• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÃO

No documento Relatório de estágio (páginas 60-64)

Este caminho que realizamos ao longo de vários meses foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para isto muito contribuiu a boa integração nos serviços que proporcionaram excelentes experiências de prática clínica na área de especialização, muito pela disponibilidade das equipas nas quais nos sentimos verdadeiramente integrados, que ofereceram autonomia para a implementação das intervenções.

Com este relatório pretendemos analisar de forma crítico-reflexiva as atividades que foram desenvolvidas no decorrer do estágio – Módulo I, Módulo II, Módulo III – e que foram realizadas de forma a alcançar os objetivos traçados nos projetos de estágio respetivos. Este proporcionou o desenvolvimento da nossa capacidade reflexiva e crítica, usando como recurso o conhecimento teórico, bem como a nossa experiência profissional. Assim pudemos, ao longo deste trabalho, constatar a pertinência dos objetivos delineados e das atividades e estratégias adotadas para a sua concretização.

Os locais de estágio selecionados, bem como os projetos nos quais pudemos intervir, foram propiciadores do nosso crescimento pessoal e profissional. Assim, no decorrer do estágio, nas atividades em que nos envolvemos, como os projetos da comunidade da UCC, a intervenção na Psicogeriatria e no processo de reabilitação psicossocial dos utentes do Fórum, pudemos desenvolver competências específicas na área da prática profissional especializada em Saúde Mental, e acerca das quais pudemos analisar o seu desenvolvimento, aprofundamento e consolidação ao longo deste documento.

A intervenção na UCC constituiu-se uma experiência muito enriquecedora pois pudemos conhecer os projetos que são desenvolvidos, numa UCC com um percurso já relevante e ganhos em saúde demonstrados na comunidade, na área da intervenção especializada em saúde mental. Assim, como enfermeira duma UCC, consideramos que levamos para a nossa prática diária excelentes exemplos de prática especializada em projetos de intervenção, nomeadamente no Idoso com processo de Demência. Desenvolvemos e adquirimos competências para o desenvolvimento de projetos, com a finalidade de otimização e recuperação da saúde mental da pessoa inserida na sua família e Comunidade.

No segundo módulo de estágio foi possível seguir o mesmo fio condutor do estágio anterior, e aprofundar e desenvolver competências para o diagnóstico, intervenção e avaliação de cuidados ao utente com Demência. Pudemos, também, conhecer o papel do EESMP tanto a nível de internamento, parcial ou completo, em ambiente domiciliário ou mesmo em intervenções psicoterapêuticas como os programas de psicomotricidade ou os grupos de ajuda mútua.

O módulo III constituiu-se um momento de aprendizagem muito enriquecedor, pela consolidação das competências relacionais que consideramos a base de qualquer processo terapêutico, especialmente na área da saúde mental. Foi possível intervir no processo de reabilitação psicossocial destes utentes, de forma a promover a sua autonomia, através de intervenções terapêuticas essencialmente grupais com o objetivo de treino de competências sociais, estímulo da relação interpessoal, treino da assertividade e treino de resolução de problemas.

A realização de atividades para o alcance dos objetivos planeados, permitiram ainda conhecer e aprofundar conhecimentos num conjunto de intervenções muito próprias desta área de especialização como a psicoeducação (individual ou em grupo), técnica de relaxamento, dinâmicas de grupo, estimulação cognitiva, técnica de reminiscência, estimulação multisensorial. Foram intervenções que nos permitiram aprofundar, através do planeamento prévio das sessões, a criatividade, a adaptação a cada realidade, tendo ajudado a consolidar conhecimentos teóricos.

A realização deste relatório permitiu uma reflexão das competências que foram alcançadas durante o desenvolvimento dos três módulos de estágio, através do desenvolvimento de saberes científicos, técnicos e relacionais. Assim, adquirimos capacidades e competências previstas para o exercício profissional especializado em Saúde Mental, que se tornaram focos de interesse para a nossa prática profissional.

Salientamos que os objetivos a que nos propusemos para este relatório foram alcançados, contudo este processo foi muito trabalhoso e o tempo revelou-se escasso. Na execução deste relatório também tivemos dificuldade em descrever os momentos de aprendizagem e refletir acerca de toda a intervenção que foi realizada. Estas mesmas dificuldades foram surgindo ao longo deste processo, mas foram sempre propiciadoras de procura de mais conhecimento, e desta forma contribuir para este nosso processo de aprendizagem.

Foi possível desenvolver uma prática profissional e ética no campo de intervenção, bem como promover práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais. Terminámos assim este relatório, com a certeza que o estágio se desenvolveu com muito empenho e profissionalismo, e que se aproveitou todas as oportunidades para o desenvolvimento de competências propiciadoras ao desempenho de funções de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Levamos deste processo académico excelentes contributos para a nossa prática diária em ECCI, bem como desafios para a implementação de projetos na nossa UCC que tomaram forma a partir

de motivações pessoais e profissionais, e para os quais levamos bagagem de conhecimento e habilidades para a sua implementação. Deste processo de aprendizagem levamos competências para a prestação de cuidados especializados, mas também implicações positivas para o nosso exercício profissional: o estabelecimento de uma parceria entre o nosso local de trabalho e o serviço da Psicogeriatria do Hospital de Magalhães Lemos. Neste projeto pretendemos, em parceria, prestar cuidados de ESMP aos utentes com processo demencial e seus cuidadores informais, seguidos pela equipa de ambulatório, da população abrangida pela nossa UCC.

Continuamos este percurso mais enriquecidos, e desejamos que as competências desenvolvidas possam contribuir no futuro próximo para cuidados com qualidade e com ganhos em saúde visíveis, para desta forma possibilitar a valorização da profissão de Enfermagem, a que escolhemos… Os desafios são muitos os que se avizinham e esperamos estar à altura para os concretizar, face às necessidades de intervenção especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica da nossa comunidade!

No documento Relatório de estágio (páginas 60-64)