o período pré-natal, a maternidade/alojamento conjunto até as mulheres doadoras de leite humano.

Uma das percepções valorativas evidenciadas pelos profissionais do BLH está pautada no fator nutricional. Dessa forma estes profissionais valorizam o grande processo que é constituído pela captação de doadoras, doação, coleta, pasteurização, controle de qualidade e distribuição de colostro, leite de transição e leite humano maduro ordenhado demonstrando que sua práxis está voltada prioritariamente para o suprimento da demanda de prematuros e ou lactentes com patologias internados nas UTI Neonatais que recebem o leite humano pasteurizado.

Constata-se que um dos valores mais expressos por estes profissionais sobre sua práxis tange as questões emocionais. A construção de vínculo, as relações de afeto, a sensibilidade, o prazer no que se faz, a possibilidade de contribuir com a harmonização da tríade mãe-bebê- família e com o empoderamento da mãe-nutriz são as facetas mais atraentes para o profissional que atua no BLH contribuindo assim para que esta unidade não seja um espaço de armazenamento de leite ou uma escola do aleitar, mas a práxis dos profissionais, a partir do

que eles valoram fazem do BLH um cenário promotor de saúde para mães, bebês, famílias e comunidades não apenas pela qualidade do leite oferecido ou técnicas de amamentação, mas pela participação do BLH neste complexo e apaixonante movimento do aleitamento materno.

46

6. OBRAS CITADAS

ALENCAR, L.C.E.; SEIDL, E.M.F. Doação de leite humano: experiência de mulheres doadoras. Rev Saúde Pública v.43, n.1, 2009, p.70-7

ALENCAR, L.C.E.; SEIDL, E.M.F. Doação de leite humano: relatos de mulheres doadoras. Rev. Latino-Am. Enfermagem v.18, n.3, 2010

ALMEIDA J.A.G., MAIA P.R.S., NOVAK F.R. - Os Bancos de leite humano como suporte para a redução da mortalidade infantil: a experiência brasileira. In: Anais do II Congresso Uruguay. Montivideo: Sociedad Uruguaya de Pediatria, 2004.

ALMEIDA G.G., SPIRI W.C., JULIANI C.M.C.M., PAIVA B.S.R. Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em um hospital universitário. Cienc Saúde Coletiva [online]. v.13, n.2, 2008. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n2/a24v13n2.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2013.

ALVES, V.H. - O ato da amamentação: um valor em questão ou uma questão de valor?, Rio de Janeiro, 2003.

ARAGÃO C.O. - A Importância do Banco de Leite Humano nos Hospitais e o papel do enfermeiro nestas unidades, Julho, 2009. Disponível em <www.webartigos.com>. Acesso em: 05 fev. 2013.

ARAÚJO, D.V. - Formação de força de trabalho em saúde: contribuição para a prática educativa em enfermagem. [Dissertação] João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba, 2006, 105p.

BRAGA, D.F., MACHADO, M.M.T., BOSI, M.L.M. Amamentação exclusiva de recém- nascidos prematuros: percepções e experiências de lactantes usuárias de um serviço público especializado. Rev. Nutr. v. 21, n.3, 2008, p.293-302.

BRANCO, M.B.L. A prÁxis dos profissionais de saúde na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos bancos de leite humano do Estado do Rio de Janeiro. Niterói, 2013. 90f. Tese (Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2013.

BRASIL - Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos, 160 p. Agência Nacional de Vigilância Sanitária: Anvisa, Brasília, 2008, p.23. Disponível no site: <http://www.fiocruz.br/redeblh/media/blhanv2008.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2013.

BRASIL – Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, 2011 a, p.2. Disponível no site: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/iniciativa_hospital_amigo_crianca.pdf.> Acesso em: 01 fev. 2013.

BRASIL – Mostra Amamentação Vida, Fiocruz, III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002. Disponível em: <www.bvsam.icict.fiocruz.br/evcientif/3cbblh/3cbblh.htm.> Acesso em 02 fev.2013.

BRASIL - Normas Básicas para o Alojamento Conjunto, Ministério da Saúde, Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento materno, Grupo de defesa da saúde da criança, Passo 7 dos 10 passos do IHAC, 1993, p.3. Disponível em:

<http://www.fiocruz.br/redeblh/media/cd08_20.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2013.

BRASIL – Notícia: Tempo médio de aleitamento materno aumenta de 296 para 342 dias em nove anos, Portal da Saúde, SUS, 03/08/2009. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_ area=1251&CO_NOTICIA=10429>. Acesso em: 04 fev. 2013.

BRASIL - Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, Ministério da Saúde, 2012, p. 2 e p.11. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pacto_reducao_mortalidade_infantil.pdf>. Acesso em 04 fev. 2013.

BRASIL - Programa Nacional de Telessaúde, Ministério da Saúde, Espaço colaborativo, Compromisso para acelerar a redução das desigualdades na região Nordeste e Amazônia Legal do Brasil, 2010, p.1-2.

BRASIL - Rede Amamenta Brasil: caderno do tutor, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Brasília, 2009, p. 7 e 8.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Rede Amamenta Brasil: os primeiros passos (2007-2010). - Brasília, 2011 b, p.6.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Disponível em: <http://www.dipity.com/sferreira/Rede-Brasileira-de-Bancos-de- Leite-Humano/?mode=fs>. Acesso em: 10 dez de 2013a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Disponível em:

<http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home>. Acesso em 10 dez. 2013b.

BRASIL. Ministerio da Saúde. II Pesquisa de prevalência de aleitamento materno nas capitais brasileiras e Distrito Federal. Brasilia: Ministério da Saúde; 2009.

CAMPAGNOLO, P.D.B. et al - Práticas alimentares no primeiro ano de vida e fatores associados em amostra representativa da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Rev. Nutr. vol.25 no.4, Campinas July/Aug. 2012, p.433 Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rn/v25n4/a01v25n4.pdf>. Acesso em 03 fev. 2013. CASTAGNOLA, L, PADOVANI, H - História da filosofia. 7. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

CORRÊA, M.A., MONTEIRO, M.D., SOEIRO, R.L. - Promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno, 2010, p.5-6, Disponível em:

48

COSTA, A.R.C., TEODORO, T.N., ARAÚJO, M.F.M.. Análise dos conhecimentos e da prática de profissionais de saúde na promoção e no apoio à amamentação: estudo de revisão. Comum Ciênc Saúde. v. 20, 2009, p.55-64.

CUNHA, A.C.B.; SANTOS, C.; GONÇALVES, R.M. Concepções sobre maternidade, parto e amamentação em grupo de gestantes. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 64, n. 1, abr. 2012 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 52672012000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2013.

DANTAS, M.E.B.S.; AUGUSTO, É.O.; BOTELHO, I.S. Análise do Controle de Qualidade do leite doado para o banco de leite humano da FSCM-PA . Rev Para Med, v.20, n.4, 2006, p.58-58.

DEMITO, M.O., SILVA, T.C., PÁSCHOA, A.R.Z., MATHIAS, T.A.D., BERCINI, L.O. Orientações sobre amamentação na assistência pré-natal: uma revisão integraiva. Rev. Rene, vol. 11, Número Especial, 2010. p. 223-229. Disponível em:

<http://www.revistarene.ufc.br/edicaoespecial/a25v11esp_n4.pdf>. Acesso em 12 dez. 2013. DUPIN, J. – A importÂncia do aleitamento materno e as principais causas do desmame precoce no Brasil, Minas Gerais, 2011, p. 7

FIGUEIREDO, A.M. & SOUZA, S.R. – Como Elaborar Projetos, Monografias, Dissertações e Teses: Da Redação Científica à Apresentação do Texto Final, Rio de Janeiro, 2005.

FIGUEIREDO. N. M. - Método e metodologia na pesquisa científica. 3º ed. São Paulo: Editora Yendis, 2008. 237 p.

FREIRE, L.L.G. - Programa de humanização no pré-natal e nascimento:uma revisão de literatura, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Conselheiro Lafaiete, 2011, 25f, p.6, Monografia.

GIUGLIANI, E.R.J. - O aleitamento materno na prática clínica, J.Pediatr, Rio de Janeiro, 2000, p.1.

GUIMARÃES, V., ALMEIDA, J.A.G. e NOVAK, F.R. – Normas Técnicas REDEBLH-BR para Bancos de Leite Humano: Recursos Humanos, Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano – Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, 2004, p. 3 – 5.

HESSEN, J. - Filosofia dos valores. Coimbra: A.Amado, 1980

LEOPARDI, M.T. - Metodologia de pesquisa na saúde, 2. Ed, Florianópolis: Palotti, 2002. MACHADO W.T.O. - Estudo de Caso como Método de Pesquisa Científica, Portal da Classe Contábil, 2006, Disponível em: <http://www.classecontabil.com.br/artigos/ver/817> Acesso em: 07 mai. 2013

MAIA P.R.S.; ALMEIDA J.A.G.; NOVAK F.R. ; SILVA D.A. - Rede Nacional de Bancos de Leite Humano: gênese e evolução - Rev. Bras. Saude Mater.

MARTINS M.C.F.N., BÓGUS C.M. - Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde - Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.44-57, 2004.

MATERNIDADE DARCY VARGAS – MDV 1º de Outubro – Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Out, 2011.Disponível em:

<http://mdvsc.wordpress.com/2011/09/26/1%C2%BA-de-outubro-dia-nacional-de-doacao-de- leite-humano>. Acesso em: 01 dez, 2013.

MINAYO M.C.S. – O desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde, 10.ed, São Paulo:Hucitec, 2007

MINAYO M.C.S., SANCHES O. - Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou

Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. MONTEIRO J.C.D., NAKANO A.M.S., GOMES F.A. - O aleitamento materno enquanto uma prática construída: reflexões acerca da evolução histórica da amamentação e desmame precoce no Brasil. Invest Educ Enferm. 2011; 29(2): 315 — 321.

NASCIMENTO E.S. A Educação Profissional: interfaces com a educação especial. 289-301. In: DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões

contemporâneas. [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. p354. Disponível em:

<http://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-27.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2013.

NEVES, L.S.; SÁ, MVM; MATTAR, M.J.G.; GALISA, M.S. Doação de leite humano: dificuldades e fatores limitantes. O Mundo da Saúde, v. 35, n. 2, 2011, São Paulo, p.156-161. NOGUEIRA A.T. et al – Mamãe, eu quero mamar: História, técnica, cultura e psicologia do Aleitamento Materno, 2011, p.18, 20 e 21, 1ª Edição, São Paulo, Biblioteca24horas.

OLIVEIRA D.C. - Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização, 2008, Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, out/dez, p.569. Disponível em:

<http://www.facenf.uerj.br/v16n4/v16n4a19.pdf> Acesso em: 09 mar. 2013.

POTTER P.A. e PERRY A.G. - Fundamentos de Enfermagem, 2009, 7ª Edição, Rio de Janeiro, Editora Elsevier, p.157.

REGO J.D. - Aleitamento Materno, Ed. Atheneu, 2ª Edição, 2006, p.27 -39.

RONA M.S.S., et al - Efeito do tempo e da temperatura de estocagem nas determinções de acidez cálcio, proteínas e lipídeos de leite de doadoras de Bancos de leite humano, Ver. Bras. Saúde Mater. Infant. Vol.8, nº3 Recife, 2008.

SALES C.M. e SEIXAS S.C. - Causas de desmame precoce no Brasil. Cogitare Enfermagem, Jul/Set; Vol. 13, Nº 3, 2008, p.444-445

50

SOUZA P.P.R., SILVA, J.A. - Monitoramento da qualidade do leite humano ordenhado e distribuído em banco de leite de referência, Ver. Inst. Adolfo Lutz, 2010.

TRIVIÑOS A.N.S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, 1ª ed. São Paulo, Atlas, 1992.

VALE E.G., PAGLIUCA L.M.F., QUIRINO R.H.R. Saberes e Práxis em Enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, 2009, p. 174-180. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a24.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2013.

VALENTE G.S.C., ALVES M.R.S., ANDRADE M., FERREIRA S.C.M., ALVES V.H., VILAR A.M.A. A ação educativa da enfermeira na visita domiciliar para a coleta de leite humano: um relato de experiência - Rev enferm UFPE on line, Pernanmbuco, v.6, n.11, 2012, p.2858-62. Disponível em:

<http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewFile/2818/pdf_1 717> Acesso em: 10 dez. 2013.

WABA – 20ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, 2012, p.2. Disponível em: <http://worldbreastfeedingweek.org/pdf/wbw2012-af-por.pdf>. Acesso em 04 fev. 2013. WERNECK, V.R. - Educação e Sensibilidade – um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

APÊNDICE I - TCLE

UFF / TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Prezado____________________________________________________________você está sendo convidado a participar do projeto de pesquisa : “ O processo de trabalho dos profissionais de saúde na promoção do aleitamento materno no Estado do Rio de Janeiro de responsabilidade da pesquisadora Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, da Universidade Federal Fluminense.

O estudo pretende entender como se dá o processo de trabalho dos profissionais de saúde que atuam nos BLH do Estado do Rio de Janeiro na prática de promoção do aleitamento materno. Gostaríamos de pedir o seu consentimento para fazer uma entrevista, quando serão feitas perguntas sobre você e as atividades profissionais e assistências exercidas no BLH. Suas respostas serão gravadas e transcritas pelo entrevistador.

Suas respostas ficarão em segredo e o seu nome não será divulgado em qualquer hipótese. Os resultados do estudo serão apresentados em conjunto, não sendo possível identificar as pessoas que participaram da pesquisa.

Você tem direito de pedir outros esclarecimentos sobre a pesquisa e pode se recusar a participar ou parar de participar dela a qualquer momento, sem que isto prejudique você em nada.

Eu_______________________________________________________________, RG nº____________________________ declaro ter sido informada e concordo em participar como voluntária desta pesquisa.

Niterói,_______ de_____2011.

Assinatura do profissional de saúde

Em caso de dúvida entrar em contato com Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco pelo tel.: 021-2629.9234 ou por E-mail: bertilla@vm.uff.br. Ou Comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Medicina – Hospital Universitário Antônio Pedro pelo E-mail: ética@vm.uff.br

52 APÊNDICE II - QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA AO PROFISSIONAL DE SAÚDE Questionário nº:___________ I-Identificação do questionário: 1-Nome do BLH (NF,VR, CG, DC, NI):_________ 2-Data da Entrevista:___/____/______ 3-Revisado por:_____________________________________Em:_____/____/_______ 4-Data da digitação:_____/____/_______Digitador_____________________________ II- Identificação profissional:

5- Qual é o seu nome?____________________________________________________ 6- Idade?_________________________________7- Sexo:_______________________ 8- Qual é a sua profissão?_________________________________________________ 9- Há quanto tempo trabalha no Banco de Leite Humano?________________________ 10- Você tem algum curso de capacitação em aleitamento materno?

Sim (_____) Não(_____)

Caso responda Sim, vá para a próxima pergunta, caso tenha respondido Não vá para a questão nº12

11-Qual/Quais?

IHAC (___) ano _______ IUBAAM (____ )ano______

Processamento e Controle de Qualidade de Leite Humano (____) ano______ Aconselhamento em Amamentação (____) ano______

Ano da última capacitação:_____________

12- Como ocorre o processo de atendimento no BLH na assistência junto a mulher? 13-Como ocorre o processo de atendimento no BLH na assistência junto ao RN/Lactente? 14- Como ocorre o processo de atendimento no BLH na assistência junto a família? 15- O que você acha mais importante no processo do seu trabalho no BLH?

16- Quais atividades desenvolvidas pelo BLH na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno?

17- Quais os casos mais comuns de atendimento/assistência neste BLH?

18- Quais atividades desenvolvidas pelo BLH no processo de doação de leite humano? 19- Quais atividades desenvolvidas pelo BLH no processo da pasteurização?

20- Quais atividades desenvolvidas pelo BLH no processo de distribuição do leite humano pasteurizado?

21- Descreva qual a relação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e o BLH. 22- Descreva qual a relação da promoção ao aleitamento materno e o BLH.

23-Descreva qual a relação da promoção ao aleitamento materno e o BLH. 24- Descreva qual a relação do apoio ao aleitamento materno e o BLH.

25- Você relaciona alguma (s) destas práticas na rotina do seu trabalho no BLH? 1-Realiza atendimento no domicílio das doadoras de leite humano? ( )

2- Pasteurização? ( )

3- Trabalho administrativo? ( )

4- Realiza algum trabalho educativo dentro do BLH sobre amamentação? ( )

5- Palestra/grupos dentro das enfermarias e ambulatórios sobre aleitamento materno? ( ) 6- Contato com Instituições ou meios de comunicação em massa para campanhas de aleitamento materno? ( )

7- Atendimento na enfermaria Obstétrica? ( ) 8- Atendimento na Enfermaria Pediátrica? ( ) 9- Atendimento na UTI neonatal? ( )

10- Realiza atendimento por este BLH em outra Instituição? ( )

A cooperação do entrevistado foi: 1- Ótima 2- Boa 3- Mais ou menos 4- Fraca 5- Muito fraca. Nota:__________

54

APÊNDICE III - CRONOGRAMA

Mês/Ano Atividades 1 11/ 12 1 12/ 12 0 01/ 13 02/ 13 0 03/ 13 0 04/ 13 0 05/ 13 0 06/ 13 0 07/ 13 0 08/ 13 0 09/ 13 1 10/ 13 1 11/ 13 1 12/ 13 0 01/ 14 Escolha do Tema e Definição do problema X X Introdução X X X X Revisão de Literatura X X X Metodologia X X Envio do protocolo de pesquisa ao Comitê de ética X X Elaboração do instrumento coleta de dados X X

Coleta dos dados X

X X X X X X X Análise e Interpretação dos dados coletados X X X X X X X X Construção das Considerações Finais X X X X Revisão do texto final X X Entrega e defesa do TCC X X

56

58

Aguardando o recebimento da

Declaração de Autorização do Hospital S. João Batista, de Volta Redonda, que será anexada aqui.

Documentos relacionados