• Nenhum resultado encontrado

O presente relatório procurou explicitar e refletir, sobre o transfer dos principais fundamentos teóricos relativos ao desenvolvimento e intervenção na população com DID – aprendidos nas unidades curriculares do 1ºano, para a intervenção psicomotora na prática e realizada na CERCICA, mais concretamente no Núcleo Terapêutico e de Atividade Motora - o CerMov durante os 9 meses de estágio Curricular. A importância desta experiência tão profícua a nível profissional e pessoal foi deveras única e insubstituível. Todos os dias eram diferentes, únicos e com novas ideias e experiências a acontecer constantemente à medida que o tempo ia passando.

Este passo na formação académica, fundamental no estabelecimento de ligação entre a literatura/teoria e a realidade/prática, nem sempre concordante na sua totalidade, foi essencial, na medida em que cada caso, apesar do mesmo diagnóstico, apresentar uma diversidade fenotípica e comportamental decorrente dos fatores pessoais e contextuais. Foi importante esta ligação, permitindo aplicar todos os conhecimentos até então estudados, enquadrá-los num espaço físico, num contexto específico e num caso real, i.e., numa pessoa com características próprias, com gostos, com necessidades e desejos.

Numa perspetiva mais relacionada com a instituição, a CERCICA é uma instituição de grandes dimensões, que trabalha no sentido de dar resposta e desenvolver um trabalho pessoal individualizado, a um número elevado de clientes, com o principal objetivo de proporcionar uma melhor e maior qualidade de vida e bem-estar a estes. Uma característica para o sucesso desta instituição na capacitação dos sujeitos, da promoção da funcionalidade e de autonomia nestes, é o constante apoio que o pessoal técnico fornece aos indivíduos e respetivas famílias, assim como o clima de bem-estar, harmonia, de companheirismo, respeito, responsabilidade e também a nível de organização existente desde o primeiro contacto. Tal como referido, inicialmente, a instituição tem como base a igualdade e respeito pela pessoa, construindo um percurso de valores e de direitos iguais a cada ser humano, facilitando a equiparação de oportunidades, a responsabilização dos clientes, para exercerem a sua plena cidadania e participando ativamente na sociedade e nos diversos envolvimentos, onde se inserem.

A intervenção na CERCICA permite desenvolver os apoios necessários para a promoção da funcionalidade, autonomia e capacitação do cliente. Para além de desenvolver o maior número de atividades, projetos, respostas inovadoras e adequados à sua população-alvo, promove uma maior possibilidade de escolha por parte do próprio cliente – encarado como um consumidor ativo e não como alguém passivo para quem é tudo decidido por terceiros, de acordo com as suas motivações e interesses, e fornece

ferramentas de desenvolvimento pessoal, i.e., a pessoa com DID é vista como um ser ativo na construção do processo terapêutico, criando espaço para decisões e escolhas autónomas essenciais para a sua qualidade de vida e funcionalidade.

A CerMov, como uma das respostas empreendedoras da CERCICA, rege-se pelos mesmos objetivos, representando um serviço terapêutico dirigido a um largo espetro de situações e necessidades, abrangendo diversos tipos de população desde a infância até à idade sénior, no âmbito recreativo, terapêutico e educativo, ocorrendo constantes relações com todos os apoios que os sujeitos apresentem (e.g.: CAO, Ateliers, Formação Profissional, outro e qualquer tipo de terapias). O apoio prestado pretende contribuir para maximizar a independência e a funcionalidade individual, para uma vida com mais qualidade tornando estas pessoas, cidadãos ativos (Schalock et al., 2010). O seja, o trabalho é realizado com e para a pessoa e não para a dificuldade ou limitação.

Todos os fundamentos teóricos apresentados ao longo do presente relatório foram tidos em conta durante a intervenção do estagiário. O trabalho com a família e com os outros técnicos permitiu a formulação de um plano individualizado, num ambiente facilitador, com objetivos específicos, onde a autorrepresentação é um dos constructos trabalhados, bem como a autoexploração permitindo ao individuo ter diversas experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento e de aprendizagem.

Este estágio curricular revelou-se como uma experiência desafiante, e enriquecedora de conhecimento, autodescoberta, e de desenvolvimento profissional e pessoal. A oportunidade de aprender e de inovar com o constante diálogo com o orientador institucional e com a equipa técnica foi uma mais-valia ao longo do estágio, permitindo o esclarecimento de eventuais dúvidas, o questionamento de algumas questões e a prática (com rede) com uma segurança e autonomia crescentes, rodeado de motivação e reforço para a melhoria.

Não obstante, nesta experiência, também existiram limitações, dificuldades e dúvidas acerca da própria intervenção, o que foi exigindo uma grande autorreflexão acerca do trabalho realizado, e de que forma se poderia ir mais além nos objetivos propostos. Estas dúvidas e incertezas foram-se minimizando e alterando consoante o progresso dos clientes e do próprio estagiários. O tempo, que pareceu reduzido, do apoio psicomotor, nomeadamente em meio aquático (30 min apenas), dificultou a reflexão acerca dos planeamentos de sessões e objetivos. As faltas dos clientes por diversos motivos foi também sentida como uma barreira à progressão pretendida, ficando-se com a ideia da necessidade de um treino constante e que sempre que

possível deverá ser continuado em contexto familiar/domiciliário. Contudo, ao longo do tempo, estas dificuldades foram ultrapassadas, o estado nervoso e ansioso por intervir autonomamente com as pessoas foi desaparecendo, tornando todos os dias “caminhadas” de experiência, de aprendizagem e desafios essenciais para construção do estado profissional e melhorando o desenvolvimento pessoal do próprio estagiário.

Esta forte ligação que se foi criando entre todos os intervenientes presentes nesta etapa importante, permitiu ao estagiário usufruir de diversas atividades, desde a hidrosénior, passando pelo projeto do Rugby, o que permitiu sair da zona de conforto e ultrapassar o que se consideraram, inicialmente, limites e barreiras. A importância do estabelecimento das relações entre o técnico e o cliente, criando um ambiente de harmonia, de confiança e de segurança, de dar com o conhecimento sobre os outros e estes sobre mim permitiu redescobrir-me, de enfrentar os desafios na vida com uma visão diferente.

Em suma, e em jeito de reflexão pessoal, após oito meses de constante aprendizagem, de experiências diversas e de crescimento, enquanto aluno, psicomotricista e acima de tudo Ser Humano, considero-me realizado nesta “caminhada”. Disfrutei ao máximo de todos os momentos vividos, de todas as alegrias, tristezas, conversas, dando sempre o melhor de mim em todas as situações, a cada caso. Hoje, sinto que faço parte desta grande “família” que é a CERCICA, mais concretamente a CerMov.

O caminho foi sinuoso, com muitos obstáculos para ultrapassar, com novas experiências, novos contextos e exigências foi uma experiência que permitiu perceber a necessidade e a relevância de um sistema de apoio (ao estagiário) para enfrentar e ultrapassar as dificuldades e receios, que permitisse a descoberta das capacidades/possibilidades do estagiário, melhorando enquanto Psicomotricista mas também como Ser Humano. O estágio afigura-se como uma caminhada de aprendizagem, de estimulação da observação, do pensamento, da criação, da imaginação… para um crescimento profissional robusto. Uma caminhada onde se deu o máximo e o melhor, apesar dos dias bons e menos bons, levando interiorizado a importância de encarar com um sorriso e cheio de pensamento positivo o dia seguinte mesmo quando as situações não corriam como planeadas.

Todos os sorrisos verdadeiros, todas as interações, todos os diálogos e discussões, todos os afetos e todas as relações serão levados comigo na maior “caminhada” que é a Vida.

Obrigado a todos os intervenientes que de uma forma direta ou indireta me fizeram uma pessoa melhor, mais feliz e mais completa! Nunca vos esquecerei…

Documentos relacionados